Autor Tópico: Algumas Fotos  (Lida 23872 vezes)

Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #15 Online: 18 de Setembro de 2007, 21:57:17
Bresson.

A beleza da composição chega a incomodar. Pura, rigorosa, gráfica, ao mesmo tempo profunda.



Sandro Amaral

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.078
  • Sexo: Masculino
  • Pedi e dar-se-vos-á...Mt 7:7
Resposta #16 Online: 18 de Setembro de 2007, 22:20:56
Henri Cartier Bresson e o seu "momento perfeito".



Comentar??

Perfeito... :)
SANDRO AMARAL - Curitiba-PR

Srs. Não responderei perguntas enviadas por MP. Socialize sua dúvida abrindo um tópico. Ajuda você, outras pessoas e o fórum. Obrigado.



Miliandre Garcia

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #17 Online: 23 de Setembro de 2007, 17:52:02


Picasso, de Gjon Mili

Porque ela transmite toda versatilidade de um dos maiores artistas do século XX numa situação despojada, no ambiente rudimentar do seu ateliê e cercado por seus trabalhos de pintura, escultura e cerâmica.
A brincadeira com a luz que reproduziu os traços de Picasso por ele mesmo é, para mim, genial. Nascido na Espanha, Picasso desenhava cenas de touradas desde criança. Sem mencionar o olhar profundo do artista que te hipnotiza. Você tem vontade de seguir o desenho, mas fixa mesmo no olho dele.
Nesse sentido, Gjon Mili conseguiu sintetizar vários elementos numa única fotografia. Belo trabalho.

Além disso, quem se põe a fotografar, se nunca fez essa experiência tem vontade fazer. Alguém me explica?
Esse sujeito aqui em baixo tentou:

Ele tentou, mas não dá pra comparar.
http://www.flickr.com/photos/sharman/89267640/
« Última modificação: 23 de Setembro de 2007, 19:15:01 por Miliandre Garcia »


MateusZF

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.416
  • Sexo: Masculino
  • Você vê o mundo com a sua lente interior.
Resposta #18 Online: 23 de Setembro de 2007, 22:21:59
É uma escolha muito difícil das muitas fotos que representam cada momento de nossas vidas!

Mas esta foto pra mim, representou uma passagem da minha vida.
De medo, de paz e de conquista. E muita sorte!
Obrigado
Mateus
« Última modificação: 23 de Setembro de 2007, 22:23:03 por MateusZF »
Minha máquina fotográfica e prolongamento natural do meu braço.
Foto é algo que depende de uma certa visão... De quem fotografa, de quem vê e de quem interpreta...

www.ribeiraopreto.sp.gov.br
http://www.meadiciona.com/mateuszf


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #19 Online: 24 de Setembro de 2007, 13:34:04
Oi Pessoal,

segue mais uma referência do que eu gosto em fotografia, dessa vez em imagens de Fabrizio Ferri:




- Simplicidade
- Composição
- Elegância
- Formas/Forma feminina
- Preto & Branco

Essas são as qualidaes que eu aprecio muito nesse trabalho do italiano Fabrizio Ferri. Essa série da água gerou um livro exclusivo chamado "Acqua", editado e distribuído para poucos, infelizmente.

Espero que vocês gostem.

Valeu,

José Azevedo


..::Didi::..

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 24 de Setembro de 2007, 14:37:52


Nota da história da foto e seu criador:
"Esta bela foto, que data de 1950, é considerada como a mais vendida da história. Isto devido à intrigante história com a que foi
descrita durante muitos anos: segundo contava-se, esta foto foi tirada fortuitamente por Robert Doisneau enquanto encontrava-se sentado
tomando um café. O fotógrafo acionava regularmente sua câmara entre as pessoas que passavam e captou esta imagem de amantes beijando-se com
paixão enquanto caminhavam no meio da multidão. Esta foi a história que se conheceu durante muitos anosaté 1992, quando dois impostores se fizessem passar pelo casal protagonista desta foto. No entanto o Sr. Doisneau indignado pela falsa declaração, revelaria a história original declarando assim aquela lenda: a fotografia não tinha sido tirada a esmo, senão que se tratava de dois transeuntes que pediu que posassem para sua lente, lhes enviando uma cópia da foto como agradecimento. 55 anos depois Françoise Bornet (a mulher do beijo) reclamou os
direitos de imagem das cópias desta foto e recebeu 200 mil dólares."

Pra mim, o motivo real não diminui a grandeza desta foto. O casal "congelado" ao centro, num beijo apaixonado e o entorno com movimento dos transeuntes deixou a foto com uma carga sentimental ainda maior. Esta foto pra mim é pura emoção.

Linda foto Beto, o casal parece estar em um mundo paralelo!
(independente se foi ao acaso, ou se foi posado)
adriano.ferriani
Fotógrafo Aprendiz
Santo André - SP


Miliandre Garcia

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #21 Online: 24 de Setembro de 2007, 15:34:40

(A imagem é melhor visualizada nesse link com zoom
http://eu.art.com/asp/sp-asp/_/PD--10313527/SP--A/IGID--765133/American_Girl_in_Italy_1951.htm?sOrig=CRT&sOrigId=3123&ui=6171BA6FFB7E485DA1464BC7C02EC721)

Essa fotografia é atemporal, só podia ter sido imaginada por outra mulher que consegue captar o constrangimento da situação. Chama-se "American girl in Italy", a fotografia foi tirada pela americana Ruth Orkin em 1951, em Firenze. A fotografia foi montada. A modelo chama-se Jinx Allen e era amiga da fotógrafa. Exceto o cara da motoca, do lado direito da foto, o restante não participa do cenário, ou seja, eram homens que se encontravam nesse local de fato. Repare que não tem um que se encontra indiferente à passagem da moça.
Pra mim essa imagem é um manifesto feminista, uma denúncia social. As mulheres continuam passando por tais constrangimentos, a diferença é que hoje existem instrumentos legais para se defender.

P.S.: As fotos que o José Azevedo postou são maravilhosas: simples, elegantes, com formas geométricas perfeitas. Vou inclusive procurar esse livro "Acqua" que você mencionou. As do Bresson então, são unâmimes.
Excelente idéia a desse tópico.
« Última modificação: 24 de Setembro de 2007, 19:38:54 por Miliandre Garcia »


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #22 Online: 24 de Setembro de 2007, 17:58:31
Oi Milandre,

infelizmente esse livro foi editado apenas para um grupo seleto de pessoas. Deve ter sido para algum designer/costureiro da turma do "mundo da moda fashion" ou coisa do gênero. Soube dele, corri atrás por MUITOS anos, mas infelizmente, nada. Quem sabe algum dia desses algum editor generoso resolve publicar uma boa coletânea de Fabrizio Ferri e inclui os trabalhos dessa série.

Mas se você encontrar dois, me avise, ok?  ;D

Tinha um outro livro assim, do diretor de arte/fotógrafo que fazia as fotos dos anúncios da Donna Karan no início que também era MUITO bom, mas foi distribuído só para clientes especiais, colaboradores, amigos e acionistas da mocinha. Vou tentar encontrar imagens para linkar aqui.

Depois coloco mais imagens para dividir com vocês.

Abraços,

José Azevedo


Miliandre Garcia

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #23 Online: 24 de Setembro de 2007, 18:16:07
Hummmmmmmmm José!
Se é assim vai ser difícil. Mas vou dando uma olhada pelas livrarias/sebos que passar. Quem sabe não dou sorte e encontro dois!? :)

***

José: vou postar aqui pra não ficar reavivando o tópico com notas, tomara que você veja.
Fiquei curiosa para conhecer o trabalho do Fabrizio Ferri e não tem nada nas livrarias mesmo. Talvez em sebos, mas faz tempo que não entro em um bem legal. Saudade de São Paulo por isso e por outras tantas coisas mais. Mas achei esse aqui, quem sabe não lhe interessa.
http://cgi.ebay.fr/EROS-E-FOTOGRAFIA-FABRIZIO-FERRI_W0QQitemZ140168276869QQihZ004QQcategoryZ138252QQrdZ1QQssPageNameZWD2VQQcmdZViewItem
« Última modificação: 17 de Outubro de 2007, 17:42:29 por M. Garcia »


Miliandre Garcia

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #24 Online: 28 de Setembro de 2007, 07:13:42


Esta foto chama-se "Nude" e foi tirada em 1936 pelo fotógrafo americano Edward Weston.
Li um artigo sobre ela bem interessante na revista "Studium", número 12, e resolvi postar aqui. A análise realizada pelo fotógrafo e pós-graduando do Instituto de Artes da Unicamp, Lúcio Camargo, tem como eixo elucidar duas questões: a intencionalidade/casualidade da fotografia e o papel da sombra no braço direito da modelo.
Selecionei um trecho do texto para postar aqui, mas o texto inteiro é curto, então dá pra todo mundo ler sem grande sofrimento. Segue abaixo o trecho.

"A força que esta fotografia possui é resultado da simplicidade proporcionada pela presença de poucos elementos. É uma composição que valoriza a forma e o padrão, particularmente na repetição de figuras geométricas e nas altas e baixas luzes bem definidas, que estão mais de acordo com idéias modernistas do que com idéias surrealistas. A composição é feita com uma sucessão e uma superposição de elipses e triângulos. A elipse da cabeça curvada está ligada à elipse dos ombros e braços e à elipse do joelho apoiado nas mãos unidas. Note que o cabelo está preso com grampos, acentuando a forma de elipse. Os braços envolvem o triângulo formado pelas pernas e há um segundo triângulo de sombra, pequeno e pesado, no centro da figura."

Agora, se isso representa uma intencionalidade prévia ou é fruto de um momento casual do fotógrafo, só lendo o texto inteiro. Boa leitura!
http://www.studium.iar.unicamp.br/12/6.html

Gente! Posta mais fotografias aqui, estou curiosa para conhecer não só as imagens como também as preferências dos colegas.



« Última modificação: 28 de Setembro de 2007, 07:15:00 por Miliandre Garcia »


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #25 Online: 28 de Setembro de 2007, 07:59:51
Milandre;

Incrível a semelhança desta última foto com o Abaporu da Tarsila do Amaral.


Miliandre Garcia

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #26 Online: 28 de Setembro de 2007, 08:05:56
Nossa Ivan, quando eu vi essa foto fiz essa associação, mas achei que estava viajando demais, cheguei a colocar uma do lado da outro para ver se minha lembrança não estava equivocada.
É interessante observar como determinados padrões de composição permeiam determinadas épocas. Tarsila Amaral pintou o Abaporu no final dos anos 1920 e essa fotografia é de meados dos anos 1930.

P.S.: Estamos gravando esses documentários sobre história da arte, de um dos curadores do Museu do Louvre. Depois, se tiver interesse Ivan, eu posso fazer uma cópia. O primeiro da série "Palettes", sobre Vermeer, foi exibido hoje. Com o tempo pensamos colocar legenda, pois é um rico material didático.
http://www.arte.tv/fr/art-musique/palettes/1217068.html
« Última modificação: 01 de Outubro de 2007, 07:47:22 por Miliandre Garcia »


Miliandre Garcia

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #27 Online: 08 de Outubro de 2007, 12:52:36
Bem, eu quase não freqüento o flickr, em contrapartida vejo e leio muito livro de fotografia.
Tá aí mais uma para não perder o costume e complementar outra que postei acima.
Picasso foi muito fotografado, inclusive manteve um relacionamento com uma fotógrafa do surrealismo muito talentosa chamada Dora Maar. (Aqui tem alguns trabalhos dela: http://blog.uncovering.org/archives/2006/02/dora_maar_1.html). Ela foi tão importante na vida do artista (e vice-versa) que dizem que o ajudou a pintar um dos seus principais quadros: "Guernica". Mas foi um relacionamento cheio de conflitos segundo sua biógrafa em "Dora Maar — Prisioneira do olhar" (editora Imago).
Mas essa fotografia não é dela e sim de Robert Doisneau, feita em 1952, o mesmo fotógrafo d' "O beijo do Hôtel de Ville", postada acima. A imagem a seguir chama-se "Os pães de Picasso".

« Última modificação: 08 de Outubro de 2007, 15:39:00 por M. Garcia »


Beto Eterovick

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.390
  • Sexo: Masculino
  • NOVO SITE: www.betoeterovick.fot.br
Resposta #28 Online: 08 de Outubro de 2007, 14:51:08
Super bacana! Muito bem bolada e executada! Tudo a ver com a obra do Picasso. Excelente!


Miliandre Garcia

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #29 Online: 08 de Outubro de 2007, 16:27:42
É Beto, esse fotógrafo tem trabalhos tão lindos que eu não canso de folhear os livros que tenho com fotos dele, uma melhor que a outra, são tão boas que não dá nem pra fazer uma lista das 10.
Inté mais...