Autor Tópico: Como vc guarda seu equipamento?  (Lida 193879 vezes)

mascarenhasbh

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 168
    • http://
Resposta #30 Online: 03 de Outubro de 2007, 19:05:45
bom isso eu tirei do manual da nikon :

Armazenamento
Quando a câmara não for utilizada durante um período de tempo prolongado, desligue a câmara,
coloque novamente a tampa do monitor, retire a bateria e armazene a bateria num local fresco e seco
com a tampa de terminal colocada. Para impedir a criação de mofo ou bolor, guarde a câmara num
local seco e com boa ventilação. Não guarde a câmara com naftalina ou com bolas de cânfora, nem
em locais que:
• tenham uma má ventilação ou estejam sujeitos a humidade superior a 60%
• estejam próximo de equipamento com fortes campos electromagnéticos, tais como televisores ou
rádios
• estejam expostos a temperaturas superiores a 50°C (por exemplo, junto a um aquecedor ou num
veículo fechado num dia de calor) ou inferiores a –10°C.


Marcelo K Motozono

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 917
Resposta #31 Online: 03 de Outubro de 2007, 20:13:45
Oi Sinval

vou mostrar como eu guardo..








a silica são os sacos brancos

abraço!


Messina

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 71
Resposta #32 Online: 04 de Outubro de 2007, 10:27:06
Sou amador e ultimamente tenho tido muito pouco tempo prá fotografar. Nesse caso os cuidados são ainda mais importantes já q o equipo fica parado por muito tempo.
Antes guardava tudo dentro da mochila, mas depois de um ponto de fungo numa 70-300ED q eu tinha e principalmente depois de ter investido em lentes mais caras resolvi não dar mais sopa.

1- Organizador de plástico transparente marca San Remo com tampa
2- Um pote de anti mofo Secar sem perfume e um copo de plástico com aproximadamente 100g de sílica.
3- Um higrômetro digital comprado no ML

Pelas minhas pesquisas a humidade ideal tem q ficar entre 30 e 50%. Menos de 30 parece q existe a possibilidade de ressecamento de materiais e me parece q tb existem fungos q se desenvolvem em baixíssima humidade.
Nesse exato instante o higrometro está marcando 31%.
Quando a humidade aumentar é só trocar o antimofo e colocar a sílica no forno.

Ahhh... ia me esquecendo...
Pelo menos uma vez por mês deixo as lentes por 15 minutos no sol.

Abraços a todos!!

Higrômetro! Eu queria saber o nome do instrumento que mede a umidade do ar. Eu também uso esse organizador da Sanremo, só que o meu veio sem as pastas. Será que 30% deixam o ambiente livre de fungos mesmo? Será que é obrigatório as lentes pegarem sol de vez em quando ou só garantir a umidade baixa já é suficiente?

Essa do higrômetro valeu o tópico... vi uns no ML por R$100,00, será que tem algo mais barato que funcione?

No site www.brasilhobby.com.br/listagemi.asp?NSubCat=282 acha de R$ 51,00 até R$ 700,00. Atende a todos os bolsos.

Sds.

Messina


MárcioGarcia

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 602
  • Sexo: Masculino
  • João 3:16
    • http://www.flickr.com/photos/45060921@N02/
Resposta #33 Online: 04 de Outubro de 2007, 14:18:18
Pessoal, realmente muito bom esse topico!!!

Ainda nao tenho DSLR, mas ja estou anotando todas as dicas!!!

Abraços!!!
São Paulo - SP
Sony RX100M3
Samsung TL500/EX1
Sony A6000 / SEL1855 / Minolta MD 50mm 1.4 / Minolta MC 135mm 2.8 / Minolta 200mm 3.5 / ZEISS 16-70 4.0
FLICKR: http://www.flickr.com/photos/45060921@N02/


Razinva

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 521
  • Sexo: Masculino
    • http://
Resposta #34 Online: 05 de Outubro de 2007, 11:37:15
Oi, Eduardo!!  td bem?! :)

Muito boa sua sugestão,  deu pra ter uma idéia do que é melhor fazer.
Para quem usa direto,(GUTO) e nem chega a guardar, não tem esse problema, mas quem só consegue usar fim de semana, é bom pensar nisso, sim.
Já vi na Diafilm, a embalagem da sílica gel.  Vou conseguir uns saquinhos de sílica para colocar na mochila, e nas gavetas onde guardo as cãmeras e lentes.  O quilo, na Cidade, está na lista tab.
O desumidificador, vou ver no ML, será ótimo para controlar , caso fique algum tempo sem mexer...

Marcelo =  show essa caixa, hein!!  já vem com higrômetro ? ou é termômetro? ótima idéia!! Foi a melhor solução, a meu ver, até agora. Tenho umas caixas dessas, vou rearrumar com as lentes, em vez de deixar na michila. Dentro de armário é certo que em algum momento, vão aparecer os fungos.

Valeu, galera!! 
quem ainda não deu sua sugestão, aproveite, várias soluções já foram apresentadas!!

obrigado a todos.
abraços
Sinval Paes  e Nikon -  Rio das Ostras


Sandro Amaral

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.078
  • Sexo: Masculino
  • Pedi e dar-se-vos-á...Mt 7:7
Resposta #35 Online: 05 de Outubro de 2007, 19:45:56
PÔ Marcelo, não precisava humilhar né??? ;D ;D ;D

Nada como morar no Japão!! Cara, diz aí, qto custa uma Dry box dessas?? Nunca vi por aqui!!

Abraço!!
SANDRO AMARAL - Curitiba-PR

Srs. Não responderei perguntas enviadas por MP. Socialize sua dúvida abrindo um tópico. Ajuda você, outras pessoas e o fórum. Obrigado.



Marcelo K Motozono

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 917
Resposta #36 Online: 06 de Outubro de 2007, 03:51:51
PÔ Marcelo, não precisava humilhar né??? ;D ;D ;D

Nada como morar no Japão!! Cara, diz aí, qto custa uma Dry box dessas?? Nunca vi por aqui!!

Abraço!!

Oi

40 reais...e vem completinha..ate com silica e higrômetro...tem umas marcas mais baratas...mas eu nao gostei do acabamento.

abraço!


DidiRS

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 24
Resposta #37 Online: 07 de Outubro de 2007, 16:08:32
Seguindo as dicas dadas aqui, comprei uma caixa organizadora... já possuia a silica na mochila, vou comprar mais pra deixar um pouco na caixa e um pouco na mochila... vou ver se compro um higrômetro também, pra controlar melhor a humidade...

Valeu as dicas... serão de grande utilidade para muitos...


Adam Tavares

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 110
Resposta #38 Online: 07 de Outubro de 2007, 19:03:10
E ai pessoal blz?

Eu estou fazendo um " armario " para guardar os equipamentos...

bom.. ta quase terminado... falta somente costurar a redinha no velcro e fazer o acabamento e comprar o higrometro...

vou postar umas fotos de como está ficando para o pessoal ver:

1 - o " armario " só com os velcros:



2- o Desumificador ( R$49,00), fixado na parte superior:



3- o " armario " com as lentes e só com o velcro colado:



4- o " armário" com as lentes + silica gel e só com o velcro colado:



5- o " armario " com as lentes + silica e já com a redinha(sem acabament o e costura) no velcro



para quem interessar os equipamentos da esquerda para a direita:

SIGMA 70-300mm F4-5.6 APO MACRO DG
TOKINA 28-70mm F2.8 ATX PRO
NIKKOR 18-55 F3.5-5.6 DX
NIKKOR 50mm F1.8 D
NIKON D70S
CONTROLE REMOTO ML-L3

Aguardo comentários... e se alguem puder me ajudar gostaria de saber qual a % de umidade ideal para não pegar fungos ou ressecar o equipamento.

Lembrando que essa telinha passa ar tranquilo, e pega luz do sol todos os dias por volta das 9~10h...

abço


Razinva

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 521
  • Sexo: Masculino
    • http://
Resposta #39 Online: 07 de Outubro de 2007, 19:34:16
ADAM,
Sensacional seu armário,  toma um espaçinho, né? 
Que tal colocar um forro no piso, tipo feltro, para apoiar as lentes e a cam ? assim não fica direto na madeira.
Só falta o higrômetro. Dá uma olhada nesse: R$ 65,00.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-63247693--termmetro-higrmetro-digital-mf-972-_JM

parabéns pela idéia!!
gde abraço
Sinval Paes  e Nikon -  Rio das Ostras


Adam Tavares

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 110
Resposta #40 Online: 07 de Outubro de 2007, 20:00:54
Razinva blz cara?

quanto a forrar... eu to querendo comprar aquela flanela de limpar lente que é anti estatica .. só que só tem pequena.. queria comprar um maior.... mas estou aberto a sugestões quanto ao forro.. mas irei forrar sim...

quanto ao espaço... ah ocupa um pouco mas não tem problema.. o que interessa é as lentes estarem seguras...

quanto ao higrometro eu comprei esse:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-63584469-termometro-digital-c-higrometro-termo-higrometro-impac-th01-_JM

é mais barato e tem a função que me interessa rs...

abço e vlw.. que precisar de dicas estou a disposição


ClaudioH

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 143
Resposta #41 Online: 07 de Outubro de 2007, 20:18:16
Uma dúvida. Vocês que guardam dentro de um organizador deixam as lentes sem tampa? Estou perguntando pois li em um outro tópico que também é uma boa colocar uma lâmpada pra iluminar. Isso ajudaria a evitar fungos, que gostam de umidade, calor e escuridão. Então, colocar uma lâmpada pra deixar as objetivas com tampa não faz muito sentido.  ::) Mas aí fico com medo de poeira, que é muita aqui em casa, e o organizador não é perfeitamente vedado.  :-\

Quem mora no Rio pode comprar o termo-higrômetro numa das lojas de eletrônica da r. República do Líbano. Achei o HT-208 da ICEL por R$57. Algumas lojas tem também os modelos da Minipa, um pouco mais caros.


Adam Tavares

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 110
Resposta #42 Online: 07 de Outubro de 2007, 20:22:03
ClaudioH, não tem sentido deixar a lente destampada... quando dizemos que o fungo gosta de locais escuros e umidos.. de nada vai adiantar tirar a lente da camera se o ambiente for escuro... e se for claro por fora já o bsatante para inibir dos fungos tomarem conta...

eu não aconselho a deixar as lentes em local não ventilado como por exemplo dentro de caixas plasticas...

abço


Carlo Luciano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.034
  • Sexo: Masculino
  • Rio de Janeiro
    • De Luca Fotografia
Resposta #43 Online: 07 de Outubro de 2007, 20:27:34
No momento está em cima da mesa porque voltei sábado do JB do Rio, normalmente fica na mochila da Mekko aqui que funciona como meu armário, coloco dentro 4 corpos, 10 lentes, 1 flash e mais umas tranqueiras. A Pana FZ-50 quando dá na telha fica na bolsa da própria Panasonic, mas normalmente fica em cima da mesa mesmo. Raramente uso a Mekko para sair, quase sempre vou com outra.

A melhor forma de evitar fungos e afins é usar como o Guto falou.

Pra quem tem curiosidade de como eu consigo colocar tudo dentro, vai a foto:

« Última modificação: 07 de Outubro de 2007, 20:29:13 por Carlo Luciano »
30D + 3000N + 24mm 1.4L + 50mm 1.4 + 135mm 2.0L + 15mm 2.8 FE + 12-24mm 4.5-5.6 + 150mm 2.8 Macro + 550ex
http://www.flickr.com/photos/andarilho/
http://www.delucaphotography.com/br/


Doug Dax

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Masculino
  • Nikons Fm2n e N70
    • FLICKR
Resposta #44 Online: 10 de Outubro de 2007, 05:18:52
Bem, um dos corpos sempre esta em uso. O que não está, fica na estante do meu quarto, perto da janela, pegando o sol da manhã. As lentes também ficam na mesma estante, destampadas e viradas para a janela. Pega um pouco de poeira, mas nada que a bomba de ar não dê conta. O visor da minha FM2 estava com um pouco de fungo, e até diminuiu depois que eu passei a fazer isso (conselho da d. Irene da DIAFILME).
« Última modificação: 10 de Outubro de 2007, 05:20:42 por Doug Dax »
Relógio à corda, Câmera de filme e carro carburado!