Padu por favor, não me trate como um apaixonado por digital (porque não estou aqui defendendo formatos) ou como um idiota que estou longe disso rs, na verdade sou absurdamente pé no chão com essas coisas, principalmente coisas as quais estudei (graças a deus em excelentes escolas), note que eu não disse em momento algum que não se acharia mais filmes, releia meus posts e veja que citei CLARAMENTE que o filme ficará limitado a um limbo para entusiastas, provavelmente distante das grandes marcas, a situação do filme é parecida com a do Vinil e praticamente a mesma do VHS, não há diferença nenhuma, a história já se repetiu com o vinil, com o VHS, com o K7, até com papel toalha e continua se repetindo, o filme é só a mais nova vítima.
Quanto a sua colocação a respeito de marketing me desculpe mas você é que está se baseando na opinião do diretor de MKT de uma empresa que depende de filmes para sobreviver e que nem é de capital aberto (ou seja você não pode ver as contas dela como estão para fazer esse tipo de afirmação de que ela vai bem, toda empresa quer passar a impressão de que está sólida, até empresas de capital aberto tentam isso). Eu me baseio em FATOS, nada além disso, me baseio em AGFA = FALIU, KONICA = FALIU, KODAK = Operando no vermelho em quase US$ 1,8bi na divisão de filmes e descontinuou as câmeras de filme, Fuji operando no azul, mas com a divisão de filmes no limite, NIKON = Descontinuou quase toda a linha de câmeras de filme, Redução de mercado de 30% ao ano nos últimos 3 anos, cortes de investimentos em pesquisas em quase 90%, se isso não é um produto em ciclo final de vida eu preciso redefinir tudo que aprendi na faculdade e no mestrado, se não acredita em mim você pode ler o livro administração de marketing do Kotler (mais precisamente o capítulo de ciclo de vida de produtos) que você verá que isso na verdade essa é a definição clássica de um produto em declínio, não sou eu nem o carinha da Iford que estamos dizendo é o maior especialista em MKT do mundo rs... Na verdade me preocupa é ver uma empresa como a Kodak ainda apostando nisso, porque esse é considerado um dos erros mais grosseiros na área de administração e que mais leva empresas à falência, que é acreditar que mercados em declínio irão se recuperar e investir para tentar essa recuperação.. A Kodak já não está bem, se persistir é capaz de ainda acabarmos perdendo uma marca tradicional assim como perdemos a Agfa.
Note que eu não disse que não haverá mais produção de filmes, pelo contrário, provavelmente haverão empresas pequenas produzindo em quantidades pequenas e custos altos, como ainda existe vinil (eu mesmo comprei um tocador de vinil a 6 meses atrás).
Mas não caia no MKT furado do pessoal de filmes porque o filme ficará limitado a isso que falei, apenas entusiastas que queiram pagar bem caro por ele. E não se iluda porque isso deve acontecer e se definir nos próximos 10 anos, como eu disse, pegue o case do VHS por exemplo e compare com o filme, você verá que o filme está caindo mais rapidamente do que o o VHS, ou seja, acreditar no filme é menos coerente do que acreditar no VHS, veja o que houve com o VHS e o que ainda está havendo com ele e pense que com o filme está sendo pior, ai você tira suas próprias conclusões...
Percebi que vc gosta muito do filme, eu também gosto, sou um saudozista nato, ainda tenho VHS, tenho tocador de vinil e ainda fotografo em médio formato, mas tenho muito claro que o mercado desses itens se limita (ou se limitará) ao limbo atendido por empresas alternativas e que terei que colocar a mão no bolso para ter acesso a isso, não vou ficar me iludindo com isso, o meu tempo de me iludir se foi com o Vinil rs... Eu acreditei por quase 4 anos que o vinil não acabaria, mesmo porque os fabricantes sepre falavam que não acabaria, hoje eu acredito em fatos e não em papo de fabricante rs...