Autor Tópico: Como vc guarda seu equipamento?  (Lida 193251 vezes)

Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.537
  • Sexo: Masculino
Resposta #615 Online: 13 de Setembro de 2017, 16:06:03
Guardo eles separados em caixas pequenas tipo tupperware, transparente (que permite a visualização e a entrada de luz). São de uma marca (Plasútil) que diz que o plástico tem proteção antibactéria (Microban), bom, na verdade não sei se isso é realmente efetivo, importante ou se muda alguma coisa para os fungos, ao menos era uma coisa a mais que os outros então achei bacana e comprei.

Alguém vai perguntar: "Porque guardar eles separados???" - Por alguns motivos, depois respondo...



O equipamento que mais uso diariamente, fica fora das caixas, sobre a mesa ao meu lado, ao ar livre tomando poeira mesmo, sem problemas com isso.

A ideia é evitar as grandes variações de umidade a todo momento. Vez ou outra o equipamento diário vai pra caixinha de beleza passar um final de semana de desintoxicação, ai é aquele ritual, faço uma limpeza bacana, ponho perfume nelas, tudo com muito carinho, declaração de amor por elas etc tal...




Dentro das caixas as lentes sem a tampa, lembrando que inventaram a lente pra entrar luz dentro, gosto de lentes cheias de luz e nas caixas elas estão protegidas da poeira.

Em cada caixa um medidor de temp/umidade daquele tipo que falei antes (medidor de umidade de chocadeira) e um saquinho de sílica reaproveitável, marca Pingi, que vendia muito no Brasil antigamente, porem agora está difícil de encontrar. Esse travisseirinho era vendido de vários tamanhos, e quando fica saturado, vc coloca no microondas por 5 minutos, ele esquenta e evapora a agua e fica sequinho novamente, espera esfriar e volta pra caixa fechada. Tenho eles dentro de mochilas tbm.

Muitas vezes vejo que uma caixa está bem estabilizada há muito tempo, então tiro o saquinho de sílica gel, rapidinho, vapt vupt, e deixo sem, mas sempre de olho no medidor de umidade.




Pingi no BR esta difícil de encontrar, porem tem algo parecido da Relaxamedic (procure por Desumidificador de Ar Reutilizável Tira Umidade Anti Mofo Eco Dry Relax Medic RM-DA6300 RLX8)
« Última modificação: 13 de Setembro de 2017, 16:10:23 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.537
  • Sexo: Masculino
Resposta #616 Online: 13 de Setembro de 2017, 16:27:09
( :ponder: será neurose aguda...  :doh: neurótico terminal...)

Guardo separado porque:

Não fica pesado, fácil de transportar.
Essas Tupperware encaixam uns nos outras, são pequenas e fica fácil de colocar na estante/prateleira.
Fácil para levar alguma coisa para um banho de luz de vez em quando.
Diminui a possibilidade de contaminação entre equipamentos, principalmente coisa velha perto de coisa nova.
Me permite guardar os equipamentos mais antigos analógicos, e os mais suspeitos em caixas separadas.
Não misturo correia de câmera com lente, nem com o corpo das câmeras, nem guardo coisas de tecido como bags e cases junto com as lentes, cada tipo de coisa em seu lugar.
Não preciso ter muitos saquinhos de sílica pra tudo, me permite fazer um rodízio entre elas com alguns saquinhos de sislica.
Diferentemente de uma caixa grande, cada vez que eu abro uma caixa pra pegar alguma coisa só mexo naquilo, os outros equipamentos permanecem fechados dentro de um ambiente estabilizado, diminuindo assim quantidade de variações.
Cada vez que abro e fecho a estabilização é bem mais rápida porque a atmosfera de cada caixa é pequena.

Uma vez por ano, limpo todos os equipamentos, dou uma geral e lavo as caixas, deixo secar e passo álcool isopropílico por dentro.







Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.537
  • Sexo: Masculino
Resposta #617 Online: 13 de Setembro de 2017, 16:29:11
Mantenho tbm sobre a estante um medidor pra saber a umidade ambiente do lado externo, observe que tem uma pequena variação entre eles, bem pouco nada significativo. Tbm faço o rodízio dos medidores, e quando desconfio de algum ponho pro lado de fora ao lado de outro só pra ver como ele esta registrando a parada. As vezes a bateria fica fraca e tem que trocar, mas são super confiáveis, ainda não conseguiram me enganar.



Desculpem as fotos meia boca, cheias de reflexos, distorções e ruído, sem DR e sem nitidez tiradas de qq jeito com celular...
« Última modificação: 13 de Setembro de 2017, 16:43:50 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #618 Online: 13 de Setembro de 2017, 16:33:20
Show de bola Lindsay...

 :ok:



YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.266
  • Sexo: Masculino
Resposta #619 Online: 14 de Setembro de 2017, 13:27:25
Dando continuidade a "saga".

Comprei um pacote de 1Kg de sílica gel no ML, chegou hoje, peguei uma latinha vazia de cera automotiva, limpei bem (lavei), coloquei até a metade de sílica, acredito que por volta de 100g, coloquei dentro do box, onde com o secar, a menor marca no higrômetro em todas esses dias foi 44%, com a sílica, em 1:30h baixou para 30%.

Bem, minha opinião com o secar não pode ser outra: Para conservar os equipamentos de fotografia não presta (pelo menos pra mim).

Roberto, você comprou aquele modelo azul? Ou isso não faz diferença?




Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #620 Online: 14 de Setembro de 2017, 17:05:21
Roberto, você comprou aquele modelo azul? Ou isso não faz diferença?

Sim o azul, para equipamento não faz diferença.


Vitaao

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 107
Resposta #621 Online: 14 de Setembro de 2017, 20:43:36
Minha caixa apenas com o secar já está batendo 26%, é perigoso danificar o equipamento com essa falta de umidade ?


lcmartinez.j

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 585
  • Sexo: Masculino
  • Luiz Martinez
    • Luiz Martinez Fotografia
Resposta #622 Online: 14 de Setembro de 2017, 21:29:56
Minha caixa apenas com o secar já está batendo 26%, é perigoso danificar o equipamento com essa falta de umidade ?
Nunca fiquei sabendo de equipamentos eletrônicos danificados por falta de umidade...

Enviado de meu XT1650 usando Tapatalk

Canon T3i || Canon 70D || 50mm f1.8II || Sigma 17-70mm f/2.8-4 Os Hsm || YN 565-EXII || Godox TT685c

http://www.facebook.com/LuizMartinezFotografia/


Vitaao

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 107
Resposta #623 Online: 14 de Setembro de 2017, 22:01:58
Nunca fiquei sabendo de equipamentos eletrônicos danificados por falta de umidade...

Enviado de meu XT1650 usando Tapatalk
Fiquei com medo pelas borrachas, mas acho que tá tranquilo.


lcmartinez.j

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 585
  • Sexo: Masculino
  • Luiz Martinez
    • Luiz Martinez Fotografia
Resposta #624 Online: 14 de Setembro de 2017, 22:17:14
Fiquei com medo pelas borrachas, mas acho que tá tranquilo.
Pelo pouco que conheço, umidade não faz bem para borrachas tbm não. E pelo que entendi o ressecamento se dá em casos extremos, por exemplo deixar no sol forte direto e por muito tempo.

Enviado de meu XT1650 usando Tapatalk

Canon T3i || Canon 70D || 50mm f1.8II || Sigma 17-70mm f/2.8-4 Os Hsm || YN 565-EXII || Godox TT685c

http://www.facebook.com/LuizMartinezFotografia/


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #625 Online: 18 de Setembro de 2017, 22:49:19
Pelo pouco que conheço, umidade não faz bem para borrachas tbm não. E pelo que entendi o ressecamento se dá em casos extremos, por exemplo deixar no sol forte direto e por muito tempo.

Enviado de meu XT1650 usando Tapatalk


O que ferra mesmo borracha é UV, compostos clorados, amoniacais e oxigênio, principalmente ozonio.
« Última modificação: 18 de Setembro de 2017, 22:49:58 por AFShalders »


AndersonSon

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #626 Online: 19 de Junho de 2019, 16:34:06
 Encontrei essas para uso em laboratório.

http://www.laboratoriodofuturo.com.br/equipamentos-para-laboratorios

Aparenta ter tudo para laboratório.

flw.


Atenais

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
  • Sexo: Feminino
Resposta #627 Online: 15 de Outubro de 2019, 16:41:56
Gente, que tópico maravilhoso. Sempre tive curiosidade para saber qual a melhor maneira de guardar meu material fotográfico, mas acabava me esquecendo e deixando pra lá.

Atualmente guardo meu equipamento na mochila própria e numa bolsa, também para material fotográfico. Nunca tive problema, mas sempre senti que não era a forma ideal de acomodar meus queridos [e caros] equipamentos.

Depois de ler o tópico, acho que não tive problema por sorte e por que minha cidade é super seca - moro em BH - e hoje a umidade relativa do ar está entre 12% a 20% (se bobear vou ter que montar uma caixa para umidificar o ar - brincadeirinha).

Lindsay, gostei destas caixas com tecnologia anti-bactéria que você mencionou. Sabe me falar qual a litragem das caixas, para eu saber que tamanho comprar? Vou montar minhas caixas tais como as suas.
« Última modificação: 15 de Outubro de 2019, 16:46:12 por Atenais »
Vanitas vanitatum et omnia vanitas...


bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #628 Online: 15 de Outubro de 2019, 18:00:04
Eu preciso modificar o jeito como guardo o meu equipamento. A câmera analógica guardo separada da nova, mas guardo a nova na bolsa dela junto com a alça. As vezes lavo a alça com água morna e sabão de coco e igual pra bolsa. As outras lentes guardo na caixa tupperware. Uso sílica de gato despejada no fundo e coberta por tecido TNT.
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.537
  • Sexo: Masculino
Resposta #629 Online: 15 de Outubro de 2019, 18:07:35
Gente, que tópico maravilhoso. Sempre tive curiosidade para saber qual a melhor maneira de guardar meu material fotográfico, mas acabava me esquecendo e deixando pra lá.

Atualmente guardo meu equipamento na mochila própria e numa bolsa, também para material fotográfico. Nunca tive problema, mas sempre senti que não era a forma ideal de acomodar meus queridos [e caros] equipamentos.

Depois de ler o tópico, acho que não tive problema por sorte e por que minha cidade é super seca - moro em BH - e hoje a umidade relativa do ar está entre 12% a 20% (se bobear vou ter que montar uma caixa para umidificar o ar - brincadeirinha).

Lindsay, gostei destas caixas com tecnologia anti-bactéria que você mencionou. Sabe me falar qual a litragem das caixas, para eu saber que tamanho comprar? Vou montar minhas caixas tais como as suas.
Oi Atenais, bem vinda ao forum MF!!!

Veja abaixo no site do fabricante, tem diversos tamanhos, porem os que mais uso são os indicados, pesquise na internet porem tem preço bem melhor que este:

"pote moduline plasutil 2301"
Esse é o modelo que mais uso, cabe cabe 2 lentes zoom ou o corpo da camera, etc... No site do fabricante diz que é 4,3 litros, mas na web eles chamam esse pote de 5 litros
https://www.lojaplasutil.com.br/pote-43-l-moduline-branco


"pote moduline plasutil 2302"
Esse tem o mesmo tamanho e encaixa em cima do outro, porem é mais alto. Aqui eu coloco os cacarecos (flash, baterias, filtros, etc...). No site do fabricante diz que é 6,5 litros, mas na web eles chamam esse pote de 7 litros
https://www.lojaplasutil.com.br/pote-65-l-moduline-branco


"sache silica reutilizavel"
Este é o Sachê de Sílica que vc recicla colocando no micro ondas, pesquise o valor, tem vários preços na web:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-691291520-sach-silica-gel-desumidificador-anti-mofo-reutilizavel-_JM


"higrômetro digital chocadeira"
Por ultimo, esse é o Higrômetro Digital, lembrando de pesquisar preços:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1219767280-termmetro-higrmetro-digital-temperatura-umidade-chocadeira-_JM


Abração pra vc!!!
Conhecimento importa mais que equipamento.