Autor Tópico: Limpeza de sensor  (Lida 1872 vezes)

padovaz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 143
  • Na busca da luz perfeita
Online: 08 de Outubro de 2007, 07:49:43
Nos tópicos com esse assunto fica tudo meio vago e nada de uma conclusão. No meio de tantos pode isso e não pode isso, eu pergunto:

1) qual solvente eu posso usar sem estragar o filtro sobre o sensor?
2) onde encontro (preferencialmente uma e-store) um kit ou mesmo os itens necessários para uma boa limpeza?
3) posso limpar a "bundinha" do pentaespelho com os mesmos produtos? (eu já passei um cotonete com álcool etílico lá e ficou pior do que estava, hehehe!!)

Minha câmera é uma EOS350D
Canon 350D + Tamron 17-50mm + EF 70-300mm IS
-> Visite minha galeria <-


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 08 de Outubro de 2007, 08:06:20
1) etanol
2) B&H, WWI
3) dizem no manual pra não enconstar lá :(


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #2 Online: 08 de Outubro de 2007, 10:11:04
Solvente a resposta é NENHUM, etanol em Canon por exemplo degrada a qualidade até que o sistema comece a apresentar manchas magenta. Cada equipamento precisa de um solvente diferente para ser limpo, fato que quase sempre só o fabricante possui ou fornece.
Os tópicos normalmente recebem links que apontam para o tutorial sobre como limpar o equipamento:
http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=6115.0

Quanto ao despolido (se for a isso que vc está se referindo), tome cuidado para não riscá-lo, esse sim é um tanto frágil, eu limpo o despolido com miniaspirador e pincel de blush, quando este procedimento é insuficiente eu uso um detergente para lentes com água como solvente e a base de tensoativos não iônicos, aplicado suavemente com um cotonete. :)
« Última modificação: 08 de Outubro de 2007, 10:13:11 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 08 de Outubro de 2007, 10:51:05
Ooops, na realidade escrevi errado, é Metanol, e não Etanol. Se etanol fosse apropriado, todos estaríamos limpando os sensores com Gim ou Vodka  :P

Enfim:
http://www.photosol.com/cameras_bymfg.html


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 08 de Outubro de 2007, 12:18:40
Interessante, alguém comente isso:



Hold the camera up and gently breathe (once again, do not blow, sneeze, cough, or wheeze - just breathe out slowly with your mouth fairly wide open) into the body.  You will see a fog of condensed moisture form on the sensor filter.
That fog is actually condensed water.  By definition, it is distilled water.  And further, it's been fractionally distilled because the temperature of the inside of your lungs is only a few tens of degrees warmer than the surface onto which the water condensed.
Thus, this is extremely pure water.  A friend of mine who is a chemist pointed out to me that there will also be other gas components of your breath which will end up dissolved into that water too.  One main component of note is carbon dioxide.  That CO2 will form carbonic acid in this water.


http://www.tribcsp.com/~sigma2/SensorDust01.html



Basicamente ele afirma que a limpeza do sensor pode ser feito com o ar dos nossos pulmões. Bem louco, mas ele dá a explicação técnica de que o ar que sai do nosso corpo tem somente pequenos níveis de dióxido de carbono, e que no momento da condensação com o vidro do sensor ele se transforma em água destilada e pura, porém levemente ácida, o que ajuda a disolver e soltar alguma poeira "colada" no filtro.

Alguém diz se esse cara tá louco ou se isso faz sentido e é seguro de se tentar (só não levei fé no cotonete de algodão que ele usa, para as fibras se soltarem ali dentro não custa nada).


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #5 Online: 08 de Outubro de 2007, 12:32:56
Bucephalus Metanol também é agressivo, principalmente contra os sensores Canon, a algum tempo houve uma onda de danos causados pelo Eclipse (que usa metanol) em modelos XTi e 5D, onde o revestimento do sensor foi descamado pelo solvente.
Nenhum fabricante recomenda o uso de solventes para limpar lentes e sensores, na verdade a maioria recomenda evitar.
A Nikon distribui um kit oficial para limpar lentes e sensores, este kit é a base de detergente tensoativo não iônico solúvel em água destilada, esse tipo de produto é inerte para a maioria das superfícies e evapora gradualmente, o que evita os trincos na superfície. Eu não usaria nenhum tipo de solvente não aprovado pelo fabricante.
« Última modificação: 08 de Outubro de 2007, 12:39:08 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 08 de Outubro de 2007, 12:44:02
Também ouvi falar do problema, mas acredito que seja porque nos seus novos modelos a Canon tenha usado um filtro de sensor com revestimento anti-estático, e o metanol realmente detona esse revestimento metálico. Mas, se não me engano, até então a Canon reconhecia o uso de metanol (ela só não incentivava as pessoas a fazerem a limpeza por conta própria, por motivos óbvios).


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #7 Online: 08 de Outubro de 2007, 12:50:33
A questão é que não é possível saber que solvente irá atacar a superfície do sensor, mesmo porque ela é composta por elementos orgânicos, assim como as boas lentes, o pessoal que limpa lentes raramente usa metanol porque promove trincos, inclusive o guia de serviços da 10D indica apra não usar nenhum tipo de alcool nas lentes e no sensor dela, o pessoal costuma usar formol, mas já me disseram que representa perigo para certa superfícies, o pessoal da Fuji me disse que o solvente usado tem que ser específico para o equipamento, que equipamentos diferentes reagem de forma diferente a diferentes solventes, eu prefiro os detergentes a base de água destilada porque o risco de eles gerarem danos é absurdamente menor.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.