Autor Tópico: Milhares de dúvidas! Como iniciar na carreira?  (Lida 6137 vezes)

liiihchaves

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Online: 03 de Outubro de 2009, 01:41:38
Bem, moro em São Paulo- Capital, estou terminando o Ens.Médio e o ano que vem pretendo fazer curso de Fotografia e tenho milhões de dúvidas.

Cursos x Faculdade:  :ponder:
É uma dúvida que pode ser meio idiota, mas com certeza deve ser comum:
Se eu faço um curso de Fotografia, a faculdade após é necessária? E se eu fizer a faculdade primeiro, não preciso fazer o curso depois?
Tipo o curso do SENAC(Técnico em processos Fotográficos).


SENAC:  :ponder:
Alguém fez curso lá? É bom mesmo?

Cursos x Bolsa:  :ponder:
Conhecem algum curso que ofereça bolsa, ou algo do tipo? Ou algum curso com preço “bom”?
Qual é a média de preços dos cursos?


Tipos de cursos:  :ponder:
Quais os melhores lugares para cursos?
Há mais de um tipo de curso de fotografia que é necessário fazer para seguir Fotografia como profissão? Quanto tempo mais ou menos de curso?


Emprego:  :ponder:
Quando começar a trabalhar com fotografia? No decorrer do curso ou no final dele?
Um ex-estudante de fotografia, assim que termina seu curso, com que tipo de trabalho é recomendável ele começar (Com book’s, eventos, venda de fotos, procurando lugares que precisem de fotógrafos...)?Sei que a maioria irá falar para fazer aquilo que mais gosta, como tirar fotos de crianças e etc, mas a dúvida é aonde o mercado de trabalho é maior na fotografia? (acho que não me expressei muito bem)
Já dá para começar com trabalhos para “ganhar o pão de cada dia” ou é melhor treinar um pouco?


Câmeras:  :ponder:
Qual é a melhor câmera para inicio de curso?
Qual é a melhor câmera para fotos de paisagens, animais a distância(não precisa falar a marca, pode falar só o que é necessário em uma câmera para este tipo de fotos)?E para shows?
E se uma pessoa quer tirar todo tipo de foto um pouco(pessoas, paisagens, produtos, eventos etc), qual é o tipo/marca/modelo de câmera necessário?
Vejo que há pessoas, que apesar da tecnologia digital, ainda preferem as câmeras antigas, de filme.
Há MUITA diferença nas duas? Qual é mais recomendável?
Quanto custa em média, uma câmera boa para quem está começando na Fotografia?


Fotos de shows:  :ponder:
Umas dúvidas para quem já tirou e/ou tira fotos de shows e coisas do tipo:
O que é necessário para poder fotografar esse tipo de evento? É necessário algum tipo de documento, autorização, etc? Como o fotografo faz para conseguir tirar fotos, naquele lugar reservado para eles? Eles tem que ser contratados por alguém, ou podem ir por conta própria? E se uma pessoa apenas vai ao show, e tira as fotos, depois as divulga e/ou as vende, há algum problema?


POR ENQUANTO são somentes essas "poucas" dúvidas  :hysterical:


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #1 Online: 03 de Outubro de 2009, 15:27:52
Vou dar minha opinião. 

Se morasse em S. Paulo, meus pais pudessem bancar meus estudos, estivesse terminando o ensino médio e quisesse ingressar na carreira de fotógrafo, de imediato eu ingressaria na faculdade do Senac. Se fosse ingressar no segundo grau, faria o curso técnico do Senac. Se eu fosse matricular-me num curso de língua francesa e na Aliança estivesse muito caro, ia pro Senac também.

Questões sobre a compra da máquina, o mercado de trabalho, fotos de shows, tudo isso é tratado no curso, mas utilizando a ferramenta pesquisa você encontra muita coisa aqui.

Boas vindas!!!

Bem, moro em São Paulo- Capital, estou terminando o Ens.Médio e o ano que vem pretendo fazer curso de Fotografia e tenho milhões de dúvidas.

Cursos x Faculdade:  :ponder:
É uma dúvida que pode ser meio idiota, mas com certeza deve ser comum:
Se eu faço um curso de Fotografia, a faculdade após é necessária? E se eu fizer a faculdade primeiro, não preciso fazer o curso depois?
Tipo o curso do SENAC(Técnico em processos Fotográficos).


SENAC:  :ponder:
Alguém fez curso lá? É bom mesmo?

Cursos x Bolsa:  :ponder:
Conhecem algum curso que ofereça bolsa, ou algo do tipo? Ou algum curso com preço “bom”?
Qual é a média de preços dos cursos?


Tipos de cursos:  :ponder:
Quais os melhores lugares para cursos?
Há mais de um tipo de curso de fotografia que é necessário fazer para seguir Fotografia como profissão? Quanto tempo mais ou menos de curso?


Emprego:  :ponder:
Quando começar a trabalhar com fotografia? No decorrer do curso ou no final dele?
Um ex-estudante de fotografia, assim que termina seu curso, com que tipo de trabalho é recomendável ele começar (Com book’s, eventos, venda de fotos, procurando lugares que precisem de fotógrafos...)?Sei que a maioria irá falar para fazer aquilo que mais gosta, como tirar fotos de crianças e etc, mas a dúvida é aonde o mercado de trabalho é maior na fotografia? (acho que não me expressei muito bem)
Já dá para começar com trabalhos para “ganhar o pão de cada dia” ou é melhor treinar um pouco?


Câmeras:  :ponder:
Qual é a melhor câmera para inicio de curso?
Qual é a melhor câmera para fotos de paisagens, animais a distância(não precisa falar a marca, pode falar só o que é necessário em uma câmera para este tipo de fotos)?E para shows?
E se uma pessoa quer tirar todo tipo de foto um pouco(pessoas, paisagens, produtos, eventos etc), qual é o tipo/marca/modelo de câmera necessário?
Vejo que há pessoas, que apesar da tecnologia digital, ainda preferem as câmeras antigas, de filme.
Há MUITA diferença nas duas? Qual é mais recomendável?
Quanto custa em média, uma câmera boa para quem está começando na Fotografia?


Fotos de shows:  :ponder:
Umas dúvidas para quem já tirou e/ou tira fotos de shows e coisas do tipo:
O que é necessário para poder fotografar esse tipo de evento? É necessário algum tipo de documento, autorização, etc? Como o fotografo faz para conseguir tirar fotos, naquele lugar reservado para eles? Eles tem que ser contratados por alguém, ou podem ir por conta própria? E se uma pessoa apenas vai ao show, e tira as fotos, depois as divulga e/ou as vende, há algum problema?


POR ENQUANTO são somentes essas "poucas" dúvidas  :hysterical:

« Última modificação: 03 de Outubro de 2009, 16:17:48 por Kika Salem »


liiihchaves

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #2 Online: 03 de Outubro de 2009, 17:12:25
Vou dar minha opinião. 

Se morasse em S. Paulo, meus pais pudessem bancar meus estudos, estivesse terminando o ensino médio e quisesse ingressar na carreira de fotógrafo, de imediato eu ingressaria na faculdade do Senac. Se fosse ingressar no segundo grau, faria o curso técnico do Senac. Se eu fosse matricular-me num curso de língua francesa e na Aliança estivesse muito caro, ia pro Senac também.

Questões sobre a compra da máquina, o mercado de trabalho, fotos de shows, tudo isso é tratado no curso, mas utilizando a ferramenta pesquisa você encontra muita coisa aqui.

Boas vindas!!!


Obrigada pelas boas vindas! Então, meus pais não podem bancar o curso, eu irei tentar bolsa no SENAC :D


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #3 Online: 03 de Outubro de 2009, 22:16:59
Lili,

A gente dá algumas dicas no Social Podcast... Dá uma ouvida: www.socialpodcast.com.br

Um abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


Luiz Guarnieri

  • Trade Count: (20)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.243
  • Sexo: Masculino
  • Estou em São Paulo
Resposta #4 Online: 04 de Outubro de 2009, 21:07:49
 Vamos por partes, pois vc tem muitas perguntas.

 Mas para dar algumas respostas seria necessário saber:
 Vc já fotografa com camera SLR ou DSLR?

 Se a respota for não, então te aconselho a fazer um curso completo, o do SENAC que vc citou seria uma boa.
 Durante o curso vc vai ver o que gosta de fotografar e do que não gosta, e acredite isso existe mesmo!

 Infelismente hoje com o "digital" a profissão ficou meio banalizada, uma DSLR ficou muita acessivel a todos, o resultado é o surgimento de vários profissionais, bem ou mal preparados.
 Cursos, nunca são demais, afinal ninguém sabe tudo!
 O problema de pegar alguns trabalhos sem estar no ponto, isso coloca em risco o nome do profissional, o melhor é fazer umas assistencias para pegar o jeito do job.
 Qdo sentir e ver que tem resultados, fotos boas, vc já pode pensar em ganhar algum $$ com isso.
 O lance dos shows, é igual em qq evento de grande porte, vc tem que estar credenciado por algum veiculo ou estar contratado pela organização do evento ou patrocinadores.
 Esse tipo de foto, requer equipamento de alta qualidade, lentes claras e longas, isso custa muita grana.
 Quer realmente um conselho, começa devagar subindo degrau por degrau, é um longo caminho.



  
 
 
 
  

 
« Última modificação: 04 de Outubro de 2009, 21:10:29 por Luiz Guarnieri »


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #5 Online: 04 de Outubro de 2009, 22:13:42
Melhor que qualquer curso ou faculdade de fotografia: ser assistente de fotógrafo. Você aprende muito mais, na prática. Além da teoria da foto tem contato com situações que não se vê em aula. Faculdade de foto só vejo vantagem se vc quiser dar aula de fotografia. Faça algum curto básico para ter noção de abertura, velocidade e enquadramento e isso já é o suficiente para auxiliar um fotógrafo em várias situações. Quanto a câmera, primeiro faça o curso. falar em modelo ou marca agora é besteira. VocÊ tem que saber a sua necessidade.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada