Autor Tópico: Até onde vai a edição digital?  (Lida 2928 vezes)

Gustavo Santiago

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 107
  • Sexo: Masculino
    • http://photobucket.com/albums/v432/gustavosantiago/
Online: 11 de Junho de 2005, 00:09:16
Até onde "podemos" editar uma fotograifa? hoje com os softwares e recursos que temos nos dão liberdade de fazer qualquer coisa com uma imagem principalmente se for digital.
    Mas quanto a arte de registrar um momento de pensar para fazer a foto, vejo muito gente fotografando e quando olha no LCD e a foto ficou um pouco escura ele diz, "há deixa conserto no PS" nem se dá o trabalho de refazer a foto (quando o momento permite) e olha que isso já é considerado por alguns um declinio na ARTE alguns não concordão e não gostão dos digitais
   Gostaria da opinião de vcs.

Obs. Quando falo de fotos, quero dizer fotos tiradas por hobby, fotos de trabalhos,  coberturas, publicidades, etc o PS é de extrema utilidade e importancia.
Gustavo Santiago Passos
santiagopassos@yahoo.com.br
MSN evolutionu2@hotmail.com
MINHAS FOTOS
Nikon D200, Sigma 24-70mm 2.8, Nikon VR 70-300mm 3.5-5.6 Flash SB-800


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #1 Online: 11 de Junho de 2005, 01:16:45
E ae?
Blz?
Hunm... interessante este seu ponto de vista...
REalmente com o PS você acaba ficando "preguisoso" no "sentido técnico" da fotografia. Você acaba não usando a distÂncia focal correta porque vc pode se caso não ficar legal a foto, dar um crop no PS.... você pode tirar a foto um pouco mais escura porque o "levels" do PS corrige alguma coisa se vc combinar com ajustes de cores, nitidez e contraste, etc... e assim vai...

E tirando a "importância" do PS (ele realmente nos permite fazer coisas e coisas e muitas vezes "nos salva de cada uma"), MAS acaba fazendo da arte pura de fotografar em uma arte diferente, vamos dizer assim. Neste caso eu acho que não seria mais uma "fotografia", mas uma "fotomontagem" (que não deixa de ser, pois é inevitável "corrigir", seja uma pequena espinha em uma pessoa, uma mancha de pele, até um corrigir uma parede descascada...), desfazendo assim a característica de que a foto era para ter: Captar a realidade/congelar o momento, etc...

E com esse mundo que tudo TEM que ser PERFEITO, o PS ajuda. Porém, a perfeição é não ser 100% perfeito.

Realmente esta é uma questão para se pensar...

Abraços,

Renato
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #2 Online: 11 de Junho de 2005, 02:07:12
Citar
Até onde "podemos" editar uma fotograifa?
Até onde a vista alcança   ;)
« Última modificação: 11 de Junho de 2005, 02:07:31 por Pictus »


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #3 Online: 11 de Junho de 2005, 03:23:52
Esse tipo de ponto de vista de arrumar depois é realmente falta de conhecimento, primeiro pq toma muito tempo, segundo porque há uma considerável perda ao tentar recuperar luzes.

Agora o ponto de vista de até onde vai a edição? Acho que estou com o Pictus, todo fotógrafo já deve pensar a foto para ser editada, a diferença do bom e do mal fotógrafo é que o bom fotógrafo já pensa a foto pronta e os procedimentos que vai usar para tal, no caso o uso da edição é uma das ferramentas e vc pode usá-la a extremos, sem perder o conceito de arte.

A visão importante de se ter é a seguinte, a edição não é para arrumar defeitos da foto, é para finalizar a foto.

Se o fotógrafo pensa na edição como uma forma de remendar sua incompetência ela provavelmente não será uma ferramenta de diferencial e a foto não passará do medíocre, agora se o fotógrafo ve a foto já pensando nas possíveis edições, ai o papo muda completamente e os resultados vão refletir um trabalho bem mais refinado. Portanto não há limites para a edição há sim o bom e o mal uso da mesma.
« Última modificação: 11 de Junho de 2005, 03:24:21 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


aredejrf

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #4 Online: 16 de Junho de 2005, 16:16:45
Aproveitando o tópico.
A ficha de inscrição para o concurso da Agfa ( em uma revista ) diz, em um dos seus itens, que não será permitido manipulação digital que alterem de "Forma drástica" o origina da foto.

Alguem já participou ou conhece esse concurso a ponto de afirmar que diabos deve se interpretar com "forma drástica"? Saturação , cores, contrastes etc.. Ou mudanças de linhas e volumes?? O que mais?

Abraços
Ricardo


Surtão

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 158
    • http://surtao.fotopic.net
Resposta #5 Online: 16 de Junho de 2005, 23:50:07
HUAHAUHUAHAUHUAHUA  essa foi boa.

drástico
adj: enérgico, violento. Ex: Medidas drásticas.

Então não podem ser feitas alterações violentas, tipo
esticar, torcer, fazer furos, sei lá, não pode tirar sangue da foto.

Só pode ser isto!
 :lol:  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:
 
Maurício Mourad
Pirassununga-SP - Brasil

Canon S-45 + CF 512 + lentes close-up + difusor p/ flash + mini tripé

http://surtao.fotopic.net
http://olhares.com/surtao


aredejrf

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #6 Online: 17 de Junho de 2005, 09:57:45
Citar
Só pode ser isto!
 :lol:  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:
Pois é!  :lol:  :lol:
Nao ficou claro.
Fico supondo que seja algo nesse sentido. Nao alterar as linhas de limite dos elementos, nem deixar a folha de uma mangeira em cor de rosa , nem mudar o mar para amarelo. Fica dificil entender por exemplo, foi publicada a foto campea de um concurso, nao me lembro o nome (desculpe) , de autoria de Ricardo Cunha , chamada "IRa". Uma foto sensacional , entretanto ele me pareceu ter as cores bem manipuladas, o ceu por exemplo estava verde. Isso seria Drastico??

Alguém mais tem uma opiniao?
Abraços


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #7 Online: 17 de Junho de 2005, 10:55:50
Céu verde pode ser obtido no processo de revelação. :)

Acredito que por bom senso pense assim... Tudo que eu conseguisse fazer na foto em uma revelação e ampliação vale, o que eu precisaria de retoque no pincel ou processos híbridos não vale... :) Acho que seria o melhor mesmo. :)
« Última modificação: 17 de Junho de 2005, 10:56:59 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


aredejrf

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #8 Online: 17 de Junho de 2005, 11:27:44
Citar
Céu verde pode ser obtido no processo de revelação. :)

Acredito que por bom senso pense assim... Tudo que eu conseguisse fazer na foto em uma revelação e ampliação vale, o que eu precisaria de retoque no pincel ou processos híbridos não vale... :) Acho que seria o melhor mesmo. :)
Pois eu pensei por esse caminho e me parece, de fato, razoável que Drástico seja aquilo que deixe uma pessoa de rosto largo com o rosto mais fino. Que aumento o volume, por exemplo, dos seios etc...

Mas por exemplo, uma foto impecável (se é que alguma fotografo conseguiria pensar isso :-) ) de uma menina com um pequena espinha que na manipulacao com o uso , por exemplo do Stamp, apenas essa espinha senha removida mantendo toda a composição original, luz, cores, e contrastes... Seria algo Drástico? Afinal foi uma alteração a base de "pincelada" na forma do elemento.

Outro caso, quando uma determinada tem a linha do horizonte um pouco inclinada e você vai lá e dá um ligeiro rotate na foto para acerta-la perdendo assim, um pouco da imagem nos limites tendo que amplia-la um pouco para suprir esses vazios. É drástico?


Pior, caso a foto tenha sido tirado de um angulo superior inferindo uma ligeira perspectiva inconveniente que pode ser retirada com o alargamento dos vertices inferiores da imagem (Essa me parece mais drástica) , isso seria drástico?

Como muito que iniciam na fotografia hoje nao tem o conhecido do processo de revelação tradicional, fica dificil saber até pode ir para nao ter uma foto sua sumariamente elimanada de um concurso porque tirou uma espinha ou porque corrigiu o horizonte.

Isso me trouxe outra duvida. Vou abrir em um outro topico.
Thanks!!