Autor Tópico: Como vc guarda seu equipamento?  (Lida 193901 vezes)

Atenais

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
  • Sexo: Feminino
Resposta #630 Online: 15 de Outubro de 2019, 18:55:43
Oi Atenais, bem vinda ao forum MF!!!

Veja abaixo no site do fabricante, tem diversos tamanhos, porem os que mais uso são os indicados, pesquise na internet porem tem preço bem melhor que este:

"pote moduline plasutil 2301"
Esse é o modelo que mais uso, cabe cabe 2 lentes zoom ou o corpo da camera, etc... No site do fabricante diz que é 4,3 litros, mas na web eles chamam esse pote de 5 litros
https://www.lojaplasutil.com.br/pote-43-l-moduline-branco


"pote moduline plasutil 2302"
Esse tem o mesmo tamanho e encaixa em cima do outro, porem é mais alto. Aqui eu coloco os cacarecos (flash, baterias, filtros, etc...). No site do fabricante diz que é 6,5 litros, mas na web eles chamam esse pote de 7 litros
https://www.lojaplasutil.com.br/pote-65-l-moduline-branco


"sache silica reutilizavel"
Este é o Sachê de Sílica que vc recicla colocando no micro ondas, pesquise o valor, tem vários preços na web:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-691291520-sach-silica-gel-desumidificador-anti-mofo-reutilizavel-_JM


"higrômetro digital chocadeira"
Por ultimo, esse é o Higrômetro Digital, lembrando de pesquisar preços:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1219767280-termmetro-higrmetro-digital-temperatura-umidade-chocadeira-_JM


Abração pra vc!!!

Obrigada por responder tão rapidamente, Lindsay. Eu tinha encontrado esta caixa de 7 litros, mas estava em dúvida se realmente seria esta. Vou já providenciar.

Ah, eu participo do fórum desde 2015, é que eu realmente faço poucas postagens, gosto mais de ler, pois sempre tenho muito para aprender aqui. Valeu!
Vanitas vanitatum et omnia vanitas...


bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #631 Online: 17 de Outubro de 2019, 10:44:05
Hoje cedo abri a caixa com minhas lentes e notei que as lentes estavam geladas, então tem condensação. Retirei todas da caixa e coloquei pra respirar, a noite vou limpar lentes e cacarecos com isopropílico, lavar a caixa e reorganizar a guarda do equipamento.

Os meus erros:
- guardar as lentes tampadas;
- guardar filtros em caixas de papelão;
- forrar a sílica e não deixar ela em contato com o ar da caixa;
- a minha caixa não tem vedação de borracha na tampa e desconfio que entre umidade;
- guardar a caixa no armário longe da luz

Vou comprar o higrômetro que Lindsay postou e também obter alguns potes pra colocar a sílica. De preferência potes não alimentícios pelo óbvio de não haver orgânicos.
Eu guardo lentes e cacarecos numa só caixa.
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #632 Online: 17 de Outubro de 2019, 11:00:04
Hoje cedo abri a caixa com minhas lentes e notei que as lentes estavam geladas, então tem condensação. Retirei todas da caixa e coloquei pra respirar, a noite vou limpar lentes e cacarecos com isopropílico, lavar a caixa e reorganizar a guarda do equipamento.

Os meus erros:
- guardar as lentes tampadas;
- guardar filtros em caixas de papelão;
- forrar a sílica e não deixar ela em contato com o ar da caixa;
- a minha caixa não tem vedação de borracha na tampa e desconfio que entre umidade;
- guardar a caixa no armário longe da luz

Vou comprar o higrômetro que Lindsay postou e também obter alguns potes pra colocar a sílica. De preferência potes não alimentícios pelo óbvio de não haver orgânicos.
Eu guardo lentes e cacarecos numa só caixa.
Prezado amigo, esse tipo de sílica que vc usa não é pratico, inclusive alguns junta agua no fundo... Esse travesseirinho de sílica indicado vc recicla com 3 minutinhos de micro-ondas, além disso ele é super higiênico (não solta agua nem pó). Os mais antigos tenho aqui a mais de 15 anos, desde o inicio do século, e ainda funcionam bem.
Conhecimento importa mais que equipamento.


bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #633 Online: 17 de Outubro de 2019, 17:58:23
Obrigado Lindsay. Espero que com a experiência e as informações daqui eu consiga corrigir meus erros e por outro lado relatar aos colegas como as coisas podem dar errado. Faz parte as descobertas boas e as ruins também.
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro


bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #634 Online: 18 de Outubro de 2019, 16:19:29
Lindsay eu estava observando a sílica que uso e ela se parece com sal grosso, é translúcida e fica amarela quando saturada.
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #635 Online: 18 de Outubro de 2019, 16:52:47
Eu desisti da caixa com sílica. Aqui nessa terra não é possível controlar a umidade assim.
Fiz uns saquinhos de EVA e comprei sílica a granel, dessas que vende no ML (bolotinhas), que perdem a cor quando saturam.
Fazia como o Lindsay disse, colocava no microondas pra reciclar.

Meus containers eram normais com borracha colada na borda e tampa. Deixando "quase" herméticos.  8-) :doh:

O difícil aqui é manter a umidade na faixa adequada.
Quando a sílica tá sequinha, ela baixava pra 15-18%.
Depois em alguns dias, se estivesse chovendo, já estava em 60%.
Então o trabalho era grande e o resultado não era o ideal.
Acabou que dei o braço a torcer e comprei um armário desumidificador.  :hysterical:


« Última modificação: 18 de Outubro de 2019, 16:53:47 por nandoespinosa »


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #636 Online: 18 de Outubro de 2019, 17:05:45
Lindsay eu estava observando a sílica que uso e ela se parece com sal grosso, é translúcida e fica amarela quando saturada.
Sim essa sílica ai não é boa, acho que existem vários tipos de sílica, não é uma coisa só. Acontece que o ambiente tem que ser estanque para que fique com a atmosfera isolada.

Aquele travesseiro pequenininho é poderoso, ele mantém um pote desses de 5 litros por mais de 6 meses sem chegar nem perto de 40% de umidade (o normal é 30%), mesmo que vc abra e feche o pote para pegar os equipamentos varias vezes, ele mantém a umidade baixa e nunca satura a ponto de escorrer agua. Ele ainda tem um marcador impresso no tecido uma tinta que muda de cor quando chegar ao ponto de reciclar.

Quando esquenta ele no micro-ondas por 3 minutos, normalmente faz-se isso sobre um pires ou prato de porcelana qualquer, ai sim a gente vê que ele expulsa a agua que tinha dentro, ele fica todo suado, mas como ele está quente a agua evapora, depois de alguns minutos ele esfria e vc pode coloca-lo novamente dentro do pote com as lentes.

Esse processo todo fica fácil de acompanhar com o higrômetro, esse aparelhinho tem resposta rápida,  em alguns segundos ele já percebe e indica a diferença de umidade.

Esse travesseiro quando eu conheci a primeira vez foi na loja da Canon (a Namba), foi lé que comprei as o produto as primeiras vezes. Atualmente tenho vários travesseiros, inclusive dentro de bolsas e mochilas, mesmo que eu não esteja usando a mochila (mochila vazia) o tempo todo que ela fica guardada com um travesseirinho dentro.
« Última modificação: 18 de Outubro de 2019, 17:06:27 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #637 Online: 18 de Outubro de 2019, 18:05:52
Vou abandonar a ideia dessa sílica que uso então e comprar os saquinhos. Acho que só vou usar a minha sílica de gato dentro dos armários. Agradeço pelo seu relato.
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #638 Online: 18 de Outubro de 2019, 23:23:38
Gosto muito de usar esse produto é muito prático e bem eficiente, a umidade dentro da caixa de 90 litros fica em torno de 30%.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1136268549-cloreto-de-calcio-escamas-5-kg-10-potes-anti-mofo-_JM#position=3&type=item&tracking_id=e2e5baa0-c447-43ec-8793-6037f93e30fa


taboshots

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
  • Sexo: Masculino
Resposta #639 Online: 28 de Outubro de 2019, 19:17:00
Um conhecido me disse que a variação de temperatura no ambiente também pode ser um problema para a proliferação de fungos nas lentes, procede?
minha caixa fica no meu quarto, a noite durmo com o ar condicionado ligado e durante o dia faz muito calor.
uso uma caixa transparente vedada onde guardo todos os equipamentos.
fotografia de surf - @taboshots


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #640 Online: 28 de Outubro de 2019, 19:29:16
Um conhecido me disse que a variação de temperatura no ambiente também pode ser um problema para a proliferação de fungos nas lentes, procede?
minha caixa fica no meu quarto, a noite durmo com o ar condicionado ligado e durante o dia faz muito calor.
uso uma caixa transparente vedada onde guardo todos os equipamentos.

Não a variação. Cada fungo tem uma faixa de umidade e temperatura específicos. Tem fungo que vive no frio, que vive no calor... mas todos dependem da umidade.


taboshots

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
  • Sexo: Masculino
Resposta #641 Online: 29 de Outubro de 2019, 09:13:31
Não a variação. Cada fungo tem uma faixa de umidade e temperatura específicos. Tem fungo que vive no frio, que vive no calor... mas todos dependem da umidade.

Valeu!!
fotografia de surf - @taboshots


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #642 Online: 03 de Novembro de 2019, 21:42:33
Galera,
E coisas não óticas, mas que vocês transportam muito, como vcs acomodam? Estou querendo comprar umas genéricas da Pelican Case, mas mesmo as genéricas estão meio caras. Quero comprar daquelas que vêm com espuma destacável por dentro.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #643 Online: 03 de Novembro de 2019, 22:17:09
Galera,
E coisas não óticas, mas que vocês transportam muito, como vcs acomodam? Estou querendo comprar umas genéricas da Pelican Case, mas mesmo as genéricas estão meio caras. Quero comprar daquelas que vêm com espuma destacável por dentro.

Para transportar (carregar) mochila ou bolsa.
Em casa coisas pequenas em caixas plásticas, ou no armário.
Eu até tinha um case Vanguard, mas não achei prático, chama muita atenção no transporte.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #644 Online: 03 de Novembro de 2019, 22:32:36
Para transportar (carregar) mochila ou bolsa.
Em casa coisas pequenas em caixas plásticas, ou no armário.
Eu até tinha um case Vanguard, mas não achei prático, chama muita atenção no transporte.
Valeu. Acho que vou usar desses cases plásticos comuns, e esculpir um bloco de espuma por dentro. Dá trabalho, mas ou é isso, ou gastar dinheiro.  8-)
É pro astro tracker, que normalmente vai da prateleira direto pra mala do carro.