Autor Tópico: Fotografia digital e o paradigma químico  (Lida 1648 vezes)

Lyra

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
Online: 01 de Outubro de 2007, 20:12:29
Já fui um "fanático por fotografia", tiva a oportunidade de possuir câmeras fantásticas como Asahi Pentax SPF, Nikon F2, Canon EOS 10 e EOS 1, fotografei desde a adolecência como amador e vamos dizer assim semi-profissional - fiz alguns trabalhos para um jornal da minha cidade ... Até que em 1999 tive a minha primeira experiência digital com uma MAVICA ... e posso dizer é outro mundo, não necessáriamente melhor mas é outro mundo. Talvez até por comparação eu diria que lembra a época em que as maquinas de escrever IBM ainda sobreviviam no início dos PCs e seus poderosos editores de texto ... Vendi minhas câmeras e me afastei da fotografia ...
A dois anos atrás comprei nos EUA uma câmera digital Minolta Dimafe Z1, simples, barata e com um zoom fantástico ... a qualidade da imagem não tem nada a ver, péssima ... desanimei novamente ... tentei conhecer as novas DSLR ... fantásticas ... mas pra dominá-las é quase necessário tirar um BREVÊ ... talvez semelhante a pilotar um Airbus ... são tantas combinações de botões envolvidos que a foto em si fica pra depois no Photoshop.
O que eu vejo é que o desenvolvimento dos novos equipamentos digitais estão sendo feitos à luz dos equipamentos "químicos" ... usando os mesmos conceitos e pressupostos. A fotografia digital tem todos os elemento pra se tornar mais simples, menos "digitação" e mais arte.
Vejo com bons olhos as câmeras compactas Sony com lentes Zeiss e a Panasonic com lentes Leica ... será a minha próxima tentativa.


BACAMARTE

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 430
Resposta #1 Online: 01 de Outubro de 2007, 20:24:13
Sobre o que diz nesse tópico, ainda acho que numa foto, 90% é a criatividade do fotógrafo, e o resto fica para o equipamento. Boas lentes, num equipamento simples, fazem belas fotos. É o que eu penso e não abro mão, independente do que os profissionais do MF possam dizer. Nada me convence a passar para as complicadíssimas e chatas câmeras digitas. Uma Nikon FM 10 bate fotos maravilhosas.  ;)


Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
Resposta #2 Online: 01 de Outubro de 2007, 20:26:32
eu gostaria que sempre existissem os dois tipos...
e assim.. evoluir os dois tipos.. digital e filme..
ia ser bem mais legal =P


mas tem uma coisa q vai alem de qualidade..
q se chama gosto =P


eu adoro ficar curioso esperando a revelação do filme. eu gosto do barulho da maquina mecanica pesada... o "clack-clack" e a cortina faz em velocidade de 60s

é igual minha avó..
ela ama o fogão dela. e nunca esquentou comida no microondas.. sempre faz café sem a cafeteira.

ai num é nem comparar nada com nada...
é mais coisa subjetiva


Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
Resposta #3 Online: 01 de Outubro de 2007, 20:27:53
Uma Nikon FM 10
a minha é exatamente essa. só que com esse numero em binário


Zyk

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 341
Resposta #4 Online: 01 de Outubro de 2007, 20:56:20
eu adoro ficar curioso esperando a revelação do filme. eu gosto do barulho da maquina mecanica pesada... o "clack-clack" e a cortina faz em velocidade de 60s

é igual minha avó..
ela ama o fogão dela. e nunca esquentou comida no microondas.. sempre faz café sem a cafeteira.


Então somos dois: a tensão pré-click e ansiedade pós-click... é como uma criança esperando papai-noel na véspera de natal. Também adoro barulho do shutter da minha máquina predileta (mas, meu não faz "clack-clack").



Adoro comida feita no fogão (se for de lenha, então...) e café no coador de pano.

[ ]s.


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 01 de Outubro de 2007, 22:36:51
Citar
Vejo com bons olhos as câmeras compactas Sony com lentes Zeiss e a Panasonic com lentes Leica ... será a minha próxima tentativa.

Ihh é melhor não acreditar em tudo o que vê (até porque hoje em dia até celulares da Nokia têm lentes Carl Zeiss) rs
Claro que depende do modelo da câmera, mas não espere muito de uma compacta.
Cada modelo tem seus prós e contras. Tem que estabelecer prioridades para fazer a melhor escolha :)


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 02 de Outubro de 2007, 08:48:07
Já fui um "fanático por fotografia",


Você disse: "Já fui"?!!!

Eu não acredito nisso. A picada desse bicho provoca efeitos colaterais para a vida toda. Ao que me parece - me corrija se eu estiver enganado - o relato de sua experiência, rico em detalhes, nos mostra uma paixão ainda latente.

À todos quantos tiveram experiência com filme um dia, eu acredito que o conhecimento adquirido se transforma num ritual, seja no trabalho prático com a fotografia, seja numa conversa entre amigos a respeito do assunto, seja na discussão sobre a evolução tecnológica do setor. Sim, digo que é um RITUAL porque, nós que gostamos do filme, tratamos dele exatamente com esse entusiasmo. E não é pra menos, pois, quem já vivenciou esse mundo químico sabe do que estou falando.
-22.352971,-48.775582


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #7 Online: 02 de Outubro de 2007, 08:54:07
Lyra;

De fato, há coisas novas a aprender na fotografia digital, mas em meu entendimento muito mais na área do tratamento da imagem. Na captura é preciso somente entender os limites de latitude.

Na operação, por outro lado, se você usar uma câmera digital como antes usava uma cãmera mecânica, em modo Manual, é igualzinho, somente variando o lugar onde o comando é feito.

No meu caso, uso um corpo 300D (digital) com um adaptador e lentes mecãnicas de rosca m42. O que faço? Diafragma igual, regulado na lente. Velocidade regulada em um dial no corpo da cãmera. Foco regulado na lente. Igualzinho fotografia química.