Autor Tópico: Como vc guarda seu equipamento?  (Lida 158201 vezes)

felipemendes

  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.586
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #660 Online: 21 de Novembro de 2019, 15:55:43
ficou bom, mas pergunto, vc pensou em usar espuma no lugar do isopor???

Sim. Na verdade eu fiz primeiro com espuma. Ficou bem feio. Não achei um cortador de espuma, e cortei com faca. Ficou cheio de pontas. Não quis usar uma espuma pré cortada em uma caixa diferente da original praquela espuma.

Sent from my ONEPLUS A6013 using Tapatalk



Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.943
  • Sexo: Masculino
Resposta #661 Online: 21 de Novembro de 2019, 16:10:13
Sim. Na verdade eu fiz primeiro com espuma. Ficou bem feio. Não achei um cortador de espuma, e cortei com faca. Ficou cheio de pontas. Não quis usar uma espuma pré cortada em uma caixa diferente da original praquela espuma.

Sent from my ONEPLUS A6013 using Tapatalk
Sim o complicado pe cortrar mesmo.

No passado fiz uma caixa com isopor interno igual a sua, porem depois eu revesti o isopor com tecido plush e ficou bacana.
Conhecimento importa mais que equipamento.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (25)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.717
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #662 Online: 05 de Outubro de 2020, 08:24:12
Tem muita informação importante e interessante nesse tópico.

Criei um tópico fixo para servir de sumário das discussões similares aqui no fórum:
https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,138167.0.html

Se tiver mais algum tópico desse tipo que acharem relevante para a lista é só me falar. :ok:


« Última modificação: 05 de Outubro de 2020, 08:28:03 por André Sena »


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.136
  • Sexo: Masculino
Resposta #663 Online: 05 de Outubro de 2020, 12:26:06
Tem muita informação importante e interessante nesse tópico.

Criei um tópico fixo para servir de sumário das discussões similares aqui no fórum:
https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,138167.0.html

Se tiver mais algum tópico desse tipo que acharem relevante para a lista é só me falar. :ok:

Boa!
 :ok:
Carlos

"Mantenha suas palavras leves e doces, para o caso de ter que engoli-las depois."



edmundo_vn

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
  • Sexo: Masculino
Resposta #664 Online: 26 de Abril de 2021, 22:12:26
Resumo: Esta postagem explica como utilizar estes sachês de sílica gel reutilizáveis de forma adequada dentro de uma caixa para criar uma dry box, dando continuidade a vários comentários deste tópico.

"sache silica reutilizavel"
Este é o Sachê de Sílica que vc recicla colocando no micro ondas, pesquise o valor, tem vários preços na web:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-691291520-sach-silica-gel-desumidificador-anti-mofo-reutilizavel-_JM

Estes tópicos utilizando sílica gel são antigos e alguns são bem extensos. Acho que seria interessante adicionar mais algumas informações aqui. Eu vejo muita gente com dúvidas a respeito de quanta sílica gel utilizar ou afirmando que não conseguem fazer a umidade relativa dentro de uma dry box ficar constante. Este tópico está cheio de comentários a respeito da criação de uma dry box. A empresa que vende os sachês reutilizáveis com sílica gel citados nestes tópicos com a impressão "camera dry" é minha, até o momento eu desconhecia a existência destes tópicos.

Estes sachês que foram recomendados neste tópico e em outro tópico (https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,133892.15.html) possuem instruções de uso dentro da embalagem desde quando começaram a ser vendidos à anos, com detalhes a respeito do condicionamento da sílica gel tomando como base o peso dos sachês para evitar que eles estraguem e além das versões de 130g há versões de 400g (com uma impressão para utilização em automóveis, porém o produto pode ser utilizado em qualquer lugar, muda o tamanho do sachê).

A umidade dentro de um espaço lacrado depende de diversos fatores, entre eles a temperatura do local, a quantidade de troca de ar que ocorre neste espaço, o grau de umidade contida nos objetos que estão neste espaço. E no que se refere à sílica gel, não é só a quantidade que influencia, mas o grau de saturação em que a sílica gel se encontra.

Uma das variáveis que se utiliza para saber quanta sílica gel deve ser utilizada é quanto tempo a pessoa quer que ela dure sem precisar ser condicionada novamente. Portanto é perfeitamente possível aumentar a quantidade de sílica gel utilizada em um espaço pequeno mantendo a mesma umidade relativa do ar que seria obtida utilizando uma quantidade menor de sílica gel, isso não irá estragar o que estiver dentro da caixa, mas é interessante entender como isso funciona.

Vou dar um exemplo de uso com sachês de 400g, (estes dados não são exatos, estão sendo postados apenas para mostrar como a sílica gel destes sachês se comporta, e é possível que isso seja válido para outras sílicas, porém eu só tenho realizado os testes destes produtos).

Um sachê de 400g nominais (que esteja com 420g) quando colocado dentro de uma caixa vazia de 7,5L da linha Bel da Ordene a uma temperatura ambiente de aproximadamente 20 graus Celsius com uma umidade relativa do ar externa a esta caixa de 99% (os testes foram feitos com o máximo de umidade possível do lado de fora da caixa, como se chovesse o dia inteiro durante um ano, não há situação que ocorra naturalmente e que seja pior do que estes testes), tende a deixar a caixa internamente com uma umidade relativa do ar de 20%. Esta caixa não possui uma vedação perfeita, porém possui uma vedação boa com poucas frestas, é uma caixa organizadora comum, que as pessoas encontram facilmente. Com o tempo este sachê vai absorver umidade, quando chegar a pesar aproximadamente 510g a umidade relativa do ar dentro desta caixa tenderá a algo em torno de 70%, esse é um processo que demoraria em torno de 7 meses.

Portanto se alguém quiser utilizar estes sachês, por exemplo para manter a umidade dentro de uma caixa entre 30% e 60% aproximadamente, o peso do sachê que tende a manter uma umidade relativa de 30% seria algo em torno de 450g, e para manter em 60% seria algo em torno 500g. Demoraria em torno de 5 meses para o sachê absorver esta quantidade de água nas condições apresentadas.

O que isso quer dizer? Se o sachê com sílica gel for seco, colocado dentro da caixa e a umidade ficar abaixo de 30% e isso não for desejável para guardar equipamentos fotográficos, provavelmente o peso do sachê é inferior a 450g, basta retirar ele para fora da caixa deixar 1 ou 2 dias para ele aumentar um pouco de peso absorvendo a umidade do ambiente e depois colocar ele de volta dentro da caixa, com um peso um pouco maior ele tende a manter uma umidade relativa do ar um pouco maior do que estava antes, seja ela qual for, medida com um higrômetro. (isso pode ser repetido até ser atingida a umidade desejada)

Se a umidade dentro da caixa estiver alta, basta colocar o sachê no forno micro-ondas por um tempo inferior ao recomendado nas instruções para reduzir o peso do sachê evaporando apenas parte da umidade que está nele, se o peso do sachê ficar em 450g ou um pouco mais a umidade não vai tender a ficar inferior a 30%. É necessário tomar cuidado para não aquecer o sachê por um tempo muito longo, pois se ele for completamente seco, a temperatura aumenta tanto que ele derrete.

A diferença em se utilizar uma quantidade menor de sílica gel (os sachês de 130g) é que o período em que esta mudança vai acontecer vai ser menor. A quantidade de 400g em um espaço pequeno (uma caixa de 15L por exemplo, é perfeitamente aceitável e controlável, inclusive é mais fácil e dá menos trabalho de manter).

Isso é um processo de "condicionamento" da sílica gel para se obter a umidade relativa desejada em um local fechado, o indicador colorido do sachê, sendo utilizado desta forma, deve ser ignorado.

O indicador destes sachês pode não durar muito tempo, alguns meses, um ano, dependendo do uso, mas a sílica gel destes sachês conforme foi relatado aqui, dura bastante tempo e não racha tão fácil sendo utilizada desta forma, é um produto que dura anos, com uma manutenção muito pequena precisando ser aquecido durante alguns minutos no forno micro-ondas quando necessário.


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.776
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #665 Online: 26 de Abril de 2021, 23:20:44
Nao me levem a mal.... :doh: