Autor Tópico: Opnião Foto Noturna  (Lida 3679 vezes)

Gabriel270281

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 136
    • Meu Flickr
Online: 10 de Junho de 2005, 10:50:04
Pessoal,

Ontem fiz meus primeiros testes de foto noturna da janela de casa mesmo, sem tripé e só com um apoio estreito na varanda. Gostaria de opniões e orientações, pra mim ela ficou bacana, mas eu queria dicas técnicas para eu tentar aperfeiçoar nas próximas. Acho que usei F2.8 e 4" de exposição. Quais as considerações de vocês?? Os problemas perceptíveis ao meu ver é que o posto "estourou" (apesar de que eu ja tinha "previsto", e como o Leo disse erro previsto é técnica!!! hehehe) e a foto me parece ruidosa tb. Mas vamos deixar pra quem entende!! Valeu galera, abraços


Gabriel Lima - Brasília/DF


Marcelo Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.325
Resposta #1 Online: 10 de Junho de 2005, 11:15:44
Vou aproveitar a carona e postar uma minha também.



wguerreiro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
    • http://www.biofotografia.blogspot.com/
Resposta #2 Online: 10 de Junho de 2005, 20:43:33
Gabriel, gostei bastante da sua foto

Marcelo, o enquadramento q vc deu ficou bem legal, inclusive pelos morros lá atrás, só q achei a foto com pouca nitidez ou excesso de ruído (só um expert pra dar o veredíto final!)

como ainda tem vaga, vou na carona tb!



fiz essa foto sem tripé, me apoiei como dava, travei as narigas e clickei...

ó o link pra outras Noturnas!
« Última modificação: 10 de Junho de 2005, 20:46:46 por wguerreiro »
Existem momentos em que o silêncio fala mais do que mil palavras, em outros uma única imagem muda quebra todo o silêncio.

Wagner Guerreiro
Biólogo / Fotógrafo

Salvador - Bahia
Minhas Fotos


Marcelo Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.325
Resposta #3 Online: 10 de Junho de 2005, 21:05:16
Citar
Gabriel, gostei bastante da sua foto

Marcelo, o enquadramento q vc deu ficou bem legal, inclusive pelos morros lá atrás, só q achei a foto com pouca nitidez ou excesso de ruído (só um expert pra dar o veredíto final!)

como ainda tem vaga, vou na carona tb!



fiz essa foto sem tripé, me apoiei como dava, travei as narigas e clickei...

ó o link pra outras Noturnas!
wguerreiro,

Na foto original a imagem está com bem menos ruído, postei o link para você ver, mas estranhamente a imagem que vejo limpa no meu micro está com umas rajadas no céu quando postada.

Foto


wguerreiro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
    • http://www.biofotografia.blogspot.com/
Resposta #4 Online: 10 de Junho de 2005, 22:12:14
pois é, vi essas rajadas tb. no link ficam evidentes o pixels na foto. seria relativo então à resolução?

é uma captura digital ou papel digitalizada? qts mp ou dpi?
Existem momentos em que o silêncio fala mais do que mil palavras, em outros uma única imagem muda quebra todo o silêncio.

Wagner Guerreiro
Biólogo / Fotógrafo

Salvador - Bahia
Minhas Fotos


Marcelo Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.325
Resposta #5 Online: 11 de Junho de 2005, 00:02:58
Citar
pois é, vi essas rajadas tb. no link ficam evidentes o pixels na foto. seria relativo então à resolução?

é uma captura digital ou papel digitalizada? qts mp ou dpi?
Digital, 1260X960. Acho que descobri o motivo, a imagem tem 455Kb de tamanho, quando hospedo a foto no BligIg a foto passa para 106Kb (635X476), ao reduzir automaticamente o tamanho da imagem deve estar gerando esses ruídos. No Yahoo também houve essa redução mas acho que a imagem ficou bem melhor.



neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #6 Online: 11 de Junho de 2005, 01:48:17
Olá!
Tudo jóia?
Puxa... 4 segundo de exposição apenas segurando na mão?
Vc nem respirou.... hehehe :lol:
Eu quando não tenho/estou com tripé eu tento apoiar a cÂmera em algum lugar.. heheh
A última vez eu apoiei na caixa da câmera mesmo em cima do carro hehehe
Bom, vc lembra qual o iso que vc utilizou tb?
Vc geralmente tira fotos olhando no LCD ou no visor?
Abraços,


Renato
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



Gabriel270281

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 136
    • Meu Flickr
Resposta #7 Online: 11 de Junho de 2005, 13:45:13
Neo

Eu apoiei no parapeito da varanda mesmo.. pra eu ter tirado essa na mão só tomando um Diazepam que atirador de elite toma pra não tremer hehehe. Cara, eu gosto de tirar olhando no visor mas nesse caso como o apoio era baixo eu preferi fazer pelo lcd... Eu também costumo usar o teto do carro... tenho que arrumar um tripé pra fazer essas nortunas!

abraço

 
Gabriel Lima - Brasília/DF


Gabriel270281

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 136
    • Meu Flickr
Resposta #8 Online: 11 de Junho de 2005, 14:12:36
Ah.. e foi iso 100
Gabriel Lima - Brasília/DF


Marcos Lana

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 174
Resposta #9 Online: 11 de Junho de 2005, 23:43:56
Fotos noturnas eu gosto bem ao cair da noite mesmo, logo depois que o sol se escondeu, quando o ceu ainda não está tudo preto, está ainda em num tom azul escuro. Como nesta minha foto:

Lagora Grande
« Última modificação: 11 de Junho de 2005, 23:46:47 por Marcos Lana »
Nikon D90+ Sb600 (18-105mm vr + Nikkor 70-300mm) e FUJIFILM S9000
 


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #10 Online: 12 de Junho de 2005, 06:04:57
Citar
Neo

Eu apoiei no parapeito da varanda mesmo.. pra eu ter tirado essa na mão só tomando um Diazepam que atirador de elite toma pra não tremer hehehe. Cara, eu gosto de tirar olhando no visor mas nesse caso como o apoio era baixo eu preferi fazer pelo lcd... Eu também costumo usar o teto do carro... tenho que arrumar um tripé pra fazer essas nortunas!

abraço

Ah.. e foi iso 100

Legal... eu quando a câmera tem LCd não costumo usar o visor tb não... são raras as vezes.... apesar de ter já acostumado com isto. Mas eu fico variando. E apesar de se ter mais apoio ao "ver" pelo visor, as vezes o Lcd ajuda bem quando se pode apoiar em algum lugar tb, principalmente os cotovelos.
Bom, e sobre o tripé eu tenho que comprar um urgente tb. Só tenho um pequeno... queria um "gigante" heheh pois as vezes eu fico brincando de fotografar praças e lugares noturnos tb.
Ah, e geralmente eu uso o disparador de 10 segundos para tb não tremer na hora de bater a foto...

Citar
Fotos noturnas eu gosto bem ao cair da noite mesmo, logo depois que o sol se escondeu, quando o ceu ainda não está tudo preto, está ainda em num tom azul escuro. Como nesta minha foto:

Lagora Grande

Pùxa... espetacular a foto.
Você usou tripé?
Saberia nos dizer quantos segundos a foto foi tirada?

Abraços a todos,


Renato
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



Gabriel270281

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 136
    • Meu Flickr
Resposta #11 Online: 12 de Junho de 2005, 14:51:49
Marcos, mto bacana sua foto... cores muito bonitas! Esse horário é bacana mesmo! só que sempre que o céu tá assim eu to voltando do trampo, só me resta o findisemana...

Neo, putz cara... nem tinha pensando em usar o disparado de 10 segundos
heheheh... tinha que tentar umas 5 vezes pra nao dar uma "empurradinha" na câmera quando acionava. boa dica! heheh.. vou pegar um tripe com um amigo que não usa e vou tirar umas da catedral aqui de brasília, tirei umas ontem sem apoio mas nao tem jeito, fica ruim


abçs
Gabriel Lima - Brasília/DF


Marcos Lana

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 174
Resposta #12 Online: 12 de Junho de 2005, 15:35:12
Opa, legal que gostaram.

A exposição que usei foi;
8 segundos - f/8.0 - Iso50 - Distancia focal equivalente 70mm
Eu ainda não tinha tripé, apoiei a camera sobre um banco (destes de praça) e usei uma chave pra inclinar um pouco a camera, hehe.

Como gosto muito de fotos noturnas, resolvi comprar um tripé (antes mesmo de investir num cartão de maior capacidade)

Usar o atraso de disparo é uma boa mesmo, evita que a foto saia tremida ao acionarmos o disparador.
Nikon D90+ Sb600 (18-105mm vr + Nikkor 70-300mm) e FUJIFILM S9000
 


Raulscl

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 12 de Junho de 2005, 15:41:07
Citar
Fotos noturnas eu gosto bem ao cair da noite mesmo, logo depois que o sol se escondeu, quando o ceu ainda não está tudo preto, está ainda em num tom azul escuro. Como nesta minha foto:

Lagora Grande
a minha nao tao claro quanto a sua, mas tambem com ceu mais claro...




abraços...
* Nome : Raul Lopes
* Cidade / Estado : Rio de Janeiro - RJ
* Equipamento : Canon 7D


Gabriel270281

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 136
    • Meu Flickr
Resposta #14 Online: 14 de Junho de 2005, 01:20:43
Raul, bacana sua foto! A cor do céu ficou massa..


Galera, mais uma minha aí, na escuridão total... tirei rapidinho na frente da catedral de brasília quando voltava do futebol agora há pouco. Amanhã volto lá mais cedo pra tentar umas composições melhores e mais mudernas. heheh..

Ah, alguém pode me dar uma dica de como corrigir o horizonte no PS??

abc

« Última modificação: 14 de Junho de 2005, 01:23:21 por Gabriel270281 »
Gabriel Lima - Brasília/DF