Autor Tópico: Lentes m42 - para Pictus e outros  (Lida 1929 vezes)

Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Online: 07 de Junho de 2005, 13:29:18
Prezados:

Considero ter começado minha migração para uma DSLR, que deve ser concluída lá pelo mio do 2 semestre. Juntei minhas preferências digitais com minhas preferências com filme, e posso dizer agora ter uma concepção clara do que quero, e já botei o trem no trilho.

Basicamente meu projeto é comprar um corpo digital Pentax e um conjunto de lentes mecânicas não variáveis.

Domingo agora comprei no eBay uma Carl Zeiss Jena Tessar 50mm f2.8, lente cujas fotos que vi de um amigo realmente se destacou entre outras.

Esse mesmo amigo postou um link fantástico sobre tais lentes, inclusive com fotos usando-as em corpos digitais.

o Link é:
link M42

Abrindo-se a lente que se deseja, no fim da página há (quando há) fotos feitas com ela.


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #1 Online: 07 de Junho de 2005, 14:29:40
Ihhhh !
Tudo quanto é lente “maluca”   ;)
Encontrei até detalhes de uma Super Takumar 50mm f1.4 de rosca
de uma Pentax Spotmatic F aposentada que tem aqui em casa :)  


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #2 Online: 07 de Junho de 2005, 15:55:54
Por que está aposentada?

A lente está limpa e sem fungos? Ela fotometra direito? Bem, se essas coisas são verdadeiras, só deve ficar aposentada se você tiver câmera melhor.

 


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #3 Online: 07 de Junho de 2005, 16:24:27
A lente ta “fungada” mas da para tirar fotografia, o ideal é mandar limpar e
o fotômetro da para usar tb, mas eu não gosto de ter que levar filme pra revelar :)
O comodismo chegou parou e ficou...

Meu pai usava esta Pentax no milênio passado...  :lol:  


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #4 Online: 07 de Junho de 2005, 16:43:28
Eu lhe compreendo, Pictus.
Na verdade, voltei a usar filmes porque a um quarteirão da minha casa eles são revelados e escaneados em 1 hora a 15 reais, e isso torna prático, menos prático que a digital, mas bastante prático para compensar tendo em vista a qualidade.

Ivan


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 07 de Junho de 2005, 16:59:47
Ivan, voce vai precisar de um adaptador que aqui é meio difícil de achar, é melhor compar no Ebay.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


dantonvb

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 401
    • http://
Resposta #6 Online: 10 de Junho de 2005, 22:53:00
Citar
Prezados:

Considero ter começado minha migração para uma DSLR, que deve ser concluída lá pelo mio do 2 semestre. Juntei minhas preferências digitais com minhas preferências com filme, e posso dizer agora ter uma concepção clara do que quero, e já botei o trem no trilho.

Basicamente meu projeto é comprar um corpo digital Pentax e um conjunto de lentes mecânicas não variáveis.

Domingo agora comprei no eBay uma Carl Zeiss Jena Tessar 50mm f2.8, lente cujas fotos que vi de um amigo realmente se destacou entre outras.

Esse mesmo amigo postou um link fantástico sobre tais lentes, inclusive com fotos usando-as em corpos digitais.

o Link é:
link M42

Abrindo-se a lente que se deseja, no fim da página há (quando há) fotos feitas com ela.
As objetivas Pentax 50mm Takumar e SMC Takumar são excelentes e são comparáveis ou melhores que as Zeiss e Leica da mesma época. veja em:

http://www.luminous-landscape.com/columns/sm-02-11-24.shtml

Sábado passado ví uma Asahi (SMC ou Super) Takumar 105/2.8 na R. Conselheiro Crispiniano por R$200,00 Estava em estado de nova. É uma lente muito boa.

O adaptador não é difícil de encontrar em SP. Já comprei dois aqui em S .José dos Campos, um original e outro genérico, há alguns anos. Prefira o original, a construção mecânica é muito melhor.
« Última modificação: 10 de Junho de 2005, 23:22:23 por dantonvb »


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #7 Online: 11 de Junho de 2005, 01:05:22
Puxa!
Realmente, tem cada lente que vale a pena!
Olha só esta que eu vi... Carl Zeiss Jena Spiegelobjektiv / Prakticar 1000mm f/5.6
Será que tem como fazer uma adaptação para minha rebel XT?
Seria uma boa! :lol:  :D
(pena que ainda que dê certo, a lente deve ser uma fortuna e se existir, deve ter fungos e mais fungos :(  :) )
Abraços,

Renato
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br