Autor Tópico: Trilhas: como carregar o equipamento?  (Lida 7375 vezes)

fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Online: 05 de Outubro de 2007, 08:24:44
Pessoal, gostaria de saber como vocês carregam o equipamento na seguinte situação.
Quando vou fazer trilhas e caminhadas na floresta ou em montanhas durante um dia inteiro,
sempre levo câmera fotográfica e pelo menos duas objetivas.
Mas não é só o equipamento fotográfico o que precisamos levar numa caminhada. Também é necessário levar água, toalha, lanterna, lanche de trilha, capa de chuva, repelente, protetor solar, etc.
Minha dúvida é, como levar tudo isso da forma mais prática possível?
As mochilas próprias para equipamento fotográfico geralmente não fornecem espaço interno suficiente para levar outras coisas a não ser o próprio equipamento.
As mochilas de caminhadas e trilhas não são muito adequadas para carregar o equipamento fotográfico junto com outros itens necessários à caminhada.

E então? Alguma dica?

Abs,
Fabio
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.746
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #1 Online: 05 de Outubro de 2007, 08:56:49
Assunto legal.

Eu como gosto de macro, ainda tenho de acrescentar o tripé nesta lista que citou.

O que tenho procurado fazer é tentar otimizar o equipamento e demais itens em função do trajeto e distâncias, mas é complicado.

Primeira coisa que fiz foi trocar o tripé por um mais leve e compacto. Me livrei de quase 2 quilos nesta troca.

Com relação a mochila, existem modelos legais para caminhadas. A lowepro tem vários, por exemplo: orion, dryzone rover.....Estas mochilas possuem um compartimento para câmera e um específico para levar outros itens. Eu tenho uma mochila similar a estas. A Lowepro CompudayPack, que difere apenas da Orion pelo compartimento do notebook. O único defeito da CompudayPack é não ser AW, isto é, não vem com a capa de chuva própria para a mochila.

Tanto é que esta mochila somente levo em passeios urbanos. E coloco capa de chuva , um agasalho no compartimento do note.

O que andei lendo um tempo atrás é que alguns fotógrafos possuem mais de uma mochila. E escolhem a mesma em função do equipamento que irão levar e do trajeto.

[ ]'s


 


André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


rafanubi

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.874
  • Sexo: Masculino
    • Lentedorafa
Resposta #2 Online: 05 de Outubro de 2007, 09:02:41
Levar 2 mochilas!! hehe Sério... Eu to pensando em como vou fazer isso também, pois ainda não levei minha SLR pra fazer trilha.

Provavelmente vou enfiar minhas barras de cereal (único lanche que eu costumo levar em trilha) na mochila mesmo, no compartimento da frente e a minha garrafa d´água na cintura ou do lado de fora da mochila no suporte para tripé. O ideal é um bom cantil daqueles da Trilhas e Rumos que se pode levar na cintura.

Eu não costumo levar repelente pois prefiro causar o mínimo impacto possível nas trilhas que faço. E caso vá fazer uma a céu aberto passo o filtro antes de sair de casa ou antes de começar a trilha e deixo o filtro no carro.

Lanterna e toalha você pode carregar junto com o equipamento fotográfico... Depois de usar a toalha deixe-a do lado de fora da mochila, pendurando-a na alça de mão ou algo assim....

Capa de chuva geralmente é uma coisa que pode-se dobrar até tamanhos infímos, então coloca em qq canto da própria mochila de foto! Se você precisar usá-la, as chances de ter que guardar de volta são poucas...

e-mail: r.a.s.santos@globo.com
skype: rafanubi
Rio de Janeiro/RJ


Abelardo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 151
Resposta #3 Online: 05 de Outubro de 2007, 10:36:58
No meu caso, opino sempre em estar com a máquina em punho, pois estou focado em passaros e animais, que muitas vezes nos dá pouca chance de fotografa-los, uso um pochetão da Trilhas e Rumos chamado enduro 2000, onde levo o cantil, lanche, GPS, capa de chuva compacta (descartavel). Na a mochila vai equipamento fotografico, tripé, e kit primeiro socorros , e saco plástico grande para colocar todos os objetos, Sempre otimizando o maximo de acordo com o tempo de campo e condição do clima.
Mas é fundamental o uso de rádio comunicador e ou celular ( quando funciona ), estar com botas, calça compida,  um GPS, uma busula, kit primeiro socorros, repelente contra insetos, filtro solar ( tudo reduzido em potes menores para um dia de uso), um boné ou chapéu e no meu caso que fico em lugares de dificil acesso e muito preservados deixar ciente o ponto de apoio o destino e a provavel hora de retorno. E agora que estou adquirindo o gravador Sony profissional para gravar as vocalizações dos passáros, é uma tralha a mais. O resto é só felicidade.
Bello PRO PESCA SUB - Amor pela pesca sub
Brasilia DF - Canon 40D, lente 50-500 Sigma
bellophotos@gmail.com
visite: CERRADO EM FOCO, AVES, ANIMAIS, FLORES E NATUREZA EM GERAL
http://passarosdobrasil.multiply.com
.
http://www.flickr.com/photos/abelardosa/
http://abelardosa.multiply.com
http://bellophotos.spaces.live.com
[url=http://fo


rafanubi

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.874
  • Sexo: Masculino
    • Lentedorafa
Resposta #4 Online: 05 de Outubro de 2007, 18:43:44
No meu caso, opino sempre em estar com a máquina em punho, pois estou focado em passaros e animais, que muitas vezes nos dá pouca chance de fotografa-los, uso um pochetão da Trilhas e Rumos chamado enduro 2000, onde levo o cantil, lanche, GPS, capa de chuva compacta (descartavel). Na a mochila vai equipamento fotografico, tripé, e kit primeiro socorros , e saco plástico grande para colocar todos os objetos, Sempre otimizando o maximo de acordo com o tempo de campo e condição do clima.
Mas é fundamental o uso de rádio comunicador e ou celular ( quando funciona ), estar com botas, calça compida,  um GPS, uma busula, kit primeiro socorros, repelente contra insetos, filtro solar ( tudo reduzido em potes menores para um dia de uso), um boné ou chapéu e no meu caso que fico em lugares de dificil acesso e muito preservados deixar ciente o ponto de apoio o destino e a provavel hora de retorno. E agora que estou adquirindo o gravador Sony profissional para gravar as vocalizações dos passáros, é uma tralha a mais. O resto é só felicidade.

Esse é trilheiro de alma e coração!!  ;D

e-mail: r.a.s.santos@globo.com
skype: rafanubi
Rio de Janeiro/RJ


Eduardo Proença

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.292
    • http://www.olhares.com/edup90
Resposta #5 Online: 06 de Outubro de 2007, 05:46:48
Fábio, comprei uma bolsa excelente prá trilhas. A Lowepro Off Road. Cabe a camera com lente acoplada e mais pelo menos 3 lentes ou duas lentes e uma garrafa de água.
Uso ela como pochete na cintura e levo outra mochila nas costas com o restante das necessidades.
Um abraço
Eduardo Proença - Rio de Janeiro
Meu Flickr


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #6 Online: 06 de Outubro de 2007, 14:26:45
Valeu pelas dicas pessoal! Comprei uma Lowepro Orion Trekker II. Não é tão grande e nem tão pequena. Um bom tamanho para o que preciso.

Abs,
Fabio
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


rafanubi

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.874
  • Sexo: Masculino
    • Lentedorafa
Resposta #7 Online: 06 de Outubro de 2007, 21:27:58
Fábio, comprei uma bolsa excelente prá trilhas. A Lowepro Off Road. Cabe a camera com lente acoplada e mais pelo menos 3 lentes ou duas lentes e uma garrafa de água.
Uso ela como pochete na cintura e levo outra mochila nas costas com o restante das necessidades.
Um abraço

Fica uma pochete imensa né? Não é ruim guardar a Água junto da cam?

e-mail: r.a.s.santos@globo.com
skype: rafanubi
Rio de Janeiro/RJ


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #8 Online: 07 de Outubro de 2007, 03:41:57
Fábio,

Imagino que essa mochila nova vai te atender melhor! Eu tenho uma Sauá, mas é pequena pra isso. Ela mal cabe a K10d + 2 lentes e o flash Vivitar 285HV... Estou pensando em futuramente comprar uma maior, acho que uma Macaco pro, ou algo similar.

Recentemente fui fotografar por uma trilha de 9km, e senti falta de espaço pra carregar água, barra de cereais, e principalmente REPELENTE, que eu esqueci de levar. Fui de short, camiseta e chapéu, e num trecho mais fechado acompanhando o curso de um pequeno riacho, por aproximadamente 1km, várias orquideas diferentes, umas espécies de palmitos nativos da região, eu estava com a cam guardada na mochila e nao fotografei nada, pq. os mosquitos nao deixavam. Nunca esqueça repelente e água!!!

abraços!  ;D
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


Eduardo Proença

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.292
    • http://www.olhares.com/edup90
Resposta #9 Online: 07 de Outubro de 2007, 05:11:42
Fábio, comprei uma bolsa excelente prá trilhas. A Lowepro Off Road. Cabe a camera com lente acoplada e mais pelo menos 3 lentes ou duas lentes e uma garrafa de água.
Uso ela como pochete na cintura e levo outra mochila nas costas com o restante das necessidades.
Um abraço

Fica uma pochete imensa né? Não é ruim guardar a Água junto da cam?

Rafael, fica uma pochete grande sim, mas nào atrapalha muito em trilhas pesadas.
Ela inclusive tem uma alça de ombro q pode ser usada prá estabilizar melhor a pochette e aliviar o peso.
Comprei esse modelo prá tirar fotos em cavalgadas, em cima do cavalo.
O melhor dela é o acesso. Muito fácil e rápido sem ter q tirar ela do lugar.
Prá vc ter uma idéia dá prá trocar de lente sem parar de caminhar.
Quanto a questão da água, essa bolsa tem dois porta lentes externos independentes. Vc pode colocar uma lente ou se quiser cabe perfeitamente uma garrafa dessas q se usa em bicicleta de água ou até mesmo uma garrafinha de 500ml de água mineral, dessas de plástico sem q a garrafa fique próxima ao equipo.
Finalizando, hj levo nessa bolsa o que levava na minha Lowepro Microtrekker 100. Falando nisso vou colocar ela logo logo a venda...  ;D
Eduardo Proença - Rio de Janeiro
Meu Flickr


Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
Resposta #10 Online: 07 de Outubro de 2007, 09:35:00
bom... eu usaria de todas as dicas acima.

mas vai aqui uma dica de um trilheiro ^^
eu sempre vou numa praia que tem trilhas onde se escondem ladrões ^^
exatamente. hehe a praia é deserta e por isso eles moram lá... se escondem.

ande o mais simples e rale possivel.
se vc conhecer a trilha e não achar necessario tenis ou calças.. ou se vc ja estiver acostumado com trilhas. ande bem "camuflado" ... largado..
vc pode estar carregando mais de 3mil

eu adorei essa minha tatica ^^
na trilha que eu conheço, quando faço... as vezes vou de short, descalço, sujo.. e ninguem sabe que numa muchila jeans muito fudida, tem a chave do carro, meus documentos, meu celular,...

é completamente NORMAL as pessoas pre-julgarem as outras pela aparencia.
hehe. é só pensar como um bandido pensa que vc se safa =)

agora. hehehe
se vc for arrumado. botas pra trilha... meias impermeaveis. colete.. duas mochilas. as vezes tripé aparente.
então vc deve andar em lugares memso seguros... parques e tal.

trilhas "selvagens" no way


--
em off..

eu tava pensando (em quando pegar o editado - regra 2.1 do meu tripe e quando editado - regra 2.1 da lente chegar no brasil) colocar o tripé dentro de uma capa de guarda sol...
rsrs
e sim... os lugares que eu gostaria de fotografar não são seguros não ^^
« Última modificação: 07 de Outubro de 2007, 14:23:16 por Eduardo Proença »


rafanubi

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.874
  • Sexo: Masculino
    • Lentedorafa
Resposta #11 Online: 07 de Outubro de 2007, 13:00:07
Fábio, comprei uma bolsa excelente prá trilhas. A Lowepro Off Road. Cabe a camera com lente acoplada e mais pelo menos 3 lentes ou duas lentes e uma garrafa de água.
Uso ela como pochete na cintura e levo outra mochila nas costas com o restante das necessidades.
Um abraço

Fica uma pochete imensa né? Não é ruim guardar a Água junto da cam?

Rafael, fica uma pochete grande sim, mas nào atrapalha muito em trilhas pesadas.
Ela inclusive tem uma alça de ombro q pode ser usada prá estabilizar melhor a pochette e aliviar o peso.
Comprei esse modelo prá tirar fotos em cavalgadas, em cima do cavalo.
O melhor dela é o acesso. Muito fácil e rápido sem ter q tirar ela do lugar.
Prá vc ter uma idéia dá prá trocar de lente sem parar de caminhar.
Quanto a questão da água, essa bolsa tem dois porta lentes externos independentes. Vc pode colocar uma lente ou se quiser cabe perfeitamente uma garrafa dessas q se usa em bicicleta de água ou até mesmo uma garrafinha de 500ml de água mineral, dessas de plástico sem q a garrafa fique próxima ao equipo.
Finalizando, hj levo nessa bolsa o que levava na minha Lowepro Microtrekker 100. Falando nisso vou colocar ela logo logo a venda...  ;D



Fiquei interessado nessa bolsa hein! Vou dar uma pesquisada nela qd tiver um tempo.


Pedro> Você é carioca né!? hehe Só cariocas mesmo (como eu!) para pensarem assim! hehe Realmente dependendo do lugar é f*d* andar com uma SLR na mão....

Aliás, que trilha é essa que vc está falando?! Não é no Mendanha é? hehe

e-mail: r.a.s.santos@globo.com
skype: rafanubi
Rio de Janeiro/RJ


Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
Resposta #12 Online: 07 de Outubro de 2007, 16:20:34
opa pessoal, escrevi palavrão alí
onde está editado em vermelho. desculpem. não vai se repetir! =\

Pedro> Você é carioca né!? hehe Só cariocas mesmo (como eu!) para pensarem assim! hehe Realmente dependendo do lugar é f*d* andar com uma SLR na mão....
Aliás, que trilha é essa que vc está falando?! Não é no Mendanha é? hehe

rsrsrs
hehe nasci no grajaú, moro em jacarepaguá, o predio onde eu morava fui assaltado inúmeras vezes, ja fui assaltado, estudo num lugar que até 1 mês atras tinha PELO MENOS 2 assaltos por dia.
A delegacia registrou 40 ocorrencias em 1 mês. Assaltos lá na saída da UFRJ - alunos (fora os que não dão ocorrencia do roubo) e nós estudamos 5 dias na semana , então da uma média maior que 2 assaltos por dia.

então... rsrsr... quer saber? quando pedo onibos voltando pra casa, sim, rola um pré-conceito. eu olho o onibus inteiro. Se tiver alguem estranho, não passo da roleta.

pois, rafa...
a praia é depois de grumari... vc pega uma trilha na subida da serra de grumari (canto direito da praia) e vai fazendo ela... então vc pode ir pra: praia do inferno, praia funda, praia do meio e praia do perigoso.
e eles se escondem por lá ^^
mas é +/- na boa... eles na deles, nós na nossa...

eu qdo for com minha máquina pra esses lugares, eu vou ter q dar um jeito... =P


rafanubi

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.874
  • Sexo: Masculino
    • Lentedorafa
Resposta #13 Online: 08 de Outubro de 2007, 00:09:23
opa pessoal, escrevi palavrão alí
onde está editado em vermelho. desculpem. não vai se repetir! =\

Pedro> Você é carioca né!? hehe Só cariocas mesmo (como eu!) para pensarem assim! hehe Realmente dependendo do lugar é f*d* andar com uma SLR na mão....
Aliás, que trilha é essa que vc está falando?! Não é no Mendanha é? hehe

rsrsrs
hehe nasci no grajaú, moro em jacarepaguá, o predio onde eu morava fui assaltado inúmeras vezes, ja fui assaltado, estudo num lugar que até 1 mês atras tinha PELO MENOS 2 assaltos por dia.
A delegacia registrou 40 ocorrencias em 1 mês. Assaltos lá na saída da UFRJ - alunos (fora os que não dão ocorrencia do roubo) e nós estudamos 5 dias na semana , então da uma média maior que 2 assaltos por dia.

então... rsrsr... quer saber? quando pedo onibos voltando pra casa, sim, rola um pré-conceito. eu olho o onibus inteiro. Se tiver alguem estranho, não passo da roleta.

pois, rafa...
a praia é depois de grumari... vc pega uma trilha na subida da serra de grumari (canto direito da praia) e vai fazendo ela... então vc pode ir pra: praia do inferno, praia funda, praia do meio e praia do perigoso.
e eles se escondem por lá ^^
mas é +/- na boa... eles na deles, nós na nossa...

eu qdo for com minha máquina pra esses lugares, eu vou ter q dar um jeito... =P

Era minha segunda opção!! hehe Cansei de ir na praia do Perigoso!!
Eu notei da última vez que rola uma cabaninha de madeira e tudo ali. FUi lá umas 3x com minha antiga Fuji S5600... Mas eu subo pelo lado da Barra de Guaratiba.

e-mail: r.a.s.santos@globo.com
skype: rafanubi
Rio de Janeiro/RJ


Marcel MM

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.205
    • http://mmartinez.multiply.com
Resposta #14 Online: 08 de Outubro de 2007, 07:24:48
A  National Geographic NG5162 Medium  é perfeita para caminhada.
Ela tem o compartimento do equipamento fotográfico separado do compartimento da mochila onde dá para carregar um bando de coisas, inclusive um laptop. Tem também cinta lateral pra prender o tripé.

Segue o link: http://www.cambags.com/camera_bag_mainpage.htm

Clica no nome dela pra ver em detalhes.
Marcel Martinez - Rio/RJ
br]http://mmartinez.multiply.com