Autor Tópico: Como vc guarda seu equipamento?  (Lida 194272 vezes)

bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #585 Online: 18 de Junho de 2017, 02:23:28

ESQUECI DE DIZER ....

A forma de ver se uma objetiva comeca a formar fungos é olha - la da frente para o fundo , à contra luz . Lembrem - se de que quanto menor a distancia focal da objetiva , maior a difivuldade de visualiza - los . Trata - se apenas da construcao otica nada tem a ver com os fungos em si . Normalmente PODE - SE fazer isso usando uma fonte de luz POREM nao se esquecam de que fungos sao transparentes à  luz fluorescente ou seja , uma lente com fungos vista diretamente contra uma luz fluorescente estara completamente limpa .

Eu descobri isso da pior forma possivel , pois morava no Rio e vez por outra comprava lentes usadas . Nunca me dei conta de que MUITOS LOJISTAS mostravam as lentes contra a luz de lampadas fluorescentes , e logicamente todas estavam sempre muito nitidas . Nao vou relacionar quem praticava essa picaretagem porque alguns ainda tem suas lojas como o .... , e o ..... , e ainda o ..... , deixa pra la .

Depois dessa descoberta passei a ir ate a porta da loja e ver contra a luz diretamente para a rua . Era simples e bem rapido ver se estavam ou nao sendo desonestos . Infelizmente como falei , alguns ainda negociam dessa forma .
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #586 Online: 18 de Junho de 2017, 02:30:46

Esse meu sistema funciona muito bem ha cerca de 50 anos , e tanto funcionou em Manaus , Belem , Natal , Rio de janeiro , Curitiba , Porto Alegre  e Sao Paulo , cidades onde morei . Tambem morei em Brasilia , mas ali nao conta , foi no inicio e nem o lago havia , estava em construcao , portanto seco demais .
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #587 Online: 30 de Agosto de 2017, 20:17:05
O que importa é umidade baixa entre 30% e 40%. Acima disso não é legal, embora alguns digam que menos que 40% resseca borracha, etc. Sempre mantive a 35 e nunca tive problema com ressecamento de nada. Faço isso há 20 anos no mínimo.

Galera, será que esse lance de ressecar borrachas e lubrificantes com umidade muito baixa é verdade? Alguém sabe de alguma informação concreta sobre isso?

Penso que para ressecar com umidade baixa é preciso ter água na sua composição, e borracha (latex) acredito que não tenha, e lubrificantes mecânicos são a base de petróleo, sendo assim seria impossível o ressecamento por falta de umidade no ar. Ou estou enganado?


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #588 Online: 30 de Agosto de 2017, 20:37:47
Mantenho o meu equipamento a anos 30 e 35% de umidade controlada. Nunca tive problemas de ressecamento com borrachas nem graxas.

Curiosidade...

~A existência de uma dupla grafia para determinada palavra passou a ser possível com o Novo Acordo Ortográfico de 2009 porque a presença de uma palavra que etimologicamente tem o “h” pode ser escrita com ou sem esta letra em seu início.~

« Última modificação: 30 de Agosto de 2017, 20:42:41 por AFShalders »


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #589 Online: 30 de Agosto de 2017, 21:24:49
Mantenho o meu equipamento a anos 30 e 35% de umidade controlada. Nunca tive problemas de ressecamento com borrachas nem graxas.

Curiosidade...

~A existência de uma dupla grafia para determinada palavra passou a ser possível com o Novo Acordo Ortográfico de 2009 porque a presença de uma palavra que etimologicamente tem o “h” pode ser escrita com ou sem esta letra em seu início.~



Galera, será que esse lance de ressecar borrachas e lubrificantes com umidade muito baixa é verdade? Alguém sabe de alguma informação concreta sobre isso?

Penso que para ressecar com umidade baixa é preciso ter água na sua composição, e borracha (latex) acredito que não tenha, e lubrificantes mecânicos são a base de petróleo, sendo assim seria impossível o ressecamento por falta de umidade no ar. Ou estou enganado?

Aqui tbm mantenho os meus equipos há anos com umidade por volta de 30%, na verdade qd as lentes estão dentro das caixas sempre ficam nesta faixa umidade com temperatura que acompanha as estações. Tbm imagino que graxa não é a base d'aqua, então nesta umidade não tem problema, o teria problema se a temperatura fosse muito alta o tempo todo.
« Última modificação: 30 de Agosto de 2017, 21:26:32 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #590 Online: 06 de Setembro de 2017, 16:35:13
Pessoal, comprei um higrômetro e um secar e estou com a pulga atraz da orelha:

Será que o tal do "Secar" é eficiente?

A unidade ambiente aqui estava em 52%, dentro da caixa estava 50%, coloquei o "Secar" caiu para 49%.

Estranhando a pequena queda peguei alguns saches de silica (4 saches desses pequenos) que vieram em caixa de produtos, abri eles e despejei a silica em uma tampinha plástica e coloquei no box, a umidade caiu para 43%

E agora? Será que o "Secar" não presta?
« Última modificação: 06 de Setembro de 2017, 16:35:26 por Roberto Dellano »


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #591 Online: 06 de Setembro de 2017, 17:26:09
E agora? Será que o "Secar" não presta?
Ou será que a umidade do ambiente variou mais que isso nesses dias?
Ou será que nenhum presta?
 :assobi:
Agora tu tem 2 pulgas atrás da orelha.. Hahahaha


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #592 Online: 06 de Setembro de 2017, 19:09:22
Ou será que a umidade do ambiente variou mais que isso nesses dias?
Ou será que nenhum presta?
 :assobi:
Agora tu tem 2 pulgas atrás da orelha.. Hahahaha

Foi questão de meia hora cada teste, não de um dia pro outro, e é dentro de uma caixa vedada, não pode variar com a variação externa.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #593 Online: 06 de Setembro de 2017, 19:28:59
Tanto a silica quanto o seccar (cloreto de calcio) tem ação lenta. Em meia hora vai absorver pouco mesmo. Mas o problema é se a caixa é estanque, porque se não for não adianta nadinha, é que nem um barco furado.

Com uma caixa estanque e o seccar, dá para baixar até 20% fácil. Se não baixar, está entrando umidade.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #594 Online: 06 de Setembro de 2017, 19:44:56
Tanto a silica quanto o seccar (cloreto de calcio) tem ação lenta. Em meia hora vai absorver pouco mesmo.

Então o abre e fecha deve ser controlado, pois levando em conta o tamanho da caixa que é pequeno basta alguns segundo aberto e toda a umidade do ambiente invade o espaço, e vai demorar novamente para estabilizar. É isso?


Vitaao

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 107
Resposta #595 Online: 06 de Setembro de 2017, 20:26:19
Guardava tudo na mochila com sílica mas esse tópico me deixou paranóico KKkk. Esse fds vou atrás de uma caixa transparente e do secar. Alguém recomenda algum medidor de humidade barato e razoável ?


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #596 Online: 06 de Setembro de 2017, 21:20:00
Eu comprei esse aqui mesmo, não pelo preço, mas pelo tamanho, ocupa pouco espaço.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-758660852-termmetro-digital-temperatura-umidade-higrmetro-termometro-_JM


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #597 Online: 06 de Setembro de 2017, 21:41:30
E qual a umidade/temperatura ideal para não ressecar e danificar o equipamento?
Pensando seriamente em comprar um desse do Dellano

Enviado de meu SM-A520F usando Tapatalk

Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


Vitaao

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 107
Resposta #598 Online: 06 de Setembro de 2017, 22:37:56
Eu comprei esse aqui mesmo, não pelo preço, mas pelo tamanho, ocupa pouco espaço.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-758660852-termmetro-digital-temperatura-umidade-higrmetro-termometro-_JM
Obrigado Dellano, já encomendei um aquil.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #599 Online: 06 de Setembro de 2017, 23:36:13
Então o abre e fecha deve ser controlado, pois levando em conta o tamanho da caixa que é pequeno basta alguns segundo aberto e toda a umidade do ambiente invade o espaço, e vai demorar novamente para estabilizar. É isso?

sim.