Autor Tópico: Fine e Standart (acho que escreve assim)  (Lida 7804 vezes)

Groba

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.741
  • Sexo: Masculino
  • 😍👉 http://groba.me
    • groba.me
Online: 11 de Junho de 2005, 00:57:50
Galera,

tenho uma dúvida, qual é a real diferença para as fotos feitas na opção FINE ou STD nas cameras Sony?
Pois os arquivos produzidos em modo FINE tem o doblo do tamanho. Fiz alguns teste e não consegui perceber a diferença.
Alguem saberia me explicar isso? Vale a pena tirar as fotos em modo FINE?
Faz alguma diferença para impressão?
Obrigado!

 


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #1 Online: 11 de Junho de 2005, 02:46:31
Sempre se deve tirar a foto na maior resolução e principalmente
com a menor compressão possível.
Quanto maior for o tamanho da impressão maior vai ser a diferença.
Para facilitar vc ver a diferença da zoom na imagem...


 


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #2 Online: 11 de Junho de 2005, 02:57:05
Citar
Sempre se deve tirar a foto na maior resolução e principalmente
com a menor compressão possível.
Quanto maior for o tamanho da impressão maior vai ser a diferença.
Para facilitar vc ver a diferença da zoom na imagem...

Opa... o que o Pictus falou realmente na maioria das câmeras funciona assim e inclusive devem ser procedimentos a serem feitos... Porém, nas câmeras da série P da Sony eu tb não notei nenhuma diferença ao mudar do modo fine para o standard a não ser o tamanho menor do arquivo de foto. Lembro-me que na época eu fiz foto em sequencia de foto mudando apenas isto e não notei diferença.
Agora em relação ao tamanho em "pixels", sem dúvidas que há grande diferença de qualidade ao tirar em resolução maior.
E na dúvida, se vc tiver um cartão suficiente (ou vários cartões) para a quantidade necessária para você, tire sempre na resol. fine.

(Mas eu particularmente tiro na qualidade standard, mesmo tendo um cartão que seria suficiente para tirar fotos na qualidade fine em quantidades necessárias)

Agora em outras câmeras, como Olympus, Minolta e principalmente fuji, você nota muita diferença entre uma qualidade e outra.

Nas Sonys até a compensação de sharpness, brilho, compensação, etc quase não muda nada na foto... vc tem que colocar +2 para se notar alguma diferença... ao contrário do que ocorre com outras câmeras de outras marcas em que vc mudando 0,3 já muda bastante coisa.

Acho que muitas das funções das câmeras Sony's são "enfeites".
(não sei como ocorre nos modelos novos da série S)

Abraços,


Renato
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



Groba

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.741
  • Sexo: Masculino
  • 😍👉 http://groba.me
    • groba.me
Resposta #3 Online: 11 de Junho de 2005, 16:10:21
Citar
Sempre se deve tirar a foto na maior resolução e principalmente
com a menor compressão possível.
Quanto maior for o tamanho da impressão maior vai ser a diferença.
Para facilitar vc ver a diferença da zoom na imagem...
Pictus,

também penso isso, mas fiz testes e não percebi as diferenças. Muito estranho.
Usei uma P200 e a minha F828.
O que consegui perceber foi a redução em KB no tamanho do arquivo.
Mistério.


Groba

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.741
  • Sexo: Masculino
  • 😍👉 http://groba.me
    • groba.me
Resposta #4 Online: 11 de Junho de 2005, 16:13:04
Citar
Citar
Sempre se deve tirar a foto na maior resolução e principalmente
com a menor compressão possível.
Quanto maior for o tamanho da impressão maior vai ser a diferença.
Para facilitar vc ver a diferença da zoom na imagem...

Opa... o que o Pictus falou realmente na maioria das câmeras funciona assim e inclusive devem ser procedimentos a serem feitos... Porém, nas câmeras da série P da Sony eu tb não notei nenhuma diferença ao mudar do modo fine para o standard a não ser o tamanho menor do arquivo de foto. Lembro-me que na época eu fiz foto em sequencia de foto mudando apenas isto e não notei diferença.
Agora em relação ao tamanho em "pixels", sem dúvidas que há grande diferença de qualidade ao tirar em resolução maior.
E na dúvida, se vc tiver um cartão suficiente (ou vários cartões) para a quantidade necessária para você, tire sempre na resol. fine.

(Mas eu particularmente tiro na qualidade standard, mesmo tendo um cartão que seria suficiente para tirar fotos na qualidade fine em quantidades necessárias)

Agora em outras câmeras, como Olympus, Minolta e principalmente fuji, você nota muita diferença entre uma qualidade e outra.

Nas Sonys até a compensação de sharpness, brilho, compensação, etc quase não muda nada na foto... vc tem que colocar +2 para se notar alguma diferença... ao contrário do que ocorre com outras câmeras de outras marcas em que vc mudando 0,3 já muda bastante coisa.

Acho que muitas das funções das câmeras Sony's são "enfeites".
(não sei como ocorre nos modelos novos da série S)

Abraços,


Renato
Renato,

parace de enfeite mesmo :)
Bom, na dúvida estou tirando as fotos em Fine, mas aja memory stick.
Estou para comprar uma CF de 2G e ai resolvo o problema.
O que complica é ficar manipulado estes arquivos grandes, meu PC sofre.


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #5 Online: 11 de Junho de 2005, 18:16:30
Tente fazer interpolações ou mesmo manipulações pesadas em cima de um arquivo muito e outro pouco comprimido, o que foi muito comprimido, como o Pictus disse com razão, vai começar a mostrar artefatos, defeitos de imagem, falta de detalhes bem antes do que sofreu menor compressão. É meio complicado para comparar um com o outro, mesmo com um zoom de 200% não se nota diferença, Groba, mas experimenta jogar 400% ou fazer interpolações a partir de ambos. E isso indepente da marca da câmera, compressão é compressão.

[]'s.
« Última modificação: 11 de Junho de 2005, 18:17:19 por Guss »
Nikon/Panasonic Gear


bervieira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 48
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 11 de Junho de 2005, 18:50:12
Oi Groba.
Talvez uma relíquia tire sua dúvida.
Tenho uma Mavica FD92 com 1,6 Mpixels de resolução e ela também tem dois modos de ajuste: Fine e Standard.
No modo standard o tamanho do arquivo fica mesmo menor. Quando ainda era difícil comprar Memory Stick e tinha que gravar as fotos em diskette a gravação era obrigatório usar o modo standard por causa do tamanho. Quando consegui meu primeiro Memory stick e passei a usar o modo Fine a qualidade de imagem melhorou muito. Percebe-se isso aumentando bem o Zoom da imagem no computador. Como no caso que eu citei se trata de uma máquina de 1,6 Mpixels, estas diferenças aparecem mais facilmente. Atualmente, com uma F828 ajusto somente no modo fine. Como a resolução é muito superior, estes detalhes não aparecem tanto. Creio que a diferença entre Fine e Standard será percebida no momento de imprimir as fotos em grandes dimensões. Faça um teste ajustando a máquina na menor resolução e tire uma foto no modo Fine e depois no Standard. Após descarregar no computador verifique as diferenças dando um zoom na imagem, acima de 200%.
Aliás, por curiosidade, ainda tenho minha Mavica até hoje, desde 2001, em pleno uso (faz macros muito bons). Nunca deu problema e imprimo fotos com ótima qualidade em tamanhos superiores a 15 x 20.
« Última modificação: 11 de Junho de 2005, 19:04:13 por bervieira »
Bernardo Halfeld
Canon EOS 20D, Lentes Canon EF 28-135 mm IS USM e Compact-Macro 50 mm. Sony F828 + Lente close up, Sony Mavica FD92, Sony DSC W200 e um tripé.


Danilo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 858
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #7 Online: 11 de Junho de 2005, 21:55:08
Para internet não dá para reparar mesmo. Mas por exemplo, se você tirar uma foto subexposta e quiser compensar no PS depois, você terá melhores resultados em fotos com menos compressão.

Para você ter noção da compressão (não sei se é igual a sua câm), na minha D70 o FINE tem a razão de 1:4 de compressão, o NORMAL 1:8 e o BASIC 1:16. Então dá para ver que há uma compressão mais forte. Na minha G5 eu noto a diferença do FINE para o SUPERFINE, mas pode haver câms que não há grande diferença.


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #8 Online: 12 de Junho de 2005, 05:36:18
Bem, é claro que em Câmeras diferentes como a FD-92 (que é outra linha da Sony) e a série F (no caso a F-828)  existe uma clara diferença de um arquivo compactado (standard) e um arquivo "cheio" (fine)... mas continuo dizendo que nas cÂmeras da sony, principalmente da série P, não há diferenças ou se há, são muito pouco significativas para você tirar uma foto no modo fine em detrimento do modo standard. A não ser que vc tenha espaço de sobra de cartão e HD depois.
Tanto é que tenho uma F-77 da sony tb e só tiro no modo fine porque realmente dá diferença entre um modo e outro. Mas na p-43 e p-73 que tenho, estão configuradas para tirar em modo standard mesmo porque infelizmente não achei diferença de qualidade! Juro mesmo... só percebo que o tamanho da imagem é o dobro.

Pelo que percebi, as sonys da série "P" tira ou tiraria uma foto normal em modo standard mesmo (em questão de qualidade) e tenta converter em fine via software ou coisa do tipo, pois visivelmente falando e ampliando "o zoom em até 200%", não se nota diferença! E isto é "intrigante"! Não era para ser normal! Ou então minhas câmeras p-43 e p-73 são do Paraguai, sei lá...

Ah, e em câmeras como a D-70 da nikon por exemplo, puxa... tem uma grande diferença de qualidade entre o modo fine e standard. Tanto é que tem fotos em modo fine tirada em 2,0 megapixel que é até maior do que uma em 6,0 megapixel tirada no modo standard. Pelo menos é o que acontece tb com a 350D da Canon.

E assim como acontece com câmeras da Minolta, Canon e Fuji (principalmente).

Vou tentar depois colocar uma foto idêntica tirada com um modo e com o outro na maior resolução da p-43 para os senhores observarem.

Bem, e quanto ao "peso" das fotos e a necessidade de compressão depois, a dica é ir no photoshop em automate/bath e ir no diretório das fotos e convertê-las em jpg na qualidade 10 (de 12) que vai no photoshop. Já reduz relativamente bem o tamanho do arquivo e não perde-se muita qualidade. E se você não for imprimir a foto, grave na qualidade 8 mesmo no photoshop para o arquivo ficar ainda menor.

Ah, e grave as fotos em CD's DVD's hehehe

Abraços,


Renato

 
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



MarcosT

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 18
    • http://marcost.fotopic.net
Resposta #9 Online: 13 de Junho de 2005, 21:14:11
Dá uma olhadinha no site:

www.mtmello.hpg.ig.com.br/a60/

 

[]s
Marcos


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #10 Online: 13 de Junho de 2005, 23:34:42
Citar
Dá uma olhadinha no site:

www.mtmello.hpg.ig.com.br/a60/

Opa... Legal o link Marcos...

Bom, apesar de termos uma cÂmera diferente no teste, eu já tive uma Canon a300 e percebia "nitidamente" a diferença entre uma foto e outra. Já nesse teste da A60 o próprio "testador" disse não viu diferenças significativas que justifique o uso do modo fine em detrimento do normal (não falou sobre o modo econômico), conforme segue o texto retirado do site: "Bem, acho que agora você pode tirar suas próprias conclusões. Eu, na minha opinião, julguei que o modo Normal é praticamente imperceptível, tanto a olho nu,
quanto a uma análise um tanto quanto superficial. Somente em uma análise profunda é que é possível identificar relevante diferenças."

Já sobre a p-43 e p-73 eu não fiz um teste tão profundo como este, mas repito e praticamente afirmo que as diferenças devem ser ainda menores do que a da A60 apresentaram em suas imagens.
A sony "inventou" o modo fine. Creio que a foto nativa seja gerada no modo normal e aí via software ela dobra o tamanho do arquivo - para inglÊs ver (hehehe, no caso brasileiros) ((mas eu estou supondo somente! O teste feito por mim foi apenas superficial))

Assim como este recurso de fine, standard que não muda nada a qualidade, luz, etc... a não ser o tamanho do arquivo, outras funções da câmera são furadas!
Quem tem uma camera destas em mãos, tente mudar o EV+ 0,3... não muda em nada! Tem que colocar no "talo" +2,0EV para mudar alguma coisa.
Põe mais brilho... num muda!!! É incrível... parece-me uma câmera extremamente automática!
É complicado falar isto, ainda mais sendo dono de uma câmera assim e que ainda está querendo vender, mas fazer o que? é verdade, temos que dizer.

((heheheh, mas não é uma cÂmera tudo de ruim... quebra o galho legal e a maioria das vezes anda comigo na faculdade e em festinhas).

Abraços a todos,

Renato
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br