Autor Tópico: foto(ou olhar) técnica(o) e foto(ou olhar) artistica(o)  (Lida 11231 vezes)

LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 10 de Outubro de 2007, 17:35:29
Citar
outro sonho? fotografar em macro, aqueles "besourinhos" verdes que trabalham fazendo bolinhas de estrume e rolando com elas. (só mesmo os biologos aqui do forum pra saber o nome deles)
vou fazer um panning em macro deles hehehehe

 Se conseguir isso será um gênio... rsrsrsr
São Paulo - SP


Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
Resposta #16 Online: 10 de Outubro de 2007, 17:42:46
e sempre esteve na minha cara e eu nunca vi.
pra quem tem orkut, e quiser, dá uma visita no meu album de fotografias
http://www.orkut.com/Album.aspx?uid=9067855386208086536

ESQUEÇAM QUALIDADE. essas fotos foram todas com a olympus de filme automatica, da minha mãe. E as fotos foram mesmo com o intuito de registrar.

se vcs perceberem, assim como eu, verão que grande maioria são de coisas que tem vida.

até os desenhos que eu fazia.
eu desenhava arvores e os "espiritos" delas (como se fosse o coração da arvore). heheehehhe

acho que essa é minha identidade. natureza...
e como o Leo disse, não que eu não possa fazer fotos maravilhosas de arquiteturas... Mas eu me sinto super à vontade e feliz com a natureza.

pra quem não tem orkut.

esse desenho antííííígo. olha o nome.
http://images.orkut.com/orkut/albums2/ATgAAAB9R3tSyiytXmpWlGZwMrWHIj2VNxVrDJOR7eD7KmqasTdn6VjVAaa0l3LNJ5Fb-pDgwePdRBe2bk2T4DI16hedAJtU9VDJHH6o160vmg4l0YKIdGvD9zXQJQ.jpg

tem esse tbm, que reflete meu gosto por natureza
http://images.orkut.com/orkut/albums2/ATgAAAB80YWpknIHWn3J1huPMbUf-XR2QvsYLR7qHet3wd0PAzJbz9t-G-gTTq2y2DUeG8gkNkfK4Ku2_lbQ8AwPy3cFAJtU9VCPcpSf-Ui9yg4WifH7qDVBLx9IeA.jpg

e lendo noticias nos sites estrangeiros.
as que eu mais me interesso são pelas dos animais, etc
http://www.dailymail.co.uk/pages/live/articles/news/worldnews.html?in_article_id=481601&in_page_id=1811

com a maquina automatica da mamãe e no timer... as vezes é dificil acertar o foco e o horizonte né? rsrsrs
http://images.orkut.com/orkut/albums/ATgAAAADWbT71dzcaYqgci_hoTvZszynPJ4MI3VL6rjvvVl3L-3eC2FtKCgbw-ulv8B9WB35k26tTMynGpQDR4gs6E_2AJtU9VD8vOUyo6Lzgr7Gg-sFo7HUqt43fA.jpg

se o rafanub passar por este topico, talvez ele conheça esse lugar =)
claro que estou de sunga. e sim, automatico > timer
http://images.orkut.com/orkut/albums/ATgAAABugrppOJWjeJcrnVlL0RsLNE1V_8WyDYD27m2xbbd-JRt2DAo71Cum7eCFuard5U9AFU4XztnlHhNIGU82avNuAJtU9VBv56AD-uW6W9aEgMky5lD330G2yA.jpg

eu contei a historia das bananas e subir em bananeiras né?
pois aí está =)
http://images.orkut.com/orkut/albums/ATgAAACN6dyiU2qUKc_88Olg6UaDf_lrkx8SRC_7g0nhIXhih-mLtRgFXBzDqbmLpWlj-hCeLDAHU34t8aeI239wT79CAJtU9VB1S7lji0i1W4hzd8Dn90ZJUqSdOw.jpg

enfim
essas fotos, imagens, não são pra julgar não viu ! rsrsrs
além do mais, estão muito além do julgamento. Elas têm valor sentimental =)
O que pra mim é o mais importante.
Fotos de registros dos lugares que estive, lembrar das coisas que aconteceram. Fotos desse tipo sim, não têm preço =)

Coloquei ai, só mesmo pra corroborar com a ideia de focar na natureza que eu havia falado.
=)

abraços!!!


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #17 Online: 10 de Outubro de 2007, 17:48:20
Citar
outro sonho? fotografar em macro, aqueles "besourinhos" verdes que trabalham fazendo bolinhas de estrume e rolando com elas. (só mesmo os biologos aqui do forum pra saber o nome deles)
vou fazer um panning em macro deles hehehehe

 Se conseguir isso será um gênio... rsrsrsr

Nem é tão difícil, me arrume o besouro que eu monto o esquema para fazer o panning... :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Miliandre Garcia

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #18 Online: 10 de Outubro de 2007, 18:10:11
"O gênio é um por cento de inspiração e noventa e nove por cento de suor", já dizia Thomas Edison no século XVIII.
Essa idéia de gênio é uma criação romântica. Não existe genialidade sem uma série condições favoráveis que agrega tanto a experiência individual do artista (interesse, prática, habilidade, influências etc.) como as condições sociais em que ele vive (contexto, origem social etc.). Enfim, muitos elementos interferem na construção do "gênio".
A gente observa o trabalho de um excelente fotógrafo, por exemplo, e acha que ele nasceu fotografando, quase ninguém considera o processo de desenvolvimento do artista, as influências (internas e externas), o trabalho rotineiro e cansativo, as primeiras experimentações frustradas, o trabalho de repetição, o exercício de "copiar" trabalhos de outros artistas que admirava, bem é uma série de coisas.
Eu gosto muito de um livro chamado "A sociologia de um gênio", de um filósofo alemão chamado Norbert Elias (se não me engano ele escreveu esse livro entre 1930/40) que trata justamente dessa questão, de como Mozart transpôs a categoria artista artesão e projetou-se como artista autônomo/gênio artístico na sociedade de corte. O interessante dessa análise é que ele não analisa o artista como reflexo das condições sociológicas (reduz o sujeito às condições externas), como muito já se fez, nem tampouco se concentra apenas na trajetória individual do artista (faz o inverso, desconsidera as condições externas e concentra-se apenas na atividade personalista do artista), mas considera tanto os elementos específicos dessas trajetórias individuais como também condições sociológicas e contextos históricos.
Bem, voltando à preocupação do Pedro, é um exercício infindável de repetição, observação, erro e acerto. E a "personalidade" que você imprimirá no seu trabalho e a área que você se especializará se definirá com o tempo, com o estudo, com o aprofundamento, enfim, com a fusão de todos esses elementos. O importante é continuar sempre na ativa e nos brindando com suas crônicas diárias. Veja Pedro, escrevendo você leva o maior jeito para cronista, diverto-me com seus tópicos e com o jeito que você se expressa, agora na fotografia estou curiosa para saber como você se manifestará.
Bem, é isso aí, que venham lindas borboletas ou caixas de luz. O importante é se expressar.
Grande abraço.

P.S.: Pedro, fui lá ver o seu orkut. A foto do macaquinho com a pomba é muito especial, tem algo de muito meigo nela, que acho que tem muito a ver com a sua personalidade (mas fiquei na dúvida se era sua ou se estava lá porque você gosta muito). Acho que você está em busca de uma identidade fotográfica (não que eu não esteja), mas você está num bom caminho: estuda, tira dúvidas, se preocupa com muitas questões. Off topic: é a sua cara engasgar com gomo de tangerina.



« Última modificação: 10 de Outubro de 2007, 21:49:14 por M. Garcia »


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #19 Online: 10 de Outubro de 2007, 18:34:09
"O gênio é um por cento de inspiração e noventa e nove por cento de suor", já dizia Thomas Edison no século XVIII.
Essa idéia de gênio é uma criação romântica. Não existe genialidade sem uma série condições favoráveis que agrega tanto a experiência individual do artista (interesse, prática, habilidade, influências etc.) como as condições sociais em que ele vive (contexto, origem social etc.). Enfim, muitos elementos interferem na construção do "gênio".
A gente observa o trabalho de um excelente fotógrafo, por exemplo, e acha que ele nasceu fotografando, quase ninguém considera o processo de desenvolvimento do artista, as influências (internas e externas), o trabalho rotineiro e cansativo, as primeiras experimentações frustradas, o trabalho de repetição, o exercício de "copiar" trabalhos de outros artistas que admirava, bem é uma série de coisas.
Eu gosto muito de um livro chamado "A sociologia de um gênio", de um filósofo alemão chamado Norbert Elias (se não me engano ele escreveu esse livro entre 1930/40) que trata justamente dessa questão, de como Mozart transpôs a categoria artista artesão e projetou-se como artista autônomo/gênio artístico na sociedade de corte. O interessante dessa análise é que ele não analisa o artista como reflexo das condições sociológicas (reduz o sujeito às condições externas), como muito já se fez, nem tampouco se concentra apenas na trajetória individual do artista (faz o inverso, desconsidera as condições externas e concentra-se apenas na atividade personalista do artista), mas considera tanto os elementos específicos dessas trajetórias individuais como também condições sociológicas e contextos históricos.
Bem, voltando à preocupação do Pedro, é um exercício infindável de repetição, observação, erro e acerto. E a "personalidade" que você imprimirá no seu trabalho e a área que você se especializará se definirá com o tempo, com o estudo, com o aprofundamento, enfim, com a fusão de todos esses elementos. O importante é continuar sempre na ativa e nos brindando com suas crônicas diárias. Veja Pedro, escrevendo você leva o maior jeito para cronista, diverto-me com seus tópicos e com o jeito que você se expressa, agora na fotografia estou curiosa para saber como você se manifestará.
Bem, é isso aí, que venham lindas borboletas ou caixas de luz. O importante é se expressar.
Grande abraço.


Perfeito... :) Minha postura também é bem por ai...
Eu estava tentando lembrar de quem é a frase "O gênio é um por cento de inspiração e noventa e nove por cento de suor"... Só não postei por não lembrar rs... Afinal o povo cobra muito que eu me lembre de onde tirei as coisas e minha memória não é tão absurda como muitos imaginam rs.... :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Miliandre Garcia

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #20 Online: 10 de Outubro de 2007, 18:38:51
Leo: aprendi essa frase como sendo do Tom Zé, depois vi alguém citando ela como sendo do Tom Jobim e, pesquisando na internet, descobri por acaso que era do Thomas Edison. Enfim, agora já é da humanidade. :D
Abraço.

« Última modificação: 10 de Outubro de 2007, 18:40:40 por M. Garcia »


Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
Resposta #21 Online: 10 de Outubro de 2007, 18:57:44
P.S.: Pedro, fui lá ver o seu orkut. A foto do macaquinho com a pomba é muito especial, tem algo de muito meigo nela, que acho que tem muito a ver com a sua personalidade (mas fiquei na dúvida se era sua ou se estava lá porque você gosta muito). Acho que você está em busca de uma identidade fotográfica (não que eu não esteja), mas você está num bom caminho: estuda, tira dúvidas, se preocupa com muitas questões. Off topic: é a sua cara engasgar com gomo de tangerina.

hehee
jeito pra cronista =) ... se quiser depois lê o about do meu Profile no orkut. Gostei muito =) estava inspirado ;)
é sobre amor, paixão e o medo.
tem um,lá, paragrafo que ficou muito legal =)

e sobre a pomba e o miquinho.. é de um site de noticias la de fora.. eu coloquei o link logo em baixo da foto.
não é minha foto não.
Só a coloquei no meu orkut. e com o link para a noticia. (se isso for proibido, por questoes de autoria, alguem me avisa pq eu não sei!)



sobre as minhas fotos. estou devendo.
o Ivan me indicou a Unimagem, mas hesito MUITO de pisar la.... correr o risco de ser destratado pela 3ª vez não é pra qualquer um.
Não ouço boas historias de la.
Tentei revelar num minilab, achando q era bom...mas era HORRIVEL.
ainda bem que nao foram fotos bonitas... era mais treino mesmo.

tou devendo a vocês minha exposição de 30 segundos que apoiei minha máquina numa escadinha de aluminio.
ficou super boa.

tenho que achar um lugar bom pra revelar.. ou então.. dar mais uma chance à unimagem... ver se eles são mais educados com os clientes.

a propósito, SE ALGUEM SOUBER E QUISER INDICAR UM LAB AQUI NO RIO, PODE DIZER!
que seja bom, né =)


mas esses meus rolos iniciais são mesmo só pra tecnica e treinamento.
a ultima vez que tinha pegado uma SLR foi há 1 ano atrás. então sao fotos-teste mesmo.

mas prometo que postarei aqui!




---
em off: hahahhahahah, quase morri com o gomo da tangerina rsrs


padu

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 444
  • Sexo: Masculino
  • I have ten fingers
    • Padu Casual Photography
Resposta #22 Online: 10 de Outubro de 2007, 19:30:09
Perfeito... :) Minha postura também é bem por ai...
Eu estava tentando lembrar de quem é a frase "O gênio é um por cento de inspiração e noventa e nove por cento de suor"... Só não postei por não lembrar rs... Afinal o povo cobra muito que eu me lembre de onde tirei as coisas e minha memória não é tão absurda como muitos imaginam rs.... :)


Hehehehe.... ui
http://www.flickr.com/photos/padu_merloti/ http://padu.merlotti.com <br />Sony Alpha 100, Minolta Maxxum 7, Toyo4x5  View Camera, Calumet 4x5 View Camera, 1942 US Navy 4x5 Combat Camera, Voighlander Bessa R, Canon Powershot SD800, Minolta Maxxum 7000 (aposentada), Zenit 12XP (aposentada)<br />San Diego, California


Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
Resposta #23 Online: 10 de Outubro de 2007, 19:33:59
btw, when r u going to get married?


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #24 Online: 10 de Outubro de 2007, 20:28:16
Pedro;

O que posso dizer a respeito é que você não cria uma personalidade fotográfica. A palavra criar é errada, em minha opinião, porque ela implica em uma espécie de planejamento e artificialidade, e ao meu ver a personalidade fotográfica é uma mistura de 1) reconhecimento de si mesmo; 2) reforço dos elementos positivos desse reconhecimento; 3) ampliação gradativa dos elementos.

Há muitos e muitos tópicos passados, durante minha primeira estação de frqüência deste fórum, em um tópico falei sobre o método que julgava bom para dar partida nisso.

Pegar todas as fotos suas de que gosta mais e juntá-las, separando-as por tipo.

Depois escrever em um papel o que nelas é "seu", o que se repete nelas, que tipo de abordagem está sempre presente.

Com isso nós percebemos qual a nossa maneira de olhar.

De posse disso, podemos então voltar à produção é empregar conscientemente os elementos antes reconhecidos. Aí eles não farão mais parte de um fundo incosciente mas terão sido elevados à consciência, à esfera da decisão consciente, e quando empregá-los você poderá julgar sobre seu emprego. Este é o segundo passo. Fazendo isso você ganha fluência de si mesmo.

Depois, já acostumado consigo, já capaz de reconhecer-se na produção, pode ser que ela esteja parca, pouco variada, limitada. Aí será a hora de expandi-la, mas mantendo o fulcro no que em você é verdadeiro. Aí você poderá: 1) incorporar idéias de outros foógrafos, mas traduzidas à sua maneira de ser; 2) realizar projetos e ensaios nos quais se imponha formas diferentes de fazer, e verificar como sua personalidade pega essas formas diferentes e as adapta ao seu modo. Esta é a fase de crescimento do vocabulário.

Mas nunca se faz isso "inventado do nada" um estilo. O seu estilo é você, somente que não é um você inconsciente de si. Como dizia o Hegel, o ser consciente deixa de ser "em si" e passa a ser "para si".

É isso.

Pegue cinquenta fotos suas que gosta mais, separe por gêmero e escreva sobre elas, descreva como se as explicasse a alguém, não uma de cada vez, mas os grupos parecidos.

Você deve prestar atenção, entre as fotos que gosta, como usou a luz, como usou as sombras, lembrar-se, no que for possível, da circunstância da foto, como abordou as pessoas, como elas reagiram, como você se sentiu abordando, lembrar se teve pressa ou calma, se gostava das pessoas ou era indiferente, se sentia pena delas e as via como exemplos de mazelas ou como pessoas curiosas, e cada sentimento desses deve ser reconhecido na fogografia.

Você vai achar engraçado, mas eu lembro bastante da ocasião de quase todas as boas fotos que acho ter feito. Lembro até dos meus gestos e pensamento.

Isso é o que acho maravilhoso na fotografia. Ela é um caminho de autoconhecimento. Você não adquire um estilo próprio sem reconhecer-se, sem autoconhecer-se.

Ivan





Miliandre Garcia

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #25 Online: 10 de Outubro de 2007, 21:44:09
Exercício interessante pra quem está em busca de uma identidade fotográfica que, de fato, não é uma criação voluntária e artificial, mas um processo mais complexo.
Vou fazer esse exercício também. Já tinha visto outros tópicos seus, mas esse em especial não cheguei a ler. Mas eu sou novata no fórum e na fotografia ainda e tenho muito o que aprender. Vou explorando o fórum aos poucos conforme as demandas avançam.





« Última modificação: 10 de Outubro de 2007, 21:45:24 por M. Garcia »


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #26 Online: 11 de Outubro de 2007, 00:15:48
Isso é o que acho maravilhoso na fotografia. Ela é um caminho de autoconhecimento. Você não adquire um estilo próprio sem reconhecer-se, sem autoconhecer-se.

Isso fica muito claro quando você analisa fotos de períodos diferentes de sua vida, você pode analisar como o seu estoque de conhecimento e sua experiência de vida mudaram sua forma de pensar sobre o mundo, apenas refletindo sobre suas imagens...
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
Resposta #27 Online: 11 de Outubro de 2007, 09:27:11
Ivan é um dos caras que eu mais admiro nesse forum.
o cara é um fotografo-filosofo-historiador-museologo-etc

rsrsrs  :D bacana bacana!

eu entendi perfeitamente o que ele disse.
mesmo que com palavras mais rebuscadas.


Ivan. vc devia expalhar mais seus conhecimentos. 'Se expor' , como diz minha mãe, faz vc ser alvos de criticas. Ignora as criticas que não achar construtiva. Ou então fique em silencio e reflita =)

Minha mãe também diz pra eu "colar" com gente inteligente.
num exemplo academico, me comparar às pessoas disciplinadas, estuiosas, esforçadas, com boas notas...
(ela fala isso desde quando, na escola, eu dizia "mãe eu tirei 4! mas meu amigo tirou 2! e eu ficava feliz com isso hehe)

mas quando essas pessoas se isolam, se calam, é um pouco dificil de conseguir absorver alguma coisa ;)
hehe =)


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #28 Online: 11 de Outubro de 2007, 09:40:04
Pedro;

Obrigado pelos elogios, e como me conheço bem, darei um desconto radical para adaptá-los à minha realidade -risos.

Mas se notar, venho ao longo do tempo debatendo minha visão da fotografia em vários fóruns, e mesmo mantenho uma newsletter de artigos sobre fotografia em sua parte de linguagem, a newsletter Fotografia em palavras http://br.groups.yahoo.com/group/fotografiaempalavras/

As idéias são oferecidas, mas talvez não mais mastigadas como antes, e acho que cada um deve procurar, não nas minhas idéias, mas em geral no mundo, o aprofundamento, e se minhas idéias servirem para alguma coisa, ótimo.

Creio que nas questões relativas ao desenvolvimento fotográfico, é importantíssimo quando o fotógrafo abandona o acaso, isto é, fazer fotografias ocasionais e resolve explorar um tema, um assunto, em suma realizar um projeto.

É preciso desenhar a disciplina e depois segui-la. É preciso escrever em um papel o projeto. Digamos: "vou realizar 10 fotos que me satisfaçam de final do dia na beira da praia, todas elas em baixa velocidade para a água ficar escorrida e todas elas trazendo uma cena humana interessante, e as farei todas com Grande Angular". Pronto. Aí o cara vai lá uma, duas, cinco vezes, e vai fazendo as fotos, vai examinando as fotos que fez, vai fazendo novas fotos. No final terá feito cem fotos e terá dez razoáveis. E terá aprendido consigo mesmo, com as opções que fez, com o projeto que cumpriu.


Miliandre Garcia

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #29 Online: 11 de Outubro de 2007, 09:49:16
Assino em baixo do que o Pedro falou, a gente aprende muito quando os membros mais experientes interagem com os não tão experientes.
Newsletter é legal, estou lendo seus textos por lá, mas é meio solitária. Já pensou em criar um blog?