Autor Tópico: Mercado para fotografia na Europa  (Lida 3914 vezes)

hakkinen

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 334
  • Sexo: Masculino
    • http://www.tr2fotografia.com
Online: 30 de Setembro de 2007, 16:49:53
Olá Pessoal,

Por motivos óbvios, normalmente se fala aqui no fórum sobre o mercado nacional de fotografia. Mas e o mercado europeu, como anda?

Sei que existem várias áreas para se trabalhar com fotografia como fotojornalismo, moda, publicidade e etc, etc etc. Alguem tem noção de como estão estes mercados atualmente?

Até mais,
Rafael
Rafael Ramos - tr² :: Fotografia


samuca.aguiar

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 305
Resposta #1 Online: 02 de Outubro de 2007, 11:14:24
Também quero saber sobre isso, me formo daqui 2 anos e vou sumir daqui


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #2 Online: 02 de Outubro de 2007, 11:46:19
Não sou o mais indicado para responder isso, já que também estou no país das bananas, mas vou tentar:

Vejo na Europa duas oportunidades: O mercado de arte, que é bem mais amplo e a fotografia já faz parte da cultura; e o mercado de fotojornalismo estilo "paparazzi", que apesar de eu não gostar é um setor enorme na europa, movimentando bilhões, com alguns tablóides tendo mais de uma edição diária....
Duas opções bem diversas....  ;D
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


hakkinen

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 334
  • Sexo: Masculino
    • http://www.tr2fotografia.com
Resposta #3 Online: 02 de Outubro de 2007, 21:57:53
Minha paixão é automobilismo. Então, poder cobrir corridas na Europa seria o meu interesse no momento. Já minha namorada e sócia prefere publicidade e moda.

Quanto ao estilo 'paparazzi', não sou muito fã...
Rafael Ramos - tr² :: Fotografia


Ricardo Foto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 102
  • Sexo: Masculino
    • Ricardo de Sá
Resposta #4 Online: 02 de Outubro de 2007, 23:08:39
Citar
Vejo na Europa duas oportunidades: O mercado de arte, que é bem mais amplo e a fotografia já faz parte da cultura

Bom, isto depende do país que você estiver pois tenho uma amiga fotógrafa formada pela Escola de Artes de Huesca que me comentou justamente sobre isto, na Espanha ainda não há um bom mercado de fotografias como arte, ao contrário da França, por exemplo, em que este ramo já é bem mais amplo e sólido.
Aliás, esta escola que mencionei está sendo considerada uma das melhores formações em fotografia da Espanha, dois anos em período integral e totalmente gratuito, devendo o interessado fazer uma prova de acesso.  Primeiro mundo é outra coisa.


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 03 de Outubro de 2007, 16:14:09
Acho que as maiores oportunidades estão no jornalismo, principalmente nas grandes agências internacionais, tipo Reuters, AP e AFP. Essas empresas empregam zilhares de fotógrafos de várias nacionalidades.


samuca.aguiar

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 305
Resposta #6 Online: 03 de Outubro de 2007, 19:28:36
Citar
Vejo na Europa duas oportunidades: O mercado de arte, que é bem mais amplo e a fotografia já faz parte da cultura

Bom, isto depende do país que você estiver pois tenho uma amiga fotógrafa formada pela Escola de Artes de Huesca que me comentou justamente sobre isto, na Espanha ainda não há um bom mercado de fotografias como arte, ao contrário da França, por exemplo, em que este ramo já é bem mais amplo e sólido.
Aliás, esta escola que mencionei está sendo considerada uma das melhores formações em fotografia da Espanha, dois anos em período integral e totalmente gratuito, devendo o interessado fazer uma prova de acesso.  Primeiro mundo é outra coisa.
Sabe como funciona pra estrangeiro estudar lá?


Ricardo Foto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 102
  • Sexo: Masculino
    • Ricardo de Sá
Resposta #7 Online: 03 de Outubro de 2007, 21:02:50
Samuca, pelo que eu entendi, você deve ter no mínimo 18 anos e prestar uma prova específica, além de apresentar um portfólio.

http://www.escueladeartedehuesca.org/contenidos/3-secretaria_virtual/a-accesos.html