Autor Tópico: [CINEMATECA] Fotografia em movimento  (Lida 8673 vezes)

Miliandre Garcia

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Online: 30 de Setembro de 2007, 07:40:49
Colegas do fórum:
O que acham de postar aqui referências de filmes que retrataram a vida e o trabalho de fotógrafos ou que simplesmente narram essa atividade.
Segue minha contribuição:

Título original: Robert Capa: In Love and War
Tradução: No amor e na guerra: um retrato de Robert Capa
Gênero: Documentário
Diretor: Anne Makepeace
Elenco: Goran Visnjic, Isabella Rosellini
Ano: 2003
Origem: EUA
Cor: Colorido
Sinopse:
Nascido na Hungria, em 22 de outubro de 1913, filho de pai alfaiate e mãe costureira, André Friedmann mudou para Berlim após ter sido expulso de seu país acusado de práticas comunistas pelas autoridades policiais. Estudante de Ciências Políticas e empregado na agência de fotojornalismo Dephot, também teve de abandonar a Alemanha, como um judeu acossado pela ascensão de Hitler. Em Paris, mudou seu nome para Robert Capa, com o qual seria reconhecido como um dos maiores fotógrafos de todos os tempos, seja por seus incríveis registros da Guerra Civil espanhola, do desembarque das tropas Aliadas no Dia D da Segunda Guerra, de amigos como Ernest Hemingway, John Steinbeck e Pablo Picasso ou pela fundação, em 1947, da agência Magnum, ao lado de seus colegas Henri-Cartier Bresson, David Seymour e George Rodger, estabelecendo uma referência máxima no meio. Humanista convicto, ele acabaria vítima fatal da explosão de uma mina, enquanto trabalhava como correspondente da revista americana Life na Guerra da Indochina, na primeira metade da década de 50. O escritor John Steinbeck definiu seu talento extraordinário: "Capa provou que a máquina fotográfica é muito mais do que um frio mecanismo. Como a caneta, a foto vale o que vale o homem que a utiliza. Ela é a projeção do espírito e do coração". Aqui, mais de quarenta entrevistas com amigos, colegas, modelos e admiradores, entremeadas por imagens de arquivo e fotos de Capa são utilizadas para recontar sua admirável trajetória. Seleção Oficial do Festival de Sundance. Documentário produzido, escrito e dirigido por Anne Makepeace, que teve dois outros trabalhos - "Coming to Light: Edward S. Curtis and the North American Indians" e "Baby, It's You" - incluídos na disputa pelo Grande Prêmio do Júri em Sundance.

Informações extraídas de: http://tudonoar.uol.com.br/tudonoar/detalheFicha.aspx?fichaID=58501

« Última modificação: 02 de Outubro de 2007, 10:04:06 por M. Garcia »


Beto Eterovick

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.390
  • Sexo: Masculino
  • NOVO SITE: www.betoeterovick.fot.br
Resposta #1 Online: 30 de Setembro de 2007, 18:38:50
Eese abaixo não é sobre a vida de um fotógrafo especificamente, mas fala sobre os paparazzis:

Paparazzi
Elenco: Cole Hauser, Robin Tunney, Dennis Farina, Daniel Baldwin, Tom Hollander, Kevin Gage, Blake Michael Bryan, Tom Sizemore.
Direção: Paul Abascal
Gênero: Drama
Distribuidora: Casablanca
Estréia: 12 de Agosto de 2005

Sinopse: Bo Laramie, um grande astro de Hollywood, paga um alto preço pela fama. Sua vida é devassada por paparazzi inescrupulosos que lhe provocam um terrível acidente. Bo decide que é hora de dar o troco nos paparazzi. De caça se transforma em caçador e os paparazzi são agora suas presas.
O filme conta com as atuações marcantes de Cole Hauser, Dennis Farina, Tom Sizemore, Daniel Baldwin e participações especiais do próprio Mel Gibson, Matthew McConaughey, Chris Rock e Vince Vaughn.

Até,


Miliandre Garcia

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #2 Online: 30 de Setembro de 2007, 19:29:25
Legal Beto! Não precisa mesmo ser só sobre a vida dos fotógrafos.

Tem um documentário do fotógrafo mexicano Héctor García, se alguém encontrar dados mais precisos seria legal postar aqui.

Vou postar a referência de um citado pelos colegas no tópico da Diane Arbus.

Título original: Fur: An Imaginary Portrait of Diane Arbus
Tradução: A pele
Gênero: Drama
Diretor:
Steven Shainberg
Elenco:
Nicole Kidman (Diane Arbus)
Robert Downey Jr. (Lionel Sweeney)
Ty Burrell (Allan Arbus)
Harris Yulin (David Nemerov)
Jane Alexander (Gertrude Nemerov)
Emmy Clarke (Grace Arbus)
Genevieve McCarthy (Sophie Arbus)
Boris McGiver (Jack Henry)
Marceline Hugot (Tippa Henry)
Mary Duffy (Althea)
Emily Bergl (Allan's New Assistant)
Lynne Marie Stetson (Fiona/Naked Girl)
Gwendolyn Bucci (Dominatrix)
Christina Rouner (Lois)
Matt Servitto (Handsome Client)
Ano: 2006
Origem: EUA
Cor: Colorido
Sinopse: Casada com um homem mais velho, Diane Arbus (Nicole Kidman, vencedora do Oscar por As horas) passou muito tempo procurando o seu próprio destino. Ela sente que falta algo em sua vida - que encontra em seu vizinho, o misterioso e inacessível Lionel (Robert Downey Jr., de Beijos e tiros). Inicialmente, a fotógrafa fica assustada e, ao mesmo tempo, atraída por ele. Começa então uma estranha e intensa paixão, uma viagem ao fundo das emoções e da alma desta bela mulher, em um jogo de sedução que promete transformá-la para sempre. Baseado em uma história real.

Informações extraídas de: http://www.interfilmes.com/filme_17173_A.Pele-%28Fur.An.Imaginary.Portrait.of.Diane.Arbus%29.html
Site oficial do filme: http://www.furmovie.com/
Blog com fotos: http://oseculoprodigioso.blogspot.com/2007/03/arbus-diane-fotografia.html
Artigo "Na altura da carne e depois do espelho", de Mauricius Farina: http://www.studium.iar.unicamp.br/13/4.html?studium=index.html

P.S.: Assisti a esse filme hoje e Diane Arbus não foi casada com um homem mais velho, mas sim com um homem mais pobre. Ela vivia uma vida doméstica e auxiliava o marido no trabalho como fotógrafo publicitário, mas sentia-se sufocada com aquela situação, até que conhece um homem que lhe apresenta uma outra face da realidade, outras perspectivas e vive uma intensa paixão. O filme trata pouco do trabalho de Diane, concentra-se nos dilemas existenciais da fotógrafa. Aliás, o filme coloca esses dilemas internos e essa paixão atípica como principal fator que despertou esse olhar, essa a sensibilidade de Diane sobre um mundo pouco explorado. Ainda estou digerindo o filme. Mas vale a pena assistir porque a história é, no mínimo, inquietante. Tira a gente de um lugar cômodo e confortável e remete ao mundo cheio de conflitos.
« Última modificação: 02 de Outubro de 2007, 10:03:17 por M. Garcia »


hakkinen

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 334
  • Sexo: Masculino
    • http://www.tr2fotografia.com
Resposta #3 Online: 30 de Setembro de 2007, 19:49:42
Título: Evandro Teixeira - Instantâneos da Realidade
Gênero: Documentário
Distribuidora: Paris Filmes
Ano de Produção: 2005
Duração: 76 minutos


Trata-se de um documentário sobre a fotografia de Evandro Teixeira- um dos maiores nomes do fotojornalismo brasileiro. Fala da trajetória e obra de Evandro, cujas imagens, a maioria em preto e branco, eternizaram os principais episódios políticos do paÍs desde a década de 60 e flagraram pelo mundo instantes de guerra, gloria e glamour. Da queda do governo Allende, no Chile, aos desfiles de moda em Paris, passando por Copas do Mundo e Jogos Olímpicos, a obra do Evandro é muito abrangente. E a idéia do documentário é justamente apresentar a riqueza do conjunto dessa obra.

Depoimentos:
- Chico Buarque
- Fritz Utzeri
- Marcos Sá Correia
- Sebastião Salgado


Comentários: Documentário muito bom! Assisti ontem durante uma palestra com o próprio Evandro Teixeira promovida pelo IFOTO daqui de Fortaleza.
Rafael Ramos - tr² :: Fotografia


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #4 Online: 01 de Outubro de 2007, 13:10:02
Henri Cartier-Bresson: The Impassioned Eye

Um documentário onde ele é entrevistado, comenta imagens, e vários cologas, amigos e admiradores também. Interessante para conhecê-lo, saber um pouco mais sobre sua personalidade, mas não espere nenhuma revelação espetacular sobre ele ou sua obra.

William Eggleston In the Real World

Documentário. Acho mais interessante que o sobre Cartier-Bresson, mas é meio experimental, feito com camcorder digital. Seu ritmo e approach podem não agradar a muitos. William Eggleston é uma figura tão emblemática quanto suas imagens. Nesse documentário a câmera tem a visão de uma pessoa que está fazendo um estágio, acompanhando o seu trabalho numa locação, por isso é meio parado, fica-se observando o que ele faz para que tenhamos a chance de entender sua visão. Depois o acompanhamos em uma palestra, passamos por seus trabalhos, conhecemos um pouco mais da sua vida. Não é para todos, mas acho interessante especialmente para aqueles momentos em que estamos com a mente aberta, queremos ver alguma coisa e não sabemos exatamente o quê.

Abraços,

José Azevedo


MateusZF

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.416
  • Sexo: Masculino
  • Você vê o mundo com a sua lente interior.
Resposta #5 Online: 01 de Outubro de 2007, 13:43:49
-Em busca da Honra
Sequência, -Cartas de Iwo Jima
Clint Estwood
----
Fomos Heróis
Mel Gibson
-------
Tem um filme muito bom com artista conhecidos, que rtarata a vida dura de fotógrafos na Guerra da Iuguslávia, mas esqueci o nome, vale a pena assistir, com Elizabeth Mastrantonio.
----
Tem outro de Máfia Italiana, que o Joe Pesci interpretava um fotógrafo conhecido da máfia.
----
Muitos...

abraços
Mateus

Minha máquina fotográfica e prolongamento natural do meu braço.
Foto é algo que depende de uma certa visão... De quem fotografa, de quem vê e de quem interpreta...

www.ribeiraopreto.sp.gov.br
http://www.meadiciona.com/mateuszf


padu

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 444
  • Sexo: Masculino
  • I have ten fingers
    • Padu Casual Photography
Resposta #6 Online: 01 de Outubro de 2007, 15:24:45
Blood Diamond

Nao eh exatamente sobre fotografia, mas tem a Jeniffer Connely no papel de uma fotografa de guerra usando uma leica rangefinder. O filme eh razoavel no geral.
http://www.flickr.com/photos/padu_merloti/ http://padu.merlotti.com <br />Sony Alpha 100, Minolta Maxxum 7, Toyo4x5  View Camera, Calumet 4x5 View Camera, 1942 US Navy 4x5 Combat Camera, Voighlander Bessa R, Canon Powershot SD800, Minolta Maxxum 7000 (aposentada), Zenit 12XP (aposentada)<br />San Diego, California


Petrucio Moraes

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 48
    • http://www.flickr.com/photos/petruciomoraes/
Resposta #7 Online: 01 de Outubro de 2007, 22:32:15
Tem o clássico Blow-Up (Depois daquele beijo), de Michelangelo Antonioni.
O enredo enfoca o envolvimento de um fotógrafo em um crime, que ele descobre ao ampliar fotos feitas em um parque e descobre o que parece ser ser um cadáver escondido nos arbustos. Obcecado, ele começa a investigar e se vê envolvido em situações bizarras... Ele tenta elucidar o caso cercado de mistério, sem temer eventuais riscos.

Esse é obrigatório!
Elton Petrúcio Moraes
Nikon D70s / Nikkor 18-70mm
www.flickr.com/photos/petruciomoraes


Petrucio Moraes

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 48
    • http://www.flickr.com/photos/petruciomoraes/
Resposta #8 Online: 01 de Outubro de 2007, 22:48:51
Outro muito interessante é o Femme Fatale (de Brian De Palma), com Antonio Banderas no papel de um fotografo Paparazzi.

Vale a pena assistir.
Elton Petrúcio Moraes
Nikon D70s / Nikkor 18-70mm
www.flickr.com/photos/petruciomoraes


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 02 de Outubro de 2007, 12:48:48
Recomendo o "Nascidos em Bordéis" que retrata o trabalho de um fotógrafa americana que tenta dar uma vida melhor através da fotografia para crianças filhas de prostitutas dos bordéis indianos.

É um documentário muito emocionante.

http://br.cinema.yahoo.com/dvd/filme/13513/nascidosembordeis
http://discaciate.blogspot.com/2006/04/nascidos-em-bordis.html

Abraços

Cassio


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 03 de Outubro de 2007, 11:59:50
Tem o clássico Blow-Up (Depois daquele beijo), de Michelangelo Antonioni.
O enredo enfoca o envolvimento de um fotógrafo em um crime, que ele descobre ao ampliar fotos feitas em um parque e descobre o que parece ser ser um cadáver escondido nos arbustos. Obcecado, ele começa a investigar e se vê envolvido em situações bizarras... Ele tenta elucidar o caso cercado de mistério, sem temer eventuais riscos.

Esse é obrigatório!
Minha recomendação também  ;D ;D ;D

É um dos meus filmes favoritos, vide avatar
<------------------------


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #11 Online: 03 de Outubro de 2007, 19:16:02
Tem também Funny Face, com Fred Astaire e Audrey Hepburn, onde Astaire faz um fotógrafo (baseado em Richard Avedon, com Rolleiflexes e tudo) que "descobre" Audrey Hepburn em uma livraria. Simpático, gostoso de ver.


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #12 Online: 13 de Outubro de 2008, 20:07:45
Recomendo o "Nascidos em Bordéis" que retrata o trabalho de um fotógrafa americana que tenta dar uma vida melhor através da fotografia para crianças filhas de prostitutas dos bordéis indianos.

É um documentário muito emocionante.

http://br.cinema.yahoo.com/dvd/filme/13513/nascidosembordeis
http://discaciate.blogspot.com/2006/04/nascidos-em-bordis.html

Abraços

Cassio

Assino embaixo da indicação do Cassio.
O documentário "Nascidos em bordéis" é um projeto conduzido pela fotógrafa Zana Briski com mulheres e crianças que vivem numa região de bordéis na cidade de Calcutá, na Índia, chamada bairro da Luz Vermelha. Inicialmente, a fotógrafa tinha como intenção retratar a vida das prostitutas dessa região, mas o contato com as crianças levou-a a tentar modificar a realidade daquelas crianças através da fotografia.
O documentário é ao mesmo tempo estimulante e frustrante, por uma série de questões que só assistindo para entender.

Título original: Born Into Brothels: Calcutta's Red Light Kids
Tradução: Nascidos em Bordéis
Gênero: Documentário
Diretor: Zana Briski e Ross Kauffman
Elenco: Shanti Das, Avijit, Suchitra, Manik, Gour, Puja Mukerjee, Tapasi, Mamuni e Kochi
Ano: 2004
Origem: Índia/EUA
Cor: Colorido
Sinopse:
http://www.interfilmes.com/filme_16244_Nascidos.em.Bordeis-(Born.Into.Brothels.Calcutta.s.Red.Light.Kids).html



Dia desses assisti ao filme "Delírios" na HBO que está sendo reprisado várias vezes.
É a história de um paparazzi que se esforça para convencer a si mesmo e aos outros que tem um trabalho digno e reconhecido no mercado de revistas e no mundo das celebridades. O esforço é em vão porque, além de não convencer ninguém, nem mesmo aos seus pais, comete toda sorte de desatinos. Apesar de ser bem engraçado devido às atrapalhadas do personagem central, é uma comédia, a vida do paparazzi é meio deprimente.

Título original: Delirious
Tradução: Delírios
Gênero: Comédia
Diretor: Tom DiCillo
Elenco: Steve Buscemi (Les Galantine), Michael Pitt (Toby Grace), entre outros.
Ano: 2006
Origem: EUA
Cor: Colorido
Sinopse:
http://www.adorocinema.com.br/filmes/delirious/delirious.asp



Henri Cartier-Bresson: The Impassioned Eye

Um documentário onde ele é entrevistado, comenta imagens, e vários cologas, amigos e admiradores também. Interessante para conhecê-lo, saber um pouco mais sobre sua personalidade, mas não espere nenhuma revelação espetacular sobre ele ou sua obra.

Se esse for o documentário que eu assisti esses dias, produzido ou exibido pela Eurochannel, não sei exatamente, é muito bom mesmo. Mostra o fotógrafo em ação, sendo entrevistado de forma espontânea por amigos e conhecidos, enfim, vale a pena assistir. Não conta nada da vida pessoal nem de nenhuma extravagância do fotógrafo, como é típico das biografias. Aliás Henri Cartier-Bresson é enfático ao dizer que ninguém precisa saber dessas coisas, o que interessa de fato é o seu trabalho e nada mais além disso.
« Última modificação: 14 de Outubro de 2008, 00:24:01 por Kika Salem »


rafaelfrota

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 250
  • Sexo: Masculino
  • "Toda a arte é absolutamente inútil" (O. Wilde)
    • http://www.rafaelfrota.com
Resposta #13 Online: 13 de Outubro de 2008, 22:14:27
The Governess
http://www.imdb.com/title/tt0120687/

Vale a pena pela fotografia DO filme e pelas fotografias NO filme  :snack:

(E a Minnie Driver está linda, diga-se de passagem)

Quanto a "born into brothels", não tenho nem o que falar...os amigos disseram tudo. Emocionante do inicio ao fim


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #14 Online: 23 de Novembro de 2008, 12:31:36
No dia 5 de dezembro, às 18:30h, a programação da série "Catálogo", do Canal Brasil, exibirá um documentário acerca um dos mais renomados e versáteis fotógrafos brasileiros, Evandro Teixeira.

Imagino que se trata do documentário "Evandro Teixeira - Instantâneos da Realidade".

Título original: Evandro Teixeira - Instantâneos da Realidade
Gênero: documentário
Diretor: Paulo Fontenelle
Elenco: Chico Buarque, Sebastião Salgado, Rogério Reis, Fritz Utzeri, Marcos Sá Correa e Evandro Teixeira
Ano: 2004
Origem: BR
Cor: Colorido
Sinopse:
http://www.adorocinema.com/filmes/evandro-teixeira/evandro-teixeira.asp
« Última modificação: 23 de Novembro de 2008, 12:32:36 por Kika Salem »