Autor Tópico: AJUDA rápida em ler isso aqui em ingles (compensação em longas expos.)  (Lida 6934 vezes)

Pedro Vilas Boas

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eu não entendi o que ele quer dizer com essa fração.

ele explica que significa que numa abertura de, por exemplo, 64 seg.  eu tenho que abrir passar de f16 > f11 ?
ele diz que em, por exemplo, em 64seg. tem +1 na abertura da lente.
então é certo eu dizer q se estiver fazendo uma exposição de 64seg. eu teria que abrir a lente em 1 stop ?

isso seria no caso do 64seg.

no caso do 4, e do 16 segundos é:
abrir 1/3 e 2/3 a lente (respectivamente) 

é isso?

caso eu esteja certo
então é razoavel dizer que

128segundos = +4/3
248 = +5/3
496 = +2

???

----

e no caso do rodapé do texto
ele diz que em casos normais, ficaria num "ratio" de 1:4
o que é um "ratio" de 1:4 ?
« Última modificação: 03 de Outubro de 2007, 18:32:40 por Pedro Vilas Boas »


Leo Terra

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Resposta #1 Online: 03 de Outubro de 2007, 18:33:05
Pedro a compensação para longa exposição é coisa para filmes, digitais não seguem essa regra, pois a mídia digital satura linearmente.

No caso das compensações de filme isso varia de acordo com a curva de saturação, o +1 significa uma abertura de +1ponto, o que daria f/2.8 para uma medição 1/4.0 e por ai vai.
« Última modificação: 03 de Outubro de 2007, 18:35:09 por Leo Terra »
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Resposta #2 Online: 03 de Outubro de 2007, 18:35:12
o que daria f/2.8 para uma medição 1/4.0 e por ai vai.


vc quis dizer de

f2.8 => f1.4

né?

eu não entendi muito bem o que vc quis dizer.
« Última modificação: 03 de Outubro de 2007, 19:03:10 por Pedro Vilas Boas »


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Resposta #4 Online: 03 de Outubro de 2007, 19:17:25
Pedro eu disse que você teria que usar f/2.8 caso a leitura fosse f/4.0... Ou seja, lento-se f/4.0 no fotômetro então você precisaria usar f/2.8 como referência, mas lembrando que isso só é válido para filmes (digital não sofre com este problema) e acima de tudo, que cada filme tem uma resposta diferente, então você precisa de uma tabela diferente.
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Resposta #5 Online: 03 de Outubro de 2007, 19:24:21
Pedro eu disse que você teria que usar f/2.8 caso a leitura fosse f/4.0... Ou seja, lento-se f/4.0 no fotômetro então você precisaria usar f/2.8 como referência, mas lembrando que isso só é válido para filmes (digital não sofre com este problema) e acima de tudo, que cada filme tem uma resposta diferente, então você precisa de uma tabela diferente.

sim sim, leo

eu uso filme.

entendi... se eu estiver com fotometro zerado em f4.0 eu tenho que abrir pra 2.8

entendi.ok

eu por enquanto uso este daí. o Superia.
e essa tabela é dele.

obrigado =)


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Resposta #6 Online: 03 de Outubro de 2007, 19:27:46
só um detalhe, básico.


as pessoas que usam longas exposições, à noite. Tem de ter fotometro de mão?!?!?


quanto eu tento saber os segundos de abertura. eu coloco em f1.4 e 1segundo de exposição..

daí eu calculo os stops, e os segundos...


fotometro de mão está um pouco fora da minha realidade. são MUITO caros


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Resposta #7 Online: 03 de Outubro de 2007, 19:36:42
O spot da câmera já ajuda bastante, eu uso muito o spot...
Os fotômetros de mão nem são tão caros assim, existem umas versões de fotômetros da polaris que custam por volta de R$ 300,00 ou até menos no mercado de usados... :)
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Resposta #8 Online: 03 de Outubro de 2007, 19:38:02
Isso dai se chama Falha na Lei de Reciprocidade, e cada filme tem um grafico diferente. De uma olhada nesse site:

http://home.earthlink.net/~kitathome/LunarLight/moonlight_gallery/technique/reciprocity.htm

A sensibilidade dos filmes nao eh linear, mas a industria fez o que a gente faz em engenharia de controle: lineariza. O intervalo de linearizacao inclui para a maioria dos filmes todos os tempos de abertura comuns para fotografia, desde 1/2000s. ate mais ou menos 2 segundos (varia muito de filme pra filme, como voce pode ver no link acima).

Em suma, para longas exposicoes, filmes tendem a ficar menos sensiveis. Uma foto medida no lightmeter aa 20 segundos pode (e na maioria das vezes vai) ficar subexposta. A maioria dos fabricantes de filme especificam o comportamento dos seus filmes. Por exemplo, de uma olhada na pagina 2 do spec sheet do ilford delta 100:

http://www.ilfordphoto.com/Webfiles/20061301938422338.pdf

Voce vai ver que uma exposicao medida em 15 segundos no lightmeter deve ser ajustada para 50 segundos na camera. Note bem que em filmes coloridos, o problema pode ganhar outras proporcoes. Cada camada de emulsao pode ter uma falha de reciprocidade diferente, e entao voce vai ter cores distorcidas. Da-lhe correcao no photoshop depois.

o fator mais importante eh:

OS VALORES PARA UM DETERMINADO FILME NAO SERVEM PARA OUTRO... cada filme tem uma tabela/formula de correcao diferente.
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Resposta #9 Online: 03 de Outubro de 2007, 19:41:21
Mais uma coisa:

para foto noturna eu prefiro sempre compensar o tempo de exposicao ao inves de ter que usar um f-stop muito aberto e comprometer foco (que ja eh complicado de ajustar aa noite) ou alterar o DOF que eu tinha planejado pra foto.
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Resposta #10 Online: 03 de Outubro de 2007, 20:08:32
obriogado padu

mas esse link de cima. é muito tecnico.
parece até "fisica experimental" que nós engenheiros temos na faculdade.
mas no geral eu entendi o recado.
filmes diferentes. tempo de exposições...

---

e leo,
quando ao spot meter
li neste site : http://www.mnemocine.com.br/fotografia/exposicao.htm
Citar
Tipos de Fotômetro

Luz Incidente: Fotômetro de mão, que nos dá a leitura da luz que INCIDE sobre o assunto medido.

Luz Refletida: Fotômetro que nos dá a leitura da luz que é REFLETIDA do assunto medido, e que pode ser dividido em dois tipos:
a) SPOT METER, que é um fotômetro que mede pontos específicos de luz refletida,
b) LUZ GERAL, que é o fotômetro que mede a luz refletida geral de um assunto, como por exemplo os fotômetros embutidos nas câmaras fotográficas.

o de luz geral, parece ser melhor.
pq fotografando uma paisagem noturna, cidade..
eu estaria fotometrando o geral.


o problema é que parece que o proprio site se contradiz.

as partes grifadas.

em baixo ele põe uma 2 figuras dizendo
Citar
À esquerda, medição feita com o fotômetro de luz incidente, onde o fotômetro deve estar próximo ao assunto, e, à direita, feita com o spot meter, onde o fotômetro está próximo à câmera.

em cima ele diz que o "Geral" mede a luz geral do assunto e o Spot mede ponto específico
em baixo ele diz que o "spot meter" deve estar proximo a camera, oq eu suponho que ele faz uma leitura geral. estando longe do assunto.


---
eu queria fotometrar uma cidade de cima de um morro.
pra ficar linda e bela, como nos cartoes postais noturnos.
"Spot Meter" ou "Luz Geral"?


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Resposta #11 Online: 03 de Outubro de 2007, 20:16:19
deixa pra lá
desisto

teoricamente é uma merda entender isso.

tem que pegar o trosso na mão, olhar, mexer e pronto.

esquece o topico, esquece.
ta muito complicado entender isso


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Resposta #12 Online: 03 de Outubro de 2007, 20:23:23
Qual é a dúvida Pedro?
BAsicamente o problema é que cada filme tem uma curva de saturação diferente, ai você precisa compensar, porque o filme "queima" mais rápido no começo da exposição do que no final... ;)
Essa é a idéia... Por isso que precisa ter uma compensação...
Ai você só precisa pegar qual é a compensação para o filme que você pretende usar e jogar ela ou na velocidade (como o Padu citou e eu tbm prefiro) ou na abertura (que você citou).
Simples assim... :)
Leo Terra

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Resposta #13 Online: 03 de Outubro de 2007, 20:26:04
hehehehe, ta saindo fumaca da massa cerebral

esse de luz geral eu nao conheco nao. eu tinha um minolta flash meter IV q se alternava entre luz incidente e luz refletida. para luz incidente ele tem um domo branco, para luz refletida, tira o domo e coloca um outro acessorio q mede a intensidade da luz. cada acessorio tem um angulo diferente (1 grau, 5 graus, 8 graus, etc). quanto mais aberto esse angulo, mais "geral" vai ser a medicao...

O fotometro da camera eh um pouco diferente, ele mede a luz refletida em um ponto (medicao spot) ou em varios (a tal da multi segmento).

em suma:
-luz incidente: vc leva o fotometro ate onde a pessoa ou o assunto esta e mede a quantidade de luz que chega aaquele ponto, se possivel de cada fonte de luz individualmente
-luz refletida: eh a luz que bate no assunto, reflete e chega ate a lente da sua camera
-para estudio, use luz incidente, o que eh o mais seguro. o fotometro da camera pode se enganar com fundo preto ou branco.
-para paisagens use luz refletida... ate porque nao tem como medir (de forma pratica) luz incidente em uma paisagem

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Resposta #14 Online: 03 de Outubro de 2007, 20:29:35
Padu discordo que para estúdio a Luz incidente seja a melhor opção, na verdade a luz refletida possibilita um controle muito maior da luz da cena, principalmente se associado à reprodução de tons da curva de latitude da mídia... O fotômetro de luz incidente só é mais fácil, porque sempre irá definir a exposição para um dado cinza, mas também gera aquele tipo de erro clássico, como tons de pele ruins ou mesmo pouco detalhados devido ao fato de estar fora do ponto ideal de exposição. O fotômetro de luz refletida é muito mais eficiente e preciso para quem sabe o que está fazendo... ;)
Leo Terra

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