Autor Tópico: Revelação P&B, Comprei os químicos, e agora?  (Lida 27201 vezes)

Heber_Dm

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Resposta #15 Online: 25 de Setembro de 2007, 23:43:46
Quanto à diluição de todo o D-76, quando eu o usava eu dividia o conteúdo em 4 partes (usava balança de ourives), e ia usando só a quantidade necessária para o tanque. É que o D-76 "perde força" depois de diluído, aí tem-se que compensar aumentando no tempo ou na temperatura. Isso quando o volume de filmes a revelar não é muito grande. Depois que eu "descobri" o RCO-20 da Odin, só deu ele, pois vem em solução concentrada, basta diluir e tá pronto. Ele vem (ou vinha) em fracos de 500ml, com diluição de 1:2 (uma parte de revelador para duas de água filtrada). Eu dividia em três partes e só usava o necessário, o restante ficava novinho na garrafa. Cada preparação dava para uns 10 rolos de filme, sem perder força. Só não sei se ainda é fabricado, se for, é uma mão na roda...
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Heber DM - Lavras-MG
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"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde


padu

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Resposta #16 Online: 26 de Setembro de 2007, 01:00:24
Aproveitando o tópico, terei que fazer com meus alunos umas pinholes, o processo de relvelação é tão simples quanto está parecendo aqui mesmo?

E tudo tem que ser realmente no escuro total?



Eu costumava fotografar pinhole com papel fotografico. Obviamente a imagem ficava negativa.

Se voce quiser processo tradicional, o ideal eh fotografar com filme de grande formato (4x5 polegadas), que vem em folhas individuais.

Reverlar filme solto eh mais facil que 35mm, com a tecnica do "taco". Voce coloca 4 ou 5 folhas dentro do tanque, cada folha dobrada como se fosse um taco, preso com um elastiquinho de cabelo. O resto do processo eh identico.
http://www.flickr.com/photos/padu_merloti/ http://padu.merlotti.com <br />Sony Alpha 100, Minolta Maxxum 7, Toyo4x5  View Camera, Calumet 4x5 View Camera, 1942 US Navy 4x5 Combat Camera, Voighlander Bessa R, Canon Powershot SD800, Minolta Maxxum 7000 (aposentada), Zenit 12XP (aposentada)<br />San Diego, California


Braga.SP

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Resposta #17 Online: 26 de Setembro de 2007, 08:16:06
Caramba! Como estou feliz por ver a repercussão deste tópico. Em plena "era de fotografia digital" o interesse por filme aqui é grande. E mais ainda, a competência/conhecimento de vocês todos.

Fiquei com vontade também, mas tenho muito a aprender.
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murilog

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Resposta #18 Online: 26 de Setembro de 2007, 08:47:49
Tópico sensacional, eu estou aqui de espectador assíduo também.


sptl

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Resposta #19 Online: 26 de Setembro de 2007, 09:42:26
Francisco, mais algumas considerações que não pude passar ontem.
Tenha a sua "Camara escura", TOTALMENTE VEDADA à luz.
Durante o processo de revelação do filme, não pode entrar nada de luz (no momento em que for colocar o filme no espiral) após a colocação você poderá ligar a luz sem medo pois o tanque não deixa  entrar luz em seu interior.
No processo de papel, existe um filtro vermelho para ser colocado na luminária (de luz incandecente) para que possa ter uma "visualização" melhor do anbiente e materiais, entretanto não é um filtrobarato (existe um redondo com 15 cm de diametro e um quadrado com 20cm x 20cm), uma gambiarra que eu utilizava era envolver a lâmpada em uma folha de papel celofane vermelho (isso mesmo, uma folha inteira) em uma lâmpada incandecente de 40W e fixar o papel com arame (tendo o cuidado de não deixar encostar no contato da lâmpada).
O inconveniente e que de tempos em tempos você terá que trocar o papel, pois ele vai queimando com o calor da lampada e vai ficando preto.
O revelador pode pingar no fixador, mais JAMAIS deixe pingar uma gota, por menor que seja,  de fixador dentro do revelador, se isso acontecer acaba com o revelador.
E interesante no processo de papel, após tira-lo do revelador dar um banho de água pura no papel antes de por no fixador para interromper a revelador (eu utilizava esta têcnica entre os banhos).
Outro momento de muita atenção é a SECAGEM do negativo.
Qualquer poeira no processo de secagem pode "grudar" no negativo  e os estragos podem ser irreversíveis.
Eu mantinha o filme ja revelado e fixado no espiral e enrolava em um secador de cabelo estes filtro de exaustor de cozinha, na parte em que sai o ar quente e secava o negativo, ou então tirava do espiral, esticava com as presilhas e secava-os com o secador, sempre utilizando o filtro, na velicidade e temperatura mais baixa do aparelho e a uma distancia segura para não "empenar" o negativo.
Como já se vão 25 anos entre a época em que revelava PB para fazer 3x4 e os dias de hoje, muita coisa não lembro de imediato, mais assim que for lembrando vou te passando, pois mesmo com toda a tecnologia, nem mastercard paga a emoção de revelar o seu próprio filme, (quando muito, paga o material).
Espero te-lo ajudado.
Boa revelação e boas fotos.
Paulo Santos.
Paulo Santos
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Francisco

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Resposta #20 Online: 26 de Setembro de 2007, 10:29:46
Obrigado pelas dicas, pessoal. O Padu deu uma aula para "tirar o medo" de revelar. Obrigado também ao Paulo e ao Heber pelas dicas.

Quanto à estocagem do D76, no envelope diz que ele dura 6 meses com solução até a tampa e 2 meses pela metade. Ainda não fiz as soluções, mas fiquei pensando... depois que engarrafar tudo, acho que vou ver se há interessados aqui de Porto Alegre em  comprar as soluções... assim eu corro menos riscos de desperdício.

Ah, para quem quer saber o preço dos químicos, o revelador custou R$40,00 e o fixador R$70,00 na Casa do Filme. Preços altíssimos, mas só eles vendem isso em Porto Alegre. Na Consigo eles têm o revelador por R$26,00, mas o fixador está em falta.
Francisco Amorim
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Heber_Dm

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Resposta #21 Online: 26 de Setembro de 2007, 11:32:16
Francisco, eu "tô besta" com o preço do fixador. Bem que já vi muita gente falando que a Kodak está tentando acabar com filmes e tudo o mais atingindo o bolso de quem ainda quer se aventurar no ramo, e até com os entusiastas, como é o nosso caso. Ainda bem que existem fórmulas pra gente fazer nossos próprios produtos de revelação. A propósito: qual o fixador que vc comprou? Se for o F-5, da Kodak, eu tenho a fórmula dele. Aliás, tenho fórmulas de tudo, um livro interinho só de fórmulas de reveladores para todo o tipo, interruptores, fixadores, endurecedores, etc, etc... É o Formulário Fotográfico, que ganhei de uma namorada em dezembro de 85 (gente, eu não sou velho, sou apenas "experiente"). Esse livro é a "bíblia" do laboratorista. Não sei se ainda se encontra hoje em dia, acho que só em sebos.

Então, Francisco, vê se tem uma municiadora em PA (deve ter, toda cidade grande tem), aí é só comprar os "ingredientes" e fazer seus próprios químicos de revelação. Como eu sei que vc é um cara pesquisador, segue a fórmula do F-5 pra vc tentar fazer um orçamento aí em sua cidade. Garanto que vai sair muito mais em conta. Lembre-se apenas de comprar já pesado, na própria municiadora, as quantidades certas para preparar o químico, normalmente para 1 litro.

Fixador Kodak F-5
Hipossulfito de Sódio........240,0 g
Sulfito de Sódio..................15,0 g
Ácido Acético Glacial..........13,0 cm³
Ácido Bórico........................7,5 g
Alúmen de Potássio............15,0 g
Água, até completar 1 litro.

Nota: o único agente fixador utilizável em fotografia é o Hipossulfito de Sódio, também conhecido como Tiossulfato de Sódio. Os demais componentes contribuem para o endurecimento da gelatina, estabilização, conservação, etc.

Se precisar, estou à disposição, mesmo porque estou gostando muito desse assunto, abraços.
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Heber DM - Lavras-MG
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Francisco

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Resposta #22 Online: 26 de Setembro de 2007, 12:17:13
Valeu, Heber. Eu também fiquei apavorado com o preço, mas resolvi usar o kit mais tradicional possível para começar. Futuramente, quero experimentar o tal do paRodinal, revelador baseado no Rodinal da Agfa, com bastante documentação na internet. Aliás, futuramente vou até pesquisar em farmácias de manipulação se eles não preparam tudo e entregam prontinho.

Esse tipo de farmácia existe aos montes em Porto Alegre, deve ter alguma que se disponha a fazer :P

Francisco Amorim
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m.oreste

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Resposta #23 Online: 26 de Setembro de 2007, 12:25:03
Francisco, exatamente isso que estava pensando, FARMÁCIA de MANIPULAÇÃO...   ;D
Marcelo - POA/RS



Francisco

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Resposta #24 Online: 26 de Setembro de 2007, 13:11:21
Pois é, Marcelo. Inclusive, foi ligando para uma farmácia de manipulação que me deram a pista sobre onde conseguir recipientes, com a A.Galia (www.agalia.com.br).
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


m.oreste

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Resposta #25 Online: 26 de Setembro de 2007, 13:38:04
Francisco, não te assustes se a tua caixa de correio travar...  ;D mandei um apanhado de informações que podem ter serventia para vc.
Marcelo - POA/RS



Francisco

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Resposta #26 Online: 26 de Setembro de 2007, 14:37:21
Marcelo, mandei uma mensagem para ti informando o meu email novo.
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


m.oreste

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Resposta #27 Online: 26 de Setembro de 2007, 15:05:44
ok, estou enviando 3 e-mails para ti... me confirme se recebeu estes 3

abs
Marcelo - POA/RS



joseazevedo

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Resposta #28 Online: 27 de Setembro de 2007, 00:49:01
Oi Francisco,

como já responderam tudo, praticamente, preferi ficar assistindo. Seguem algumas dicas que eu aprendi revelando:

- Compre o filme rebobinado vencido mais vagabundo que você encontrar pela frente - pode ser colorido, pb, o que for. Use-o para aprender a manusear a espiral. Treine bastante, com os olhos fechados e depois veja no que deu. Quando um pedaço do filme encosta no outro os químicos não revelam direito aquele pedaço, aí, já era.

- Você mencionou que a sua espiral é de plástico. Imagino que seja uma em que as partes com as espirais se movam para ajudar a encaixar o filme. É a mais prática e à prova de erros que existe.

- Outra coisa, que aparentemente é simples, mas na prática não é tanto quanto se imagina e que deve ser treinada com esse filme comprado para testes: como abrir o cartucho do filme. Aha! Antes que você se faça essa pergunta no escuro, aqui vai a dica - use a lâmina "abridor de garrafas" de um canivete, ou um próprio abridor de garrafas daqueles em forma de "C". É prático e infalível.

- Tenha em mãos uma tesoura - ou o canivete - para cortar a fita na ponta do filme que o prende ao carretel. Elas são MUITO resistentes. O mais prático é cortar o filme mesmo até para a fita não contaminar as químicas.

- Pra mim a parte mais complicada é manter a temperatura das químicas. Mas mesmo oisso não é muito complicado. Eu coloco os potes com medida dos químicos em uma bacia de revelação e controlava a sua temperatura com gelo ou água quente, dependendo da temperatura ambiente. Sempre procurei revelar os filmes na temperatura básica indicada - 20ºC - e os resultados sempre foram muito bons.

- A agitação também é um fator que influencia os resultados pois ela retira a química que está atuando na superfície e coloca uma nova no lugar, assegurando sempre o potencial da revelação. Assim, um filme revelado com muita agitação vigorosa terá mais contraste que um revelado com pouca agitação e de uma forma mais suave. Ansel Adams recomendava dois "twists" com o pulso, uma inversão seguida de uma pancadinha no fundo a cada 30 segundos.

- Essa pancadinha no fundo é o mesmo que deixar o tanque "cair" por igual de uma altura de 1 ou 2 centímetros. A função dela é liberar bolhas de ar da superfície do filme, o que pode provocar revelação irregular.

- Eu sempre procurei usar água filtrada para reduzir interferência de outros "elementos" na revelação. Esses "elementos" podem se fixar na gelatina do filme e se tornar pontinhos ou mesmo reduzir sua vida útil. Pode parecer paranóia, mas mal não faz já que todo mundo tem um filtro em casa.

- Guarde as químicas em garrafas escuras - plásticas ou de vidro - separadas E MARCADAS EXCLUSIVAMENTE PARA ISSO. Retire QUALQUER RÓTULO para que não haja confusão por parte de criançås, familiares ou empregadas. Isso é uma medida de segurança.

- Evite usar acessórios de metal nas mãos (anéis, relógio, pulseira) pois as químicas podem estragá-los.

- Evite contato com as químicas - use luvas quando as estiver preparando. Elas podem se acumular no organismo, deixar as unha meio amareladas (isso vai de cada um).

- O Photo-Flo (acho que o nome é esse) é útil para não formar manchinhas por bolhinhas de água quando o filme seca. Não é indispensável, mas elas são chatinhas...

- Fixe BEM o filme, respeite a validade do fixador pois dela depende a vida eterna dos seus filmes.

- Lave MUITO bem o filme para que ele não fique com resíduos químicos e se estrague com o tempo.

- Não saia fazendo experiências com os filmes. Primeiro você precisa ter resultados consistentes e previsíveis. A partir daí você pode começar a puxar (aumentar a ASA e compensar na revelação) e reduzir (reduzir a ASA e compensar na revelação) os filmes.

Mas o mais importante é RELAXA! Leia tudo isso, anote os pontos mais relevante e consulte novamente DEPOIS de revelar, se alguma coisa der errado. Siga as tabelas de tempo de revelação que vêm nas caixinhas dos filmes e você tem tudo pra ter ótimos resultados.

Depois mostre pra gente.

Abraços,

José Azevedo

PS - relembrando, filmes a base de prata não se entendem muito bem com ICE dos scanners de filme.


Alex Biologo

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Resposta #29 Online: 27 de Setembro de 2007, 00:59:15
Valeu pelas dicas pessoal

vou usar papel fotográfico no lugar do filme, acho que deve ser mais fácil, pelo que entendi o processo é o mesmo, esse tópico está me salvando...rs
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
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