Autor Tópico: foto(ou olhar) técnica(o) e foto(ou olhar) artistica(o)  (Lida 11227 vezes)

Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #30 Online: 11 de Outubro de 2007, 10:17:49
Assino em baixo do que o Pedro falou, a gente aprende muito quando os membros mais experientes interagem com os não tão experientes.
Newsletter é legal, estou lendo seus textos por lá, mas é meio solitária. Já pensou em criar um blog?


Acho que vou fazer um blog. Você não é a primeira pessoa que diz isso, e rendo-me aos conselhos -risos.

Já tenho um endereço registrado, falta só implementar.


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 11 de Outubro de 2007, 10:37:57
Adoro discordar do Ivan, me sinto "cutucando uma onça com vara curta", faço de propósito. Se tiver dúvida eu discordo só para aprender mais, mas nesse tópico não tem jeito. Concordo com tudo.

Leo,
 Não quero um panning do besouro com interferência humana, quero ver um panning dele NATURALMENTE rolando a esfera. Sem esquemas, natureza não é still.

 Poderíamos criar 1 tópico por semana com um TEMA e um grupo pré-estabelecido sai em campo em busca desse tema e depois posta as fotos e analisamos

 Isso seria um exercídio que contribuiria em muito para cada saber o que é, como é, porque é.


 
São Paulo - SP


Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
Resposta #32 Online: 11 de Outubro de 2007, 11:24:04
Adoro discordar do Ivan, me sinto "cutucando uma onça com vara curta", faço de propósito. Se tiver dúvida eu discordo só para aprender mais, mas nesse tópico não tem jeito. Concordo com tudo.

exatamente oq eu faço, algumas vezes, quando ele posta fotos na galeria.

hehhe... as vezes eu gosto. mas me ponho contra. só pra arrancar argumentos dele.
heheheehehe são valiosos!! hehehe

se ele num fala a gente tem q dar um jeito de tirar dele hehehe por bem ou por mal  ;D ;D ;D ;D


Beto Eterovick

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.390
  • Sexo: Masculino
  • NOVO SITE: www.betoeterovick.fot.br
Resposta #33 Online: 11 de Outubro de 2007, 22:48:59

 Poderíamos criar 1 tópico por semana com um TEMA e um grupo pré-estabelecido sai em campo em busca desse tema e depois posta as fotos e analisamos

 Isso seria um exercídio que contribuiria em muito para cada saber o que é, como é, porque é.

Ótima idéia Leandro!


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 12 de Outubro de 2007, 01:03:03
Muito boa a idéia do Leandro mesmo!!

Esse tópico já virou um artigo :D


Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
Resposta #35 Online: 12 de Outubro de 2007, 08:15:57
Muito boa a idéia do Leandro mesmo!!

Esse tópico já virou um artigo :D

é verdade pedro!

muitos conselhos/dicas/ideias aqui.

e todos, sem exceção, excelentes!


Miliandre Garcia

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #36 Online: 12 de Outubro de 2007, 10:01:46
Eu adorei a idéia do Leandro. Mas deixa eu ver se entendi.
A idéia é criar um tópico ou sala na qual todo mês propõe um desafio aos membros do fórum. Por exemplo, nesse mês o desafio é fotografar algo específico de natureza, moda, cidades, espetáculo etc.
Monta-se um projeto pra isso. Por exemplo, as pessoas compartilham as dicas básicas e indicam alternativas de equipamento viáveis para a realização do projeto. E, no decorrer do tempo estimado ou numa data específica, as pessoas apresentam os resultados. É isso?
Bem, se for isso ou algo parecido acho bem viável. Excelente idéia Leandro.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #37 Online: 12 de Outubro de 2007, 10:20:29
Mili (posso te chamar assim), verdade se a idéia for por ai ela já existe. Os concursos são projetados exatamente para isso e o vencedor faz a proposta do mês seguinte.
Se verem o regulamento verão que são enconrajados os comentários dos membros a respeito das fotos do concurso, é que o pessoal acaba não fazendo os comentários, a idéia é que as fotos sejam comentadas anonimamente, extamente para não ter desvios provocados por apegos pessoais. :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Miliandre Garcia

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #38 Online: 12 de Outubro de 2007, 10:31:39
Ah claro, é até melhor, a maioria das pessoas fora do trabalho me chamam assim, facilita muito.
Vou dar uma olhada melhor na seção de concursos, já até votei, mas nunca comentei.
Até mais.


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 12 de Outubro de 2007, 10:37:30
Eu adorei a idéia do Leandro. Mas deixa eu ver se entendi.
A idéia é criar um tópico ou sala na qual todo mês propõe um desafio aos membros do fórum. Por exemplo, nesse mês o desafio é fotografar algo específico de natureza, moda, cidades, espetáculo etc.
Monta-se um projeto pra isso. Por exemplo, as pessoas compartilham as dicas básicas e indicam alternativas de equipamento viáveis para a realização do projeto. E, no decorrer do tempo estimado ou numa data específica, as pessoas apresentam os resultados. É isso?
Bem, se for isso ou algo parecido acho bem viável. Excelente idéia Leandro.

 Bem, a idéia inicial é fazer algo mais rápido, semanal.
 E não é um desafio ou um concurso. TODOS ganham o maior prêmio que pode existir: Experiência.
 
 Pode ser temas mais abrangentes como: Natureza, Cidade, Macro, Moda. Dessa forma cada um mostra a sua linguagem ao abordar o tema.
 Ou pode ser mais focado num determinado resultado: "Grafismo com flores", "Anoitecer na cidade", Perspectiva, Contraste. Dessa forma cada um vai se esforçar para usar a linguagem que tem juntamente com a técnica para conseguir um resultado mais específico.

 Se ficar dificil semanal, poderia ser quinzenal de acordo com a disponibilidade de horário do pessoal. Nem todos podem sair em busca de uma imagem em espefícifico.

 Funcionaria assim:
 O criador do tema cria o tópico com o tema proposto da semana. E aguarda interessados, no mínimo 5 e no máximo 10. E divulga também os critérios da avaliação.
 Só valem fotos feitas especificamente para o tópico, não podendo ser utilizadas fotos de arquivo/acervo.
 Postagem das fotos: Todos mandariam o link (imageshaky ou outro servidor) para o moderador do tópico até a data limite. O moderador faz a postagem das fotos com o nome do autor e EXIF. Todas as fotos de uma vez para evitar comentários antes de ver todas as fotos.

 Proibidos os comentários do tipo: "Boa", "Gostei", "Foto legal".
 O tópico é PRINCIPALMENTE para comentar sobre a linguagem, abordagem do tema, composição. Entretanto, se entender que for necessário e for agregar algo ao comentar sobre a parte técnica isso pode ser feito. Exemplo: "Para chegar mais perto do proposto você poderia ter usado uma velocidade mais alta para dar um melhor efeito. Também o uso de uma teleobjetiva teria deixado o enquadramento mais harmonioso."

 É bem viavel sim. Na verdade muito simples.
 Dá-se o tema e o prazo, alguém recebe as fotos e posta e depois são feitos os comentários sequindo alguns parêmetros.

 Até mais,
 Leandro
São Paulo - SP


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 12 de Outubro de 2007, 10:40:20
Mili (posso te chamar assim), verdade se a idéia for por ai ela já existe. Os concursos são projetados exatamente para isso e o vencedor faz a proposta do mês seguinte.
Se verem o regulamento verão que são enconrajados os comentários dos membros a respeito das fotos do concurso, é que o pessoal acaba não fazendo os comentários, a idéia é que as fotos sejam comentadas anonimamente, extamente para não ter desvios provocados por apegos pessoais. :)

Leo,
 
 Você postou enquanto escrevia.
 Conheço os concursos e não gosto muito, justamente por conta dos comentários.

 O que proponho é ligeiramente diferente. Sem perdedores, somente ganhadores. É praticamente uma conversa entre fotoclubistas após um passeios fotográfico.

Editado: Inclusive era o que eu mais gostava quando participava do Foto Cine Clube Bandeirante. Tinha uma saída fotográfica e depois marcava um dia para levar as fotos na sede e fazer e receber comentários. Nunca fui de um tema especícico, mas era legal. O pessoal levava umas 10, 15 fotos impressas, em CD ou Slide e fazíamos os comentários.
Ahh, Tinha salgadinhos e Coca-Cola também. :D
« Última modificação: 12 de Outubro de 2007, 10:43:27 por LeandroFabricio »
São Paulo - SP


Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
Resposta #41 Online: 12 de Outubro de 2007, 12:14:05
eu particularmente não gosto de concursos rsrsrs

tem um outro forum tb, o digiforum.. que eles chamam de "duelo"

isso então pra mim é o Ó

 :P


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #42 Online: 12 de Outubro de 2007, 12:22:57
Pedro nossos concursos são muito diferentes dos duelos do Digifórum.
Nossos concursos funcionam com o vencedor propondo o tema para o concurso seguinte, a proposta é que hajam comentários sobre os temas propostos e a a escolha seja feita pelo ganhador para ter uma ordem para propostas de temas.

A questão dos comentários... Se tem uma coisa que eu já aprendi é que faça o que fizer o volume de comentários vazios sempre será enorme, mas isso é uma questão de filtrar e participar, somos nós que fazemos a coisa evoluir, como quase sempre sou membro da banca não posso comentar para não influenciar, mas você podia entrar e comentar de forma positiva, se 3 ou 4 começarem a fazer isso é provável que outros também comentem e que sejam geradas discussões positivas sobre o tema. :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #43 Online: 12 de Outubro de 2007, 12:31:37
Pedro nossos concursos são muito diferentes dos duelos do Digifórum.

 Leo,
 O concurso tem um ganhador.
 No concurso não se fala como foi feita a foto.
 No concurso não sabemos quem fez a foto, onde foi feita a foto.
 O que importa é ser o mais votado para escolher o próximo tema.

 Acredito que pouco ou nada se aprende com isso.

 Não vejo tanta semalhança como você entre o a proposta que fiz e os concursos.
São Paulo - SP


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #44 Online: 12 de Outubro de 2007, 14:20:40
Na verdade Leandro a idéia do concurso é que se comentem as fotos feitas sobre o tema na fase de votação, apontando possíveis melhorias e discutir a execução das fotos, enquanto no encerramento as discussões passariam a envolver os autores, ou seja, em um primeiro momento a discussão seria em torno do entendimento do público e em um segundo momento a discussão seria envolvendo os autores, pois TODOS os autores são identificados no momento em que termina a votação... O problema é que não se discute, por mais que façamos o regulamento focado nisso as pessoas têm medo de discutir, isso ocorre até em salas focadas em críticas... :(
Para discutir as fotos também existe o espaço da galeria, é só perguntar para os autores como foram feitas as fotos, o que também é possível nos concursos. Não é necessário um espaço para isso, apenas iniciativa de perguntar.
Uma vez por mês diversas pessoas participam com fotos em um tema definido (concurso), durante 7 dias essas fotos são avaliadas pelos membros da comunidade, que podem criticar, elogiar e eleger as favoritas.
Assim que as votações terminam os autores passam todos a ser conhecidos, o concurso não termina nos anúncios, os posts continuam lá, basta que sejam feitas perguntas a respeito de como foram feitas as fotos mais interessantes e etc, qualquer dos autores responderiam.
Não vejo sentido em criar um outro espaço para se definir um tema e discutir as fotos postadas posteriormente se isso já pode ser feito na própria galeria ou nos próprios concursos (onde já há um tema definido e isso é inclusive encorajado), na verdade os concursos foram criados e modelados desta forma exatamente com o objetivo de gerar um tema de discução por mês, que possibilitasse uma etapa de críticas e uma etapa de discuções posteriores.
O problema não é com a estrutura dos concursos, é com o medo de comentar que as pessoas possuem, quando um concurso está rodando ou termina todo mundo vem e dá taminhas nas costas, os comentários que vemos são:
"Lindas fotos"
"Esse concurso está muito bom"
Porque ninguém tem coragem de virar e falar:
"Não gostei dessa foto, poderia ser melhorada"
ou mesmo:
"Linda foto essa que ganhou, fulano poderia comentar como foi feita?"
Veja que a proposta em si já existe, as pessoas não a seguem simplesmente por vergonha ou receio de parecerem chatas ou sabe-se lá o que.
Faça uma experiência, comente no concurso e pegue os anunciados e inicie uma discução com o autor sobre a foto...
Isso também vale para a galeria, só que no caso da galeria não existe o compromisso tema como há nos concursos...
Nós temos uma idéia para reformulação da galeria com a abertura de um corredor polonês, exatamente para tentar quebrar um pouco essa questão de as pessoas só darem tapinha nas costas, mas é importante notar que o problema em si não é o sistema, é o hábito do tapinha nas costas, a tentativa de impor um âmbiente como esse que você quer atingir já foi feita em dezenas de fóruns que freqüento e sempre esbarra na mesma questão... Receio de comentar e ser comentado depois... :(
« Última modificação: 12 de Outubro de 2007, 14:59:00 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.