Autor Tópico: Teleobjetiva para fotografar espetáculos teatrais: Sigma 70-200 ou Nikon 80-200?  (Lida 9633 vezes)

Alex Biologo

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Resposta #15 Online: 27 de Setembro de 2007, 18:17:39
sangiometti, abordando a primeira questão eu acho que 200mm é muito pouco para que vc não seja notado na rua!

Para rua alvez a melhor lente seja uma 50-500mm EX HSM da Sigma, onde poderia ficar bem longe da pessoa, por outro lado não casa bem com fotos de eventos noturnos...

São dois estilos difíceis de conciliar em 1 lente!

Abraços
concordo...

Uma opção seria a 70-200 2.8 com TC 2X, que "transforma" ela em 140-400... mas perde-se velocidade de foco e nitidez....

Concordo, ou, numa questão mais econômica uma 80-400 direto, é uma lente relativamente boa e relativamente barata, pra fotografar sem ser visto, quanto mais distante (logo tele mais longa) melhor
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
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Miliandre Garcia

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Resposta #16 Online: 27 de Setembro de 2007, 18:48:16
É que eu pensei assim: como não posso adquirir as duas de uma vez, pensei que com uma até 200mm clara eu posso fazer fotos em lugares com pouca luz e arriscar fotos de rua, enquanto que com um range maior eu restringiria minhas possibilidades à segunda opção.
Fiz uma pesquisa sobre tais lentes que pode ajudar nosso colega acima. Nessa categoria tem mais opções do que na primeira.

* Sigma 135-400 f/4.5-5.6 DG APO
* Sigma 170-500 f/5-6.3 DG APO
* Sigma 50-500 mm F/4-6.3 DG APO
A mais cara delas é o último modelo, porém é mais versátil e as pessoas que têm gostam muito. Tem o problema de descascar, alguém estava vendendo ela aqui no fórum e ela estava mesmo toda descascada. Dizem que esse é um dos problemas das lentes Sigma cujo acabamento se deteriora com o tempo.

* Tamron 200-500 AF f/5-6.3 Di LD [IF]
Não sei nada sobre essa lente, mas começar em 200mm parece limitar bastante.

* Tokina 80-400 AT-X mm AF D f/4.5-5.6
Essa lente é bem elogiada e não é tão cara quanto às outras, porque cara todas são. Pensando a questão custo-benefício, essa lente é bem atraente.

Exceto a Sigma 50-500, as demais têm preços equivalentes.

E para uma lente com zoom tão grande é indispensável um monopé. Estou correta?
O monopé é mais versátil que o tripé?
Tenho um tripé, preciso mesmo de um monopé?
« Última modificação: 02 de Outubro de 2007, 10:17:54 por M. Garcia »


Pedro Vilas Boas

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Resposta #17 Online: 27 de Setembro de 2007, 19:37:58
Obrigada gente!
Eduardo estou avaliando essas duas possibilidades:
Sigma 70-200 f/2.8 DG MACRO APO HSM EX
Nikon AF 80-200 mm f/2.8D M

A opinião de vocês e os pareceres técnicos estão sendo fundamentais.

Alex e Tiago estou vendo as fotos, obrigada pelas indicações.

agraedço eu também
que, não sei por que, me passou despercebido esse topico. e me tirou duvidas.
mas falta uma duvida


entre a sigma e a nikkor. todos deram opnioes... e pelo q vi. parecem ser mto boas lentes.

mas oq eu quero saber é o seguinte.
eu tenho uma Nikon FM2 (http://carvalhofoto.com.br/produtos.htm#35)
MAS não sei como funciona o fotometro de uma SLR.

alguem sabe se eu comprar essa ela vai funcionar bem na minha FM2?
oq eu digo com funcionar bem.. a maquina vai fotometrar corretamente?


ou eu estaria investindo um dinheiro muito alto em uma lente e utilizando poucos (ou quase nenhum) recursos dela, podendo então comprar uma com menos negocios automaticos e mais barata?

é justamente o que eu queria.
uma zoom 80~200 (50mm+ que seja) bem simples e boa.
gente, eu aproveitei o topico pq a minha duvida é a mesma..
mas no caso da lente e da compatibilidade da camera...

a pergunta eu fiz ai em cima onde está "citado"

alguem pode tirar minha duvida... no caso do fotômetro.


obrigado ;)

acho q passei despercebido ^^


Guto Marc

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Resposta #18 Online: 27 de Setembro de 2007, 23:26:42
Miliandre, monopé é legal, pois te dá bem mais agilidade do que tripé. Fotografar teatro com tripé é bme mais difícil justamente por causa da movimentação de palco. Nesas horas o monopé ajuda bastante, pois dá estabilidade sem tirar a mobilidade.
Em relação à slentes que você mostrou, eu optaria pela 50-500. É a melhor qualidade ótica das 3, com grande versatilidade e ainda com a vantagem de chegar a 500mm, que é coisa pra caramba se considerarmos que as digitais ainda sofrem com crop de 1,5.
A 170-500 perde em nitidez, principalmente em 500mm, que é justamente o objetivo. Não é uma lente ruim, mas considere isso na hora da compra. Dá para achar ela usada por R$1200, bem mais barata que a 50-500.
A Tokina 80-400 o Tales-SP tem uma, que era do Leo. O Leo pode dar alguma ajuda, pois essa lente eu nunca usei.
( aliás, alguém fala com o Tales ?? O cara sumiu !!!! )
Não sei qual cidade voê está, mas se for SP/Rio/BH ou outra capital, tente ir a um encontro do pessoal. Sempre rola muita troca de informação, e uma grande oportunidade de testar equipamentos.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Miliandre Garcia

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Resposta #19 Online: 01 de Outubro de 2007, 07:28:37
Agradeço muito ao Alex, Tiago, Guto, Eduardo e Pedro pelas instruções técnicas.
Tenho lido avaliações e comparativos em outros sites e fóruns onde, aliás, encontrei alguns de vocês por lá.

Deste tópico podemos concluir, portanto, que para fotografias de espetáculos utiliza-se um tipo de lente mais clara e zoom moderado; enquanto que para fotografias de rua recomenda-se um zoom mais longo, o fator claridade vem depois desse item.

* Na primeira categoria (fotografia de espetáculos), as alternativas mais acessíveis dentre as existentes são:
- Sigma 70-200 mm f/2.8 DG MACRO APO HSM EX
http://www.fredmiranda.com/reviews/showproduct.php?product=102&sort=7&cat=myprod&page=1

- Nikon AF 80-200 mm f/2.8D M
http://www.fredmiranda.com/reviews/showproduct.php?product=114&sort=7&cat=myprod&page=1

Por diversos fatores, a maioria dos usuários tendem a escolher a primeira opção, mesmo com a questão do controle de qualidade e acabamento da lente. Mas quem tem a Nikon também não costuma reclamar, pelo contrário.
Mais informações e comentários:
http://www.digiforum.com.br/viewtopic.php?t=31655&postdays=0&postorder=asc&start=0

* Na segunda categoria (fotografia de pessoas desconhecidas) existe uma gama maior de lentes e também de preços. Concentrei-me nas "não-originais".
- Sigma 135-400 f/4.5-5.6 DG APO
http://www.fredmiranda.com/reviews/showproduct.php?product=181&sort=7&cat=myprod&page=1

- Sigma 170-500 f/5-6.3 DG APO

- Sigma 80-400mm f/4.5-5.6 DG EX OS
http://www.fredmiranda.com/reviews/showproduct.php?product=223&sort=7&cat=myprod&page=1

- Sigma 50-500 mm F/4-6.3 DG APO
http://www.fredmiranda.com/reviews/showproduct.php?product=105&sort=7&cat=myprod&page=1

- Tokina 80-400 AT-X mm AF D f/4.5-5.6
http://www.fredmiranda.com/reviews/showproduct.php?product=239&sort=7&cat=myprod&page=1

- Tamron 200-500 AF f/5-6.3 Di LD [IF]
http://www.fredmiranda.com/reviews/showproduct.php?product=248&sort=7&cat=myprod&page=1

Bem, estou me concentrando na primeira opção, mas na medida que for agregando informação edito o tópico.

Valeu gente pelo auxílio! ;)

P.S.1: Em ambos os casos estude a possibilidade de adquirir um monopé (espetáculos) e um tripé (rua). As marcas mais conceituadas são: Manfrotto e Gitzo.
P.S.2: Pedro, não sei responder sua questão, mas alguém saberá. ???
P.S.3: Guto, em breve farei o curso do Leo e juntarei-me ao grupo de São Paulo. :)

« Última modificação: 02 de Outubro de 2007, 10:18:47 por M. Garcia »


Guto Marc

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Resposta #20 Online: 01 de Outubro de 2007, 08:26:19
Miliandre, você sintetizou bem o tópico... é por aí mesmo.
O grande problema na fotografia é que é um sistema ganha-perde. Não existe equipamento perfeito e que "faz tudo". Portanto, sempre você perde em um ponto, mesmo ganhando em outro.
Usando as lentes do tópico: a 70-200 2.8 sigma: você ganha em luminosidade, mas perde em range, por ser mais "curta" ( até 200mm ) / 50-500 Sigma: você ganha em range, mas perde em luminosidade.... Por isso a fotografia é responsável pela nossa falência bancária....kkkkkkk
Legal.. Qdo estiver em SP além do curso do Leo vá a algumas saídas fotográficas. É legal porque sempre tem muito equipamento pra testar, e o pessoal é bem legal.

bjos,

guto
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Pedro Vilas Boas

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Resposta #21 Online: 01 de Outubro de 2007, 16:51:16
[...]
 as alternativas mais acessíveis são:
- Sigma 70-200 mm f/2.8 DG MACRO APO HSM EX

- Nikon AF 80-200 mm f/2.8D M
acessível??? essas lentes sao bem caras  :P ;)
rsrsrsss
numa tele-zoom com claridade de 2.8 eu não espero menos que 3 mil reais rsrs

quanto a minha duvida,
eu ja consegui solucionar :) :)
vou pegar uma nikkor 70-300 ED (sem ser VR ou G)
mais baratinha
mas vou ainda brincar com a minha 50mm por algum tempo.. relembrar as coisas que aprendi no curso há um ano =)



É legal porque sempre tem muito equipamento pra testar
ôô ô...
quem dera. eu ia saber tudo oq comprar , sem medo de errar na compra ;)


Miliandre Garcia

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Resposta #22 Online: 01 de Outubro de 2007, 17:03:46
É Pedro: acessíveis dentro das possibilidades que se apresentam e não dentro das nossas possibilidades.  :o
Acho até que vou trocar a frase por: "dentre as possibilidades existentes, a indústria da fotografia impõe aos fotógrafos (profissionais e amadores) apenas duas alternativas nada viáveis à maioria dos brasileiros".
« Última modificação: 02 de Outubro de 2007, 10:19:20 por M. Garcia »


Guto Marc

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Resposta #23 Online: 01 de Outubro de 2007, 22:37:56
Pedro, em qual cidade você está ? Sempre rola encontro do pessoal dos fóruns, e o intercâmbio de equipamentos é grande. O problema é você testar uma D2X com 70-200VR.... depois você passa semanas sem dormir...rs
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Pedro Vilas Boas

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Resposta #24 Online: 02 de Outubro de 2007, 06:40:24
Pedro, em qual cidade você está ? Sempre rola encontro do pessoal dos fóruns, e o intercâmbio de equipamentos é grande. O problema é você testar uma D2X com 70-200VR.... depois você passa semanas sem dormir...rs
é rio de janeiro ...

muuuuuito no futuro. por ex.. qdo eu achar q eu gosto mesmo de fotografia e tal...  (pq no começo é mais euforia do que outra coisa.)

ai eu compro uma nikon profissional mesmo... dakelas q há 10 anos foram top do top.
ai sim vai ter a opção do AF.... etc etc...
e com compatibilidade às lentes VR (bom , tomara q altuma camera de filme tenha compatibilidade com as lentes VR, G.. etc)

o filme mesmo eu nao queria trocar.. eu gosto deles


TiagoDegaspari

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Resposta #25 Online: 02 de Outubro de 2007, 10:05:47
Guto Marcondes ...
Citar
Pedro, em qual cidade você está ? Sempre rola encontro do pessoal dos fóruns, e o intercâmbio de equipamentos é grande. O problema é você testar uma D2X com 70-200VR.... depois você passa semanas sem dormir...rs

Hehehehehe... é verdade!
A D2X não me apaixonei, mas pela VR eu não resisti!

:)