Autor Tópico: notícia pra quem fotografa com filme (não sei se é nova..)  (Lida 15516 vezes)

ICSousa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 43
  • Sexo: Masculino
Resposta #45 Online: 10 de Outubro de 2007, 21:15:07
A televisão veio para acabar com o cinema.
O videocassete veio para acabar com o cinema.
O DVD provavelmente veio para acabar com o cinema.
O computador vai acabar com os livros.
No ano 2000 o homem estará colonizando a lua ( frase de 1965 )em 2007 50% da população nunca entrou num avião.
Apesar do Prozac o chá de camomila ainda é um santo remédio.
A 1 ano atrás viajei de BH ao RJ num fusca 72 ouvindo a Jovem Guarda num Toca Fitas Rooadstar.
Tenho uma saboneteira da famosa marca Mitsuca com 7mp.
Mas tenho também: Nikon F - Olympus Trip 35 - Olympu Pen - Yashica Electro 35 - Zenit 12 XP - Yashica MAT - Minolta Hi-Matic SD - Minolta XG 1.

 Salvem as professorinhas, mais salvem também o filme.

         Pronto desabafei
"...toda fotografia testemunha a dissolução inexorável do tempo." (Ensaios de Fotografia) Susan Sontag


BACAMARTE

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 430
Resposta #46 Online: 10 de Outubro de 2007, 22:24:10
Quando a televisão surgiu, nos anos 50, disseram que seria o fim do rádio. Pergunto: o rádio acabou? Que nada, continua firme e forte, apesar dos discos de vinil, dos cds e do mp3. Eu ainda acho que o filme não vai acabar, e talvez não venha a ficar tão absurdamente caro, como muitos dizem. Provavelmente existem cerca de um bilhão de máquinas fotográficas espalhadas pelo mundo inteiro, de todos os tipos, tamanhos, marcas, etc, e centenas de milhões certamente no Terceiro Mundo, região onde a maior parte da população não está digitalmente incluída, nem socialmente, nem escolarmente. Então, como dissociar a tecnologia fotográfica digital da posse e domínio básico de um microcomputador?

Conheço gente instruída, de bom nível sócio-econômico, que abandonou a fotografia digital para retornar para a fotografia analógica SLR por que detestou a tecnologia e toda a chatice de se usar um micro. Sim, gente, nem todo mundo gosta de micro, muitos consideram o micro um porre!

Lembro um comentário aqui neste tópico, feito pelo Francisco, que diz sobre a portabilidade que ele adquiriu ao longo do tempo com respeito ao equipamento dele, tanto faz se o filme ou o digital é melhor em termos de resolução. Essa dúvida também não me afeta. Cada vez mais chego a conclusão de que se um dia inventarem a melhor máquina digital do mundo, daquela bem fodona, com 100 milhões de megapixels e toda uma parafernália criativa, eu ainda vou preferir o equipamento que eu venho montando ao longo do tempo.

Noutro dia desses, estava eu fotografando no Pão de Açúcar, e tinha um gringo lá, com uma camiseta australiana, com uma SLR toda manual. Vai me dizer que o padrão de vida deles, na Austrália, não permite que o cara compre uma puta digital? Esse é o ponto que me faz ter a certeza de que o filme não vai acabar, se não nunca, ao menos não tão cedo. E por isso continuo investindo em filme, filtros e lentes para minhas analógicas. E com certeza ainda há centenas de milhões de consumidores arredios a tecnologia digital do filme.

Bem, num quesito particular, nada me faz trocar a ansiedade de esperar até uma semana para poder revelar meus filmes, aquela curiosidade igual criança de pensar como as fotos ficaram. Essa coisa de ver na hora, numa digital, por certo não me seduz, ao contrário, irrita-me profundamente. Um saco!  >:(

Resta sabermos se a explosão da tecnologia fotográfica digital não está também intimamente associada ao capitalismo voraz consumista dos EUA e de países que a ele se alinham, como o Brasil, por exemplo. Como está essa questão na Europa, por exemplo?


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #47 Online: 10 de Outubro de 2007, 23:33:20
Quem não tem computador ou não gosta/não sabe/não quer saber de tratar imagens em computador usará filme pro resto da vida. Propus à minha esposa uma câmera digital e ela simplesmente me disse que preferia uma de filme pois tem as fotos em 1 hora. Mais surpreendente foi o número de amigas que pensam da mesma forma, algumas, inclusive, nem usam suas digitais, apenas as "obsoletas" compactas de filme.

O CD player não acabou com a produção de toca-fitas...

Uma mídia é uma mídia, outra mídia é outra mídia. Enquanto houver público querendo comprar, vai ter gente fabricando para vender. Seja filme instantâneo (Polaroid ou Fuji), 4x5, P&B, cor.
Use o que você preferir e vamos fotografar  ;D ;D

Abraços,

José Azevedo


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #48 Online: 10 de Outubro de 2007, 23:47:19
eu não consigo imaginar daqui a 100 anos o filme ainda existindo.

A 100 anos atras, nem computador existia... daqui 100 anos, do jeito que esta indo, nao sei nem se nos existiremos.

E mesmo que ninguém mais fabrica, se alguém fazia filmes a 100 anos atrás no banheiro porque você não conseguiria fazer hoje ou daqui 100 anos???? :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #49 Online: 10 de Outubro de 2007, 23:53:34
Levando-se em consideração a velocidade da evolução tecnológica, não é de se duvidar que o advento da fotografia digital seja, em breve, substituído por outra tecnologia. Num momento ingênuo e de pura divagação, me veio a idéia de FOTOGRAFIA ORGÂNICA. De onde tirei isso? Sei lá. Temos a foto química, a digital, e, por quê não a ORGÂNICA? Talvez, ainda, uma foto por reação química de alguma bactéria a ser descoberta.

Tá bom...eu sei que dei uma "viajada" agora. Mas, que o filme não vai morrer tão cedo, ah!, eu acho que não. A não ser que ele fique de saco cheio de tudo isso e cometa suicídio.
« Última modificação: 11 de Outubro de 2007, 00:00:38 por Braga.SP »
-22.352971,-48.775582


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #50 Online: 11 de Outubro de 2007, 00:08:05
Pessoal vocês estão confundindo bastante as coisas...
A TV substituir o rádio não faz sentido, assim como o VHS substituir a TV.. ou a TV substituir o cinema, são coisas completamente diferentes e que atendem a objetivos diferentes. Tem gente que até usa a TV para ouvir música, mas o rádio continua sendo uma ótima ferramenta para isso, CD's DVD's e MP3 exigem a montagem e a atualização constante, o rádio e a TV são dinâmicos, ou seja, não têm nada a ver um com o outro, não se substituem, dizer que a TV veio para substituir o rádio é o mesmo que dizer que a vagem meio para substituir a alface, pode parecer que faz sentido, mas não faz, cada um supre uma necessidade.
É diferente por exemplo de VHS x DVD, Vinil e K7 x CD, Filme x CCD e CMOS, são produtos de continuidade tecnológica perfeitamente substitutos, se pensar em termos de necessidade básica o filme e o digital atendem exatamente às mesmas necessidades, o CD atende exatamente às mesmas necessidades do K7, é ai que ocorre a substituição. Essa substituição só não existe na cabeça de pessoas que possuem um apego que vai além das necessidades básicas, vocês estão confundindo as coisas e relutando em observar o óbvio, isso já está acontecendo, quando a TV chegou o mercado de rádio não entrou em declínio, muito pelo contrário, continuou em crescimento vertiginoso, assim como o cinema (porque ambos atendiam à necessidades diferentes), o filme não, ele está se comportando até pior do que o VHS por exemplo... Alguém ainda acredita que o VHS nunca será substituído pelo DVD? Que ele terá um futuro glorioso ao lado do DVD?
Agora só pensem que o filme vai indo bem pior que o VHS foi e por incrível que pareça o maior consumidor de filme hoje é o cinema (que ainda não foi substituído pelo digital), dai tira um parâmetro, me desculpem, mas achar que o filme tem um futuro como o do rádio é completamente sem sentido, não existe simplesmente nada que leve a crer isso, na verdade tudo leva a crer que o futuro do filme será no máximo similar ao do VHS, então se querem ver como o filme estará daqui a alguns anos olhem para o VHS que é o exemplo mais próximo para comparar, inclusive porque até o tipo de substituição tecnológica é o mesmo (de formato analógico para digital). Outros exemplo idênticos... CRT x LCD (que agora também já vai ser substituído por OLED, o LCD é que morreu rápido rs...) e por ai vai.


Braga isso sem dúvida pode ocorrer, substituições tecnológicas, que atendem às mesmas necessidades básicas, quando ocorrem matam a anterior...
Só para te dar um ânimo, sua idéia não é tão bizarra assim. A Fuji está trabalhando em uma tecnologia híbrida (orgânica + CMOS) para substituir a atual fotografia digital... Deve ser lançada em breve e é fantástica...
Assim como essa tecnologia tem o OLED que são as telas de leds orgânicos, que recentemente foram introduzidas no mercado e dão um banho nos LCD e nos CRT. :) O futuro parece ser eletro/orgânico... :)
« Última modificação: 11 de Outubro de 2007, 00:12:46 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #51 Online: 11 de Outubro de 2007, 00:27:16
Quem não tem computador ou não gosta/não sabe/não quer saber de tratar imagens em computador usará filme pro resto da vida. Propus à minha esposa uma câmera digital e ela simplesmente me disse que preferia uma de filme pois tem as fotos em 1 hora. Mais surpreendente foi o número de amigas que pensam da mesma forma, algumas, inclusive, nem usam suas digitais, apenas as "obsoletas" compactas de filme.

O CD player não acabou com a produção de toca-fitas...

Uma mídia é uma mídia, outra mídia é outra mídia. Enquanto houver público querendo comprar, vai ter gente fabricando para vender. Seja filme instantâneo (Polaroid ou Fuji), 4x5, P&B, cor.
Use o que você preferir e vamos fotografar  ;D ;D

Abraços,

José Azevedo
Olha tua colocação é bem sensata, na verdade a única que não me parece baseada na simplesmente na paixão rs.. O exemplo CD x K7 também é bastante pertinente e inclusive ilustra o que venho tentando dizer... Concordo com você que existe resistência, só que é uma minoria, como eu disse, hoje você compra um tocador de Vinil, mas a que custo e que dificuldade? Eu demorei 9 meses para conseguir comprar um, foi quase um parto, antigamente eu saia de casa e comprava em uma tarde... Se você não achar para comprar você também pode mandar fazer, existe gente que constrói e fabrica de tudo, tem gente que faz até submarino de passeio, não é uma questão de não achar nunca mais, um produto morto é um produto que não tem mercado viável para escala, o que torna seu acesso muito restrito e sua produção praticamente artesanal.. Mas não é essa a questão... Eu tenho dito desde o começo que o que irá acontecer é uma transferência da produção para um formato bastante específico e de alto custo e difícil acesso, como tem pouco consumo, também haverá muito pouca disponibilidade e isso deve ser um grave problema principalmente no processamento do filme... Filme vai virar coisa muito rara, muito difícil de conseguir (na verdade já está ficando) com linhas de produtos muito pequenas e pouquíssimos fabricantes. Como venho dizendo desde o começo, é um alerta para que se preparem, não uma previsão apocalíptica para que os amantes do filme se matem rs.... :)
« Última modificação: 11 de Outubro de 2007, 00:34:05 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


BACAMARTE

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 430
Resposta #52 Online: 11 de Outubro de 2007, 08:13:25
Cara, essa "A não ser que ele fique de saco cheio de tudo isso e cometa suicídio." me fez dar gargalhadas aqui.

Leo, você já provou ser um cara muito inteligente e estudioso, e eu respeito isso. Mas vou ser sincero: você me deprime!  :'(



Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
Resposta #53 Online: 11 de Outubro de 2007, 08:50:49
é gente. prever o futuro dá nisso.... indo pra 4 paginas de discussão com argumentos bons de amabas as partes. mas que não chega e nem vai chegar em lugar algum

e leo.. saindo da fotografia e indo pro real, a vida, etc
uma das coisas que nos mantém vivo é o nosso amor e crença nas coisas.

então.
é até um dos motivos que eu ache que muitas verdades (ou esclarecimentos) não venham à publico.
por exemplo, questões religiosas (Vaticano) , a NASA, etc
eles devem ter um acervo de informação tão grande e bizarras que eles tem que esconder.

eu acredito que quem domina muito conhecimento, deve ter MUITO cuidado com o que fala.

Imagina a NASA se pronunciando dizendo que viu um ET. E está tudo filmado e gravado (vozes e imagens).
Tem pessoas que defendem de corpo e alma que não existe vida fora da terra. Agora imagina vem a NASA não sodizer como mostrar um tipo de nave, com objetos estranhos de locomovendo.. e ainda com os sons que eles produzem.

imagina o vaticano revelar inumeras verdades que eles tem guardadas do passado e/ou do futuro.

isso causaria até mortes, suicidios, loucuras,..

nós fazermos analogias e discutimos sobre o futuro de alguma coisa é completamente pertinente e saudavel!
até pq discutir nos ajuda a pesquisar mais, juntar provas, estudar... para nosso argumento ser bem consistente.
(meu professor de uma materia de "Humanidade e Ciencias Sociais" disse que num livro de nietzsche.. ele defende que a briga, a porrada, porrada fisica mesmo.. de sangrar e tal... ele defende que isso é muito bom para o ser humano. E ele defende isso com argumentos TÃO consistentes que é muito dificil de provar o contrario.)
 
mas ,agora voltando, em ambas as partes da discussão... é completamente INSANO afirmar alguma coisa. Seja ela qual for. Seja a de que o filme vai ser eterno, ou se o filme se extingue amanha.
AFIRMAR isso com todas as letras, convicto do que está dizendo... é um comprovante de burrice.

No máx o que nós podemos por em questão aqui, são analogias com outros produtos, e discutir uma tendencia.

agora afirmar qualquer coisa. é insano.


E venho afirma consciente que NADA, NUNCA, acaba.
nada mesmo. nada que eu diga é absolutamente nada!

se eu amar filme. e não existir mais filme para venda. EU faço os MEUS filmes.
Se um dia o digital for completamente substituido pelo Organico. e o digital de filme for completamente extinto. ELE NUNCA VAI ACABAR.

SEMPRE existirão os quimicos, engenheiros quimicos , SEMPRE existirão os engenheiros de hardware/software, analistas de sistema, ....

SEMPRE (!) existirão pessoas que dominam um conhecimento pra pra fazer o que quiserem com ele.
então NADA, NUNCA, acaba. NADA!
(mas pra entender oq eu tou falando de "acabar" depende do seu entendimento dessa palavra. é totalmente relativo.)


ClaudioH

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 143
Resposta #54 Online: 11 de Outubro de 2007, 10:56:27
Imagina a NASA se pronunciando dizendo que viu um ET. E está tudo filmado e gravado (vozes e imagens).

Há quem jure que o E.T. veio registrar a vida no nosso sistema solar usando uma máquina fotográfica ... de filme !!!! Hehehehe



Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #55 Online: 11 de Outubro de 2007, 11:11:46
Cara, essa "A não ser que ele fique de saco cheio de tudo isso e cometa suicídio." me fez dar gargalhadas aqui.

Leo, você já provou ser um cara muito inteligente e estudioso, e eu respeito isso. Mas vou ser sincero: você me deprime!  :'(



Porque???? HEheheheh sou tão pessimista assim rs????


Pedro isso é um fato,enquanto houver o conhecimento a coisa continua tendo possibilidade de existir, porém não que seja um produto disponível... Ninguém aqui disse, em momento algum, que o filme desapareceria para sempre, isso não vai acontecer enquanto houver o conhecimento estocado, a questão toda é a viabilidade comercial do filme como PRODUTO, o filme é um PRODUTO morto, está definhando e os fabricantes já não conseguem mais manter suas divisões de filmes e isso vai se tornar cada vez mais evidente (mesmo porque o filme deu o azar de vir de encontro com duas vertentes, uma substituição tecnológica, por uma tecnologia que, além de substituir perfeitamente, ainda tem um apelo ecológico absurdamente maior, em uma era onde ecologia está sendo um destaque), tudo isso somado leva a morte do filme como produto viável, não que ninguém nunca mais vá fazer filmes, pensar assim seria ir contra a própria índole humana, é mais uma questão comercial, você siplesmente não vai mais achar filmes com facilidade e nem ter muitas opções, só isso, nada além disso. Leia meus primeiros posts que você verá que fui bem claro quanto a isso, nunca declarei o fum definitivo do filme e sim indiquei que as tendências apontam para o fim da viabilidade comercial do mesmo, dêem uma relida em meus primeiros posts.... ;)

Claudio me disseram que eles vieram fotografar usando chapas... :D

« Última modificação: 11 de Outubro de 2007, 11:25:07 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #56 Online: 11 de Outubro de 2007, 11:37:21
Porque???? HEheheheh sou tão pessimista assim rs????

 Acho que sim Leo.
 Faz uma coisa, dê uma passada em 3 ou 4 laboratórios perto da sua casa e pergunta a porcentagem que usa filme e a porcentagem que usa digital.
 Claro que muitos amadores que usam digital não revelam as fotos, deixando apenas no computador.

 Sim, MUUUIIITOOOSSS laboratórios fechatam as portas, isso é natural. Mas que o filme ainda tem um mercado FORTE nos amadores menos instruidos que não gostam de PC e que são muitos no Brasil.

 Faz quanto tempo que existe fotografia em filme colorido?
 Concorda que o filme PB ficou com uso restrito somente aos
profissionais e hobistas? Ainda assim é fácil achar PB e somente a pouco tempo a Kodak anunciou para de fazer as latas de Tri-X ou T-Max (Não Lembro).

 Essa semana estive na 7 de Abril e Conselheiro Crispiniano e achei MUITO filme.
 Conversei com alguns donos de lojas e o que todos me disseram é que está NORMAL para conseguir filme. Apenas as latas estão sumindo, mas os filmes unitários continua com distribuição normal.
 Apenas uma das lojas que fui não tinha CROMO, mas por escolha do dono de não trabalhar com o produto, mas falou que seu eu quisesse ele fazia o pedido pra mim que chegaria em cerca de 1 semana.


 Fazia tempo que não passeava por aqueles lados, depois que achei a Bronica fui dar uma olhada e me animei por saber que vou conseguir achar com facilidade os filmes 120 para ela por um bom tempo. Obviamente não vou comprar filme 120 em qualquer esquina, nunca foi assim. Mas na Conselheiro e 7 de Abril você compra até chapa se quiser.

 Há quem diga que são os ET´s que trazem as Chapas 4x5" por contrabando de outras galáxias. Mas nunca ninguém provou.
 Um dos ET´s disse que continuarão a trazer enquanto a gente quiser. ;)
« Última modificação: 11 de Outubro de 2007, 11:39:47 por LeandroFabricio »
São Paulo - SP


Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
Resposta #57 Online: 11 de Outubro de 2007, 11:48:43
Há quem diga que são os ET´s que trazem as Chapas 4x5" por contrabando de outras galáxias. Mas nunca ninguém provou.
 Um dos ET´s disse que continuarão a trazer enquanto a gente quiser. ;)

vcs gostaram de fazer chacotas em cima do que eu tentei explicar néééé rsrs  :D

vcs são muito bobos rsrsrsss  ;D



Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #58 Online: 11 de Outubro de 2007, 12:08:35
Leandro não precisa ir nos labs para fazer esta pesquisa, isso você pode ver pelos números da indústria.
nos últimos 3 anos o mercado de filmes encolheu quase 65% (o que dá uma média de quase 30% ao ano), não precisa mais que isso para ver que o mercado está minguando.
Quanto a achar filmes ainda acha, não disse que já está impossível, você acha até no supermercado se for procurar, mas em volume e variedade muito menor.
A 5 anos você encontrava pelo menos 4 tipos de filme no wall mart. Kodak e Fuji, ambos em ISO 100 e 400, isso quando não achava Konica e Agfa e os de ISO 200, ontem estive no wall mart e só havia Fuji ISO 400.
Quando estive em São Paulo com o pessoal da Fuji eles me disseram que as vendas de filme estão desmoronando.

De uma olhada nesse artigo recente tratando exatamente sobre a Kodak, mostrando que enquanto o filme vem sendo relegado à segundo plano a impressão vem sendo concentrada como foco da empresa:
http://computerworld.uol.com.br/mercado/2007/07/02/idgnoticia.2007-07-02.6414592944/

Esse outro é bem legal, que mostra o quão negro está o cenário:
http://gazetaweb.globo.com/Canais/Informatica/Noticias.php?c=3560&tipo=1
No qual a frase:
Citar
Na Kodak, os executivos tinham esperança de que mercados emergentes como a China iriam dar a ela mais tempo para operar com produtos analógicos enquanto os americanos mudavam para câmeras digitais. Ao invés disso, os compradores dos novos mercados foram direto para as câmeras digitais. Assim, em julho a Kodak aumentou sua meta de demissões, de 15 mil para 25 mil pessoas, e prometeu eliminar US$ 2 bilhões, ou dois terços de seus ativos de negócios tradicionais até o fim de 2006.
é um retrato do que está acontecendo com a fotografia tradicional.
Lembrem-se que mercado não é feito de entusiastas, mercado é feito de volume... ;)


Porque???? HEheheheh sou tão pessimista assim rs????

 Acho que sim Leo.
 Faz uma coisa, dê uma passada em 3 ou 4 laboratórios perto da sua casa e pergunta a porcentagem que usa filme e a porcentagem que usa digital.
 Claro que muitos amadores que usam digital não revelam as fotos, deixando apenas no computador.

 Sim, MUUUIIITOOOSSS laboratórios fechatam as portas, isso é natural. Mas que o filme ainda tem um mercado FORTE nos amadores menos instruidos que não gostam de PC e que são muitos no Brasil.

 Faz quanto tempo que existe fotografia em filme colorido?
 Concorda que o filme PB ficou com uso restrito somente aos
profissionais e hobistas? Ainda assim é fácil achar PB e somente a pouco tempo a Kodak anunciou para de fazer as latas de Tri-X ou T-Max (Não Lembro).

 Essa semana estive na 7 de Abril e Conselheiro Crispiniano e achei MUITO filme.
 Conversei com alguns donos de lojas e o que todos me disseram é que está NORMAL para conseguir filme. Apenas as latas estão sumindo, mas os filmes unitários continua com distribuição normal.
 Apenas uma das lojas que fui não tinha CROMO, mas por escolha do dono de não trabalhar com o produto, mas falou que seu eu quisesse ele fazia o pedido pra mim que chegaria em cerca de 1 semana.


 Fazia tempo que não passeava por aqueles lados, depois que achei a Bronica fui dar uma olhada e me animei por saber que vou conseguir achar com facilidade os filmes 120 para ela por um bom tempo. Obviamente não vou comprar filme 120 em qualquer esquina, nunca foi assim. Mas na Conselheiro e 7 de Abril você compra até chapa se quiser.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #59 Online: 11 de Outubro de 2007, 12:15:28
Precisa sim ir nos labs.

 Pra você ver que é um mercado que pode sim ser sustentável.

 Você pode afirmar a distribuição dessa queda de 65%?
Com 35% de faturamento num mercado desse porte acredito que dê para continuar a produção do produto. OBVIAMENTE numa escala muito menor, mas inda sustentável.

 Você sabe de quantos % foi a queda do faturamento das Chapas, 120 e Filmes PB???
 Não conheço, mas te GARANTO que foi bem mais que esses 65% e mesmo assim dá pra comprar filme 120 e PB 135 por preços "saudáveis". Mesmo com uma queda na venda e produção absurda se comparada com 20 anos atrás.
 
São Paulo - SP