Autor Tópico: Dois planos na Nikon D-80  (Lida 1705 vezes)

André Fazanaro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 193
  • Sexo: Masculino
Online: 27 de Setembro de 2007, 22:03:47
Olá a todos. Bem posso dizer que já destrinchei (ou quase) por completa a máquina D-80, e não consigo focalizar dois planos. Gosto de fotogarfias em que o segundo plano aparece desfocado, mas senti a necessidade de focalizar primeiro e segundo planos juntos e não consegui. Em máquinas tipo apontar e clicar no modo automático se faz este ajuste fácilmente, porém não consigo este mesmo na opção automática (maquininha verde)da D-80. Se alguém souber e puder me ajudar eu agradeceria muito... ??? Alias aproveitando a deixa, uma vez que sou iniciante, qual é um bom flash para a D-80?
« Última modificação: 27 de Setembro de 2007, 22:23:41 por Photoman »
Muitos sonham com o sucesso, eu acordo cedo e trabalho duro para conquistá-lo. (Abílio Diniz)


mascarenhasbh

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 168
    • http://
Resposta #1 Online: 27 de Setembro de 2007, 23:07:13
para garantir o foco no primeiro plano e no fundo da imagem use diafragmas fechados.... ( numeros F grandes , como F8 , F10 etc ) um bom flash p/ uso nao profissional é o SB600. =]


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #2 Online: 27 de Setembro de 2007, 23:07:32
É fisicamente impossível ter foco em dois planos em qualquer que seja a câmera. O que é possível fazer é controlar a profundidade de campo do sistema, que nada mais é do que controlar a impressão de niidez do sistema, o controle da profundiade de campo se dá da seguinte forma:
Quanto maior a abertura, menor é a profundidade de campo.
Quanto maior a distância focal, menor é a profundidade de campo.
Quanto mais próximo do objeto em foco você estiver, menor é a profundidade de campo.

Quanto maior a profundidade de campo maior a impressão de nitidez dos objetos conforme se afastam do ponto de foco.

Pelo que percebi de seus comentários você não domina muito sobre fotografia ainda, esse tipo de controle sobre a profundidade de campo (que é fundamental nas SLR) já é um nível de controle que exige um conhecimento intermediário para que você possa dominá-lo com confiança, sugiro que você de uma procurada em alguns cursos para começar a se aprofundar no tema.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


André Fazanaro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 193
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 28 de Setembro de 2007, 11:43:18
Obrigado a todos pelas respostas e opiniões. O problema, é que fotografia para mim é uma paixão, e moro muito longe de tudo, a cidade mais próxima de mim (igual a minha) está a 100Km a capital a 400Km, e fica difícil para mim sair. Entretanto neste fórum já aprendi muito. Como sou leigo quase não escrevo, mas leio de tudo, tópicos de meu interesse ou não. Mas Agradeço a força quando puderem me ajudar... ;D ;D ;D
« Última modificação: 28 de Setembro de 2007, 11:48:36 por Photoman »
Muitos sonham com o sucesso, eu acordo cedo e trabalho duro para conquistá-lo. (Abílio Diniz)


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #4 Online: 28 de Setembro de 2007, 11:55:29
Legal, precisando estamos a disposição... :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Eduardo Proença

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.292
    • http://www.olhares.com/edup90
Resposta #5 Online: 28 de Setembro de 2007, 16:03:14
Obrigado a todos pelas respostas e opiniões. O problema, é que fotografia para mim é uma paixão, e moro muito longe de tudo, a cidade mais próxima de mim (igual a minha) está a 100Km a capital a 400Km, e fica difícil para mim sair. Entretanto neste fórum já aprendi muito. Como sou leigo quase não escrevo, mas leio de tudo, tópicos de meu interesse ou não. Mas Agradeço a força quando puderem me ajudar... ;D ;D ;D

Amigo, uma sugestão seria um curso de fotografia á distância.
Tenho absoluta certeza q te ajudaria muito na sua fotografia.
O Leo Terra que respondeu a sua dúvida acima tem um curso desses excelente.
Taí a sugestão.  ;)
Um abraço
Eduardo Proença - Rio de Janeiro
Meu Flickr


André Fazanaro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 193
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 28 de Setembro de 2007, 16:59:57
Eduardo, obrigado pela dica, vou procurar o curso hoje mesmo... Aliás, Léo, se vc voltar a ver este tópico, como funciona este curso de fotografia avançada? É on-line?
« Última modificação: 28 de Setembro de 2007, 17:04:00 por Photoman »
Muitos sonham com o sucesso, eu acordo cedo e trabalho duro para conquistá-lo. (Abílio Diniz)


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #7 Online: 01 de Outubro de 2007, 11:04:37
É on-line sim.... O curso é excelente e vai lhe oferecer muitas bases sobre a fotografia. Eu recomendo!

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #8 Online: 01 de Outubro de 2007, 15:10:26
Como já disseram é on-line e tem um conteúdo bem forte, exige dedicação, não espere encontrar um curso feijão com arroz como os cursos on-line que tem por ai porque não é... Na verdade é bem puxado, exatamente para proporcionar uma base bem sólida sobre fotografia para que você possa produzir os resultados que você espera.
O curso tem propostas de exercícios práticos, avaliações, exercícios teóricos, e por ai vai.
Qualquer dúvida é só perguntar.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


André Fazanaro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 193
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 02 de Outubro de 2007, 18:04:21
Ok, obrigado a todos, assim que me despuser de um tempo entrarei em contato...
Muitos sonham com o sucesso, eu acordo cedo e trabalho duro para conquistá-lo. (Abílio Diniz)