Autor Tópico: Revelação P&B, Comprei os químicos, e agora?  (Lida 27137 vezes)

Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #60 Online: 18 de Abril de 2008, 17:32:12
Como prometi acima, consegui escanear algumas fotos numa amiga, cuja revelação do filme e processamento do negativo/ampliação da imagem foram feitas por mim pela primeira vez e seguiu as orientações postadas acima e aquelas enviadas por e-mail.

Uma coisa que esqueci de mencionar. Após realizar todas aquelas etapas e aplicar o Kodak Photoflo, que elimina os últimos resídios e as marcas d'água, não retiramos aquela espuminha, pois ajuda na hora da secagem* que, por sua vez, foi feita, como já lhe disseram, numa máquina de secar, dessas bem baratinhas, que tem varais internos. Na escola fizeram uma adaptação nela. Construíram uma caixa de madeira bem alta na qual ela fica no topo, assim dá pra secar muita mais coisa, não é o caso de fazer o mesmo em casa.

Ressalto que as fotos abaixo não são nenhuma obra-prima, apenas um primeiro exercício que visa apreender as técnicas de revelação do filme e ampliação do negativo. Por isso nem acertei nada no PS, trata-se de um simples exercício, tá aí do jeito que saiu do escaner.

Aliás, fui pesquisar o valor da ampliação P&B no laboratório e uma cópia 10X15 custa 2,80 num laboratório profissional. Você sabe quanto custa aí na sua cidade?

Vou postar os testes de exposição, assim você consegue visualizar vários tons de P&B ao mesmo tempo. Não escanei mais porque revelamos bem pouco.

1) Teste de exposição e primeira ampliação




2) Teste de exposição e primeira ampliação**




3) Teste de exposição e primeira ampliação**




* Tem um nome científico que eu não me lembro agora, tensão alguma coisa.
** Os riscos, as imagens tortas e super-expostas foram feitos por mim na hora de acertar o negativo e depois de ampliar e ainda escanear. É uma sucessão de erros hehehe
« Última modificação: 29 de Outubro de 2008, 12:42:59 por Kika Salem »


padu

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 444
  • Sexo: Masculino
  • I have ten fingers
    • Padu Casual Photography
Resposta #61 Online: 18 de Abril de 2008, 18:19:55
Pro meu gosto, a 2 ficou muito escura, se tivesse escolhido um band pra direita, acho que teria um pouco mais de detalhes nas sombras. De resto, ta otimo.
http://www.flickr.com/photos/padu_merloti/ http://padu.merlotti.com <br />Sony Alpha 100, Minolta Maxxum 7, Toyo4x5  View Camera, Calumet 4x5 View Camera, 1942 US Navy 4x5 Combat Camera, Voighlander Bessa R, Canon Powershot SD800, Minolta Maxxum 7000 (aposentada), Zenit 12XP (aposentada)<br />San Diego, California


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #62 Online: 18 de Abril de 2008, 18:34:51
Pro meu gosto, a 2 ficou muito escura, se tivesse escolhido um band pra direita, acho que teria um pouco mais de detalhes nas sombras. De resto, ta otimo.

Obrigada Padu, também achei muito escuro e tudo torto. Eu sou um pouco mais cruel comigo mesma, achei tudo uma bela duma porcaria, mas aprender é isso, tentativa e erro. Como estou aqui nesse tópico estudando junto com o pessoal prometi postar os resultados. Enfim, vou ampliar no laboratório as demais, ainda não tenho como ampliar em casa, tinha outras melhores que não saiu do negativo.
Mas eu adorei o processo de revelação e sobretudo ampliação. E com certeza vou continuar tentando.
Mas valeu pela análise.
« Última modificação: 18 de Abril de 2008, 18:43:50 por Kika Salem »


Gabriel Paluski

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
  • Sexo: Masculino
  • Fotografia é uma expressão de liberdade
    • PhotoBucket
Resposta #63 Online: 27 de Outubro de 2008, 14:57:31
Kika valeu mesmo pela indicação do topico ...
galera nuossa to de boca aberta com o conhecimento do povo ai ...
me deu mais animo pra começa a praticar o que aprendi (http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=27162.new#new)
vou ivestir mesmo num lab num espacinho la em ksa, escurecer tudo e taca uma luzinha vermelha no teto aheiaha - comentei com minha mae ela tambem gosta de Fotografia e ela aceitou "ajudar"...
espero em breve poder postar meus resultados aqui ...
O Prazer de Fotografar vai além de qualquer Sentimento ...