Autor Tópico: Fotos de Comida  (Lida 6247 vezes)

andrarth

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 50
    • Andre Arthur Photography
Online: 17 de Setembro de 2007, 11:41:44
Tô preocupado. Vou fazer fotos para uma churrascaria daqui do RJ, mas é a primeira vez que eu faço isso. Não sou especializado nessa área, meu negócio é foto de moda, com gente, mas como a grana é boa, resolvi aceitar o trabalho.

São fotos de pratos de comida, carnes no espeto, buffets, saladas, comidas japonesas, etc. Não serão usados mock-ups, apenas comida de verdade. Pratos bem montados e bonitos.

Minha dúvida é em relação a luz. Que tipo de flash eu uso? Externo?! Embutido? Luz ambiente com um tripé? Devo usar uma lente 18-70, mas vou ficar em sua maioria ali pelos 30mm, a não ser que eu faça algum close, subirei para os 70.

É isso, galera! Por favor, me ajudem.

Abs!


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 17 de Setembro de 2007, 20:06:32
Minha dúvida é em relação a luz. Que tipo de flash eu uso? Externo?! Embutido? Luz ambiente com um tripé? Devo usar uma lente 18-70, mas vou ficar em sua maioria ali pelos 30mm, a não ser que eu faça algum close, subirei para os 70.

O mais comum para esse tipo de foto é usar entre 1 a 3 flashes criando uma luz suave, geramente usando hazy´s. Como em geral não é necessária muita potência pode ser usado flashes dedicados controlados por RF.
Fora isso rebatedores, difusores e bloquadores são bem úteis.

Luz ambiente depende muito, se tiver uma boa iluminação no local pode ser uma ótima alternativa.

Bom, alternativas são muitas...
São Paulo - SP


hakkinen

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 334
  • Sexo: Masculino
    • http://www.tr2fotografia.com
Resposta #2 Online: 17 de Setembro de 2007, 20:09:13
Hoje eu ouvi um cara dizendo que uma das coisas mais difíceis de se fotografar em comida é carne. Ele disse que qualquer descuido deixa a carne com uma aparência meio 'fecal'.
Rafael Ramos - tr² :: Fotografia


Beto Eterovick

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.390
  • Sexo: Masculino
  • NOVO SITE: www.betoeterovick.fot.br
Resposta #3 Online: 17 de Setembro de 2007, 20:13:34
Quanto à luz, eu faria da seguinte forma: usaria tripé em primeiro lugar e 2 sombrinhas para equilibrar a luz, mais para preencher. Ou seja, usaria a luz ambiente e os flashs serviriam apenas para preencher as áreas mais escuras da foto. Outra coisa, faria com que as cores saíssem mais quentes: lembre-se que está fotografando comida que é servida quente (salvo a comida japonesa), então, com a cor mais "quente" a foto fica mais "apetitosa". Já reparou que em fotos de sorvetes as luzes geralmente são puxadas para o azul, dando uma "esfriada" na fotografia?

Closes são importantes, por isso se sua lente não fizer uns closes legais com nítidez, leve outra lente junto.

Use aberturas ligeiramente maiores (f/3.5, f/4.0). Em fotografia de alimentos usa-se muito a falta de profundidade de campo, destacando um ponto da fotografia mais bonito, etc... Mas faça com aberturas menores também para dar opções para o cliente.

Uma foto que fiz para um cliente, só para ilustrar:


Abraços,


Beto Eterovick

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.390
  • Sexo: Masculino
  • NOVO SITE: www.betoeterovick.fot.br
Resposta #4 Online: 17 de Setembro de 2007, 20:17:24
Hoje eu ouvi um cara dizendo que uma das coisas mais difíceis de se fotografar em comida é carne. Ele disse que qualquer descuido deixa a carne com uma aparência meio 'fecal'.

Por falar nisso, use geléia de brilho, que é um gel comestível usado no preparo de alimentos, como comida japonesa, por exemplo. É bom usar porque dependendo do tempo que a carne fica pronta e o tempo que você levará para fotografar, pode acontecer da carne dar uma secada e perder o brilho de recém feita. Mas use com um pencil e pouca quantidade, para que a carne não fique muito busuntada de brilho.

Até,


andrarth

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 50
    • Andre Arthur Photography
Resposta #5 Online: 18 de Setembro de 2007, 09:09:32
Quanto à luz, eu faria da seguinte forma: usaria tripé em primeiro lugar e 2 sombrinhas para equilibrar a luz, mais para preencher. Ou seja, usaria a luz ambiente e os flashs serviriam apenas para preencher as áreas mais escuras da foto. Outra coisa, faria com que as cores saíssem mais quentes: lembre-se que está fotografando comida que é servida quente (salvo a comida japonesa), então, com a cor mais "quente" a foto fica mais "apetitosa". Já reparou que em fotos de sorvetes as luzes geralmente são puxadas para o azul, dando uma "esfriada" na fotografia?

Closes são importantes, por isso se sua lente não fizer uns closes legais com nítidez, leve outra lente junto.

Use aberturas ligeiramente maiores (f/3.5, f/4.0). Em fotografia de alimentos usa-se muito a falta de profundidade de campo, destacando um ponto da fotografia mais bonito, etc... Mas faça com aberturas menores também para dar opções para o cliente.

Uma foto que fiz para um cliente, só para ilustrar:


Abraços,

Valeu, Beto! Muito obrigado!!!! Sabe onde consigo esse gel comestível?
Abração!


Fernanda Maia

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.959
  • Sexo: Feminino
Resposta #6 Online: 18 de Setembro de 2007, 09:13:17
Ei Andrart!

Se vc for fotografar pratos quente, o ideal é que eles estejam realmente quentes...
Dá outra aparência nas fotos...
Comida fria tem cara de comida fria... Aí a foto não fica "apetitosa"

Abraços
Fernanda
Fernanda Maia
Sony H2
Nikon D90, Sigma 50mm macro



Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #7 Online: 18 de Setembro de 2007, 09:38:04
Use um hazy vindo por traz e uma sombrinha dourada para dar brilho...
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Nigazz

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 505
  • Sexo: Masculino
    • Luiz Lima Fotografia
Resposta #8 Online: 18 de Setembro de 2007, 10:59:35
Olá,

li na Revista Fotografe Melhor de Maio de 2007, várias dicas sobre fotos de comida feitas por Luna Garcia, sei que a revista é um pouco antiga, mas se vc conseguir um exemplar tem várias dicas, ele usa a luz natural e usa um rebatedor dourado, tbm um Hazy médio em uma girafa para produzir a luz de cima ... tem muitas dicas nessa edição, se conseguir um exemplar com certeza vai lhe ajudar bastante ...

Abs,
Luiz Lima
São Paulo - SP
Posso até fracassar, desistir jamais...

Canon 5D Mark IV+24-70 2.8II+70-200 2.8II+5D Mark III+Algumas coisas
My Insta - https://www.instagram.com/luizlimafotografia/


Beto Eterovick

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.390
  • Sexo: Masculino
  • NOVO SITE: www.betoeterovick.fot.br
Resposta #9 Online: 18 de Setembro de 2007, 13:28:21
Valeu, Beto! Muito obrigado!!!! Sabe onde consigo esse gel comestível?
Abração!

Talvez em casas onde vende-se confeitos ou em lojas de produtos culinários japoneses. Sempre que precisei peguei no supermercado onde conhecia o pessoal, então nunca precisei comprar.

Até,


Fernanda Maia

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.959
  • Sexo: Feminino
Resposta #10 Online: 19 de Setembro de 2007, 10:13:51
Em vez de usar o gel de brilho também pode-se fazer uma calda rala de açúcar o efeito é o mesmo... Se as suas fotos forem para um restaurante peça ao pessoal da cozinha para fazer a calda prá você...
Se o prato for uma carne e ela não estiver com uma cor legal... acrescente Shoyo à calda que, desta forma, dará um brilho e uma cor bem bacanas.
Abraços
Fernanda
Fernanda Maia
Sony H2
Nikon D90, Sigma 50mm macro



LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 19 de Setembro de 2007, 10:42:46
 Interessantíssimas essas dicas da calda de açucar, deu vontade de fazer uns testes no próximo churrasco na casa do sogro. :)
São Paulo - SP


andrarth

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 50
    • Andre Arthur Photography
Resposta #12 Online: 19 de Setembro de 2007, 10:49:29
Vocês são ótimos!!! Brigado, Fernanda!


hakkinen

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 334
  • Sexo: Masculino
    • http://www.tr2fotografia.com
Resposta #13 Online: 19 de Setembro de 2007, 11:11:54
Depois posta a foto aqui!
Rafael Ramos - tr² :: Fotografia


andrarth

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 50
    • Andre Arthur Photography
Resposta #14 Online: 19 de Setembro de 2007, 11:15:29
Com certeza, Rafael! abs!