Autor Tópico: 14 bits e Canon  (Lida 1891 vezes)

Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Online: 07 de Outubro de 2007, 15:41:32
Uma questão:

Será que a Canon lança, até o ano que vem, uma Xti com RAW de 14 bits?


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 07 de Outubro de 2007, 19:32:22
Ivan interessante a questão,

Parece q a Canon lança atualização da linha XT de 18 em 18 meses, então lá pra fevereiro de 2008 viria uma atualização....Certo?

Posso estar enganado, mas acredito que eles tem o objetivo de manter somente 04 sensores em fabricação (2 de 1.5x - 1.3x - 1.0x), se for isso mesmo acredito que a próxima viria com 14 bits e uns 12Mpx.

Agora eu tenho uma outra dúvida. Esta diferença de 12bits para 14bits ajuda bastante na edição dos RAW? Ou será que na maioria dos casos esta maior quantidade de cores não vai mudar muita coisa? Uma vez que o produto final sempre será um JPG de 8 bits.

Obrigado



pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 07 de Outubro de 2007, 19:37:35
Leandro, o produto final pode ser um TIFF de 14 bits :)


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 07 de Outubro de 2007, 20:17:54
Leandro, o produto final pode ser um TIFF de 14 bits :)

Pedro,

Eu tenho convertido algumas imagens em TIFF e JPG e depois fui comparar as duas imagens e não notei diferença em tonalidade de cores.

Será se isso aconteceu porque o limitador está sendo o meu monitor? Será se a diferença desta quantidade de cores somente é visto na impressão?

Obrigado


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #4 Online: 07 de Outubro de 2007, 21:35:00
Os 14 bits são importantíssimos. Eles fazem diferença na hora de termos altas luzes mais ricas e contraste mais dramático, pois quando fazemos uma curva em S quanto mais vertical é a curva, mais afastados estão os tons. Lembre-se que esses 2 bits a mais equivalem a 16X mais tons, então podemos aplicar curvas mais dramáticas sem posterizar, sem ver ruído, etc, que aconteceria com menos tons.

O fato de depois convertermos para JPEG 8 bits não é relevante, pois a conversão se dará já com a curva de contraste que queremos. Veja, se voc~e olhar a imagem em 16 bits (14 bits convertido) ou em 8 bits não perceberá a menor diferença, mas para aplicar contraste e explorar a latitude, a diferença é imensa.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 07 de Outubro de 2007, 22:02:31
Perfeito Ivan,

Eu estava pensando que na prática essa diferença pudesse não ser utilizável na grande maioria das vezes ou situações...

Me pareceu bem pouco explorado o marketing desta melhora nestes últimos lançamentos.

Existe a Pentax K10 com 22bits. Será se isso está correto?

Seria até interessante um teste mostrando as vantagens deste 14 bits na prática....derrepente alguém que tem já tem a 40D e outra CAM para comparar..

Valeu
« Última modificação: 07 de Outubro de 2007, 22:11:25 por lfedersoni »


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #6 Online: 07 de Outubro de 2007, 23:53:27
Voc~e só pode comparar se tentar utilizar a profundidade de cor para criar contraste. Não existe comparação imagem-imagem.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #7 Online: 08 de Outubro de 2007, 00:46:53
Ivan eu acredito que a partir de agora todas as linhas de câmeras SLR já devam sair com processadores de 14 bits... :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 08 de Outubro de 2007, 07:09:50
Voc~e só pode comparar se tentar utilizar a profundidade de cor para criar contraste. Não existe comparação imagem-imagem.

Ivan,

O Leo fez uma comparação muito legal entre um JPG (8 bits) e um RAW, na recuperação...

http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=18552.0

Eu tava pensando em um teste parecido como este para avaliarmos as vantagens dos 14 bits.

Obrigado