Autor Tópico: Light Ratio - Como entender?  (Lida 3619 vezes)

Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #15 Online: 05 de Outubro de 2007, 20:23:26
Guigui eu tbm uso essa sua definição, é exatamente a definição luz x luz linear...
Eu gosto muito mais dessa, acho bem mais intuitiva... :)
Mas a luz total x luz log também é bastante usada, pois viabiliza o entendimento da condição citada pelo padu.
« Última modificação: 05 de Outubro de 2007, 20:26:07 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


guigui

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #16 Online: 05 de Outubro de 2007, 20:28:22
O ratio só pode ser medido se você tiver luz incidindo em 2 lados do objeto. Duas tochas de um lado e escuro do outro não configura ratio. O ratio é relação entre duas fontes de luz que incidem sobre um mesmo objeto.
A posição da luz também vai influenciar no ratio, claro. Duas tochas de mesma potencia e difusão , colocadas `a distancias e lados diferentes do modelo, vão produzir ratios diferentes.


guigui

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #17 Online: 05 de Outubro de 2007, 20:32:20
O ratio só pode ser medido se você tiver luz incidindo em 2 lados do objeto. Duas tochas de um lado e escuro do outro não configura ratio. O ratio é relação entre duas fontes de luz que incidem sobre um mesmo objeto.
A posição da luz também vai influenciar no ratio, claro. Duas tochas de mesma potencia e difusão , colocadas `a distancias e lados diferentes do modelo, vão produzir ratios diferentes.

Leo, essa interpretação de ratio tb se usa por aqui, com o nome de model ratio. É diferente, mas para se explicar o que é ratio, a primeira é mais simples. ;)


guigui

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #18 Online: 05 de Outubro de 2007, 20:36:24
Guigui eu tbm uso essa sua definição, é exatamente a definição luz x luz linear...
Eu gosto muito mais dessa, acho bem mais intuitiva... :)
Mas a luz total x luz log também é bastante usada, pois viabiliza o entendimento da condição citada pelo padu.

Sorry, Leo.
Eu queria ter citado você e cliquei errado... não consegui editar !
 :-X


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #19 Online: 05 de Outubro de 2007, 20:37:28
Yep... :)
Por ai as coisas são mais simples de entender porque o pessoal é menos bitolado naquelas regrinhas dos anos 40 e se empenha mais em entender os fatos geradores ai temos menos problemas do tipo ficar parado tentando entender porque aquilo é diferente do que aprendemos, isso é o bom de ter feito uma escola boa de fotografia ;)... :)
Mas é básico, na verdade é possível estabelecer ratio de diversas formas, basta querer, da para fazer em formato log, em formato linear, luz total x luz, luz x luz, luz x luz x luz, e por ai vai, dá para deicas tudo uma loucura se quiser rs...
Eu estou contigo, prefiro tirar a relação luz x luz em formato linear, mesmo porque faz mais sentido em termos de aplicação.... :)
« Última modificação: 06 de Outubro de 2007, 09:55:56 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


hakkinen

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 334
  • Sexo: Masculino
    • http://www.tr2fotografia.com
Resposta #20 Online: 06 de Outubro de 2007, 01:49:11
Estava lendo dois livros sobre luz de estudio e neles explicava que quando duas tochas estão com a mesma medição o Ratio é de 2:1.


Leandro, quais livros?
Rafael Ramos - tr² :: Fotografia


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 06 de Outubro de 2007, 11:19:03
Rafael,
 Não lembro exatamente agora. Mas eram E-Books disponíveis pelo Google.
 Busquei por light ratio studio e lighting studio ratio. Dá uma olhada que aparece bastante informações.
São Paulo - SP


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 06 de Outubro de 2007, 11:29:21
Guigui,
 Esse Ratio que mencionou eu entendo. O que aconteceu é que nunca tinha visto essa outra relação. Daí ficou bem confuso, pois o que pra mim era 3:1 para os autores de dois livros era 5:1.
 Pra mim isso era uma coisa mais FIXA. Principalmente pois estou acostumado com escalas de miniaturas e com Fator de Ampliação relacionado a macrofotografia.
São Paulo - SP