Autor Tópico: Armazenamento interno em RAW on invés de JPEG  (Lida 1400 vezes)

mvaraujo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 27
  • Sexo: Masculino
    • Porquê tirei essa Foto
Online: 03 de Outubro de 2007, 02:15:56
Olá... bem, essa é a terceira ajuda que peço na seqüência. Agradeço aos pacientes e peço desculpas aos que incomodo...

Estou fazendo registros amadores com uma Cybershot DSC-W35, compacta, automática, perfeita para ser carregada sempre por perto.

Ela registra internamente as fotos já convertidas em JPEG.

Já procurei um pouco no Google e não consegui a resposta para uma dúvida: há como configurá-la ou mudar o firmware de modo a forcá-la a armazenar as fotos em modo RAW, sem a conversão que, inevitavelmente, implica em perda de qualidade?

Abraços!
« Última modificação: 03 de Outubro de 2007, 02:18:43 por mvaraujo »
Visitem meu blog/fotolog: Porquê Tirei essa Foto


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #1 Online: 04 de Outubro de 2007, 13:03:48
O único caso que conheço é para cãmeras Canon compactas.

Por isso é importante ao se comprar uma câmera ela ter essa opção.

Você pode ter uma boa base para tratamento, sem RAW, fazendo as fotos com baixo contraste, pouca saturação, pouco sharp e batendo o branco em cada foto ou ambiente. Naturalmente na máxima resolução e qualidade da cãmera.

Na questão de bater o branco, o Adobe Lightroom permite algumas alterações importantes em WB a partir de JPEG. Mas é sempre bom partir de um WB o mais perto possível do desejado.


MárcioGarcia

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 602
  • Sexo: Masculino
  • João 3:16
    • http://www.flickr.com/photos/45060921@N02/
Resposta #2 Online: 04 de Outubro de 2007, 14:06:57
É verdade, o Lightroom tem esse recurso que é bem interessante, de fato melhora bem se a camera errou o WB!!!

Depois que comecei a tentar aprender a editar as fotos no PS tambem tiro as fotos com sharp, contraste e saturação sempre no mínimo, pois pra mim as vezes fica dificil fotografar em RAW devido ao espaço que ocupa no cartão, e com essa configuração voce tem uma margem maior pra trabalhar na imagem.

Mas essas dicas do Ivan já ajudam bastante!!!

Tentei instalar esse firmware pra fotografar RAW em uma Canon A620 minha, mas nao deu muito certo não... Bom, pelo menos não fez mal!!! ahaha

Flw!!!
São Paulo - SP
Sony RX100M3
Samsung TL500/EX1
Sony A6000 / SEL1855 / Minolta MD 50mm 1.4 / Minolta MC 135mm 2.8 / Minolta 200mm 3.5 / ZEISS 16-70 4.0
FLICKR: http://www.flickr.com/photos/45060921@N02/


mvaraujo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 27
  • Sexo: Masculino
    • Porquê tirei essa Foto
Resposta #3 Online: 05 de Outubro de 2007, 03:58:31
O único caso que conheço é para cãmeras Canon compactas...

Você pode ter uma boa base para tratamento... com baixo contraste, pouca saturação, pouco sharp e batendo o branco...

Na questão de bater o branco, o Adobe Lightroom permite algumas alterações importantes...

Muitíssimo obrigado pelas dicas.

Apesar da Canon ser excelente no nível profissional, eu acredito que nas compactas não há páreo para as Cybershots (mesmo sem poder registrar em RAW)... estou errado?

Tive de pesquisar sobre o que é 'bater o branco' :P Pelo que entendi, há um comando na máquina para ajuste de WB focando-se em uma superfície totalmente branca (folha de papel...) antes do registro final. Maravilha! Mas minha máquina, até onde sei, não faz isso... paciência...

Estou baixando o LightRoom que não conheço e também irei fazer ensaios com os diversos níveis disponíveis para contraste, sharpness e saturação da minha máquina.

Abraços!
« Última modificação: 05 de Outubro de 2007, 04:01:00 por mvaraujo »
Visitem meu blog/fotolog: Porquê Tirei essa Foto


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #4 Online: 05 de Outubro de 2007, 13:39:43
Minhas preferências são Fuji e Panasonic para câmeras de sensor pequeno.

As Sony em quase todos os segmentos são inferiores às concorrentes. As Canon são boas em segmentos de entrada.
« Última modificação: 05 de Outubro de 2007, 13:43:30 por Ivan de Almeida »