Autor Tópico: Dois planos na Nikon D-80  (Lida 1705 vezes)

André Fazanaro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 193
  • Sexo: Masculino
Online: 27 de Setembro de 2007, 22:03:47
Olá a todos. Bem posso dizer que já destrinchei (ou quase) por completa a máquina D-80, e não consigo focalizar dois planos. Gosto de fotogarfias em que o segundo plano aparece desfocado, mas senti a necessidade de focalizar primeiro e segundo planos juntos e não consegui. Em máquinas tipo apontar e clicar no modo automático se faz este ajuste fácilmente, porém não consigo este mesmo na opção automática (maquininha verde)da D-80. Se alguém souber e puder me ajudar eu agradeceria muito... ??? Alias aproveitando a deixa, uma vez que sou iniciante, qual é um bom flash para a D-80?
« Última modificação: 27 de Setembro de 2007, 22:23:41 por Photoman »
Muitos sonham com o sucesso, eu acordo cedo e trabalho duro para conquistá-lo. (Abílio Diniz)


mascarenhasbh

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 168
    • http://
Resposta #1 Online: 27 de Setembro de 2007, 23:07:13
para garantir o foco no primeiro plano e no fundo da imagem use diafragmas fechados.... ( numeros F grandes , como F8 , F10 etc ) um bom flash p/ uso nao profissional é o SB600. =]


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #2 Online: 27 de Setembro de 2007, 23:07:32
É fisicamente impossível ter foco em dois planos em qualquer que seja a câmera. O que é possível fazer é controlar a profundidade de campo do sistema, que nada mais é do que controlar a impressão de niidez do sistema, o controle da profundiade de campo se dá da seguinte forma:
Quanto maior a abertura, menor é a profundidade de campo.
Quanto maior a distância focal, menor é a profundidade de campo.