Autor Tópico: Revelação P&B, Comprei os químicos, e agora?  (Lida 27132 vezes)

Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Online: 25 de Setembro de 2007, 14:40:37
Pessoal, comprei o revelador D76 da Kodak, Fixador, tanque pequeno de plástico, termômetro... mas e agora?

Andei lendo na página da Kodak (http://www.kodak.com/global/en/professional/support/techPubs/j78/j78.jhtml) sobre os tempos de processamento, agitação, etc, mas ainda não me sinto seguro. O que me motivou a querer revelar PB em casa é o fato de que os meus negativos revelados em laboratórios têm ficado muito ruins, superexpostos, latitude mínima, então achei que em casa eu pudesse ter um controle maior sobre a revelação.

1. A primeira dúvida é: o revelador e fixador vem em um envelope que rende 3,8L de solução cada um. Preciso diluir tudo isso ou posso diluir uma quantidade menor e o resto ficar no envelope fechado?

2. Onde conseguir recipientes para estocar as soluções?

3. Água da torneira é um pecado mortal para fazer as soluções ou dá para se conseguir bons resultados?

Acho que por enquanto é só :P
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Miliandre Garcia

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #1 Online: 25 de Setembro de 2007, 15:50:26
Oi Francisco!
Tenho um livro em casa que ensina a montar um laboratório passo-a-passo, nunca tentei, só vi as pessoas revelando, mas acho o procedimento sensacional, talvez pelo caráter artesanal do processo. Quando voltar a ver meus livros dou um jeito de escanear e postar aqui. Não tem problema com direitos autorais, o livro é bem antigo, já esgotou faz tempo, acho até que a editora fechou.
Se você morasse em Campinas ia te indicar o laboratório da Unicamp, aberto ao público em geral e muito bem cuidado, e tem um rapaz lá que ensina o procedimento de revelação, esqueci o nome dele. Mas, enfim, fica um pouco longe de Porto Alegre.
Aqui tem umas dicas, mas acho que já está além disso.
http://www.herbario.com.br/fotoweb/foto_b_e_p/montlab.htm
Espero que alguém te ajude. Mande notícias das primeiras experiências.
« Última modificação: 02 de Outubro de 2007, 10:31:59 por M. Garcia »


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 25 de Setembro de 2007, 16:02:44
Sobre as garrafas, procure as sanfonadas. Você pode tirar o ar e com isso ajuda a conservar os químicos.

Você pode fazer apenas parte do químico, mas é dificil mensusar corretamente, o normal é fazer todo o conteúdo, separar cerca de 1L para soluçao de trabalho e armazenar o restante.

Sobre a água: Depende do seu grau de exigência no controle do processo. Eu sempre usei água da torneira e deixava os químicos em temperatura ambiente sem me preocupar muito com isso.
Mas eu nunca revelei ou ampliei buscando ter o controle total do processo, fazia puramente por hobby e não me importava com os testes que saia fora do previsto.

Se fosse para um trabalho mais sério eu teria feito diferente.
São Paulo - SP


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #3 Online: 25 de Setembro de 2007, 16:16:20
Valeu, Miliandre e Leandro. Acabei comprando os frascos de vidro escuros na A.Galia. Acho que servem também e é o tipo de frasco que os livros antigos de revelação mostram :P

Comprei 8 frascos de 1L (para os 3.8L de fixador e revelador). Quanto à água, um dentista do BrFoto sugeriu que eu comprasse galões de 10 ou 20L de água destilada em lojas especializadas em material médico/odontológico e o preço não é tão exorbitante.
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #4 Online: 25 de Setembro de 2007, 16:16:33
Oi Francisco,

primeira dica: RELAXA! É muito mais simples do que pode parecer. Acho que a tarefa mais compicada é manter a temperatura. Não estou em casa, depois respondo com mais detalhes.

Primeira questão, basicona pois da resposta depende o resto: que filme você vai revelar?

Abraço,

José Azevedo


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #5 Online: 25 de Setembro de 2007, 16:25:11
E aí, José. Para começar a brincadeira, vou usar Kodak TMax 100 e TriX 400.

Outra dúvida... sobre o banho interruptor, quanto de vinagre eu misturo à água? Qualquer vinagre de álcool serve?
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


sptl

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 114
  • Sexo: Masculino
  • EU E FILHÃO
Resposta #6 Online: 25 de Setembro de 2007, 17:46:07
Francisco, o interruptor, deve ser solução de acido acetico a 10% ( ou seja 100 ml de acido para 900 ml de agua ).
Com relação a água, se preferir use agua mineral (destas embalagens de 20 l ).
O tempo de revelação, e fixação quem dirá é a temperatura de seu químico, (normalmente há uma bula na embalagem do quimico, te informando a relação tempo / temperatura).
Como disse o José Azevedo, é mais fácil que tirar bala da boca de criança.
Já comprou ou tem o tanque de revelação espiral?
Boas fotos.
Paulo Santos
Paulo Santos
Canon


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #7 Online: 25 de Setembro de 2007, 18:06:54
Paulo, eu já comprei o tanque, de plástico (espiral de plástico também). O vendedor falou que era o melhor para começar, era mais fácil enrolar o filme.

Já chegaram os frascos. Daqui pra frente eu só vou fotografar P&B para conseguir consumir todo o revelador :P
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


m.oreste

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 759
  • Sexo: Masculino
    • Flickr.com
Resposta #8 Online: 25 de Setembro de 2007, 18:21:29
já sei onde vou revelar meus filmes em Porto Alegre agora.... ;D

vai contando aí tua experiência, derrepente eu me arrisco tb.
Marcelo - POA/RS



BACAMARTE

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 430
Resposta #9 Online: 25 de Setembro de 2007, 18:48:49
Francisco,

Conta a sua experiência aqui, pois eu adoro preto e branco e também há muito venho sonhando em revelar em casa pelos mesmos motivos que você. Puxa, conta passo a passo pra gente, que posso tomar coragem para fazer.  :)


padu

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 444
  • Sexo: Masculino
  • I have ten fingers
    • Padu Casual Photography
Resposta #10 Online: 25 de Setembro de 2007, 19:20:59
Francisco, vou responder aa pergunta original. Ainda nao li nenhuma resposta, entao corro o risco de ser repetitivo.

Pessoal, comprei o revelador D76 da Kodak, Fixador, tanque pequeno de plástico, termômetro... mas e agora?

Agora eh mao na massa :)

Citar
Andei lendo na página da Kodak sobre os tempos de processamento, agitação, etc, mas ainda não me sinto seguro. O que me motivou a querer revelar PB em casa é o fato de que os meus negativos revelados em laboratórios têm ficado muito ruins, superexpostos, latitude mínima, então achei que em casa eu pudesse ter um controle maior sobre a revelação.

Minha dica eh tirar alguns rolos sem muita importancia e mandar brasa. Qual carretel vc esta usando? Inox ou plastico? Eu prefiro inox, mas de vez enquando eu ainda perco alguns frames por causa de negativo grudado... o meu carretel eh bem baratinho, enrosca nos pontos de solda. Conselho: gaste um pouco mais e compre de qualidade... alias, preciso seguir este meu conselho.

Citar
1. A primeira dúvida é: o revelador e fixador vem em um envelope que rende 3,8L de solução cada um. Preciso diluir tudo isso ou posso diluir uma quantidade menor e o resto ficar no envelope fechado?

Eu fiz uma regrinha de 3 e dilui apenas a quantidade exata para um tanquinho de dois carreteis.

Citar
2. Onde conseguir recipientes para estocar as soluções?

Eu uso garrafinha plastica de agua mineral. Eh a quantidade exata para o meu tanquinho. Com uma sharpie eu escrevo o que tem em cada garrafa. A unica que eu nao guardo eh o meu super hiper "stop bath"... eu uso e jogo fora... afinal, eh um dedinho de vinagre e o resto de agua.

Citar
3. Água da torneira é um pecado mortal para fazer as soluções ou dá para se conseguir bons resultados?

Depende da regiao que voce mora. Eu nao sei como os quimicos reagem com o que tem na agua de torneira. Eu uso agua de torneira para todas as etapas menos a ultima, o banho com um wetting agent.



Eu acho que o que mais importa (o que te da mais controle) eh (em ordem de importancia):
-tipo do revelador (eu fotografo com T-MAX e uso o revelador pro T-MAX, ainda tenho q experimentar outros
-temperatura do revelador
-tempo e ciclo de agitacao

Aqui vai o meu processo para comparacao:

1) Revelador T-MAX aa 68F por 7.5 minutos, invertendo 5 vezes aa cada 30 segundos
2) Stop bath aa mais ou menos 68F (agua com vinagre) por 30 segundos agitando constante
3) Fixador: agita constante por 30 segundos e depois 5 inversoes a cada 30 segundos por 7 minutos
4) Enxaguar com agua de torneira: agito constante por 30 segundos
5) Solucao hypo: agita constante por 30 segundos e depois 5 inversoes a cada 30 segundos por 2 minutos
6) Enxaguar novamente: agita por 30 segundos, abre o tanque e deixa agua corrente por 5 minutos
7) COM AGUA DESTILADA (eu nao tenho, entao uso mineral mesmo) + wetting agent (kodak photoflo): 5 inversoes vagarosas (senao o bicho espuma)

tiro e penduro pra secar.
http://www.flickr.com/photos/padu_merloti/ http://padu.merlotti.com <br />Sony Alpha 100, Minolta Maxxum 7, Toyo4x5  View Camera, Calumet 4x5 View Camera, 1942 US Navy 4x5 Combat Camera, Voighlander Bessa R, Canon Powershot SD800, Minolta Maxxum 7000 (aposentada), Zenit 12XP (aposentada)<br />San Diego, California


padu

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 444
  • Sexo: Masculino
  • I have ten fingers
    • Padu Casual Photography
Resposta #11 Online: 25 de Setembro de 2007, 19:23:34
E aí, José. Para começar a brincadeira, vou usar Kodak TMax 100 e TriX 400.

Outra dúvida... sobre o banho interruptor, quanto de vinagre eu misturo à água? Qualquer vinagre de álcool serve?

Por um processo altamente cientifico: "um dedinho"
http://www.flickr.com/photos/padu_merloti/ http://padu.merlotti.com <br />Sony Alpha 100, Minolta Maxxum 7, Toyo4x5  View Camera, Calumet 4x5 View Camera, 1942 US Navy 4x5 Combat Camera, Voighlander Bessa R, Canon Powershot SD800, Minolta Maxxum 7000 (aposentada), Zenit 12XP (aposentada)<br />San Diego, California


padu

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 444
  • Sexo: Masculino
  • I have ten fingers
    • Padu Casual Photography
Resposta #12 Online: 25 de Setembro de 2007, 19:26:34
Francisco,

Conta a sua experiência aqui, pois eu adoro preto e branco e também há muito venho sonhando em revelar em casa pelos mesmos motivos que você. Puxa, conta passo a passo pra gente, que posso tomar coragem para fazer.  :)

Olha so, eh bem simples. Antigamente (20 anos atras), eu tinha um laboratorio completo, com ampliador.
Hoje em dia, as condicoes de espaco (esposa) nao permitem que eu tenha um comodo da casa transformado em laboratorio. Mas tambem hoje em dia tem scanner de negativo, entao nao eh preciso mais ter ampliador.

Meu "laboratorio" inteiro cabe em uma caixa de sapatos... basicamente eh um tanquinho de inox para 2 carreteis. Eh bem simples e relaxante. Eu recomendo.
http://www.flickr.com/photos/padu_merloti/ http://padu.merlotti.com <br />Sony Alpha 100, Minolta Maxxum 7, Toyo4x5  View Camera, Calumet 4x5 View Camera, 1942 US Navy 4x5 Combat Camera, Voighlander Bessa R, Canon Powershot SD800, Minolta Maxxum 7000 (aposentada), Zenit 12XP (aposentada)<br />San Diego, California


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #13 Online: 25 de Setembro de 2007, 22:55:29
Aproveitando o tópico, terei que fazer com meus alunos umas pinholes, o processo de relvelação é tão simples quanto está parecendo aqui mesmo?

E tudo tem que ser realmente no escuro total?

Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 25 de Setembro de 2007, 23:33:57
Estou adorando esse tópico! Pra quem já teve a oportunidade de revelar seus próprios filmes e depois ampliar, escolhendo papéis adequados a cada tema... Apesar dos muuuitos anos, ainda lembro das aulas no Mauro Sérvulo (tenho as apostilas até hoje), ávido pra aprender, e, depois, o laboratório montado, completinho, dava gosto!

Hoje está tudo desmontado, guardado, esquecido. Outro dia, sem querer, me deparei com várias caixas de papel fotográfico que eu nem lembrava mais que tinha. Deu pena, é muito papel, alguns vencidos em 1996. Destampei um frasco de revelador RCO-20 (Odin) só pra sentir aquele cheiro característico, e deu muita saudade. Com isso, já bateu também a vontade de voltar a revelar, pelo menos filmes.

Francisco, vai fundo, vc vai "viciar" nesse negócio, depois que dominar o processo, vai ver como é gratificante!

Quanto à dúvida do Alex:
Aproveitando o tópico, terei que fazer com meus alunos umas pinholes, o processo de relvelação é tão simples quanto está parecendo aqui mesmo?

E tudo tem que ser realmente no escuro total?

Bem, o processo é simples, sim. Mas acho que no caso de pinhole tem-se que cortar os negativos, não é? Aí eu não sei como se faz pra colocar os "pedaços" na espiral, para então revelar. Penso que a alternativa seria revelar com o negativo preso a uma pinça, banhando-o em vasilha aberta, aí só na escuridão total mesmo, até depois de uns 3 minutos de fixação.
Eu já vi um tópico sobre pinhole aqui no MF, vi que tem vários entusiastas e certamente alguém deve ter uma dica legal sobre esse assunto.

No mais, abraços a todos e sucesso no "darkroom"!

°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde