Autor Tópico: notícia pra quem fotografa com filme (não sei se é nova..)  (Lida 15492 vezes)

Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
Online: 07 de Outubro de 2007, 09:21:11
nem mesmo se é verídica.

encontrei no orkut, na comunidade da FM2, um post assim
pra quem tem orkut:
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=3166080&tid=2559210536676621770&start=1
Citar
autor: Doug
título: APELO! Kodak está acabando com o Tri-X!!!
body:
Saudações...

Hoje fui até a Diafilme materiais fotográficos... Peço um rolo de Kodak Tri X 400 rebobinado, e qual não foi a minha surpresa ao saber que a Kodak NÃO ESTÁ MAIS DISPONIBILIZANDO as latas de TX... Agora, só vende o rolo pronto, que custa praticamente o dobro. O sr. José Antônio, dono da Diafilme, me disse que a Kodak cancelou os pedidos que ele fez. Quem tem, é estoque antigo. Não vem mais.

Já mandei um email pra Kodak reclamando!!! Vamos protestar!!!É um absurdo ficarmos quietos enquanto os fabricantes vão tirando produtos do mercado ao seu bel prazer!!!

O mail da Kodak é: kblpedidos@kodak.com

está lá que foi postado á duas horas atrás (relativo a hora de agora)

bem. pra quem interessar... ta aí.
abraços!


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #1 Online: 07 de Outubro de 2007, 11:27:32
Na verdade a Kodak já anunciou que vai descontinuar o filme... Eu não lembro a data prevista, mas é em breve...
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #2 Online: 07 de Outubro de 2007, 21:33:56
Oi Pedro,

assim como milhões de fotógrafos ao redor do mundo, também gosto do Tri-X, mas cada vez menos da Kodak. Minha sugestão é: faça estoque. Guarde-os no freezer, retire umas duas horas antes de usar e só abra a caixinha na hora que for usar.
Fiz isso com uns Panatomic-X e ainda tenho alguns congelados há quase 20 anos. Funciona bem.
Outra opção:
deixe a Kodak de lado e use Fuji (cor) e Ilford (PB). Ambas continuam investindo em tecnologia de filme e acho que merecem o nosso respeito e um retorno por isso. Além do que, seus filmes são ótimos.

Abraços,

José Azevedo


BACAMARTE

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 430
Resposta #3 Online: 08 de Outubro de 2007, 18:28:04
José Azevedo,

Por mim, eu quero qeu a Kodak se f...  >:(

Atualmente, só tenho utilizado Fuji para cor e preto e branco, com o Neopan. Aliás, você acha o Ilford melhor que o Neopan? Nunca usei Ilford, mas estou curioso.  ???


padu

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 444
  • Sexo: Masculino
  • I have ten fingers
    • Padu Casual Photography
Resposta #4 Online: 08 de Outubro de 2007, 19:11:22
Na verdade a Kodak já anunciou que vai descontinuar o filme... Eu não lembro a data prevista, mas é em breve...

Sera que voce nao esta confundindo com o anuncio que ela fez q vai discontinuar papel fotografio BW? Caso contrario, vc tem algum link?
http://www.flickr.com/photos/padu_merloti/ http://padu.merlotti.com <br />Sony Alpha 100, Minolta Maxxum 7, Toyo4x5  View Camera, Calumet 4x5 View Camera, 1942 US Navy 4x5 Combat Camera, Voighlander Bessa R, Canon Powershot SD800, Minolta Maxxum 7000 (aposentada), Zenit 12XP (aposentada)<br />San Diego, California


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #5 Online: 08 de Outubro de 2007, 19:42:54
Nopz Padu, houve um anúncio no começo do ano passado dizendo que iriam descontinuar toda a linha de produtos focados em filmes, até uma certa data, não sei o link porque já faz mais de ano que saiu essa notícia, nem que eu fosse o rei da memória lembraria o link rs... Eles anunciaram que devido a isso não haveriam mais investimentos nestes produtos, o que de fato vem acontecendo, já descontinuaram papel fotográfico para P&B, alguns filmes P&B, vários cromos, filmes de RX, câmeras de filme (coisa que a Nikon também já está fazendo) e por ai vai, notícias de encerramento de produção de filmes kodak já são esperadas e vem bem mais por ai. Infelizmente o filme como produto está morto... A Fuji ainda trabalha em filmes porque está praticamente sozinha no mercado e isso dá a ela algum fôlego, mas quem apostou no filme acabou morrendo, veja Agfa e Konica, que apostaram muitas fichas nos filmes e mesmo a Kodak que arrastou por muito tempo esta decisão de encerrar as produções de produtos focados em filmes, por enquanto a única divisão de filmes que ainda é rentável é a da Fuji (acredito que seja por isso que ainda invistam nisso)... De uma olhada nos balanços delas (normalmente no link do site de relações com investidores), vc verá que as demonstrações de resultados dos exercícios apresentam perdas significativas nos setores de filmes destas empresas, ainda mais com os dois maiores mercados de fotografia do mundo inundados de digitais.
Filmes agora vão passar a ser coisa meio que de marca alternativa, infelizmente esse é o destino do filme fotográfico, só espero que essas marcas alternativas não sejam tão caras como as que mantiveram sua produção de tocadores de discos de vinil rs.. Porque se for assim filme vai virar coisa de gente muito rica..rs...
Pena que eu não me lembro da data limite exata que eles deram para este plano (mesmo porque sempre usei Fuji e nunca me interessei por Kodak rs..), mas o argumento deles é que tais produtos representavam um custo de desenvolvimento maior do que o retorno obtido e fazia parte da reformulação para salvar a marca, a data que eu me lembro é 2010 de previsão de encerramento da produção de negativos, mas se não me engano o pessoal de cinema estava discutindo que isso deveria demorar um pouco mais ainda, porque as companias de cinema ainda não estavam prontas, ou seja anunciaram o fim gradual, mas certamente será feito de acordo com a resposta de mercado.:/
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
Resposta #6 Online: 08 de Outubro de 2007, 20:07:09
cara. tá ai leo

isso que me deixa chateado!

eles poderiam continuar com o filme , ainda que com um ritmo mais lento e nem tanto investimento.
é como o Ivan fala. Não tem como comparar Filme com sensor. são coisas completamente diferente... e também para fins diferentes.. uma vez que o filme é mais apropriado pra , por exemplo, posters, landscapes.. com filmes 6X9 ... e tal
e digital , por exemplo, pra fins jornalisticos, manipulação digital etc


sabe pq. como vc , leo, também o ivan, e outros aqui.. TEM maquina digital E TAMBÉM de filme.
e as vezes usam uma .... as vezes outra.. depende.

eu tbm queria ter uma maquina digital... no meu caso pra zoar..
afinal, tem festinhas bobas as vezes.. tirar foto de mim e da galera zoando na faculdade... assim.. coisas bobas sabe?

eu gosto da maquina de filme para o mistério.
pra me desafiar.. eu gosto disso .. é um estilo meu...
eu não acho que ficaria tão feliz tirando fotos da natureza com uma maquina digital...

e tbm não me sentiria confortavel de levar minha SLR pra faculdade tirar foto dos meus amigos quanto perdem de 0 (zero) jogando Truco, que passam debaixo dos bancos.

fins diferentes..
coisas diferentes.
e eu tbm tiro fotos até pra relaxar... eu vou pro meio do mato e fico la 10 minutos só pra fotometrar e colocar o foco o mais nitido possivel (pois é manual).
eu fico suado! rs

quem sabe um dia desses , com um rolo.. eu tire a bateria do fotometro só pra testar a teoria do 'sunny f/16' e tentar fazer fotos boas só trabalhando a mente.
justamente pra me relaxar ... refletir.

.....
a cara, sei la.
muito mesmo triste o filme sair assim.

mas claro, ele nunca* vai acabar.

*(tudo sempre acaba neh.. mas esse nunca é de um sentido de que falta muito!)


padu

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 444
  • Sexo: Masculino
  • I have ten fingers
    • Padu Casual Photography
Resposta #7 Online: 09 de Outubro de 2007, 15:08:35
Nopz Padu, houve um anúncio no começo do ano passado dizendo que iriam descontinuar toda a linha de produtos focados em filmes, até uma certa data, não sei o link porque já faz mais de ano que saiu essa notícia, nem que eu fosse o rei da memória lembraria o link rs... Eles anunciaram que devido a isso não haveriam mais investimentos nestes produtos, o que de fato vem acontecendo, já descontinuaram papel fotográfico para P&B, alguns filmes P&B, vários cromos, filmes de RX, câmeras de filme (coisa que a Nikon também já está fazendo) e por ai vai, notícias de encerramento de produção de filmes kodak já são esperadas e vem bem mais por ai. Infelizmente o filme como produto está morto... A Fuji ainda trabalha em filmes porque está praticamente sozinha no mercado e isso dá a ela algum fôlego, mas quem apostou no filme acabou morrendo, veja Agfa e Konica, que apostaram muitas fichas nos filmes e mesmo a Kodak que arrastou por muito tempo esta decisão de encerrar as produções de produtos focados em filmes, por enquanto a única divisão de filmes que ainda é rentável é a da Fuji (acredito que seja por isso que ainda invistam nisso)... De uma olhada nos balanços delas (normalmente no link do site de relações com investidores), vc verá que as demonstrações de resultados dos exercícios apresentam perdas significativas nos setores de filmes destas empresas, ainda mais com os dois maiores mercados de fotografia do mundo inundados de digitais.
Filmes agora vão passar a ser coisa meio que de marca alternativa, infelizmente esse é o destino do filme fotográfico, só espero que essas marcas alternativas não sejam tão caras como as que mantiveram sua produção de tocadores de discos de vinil rs.. Porque se for assim filme vai virar coisa de gente muito rica..rs...
Pena que eu não me lembro da data limite exata que eles deram para este plano (mesmo porque sempre usei Fuji e nunca me interessei por Kodak rs..), mas o argumento deles é que tais produtos representavam um custo de desenvolvimento maior do que o retorno obtido e fazia parte da reformulação para salvar a marca, a data que eu me lembro é 2010 de previsão de encerramento da produção de negativos, mas se não me engano o pessoal de cinema estava discutindo que isso deveria demorar um pouco mais ainda, porque as companias de cinema ainda não estavam prontas, ou seja anunciaram o fim gradual, mas certamente será feito de acordo com a resposta de mercado.:/


Eu procurei essa noticia e nao achei. Eu faco parte do grupo de rangefinders e de large format (avidos consumidores de filme), e de vez em quando o mesmo rumor aparece por la. Apareceu em 2001, em 2003 e mes passado. Em todos os casos, deram 1 ano de vida para o filme. Mas nunca apareceu nenhuma nota oficial da Kodak (exceto descontinuar as plantas de papel PB).

So precisamos tomar cuidado para nao alimentar rumores sem fonte.


No resto, estou de acordo com voce em alguns pontos: todos os fabricantes de filme estao reduzindo drasticamente investimentos com filme. Agfa e Ilford pediram concordata ano passado e retrasado. Apesar de nao anunciar oficialmente, varios filmes foram descontinuados "extra-oficialmente". A kodak nao fez nenhum anuncio, mas tambem nao tem mais estoques daquele filme.

Quanto aas suas previsoes (com tom de afirmacao presente) de que o filme esta morto, discordo totalmente. Filmes populares (tmax, ektachrome, velvia, portra, provia, etc) vao continuar a existir por muito tempo. A fuji acabou de lancar uma serie nova, e estoques nao faltam. Outro fato importante eh que esta ocorrendo uma tendencia reversa, onde varios fotografos e hobistas estao voltando a fotografar com filme. Por exemplo, uma das maiores feiras de cameras usadas no mundo, a "Tokio Used Camera Show" teve uma audiencia esse ano de 15K pessoas, 15% maior do que ano passado. As 5 marcas mais procuradas: leica 35.8%, nikon 11.8%, hassel 7.6%, canon 7.1% e rollei 5.4%. Aqui nos EUA esta acontecendo a mesma coisa. O camarada do lab q eu uso para revelar E-6 me disse que esse ano ate agora eles ja tiveram um faturamento 10% maior do que o ano passado inteiro em revelacao de slides.


Portanto, afirmar que o mercado de filme vai encolher (na verdade ja encolheu drasticamente), eh o obvio. Afirmar que o filme ja morreu, eh no minimo inconsequente.
Filme nao morreu e nao vai morrer muito cedo. Se a kodak decidir parar com filme, vai ter alguma outra empresa (menor) que vai explorar o mercado da kodak. Eh obvio tambem que os precos como existiam antes, subsidiados por um mercado consumidor gigantesco, nao vao existir (e ja nao existem) mais.

http://www.flickr.com/photos/padu_merloti/ http://padu.merlotti.com <br />Sony Alpha 100, Minolta Maxxum 7, Toyo4x5  View Camera, Calumet 4x5 View Camera, 1942 US Navy 4x5 Combat Camera, Voighlander Bessa R, Canon Powershot SD800, Minolta Maxxum 7000 (aposentada), Zenit 12XP (aposentada)<br />San Diego, California


Felipe-Shokida

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 169
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 09 de Outubro de 2007, 15:45:52
Concordo com o Padu em genero,numero e grau. ;D
Faz um tempo que eu estou procurando uma rangefinder usada mas de um tempo pra cá o preço das usadas tem subido muito.Quando eu acho uma decente e em bom estado o preço não é amigavel.
O que eu acho que está acontecendo é que com a facilidade do digital muita gente tá pegando o gosto pela coisa e depois de um tempo quer experimentar o filme(pra alegria da Cosina).
Realmente o filme amador está desaparecedo,mas pra nossa alegria os profissionais estão com mais força que dois anos atrás.Em uma das lojas que eu costumo ir aumentou até mesmo o numero de geladeiras.
Mas uma coisa é verdade,daqui pra frente acho que nenhum fabricante vai mais investir em tecnologia,o filme vai continuar com a mesma tecnologia até sua completa extinção(tomara que eu não estaja vivo até lá).


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #9 Online: 09 de Outubro de 2007, 15:47:46
Padu um ano é realmente muito pouco, não acredito que nada seja encerrado em um ano, mas que o filme está morto como produto isso é fato, seria como um paciente com cancer terminal, você pode até ter esperanças, mas não se anime muito, porque vai acabar, assim como o Vinil acabou mesmo com todo mundo fazendo afirmações exatamente iguais a que você está fazendo. Não há como o filme sobreviver frente à tendência de mercado, o filme já é passado hoje e está definhando drásticamente, só a Fuji ainda consegue ter algum rendimento com Filme, os demais fabricantes estão todos operando no vermelho em suas divisões de filmes, quanto à sua afirmação de aumento do uso do filme, não são entusiastas que fazem vendas, o Vinil ainda tem entusiastas, eu mesmo sou um deles, porém o volume de vendas total é o que conta, se você ver minha postagem verá que não falei em fim definitivo, falei em um limbo atendido por pequenas empresas, exatamente como houve com o vinil, o problema disso é que os custos são extratosféricos, até mesmo proibitivos. Neste caso eu lamento informar, mas o mundo corporativo não vai trabalhar focado no volume de entusiastas, ou o negócio vai ter volume para ser lucrativo (o que está com os dias contados) ou é tirado do mercado. Sei que para quem é apaixonado é difícil encarar, mas é uma realidade que pode ser constatada por análise estatística, análise histórica, análise coorporativa, o que você preferir... Eu particularmente acho que o filme vai aguentar razoavelmente bem pelo menos até 2012 a 2015, principalmente em decorrência do tempo de adaptação do cinema, mas no rítmo de mercado que temos hoje vai ser difícil algum fabricante manter o empenho por períodos muito maiores do que este, só em 2005 o mercado de filmes caiu 30%, você como fabricante manteria um negócio com esta espectativa de mercado???
De uma lida em: http://www.usatoday.com/tech/products/gear/2006-02-16-film-die-hards_x.htm
Na verdade a queda do filme tem sido até mais drástica do que a do VHS frente ao DVD, por ai você tira um padrão do futuro do filme.
Eu se fosse entusiasta de filme estaria me preocupando é com a questão das patentes para ver qual será a facilidade de novos entrantes de pequeno porte poderem produzir baseados em tecnologias existentes (ainda não sai em busca disso, mas seria bem interessante saber para ter idéia se além da elevação dos custos haverá também uma perda significativa de qualidade).
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
Resposta #10 Online: 09 de Outubro de 2007, 16:22:20
falando de vinil, leo

eu ja ouvi dizer que o som produzido pelo vinil tem mais qualidade do que o som digital.
alguma coisa relacionadas a "ondas senoidais" e "ondas quadradas"...


e quando chegar o dia que acabarem de vez com o filme.
PELO AMOR DE DEUS, façam uma DSLR que vc só possa ver as fotos depois de um processamento no computador de casa!
foto que sai na hora pra mim é TOTALMENTE sem graça!
banal, facil, bobo, sem graça...
vc sai pra fotografar, pra relaxar, e tudo sai perfeito do jeito que vc queria? aaaaaaaa que isso.

viva os anos 80!

e eu só compro uma DSRL quando de fato falarem. 
  • A QUALIDADE DO SENSOR FOR MELHOR DO QUE A DO FILME (MESMO NOS ULTRA-MAIORES FORMATOS DE TODOS)
  • A IMPRESSÃO DA FOTO NO PAPEL DURAR MAIS DO QUE A DO FILME
  • A PROBABILIDADE DE PERDER AS FOTOS POR CAUSA DO TEMPO OU DE ALGUM BUG DO CARTÃO DE MEMORIAS OU SEU COMPUTADOR SIMPLESMENTE NÃO LIGA MAIS (SEM MOTIVOS) TENDER A ZERO.
  • QUANDO O GOOGLE DISPONIBILIZAR UM ULTRA-BANCO DE DADOS PRA EU ARMAZENAR MINHAS FOTOS COM ALGUM CUSTO PORÉM COM SEGURANÇA GARANTIDA E MUITOS BACKUPS

e ainda assim..
mesmo se tudo isso um dia for verdade.
eu ainda prefiro o filme =)

numero binario tem tantos erros que vcs nem imaginam

calculadora??? processadores??? vcs num fazem IDEIA da quantidade de erros que se tem nas operaçoes basicas de soma, subt. , div, multip.

numeros binarios muitas vezes são infinitos OU, simplesmente seu processador não tem capacidade de guardar todas as casas da mantissa. e então? vc acabou de perder informação.
mas sabe como vc perdeu essa informação? do jeito que o fabricante quis que vc perdesse.

----
me recuso
vou fazer engenharia quimica e montar um laboratorio só pra mim.
eu vou fazer os meus rolos de filme, revelar... e tudo mais.
rsrs
(deixa gente... eu tou nervoso. Me dêem um tempo pra digerir a ideia de que o filme vai acabar =\ )


 >:( >:( >:(  :-\ :'(


padu

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 444
  • Sexo: Masculino
  • I have ten fingers
    • Padu Casual Photography
Resposta #11 Online: 09 de Outubro de 2007, 16:36:37
Padu um ano é realmente muito pouco, não acredito que nada seja encerrado em um ano, mas que o filme está morto como produto isso é fato, seria como um paciente com cancer terminal, você pode até ter esperanças, mas não se anime muito, porque vai acabar, assim como o Vinil acabou mesmo com todo mundo fazendo afirmações exatamente iguais a que você está fazendo.

Entre a sua opiniao e a opiniao do diretor de marketing da nova ilford photo, eu fico com a do tiozinho da ilford:

http://www.ilfordphoto.com/pressroom/article.asp?n=78

O meu ponto eh que em 2003, ja falavam que eh 1 ano o filme ja nao mais existiria... 4 ano depois....

Citar
Não há como o filme sobreviver frente à tendência de mercado, o filme já é passado hoje e está definhando drásticamente, só a Fuji ainda consegue ter algum rendimento com Filme, os demais fabricantes estão todos operando no vermelho em suas divisões de filmes

Incrivel como alguns individuos sao altamente influenciaveis por marketing alarmista dos fabricantes digitais. A Ilford nao so esta operando no azul, como vem lancando novos produtos no mercado de filmes. Forte tambem esta forte no mercado por aqui. Alem disso, ano passado surgiu um fabricante de Shangai na Xina que tambem esta competindo no mercado PB. Tambem nao nos esquecamos dos polaroids.

Citar
quanto à sua afirmação de aumento do uso do filme, não são entusiastas que fazem vendas, o Vinil ainda tem entusiastas, eu mesmo sou um deles

comparar vinil e filme eh a mesma coisa que comparar bananas com pneus... mercados completamente diferentes, publico alvo completamente diferente.

Citar
porém o volume de vendas total é o que conta, se você ver minha postagem verá que não falei em fim definitivo

Nas suas palavras, mais que uma vez:

"o filme esta morto [isso eh fato]"

Fato pra mim eh o lula ter entrado pra presidencia. Filme nao esta morto (presente), e isso sim eh um fato comprovavel. Previsoes sobre o futuro nao sao fato por definicao, e tentar convencer alguem do contrario demonstra falta de tato.

Citar
..o problema disso é que os custos são extratosféricos, até mesmo proibitivos. Neste caso eu lamento informar, mas o mundo corporativo não vai trabalhar focado no volume de entusiastas, ou o negócio vai ter volume para ser lucrativo (o que está com os dias contados) ou é tirado do mercado.

Bom, me parece que uma boa parte do mundo corporativo (pelo menos os que fabricam filme ainda hoje) nao concorda com voce. A ilford conseguiu ate relancar o ilford SFX 200 (ele tem uma sensibilidade especial para o vermelho... no filters... yeeeeey)... um nicho dentro de outro nicho.


Citar
Sei que para quem é apaixonado é difícil encarar, mas é uma realidade que pode ser constatada por análise estatística, análise histórica, análise coorporativa, o que você preferir...

Eu te desafio a apresentar tais analises

Citar
Eu particularmente acho que o filme vai aguentar razoavelmente bem pelo menos até 2012 a 2015, principalmente em decorrência do tempo de adaptação do cinema, mas no rítmo de mercado que temos hoje vai ser difícil algum fabricante manter o empenho por períodos muito maiores do que este, só em 2005 o mercado de filmes caiu 30%, você como fabricante manteria um negócio com esta espectativa de mercado???

Gosto de ver como voce eh confiante perante aas suas opinioes... considerar uma previsao de 5 a 7 anos no futuro um fato eh ter realmente muita confianca....
Pena que os futuristas da metade do seculo passado nao eram tao confiantes, pois senao o fato seria que hoje em dia todos nos estariamos usando carros que voam.

Citar
De uma lida em: http://www.usatoday.com/tech/products/gear/2006-02-16-film-die-hards_x.htm

Voce esta realmente atrasado... se a industria encolheu 30% de 2005 para 2006, pegue as estatisticas de 2004, 2003 e 2002 e vc vera que encolheu muito mais... Isso sim eh fato... o mercado encolheu dramaticamente. Ponto.
O que isso quer dizer? Exatamente isso... o mercado encolheu. Varias empresas faliram, varios filmes deixaram de existir (os mais especificos e funcionais, como tungstenio por exemplo).


Citar
Na verdade a queda do filme tem sido até mais drástica do que a do VHS frente ao DVD, por ai você tira um padrão do futuro do filme.

Compare quanto tempo filme ficou no mercado vs. quanto tempo VHS ficou no mercado... outra vez bananas com pneus.


Tome por exemplo o mercado de relogios. Fabricar um relogio de quartz eh muito mais barato, simples e preciso do que um relogio mecanico. A introducao do quartz praticamente matou o mercado de relogios mecanicos, que se arrastou por anos a fio quase que exclusivamente dependendo do mercado de usados.
Nos ultimos anos, os relogios mecanicos usados (nem tao velhos assim, portanto nao sao pecas de colecionadores) observou um aumento drastico de procura... o que aconteceu? Novos fabricantes (nao eh nem cassio nem citizen) comecaram a produzir relogios mecanicos.

O fato eh que as pessoas dao mais valor aa processos manuais e tangiveis, mecanismos simples de entender.


Portanto meu amigo... fato eh... enquanto houver procura, havera fornecimento.
http://www.flickr.com/photos/padu_merloti/ http://padu.merlotti.com <br />Sony Alpha 100, Minolta Maxxum 7, Toyo4x5  View Camera, Calumet 4x5 View Camera, 1942 US Navy 4x5 Combat Camera, Voighlander Bessa R, Canon Powershot SD800, Minolta Maxxum 7000 (aposentada), Zenit 12XP (aposentada)<br />San Diego, California


padu

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 444
  • Sexo: Masculino
  • I have ten fingers
    • Padu Casual Photography
Resposta #12 Online: 09 de Outubro de 2007, 16:43:50
Assim como o Pedro, existem muitos, em numero suficiente para manter um mercado...

Portanto, para manter o filme vivo, basta continuar a usar filme. Lembrando que a epoca da abundancia (golden age) ja passou, e estamos agora em um mercado especializado, fora do mainstream...

http://www.flickr.com/photos/padu_merloti/ http://padu.merlotti.com <br />Sony Alpha 100, Minolta Maxxum 7, Toyo4x5  View Camera, Calumet 4x5 View Camera, 1942 US Navy 4x5 Combat Camera, Voighlander Bessa R, Canon Powershot SD800, Minolta Maxxum 7000 (aposentada), Zenit 12XP (aposentada)<br />San Diego, California


Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
Resposta #13 Online: 09 de Outubro de 2007, 17:04:09
Lembrando que a epoca da abundancia (golden age) ja passou, e estamos agora em um mercado especializado, fora do mainstream...
e é por isso que eu me sinto valorizado (mesmo como um fotografo aprendiz)
toda vez que perguntam sobre a minha máquina ficam surpresos em saber que é de filme.

e tbm me sinto diferente.
eu fotografo de filme. PONTO. ^^

quando me vêem, outros fotografos por ai... ficam me achando diferente. isso é bacana. me sinto valorizado.
não sou mais um que tem uma digital.

e quando (se) eu for bom. eu vou ser bom de primeira. hehehe
minha foto vai ficar boa de primeira. (claro, 3 exposições basicas... nem sempre o fotometro zerado é o melhor. ALIÁS... ja li num site que o Paulo me mandou que o titulo é:
WHY YOUR LIGHT METER LIES TO YOU
eu vou saber entender a luz e tirar as baterias do fotometro (que é a unica coisa que usa energia na minha maquina)


desenvolver o feeling.
essa é a parte da fotografia romantica.

e CLARO.
considerem aqui... também o meu post lá de cima.
no qual disse as qualidades e usos do digital... e tbm do filme

---
obs.:
na carvalho foto onde comprei a minha maquina.
a maior parte do pessoal que eu vejo circular por lá são jovens (jovens = - 30 anos)
uma vez a Camila me disse que uma menina mais nova que eu (eu 21 anos) comprou uma Rolleiflex
no kronocroma também tinha uma menina jovem muito bonita, olhando os slides.


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #14 Online: 09 de Outubro de 2007, 17:15:35
Fotografia é mais do que "qualidade de imagem", Pedro. Eu não tenho a mínima angústia em saber se o sensor é melhor que o filme, simplesmente porque não é isso com que eu tenho me importado. Gosto da ergonomia do meu equipamento, do controle que adquiri sobre ele, sobre o potencial que eu consigo extrair da digitalização dos meus negativos... é isso que importa.

Sei também que fotografar com filme em uma época onde o digital domina o mercado é desafiador em vários aspectos (produtividade, técnica, etc), mas dá um certo diferencial ao trabalho em função da sua raridade. Fotografar com filme hoje em dia é "exótico". Esses dois aspectos (desafio e diferenciação) me atraem bastante.

O que eu defendo aqui é que cada um tenha a oportunidade de conhecer os dois mundos e escolher aquele que lhe atende melhor. Aqui no fórum tem muita gente que faz um excelente trabalho com digital pois são familiarizados com o formato, a linguagem. Eu estou trilhando um caminho com o filme e acho triste que o mercado me empurre para outro.

Resta agora saber se o destino do filme será como o do vinil (extinto completamente com a explosão do cd) ou vivo como nunca como no caso dos amplificadores valvulados (objetos de desejo de muitos músicos mesmo sem o apelo hi-fi do mundo digital).
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS