Autor Tópico: foto(ou olhar) técnica(o) e foto(ou olhar) artistica(o)  (Lida 11176 vezes)

rafaelfrota

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 250
  • Sexo: Masculino
  • "Toda a arte é absolutamente inútil" (O. Wilde)
    • http://www.rafaelfrota.com
Resposta #45 Online: 12 de Outubro de 2007, 14:35:38
"Na verdade Leandro a idéia do concurso é que se comentem as fotos feitas sobre o tema, apontando possíveis melhorias..."

Eu não queria colocar lenha na fogueira, mas isso é algo que sempre converso com amigos. Até onde comentários sobre uma foto refletem realmente uma possível melhoria?
O que mais se vê em uma critica (em qualquer meio, seja fotografia, pintura, musica etc) são opiniões muito pessoais.  Vejo muitos comentarios em fóruns como: "essa distancia focal poderia ser maior", "a foto tá muito escura", "o enquadramento podia ser tal", "se tivesse mais um ponto de luz ficava ótimo" e assim vai.
E assim são os critérios de avaliação de qualquer concurso, disputa, etc. São padrões definidos por uma banca e não determinam se seu trabalho é bom ou ruim.
Realmente eu nunca gostei de dar opinião em trabalho dos outros porque acho que a unica coisa que posso oferecer, excluindo-se aspectos unicamente tecnicos, é minha visão pessoal. E honestamente, não creio que visão pessoal, ainda mais a minha, vá acrescentar algo a alguém.
É por isso que não acredito em concursos. Honestamente não sei o que pode ser caracterizado como algo melhor ou pior, certo ou errado em um trabalho.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #46 Online: 12 de Outubro de 2007, 14:56:31
Então Rafael, esse é o ponto, categorizar melhor ou pior é estatística de preferência rs.. PAra isso serve a votação.
Coletar opiniões e respnder dúvidas sobre a execução (como está sendo proposto pelo Leandro) também é algo super legal, primeiro porque sempre dá para tirar algo de construtivo de uma crítica, seja ela positiva ou negativa, nem que seja conhecer a opinião do público. Obter informações sobre execuções também ajuda no crescimento técnico, então quando alguém posta uma foto legal não dói perguntar como foi feito entende??? Com tema definido isso se torna ainda mais interessante, porque reuni vários autores com visões diferentes sobre o tema e que possibilitam uma discussão interessante  sobre o próprio tema. ;)
Eu fico morrendo de vontade de comentar o que eu vi nas fotos quando estou vendo as fotos do concurso, eu tenho minhas restrições por quase sempre ser membro da banca (não seria ético tomar partido), mas quer ver algo que começaria uma discussão legal sem identificar os autores na fase de votação??? Cada um dar sua opinião sobre o que entendeu das fotos e o que chamou a atenção nos principais trabalhos, isso por si só já renderia um belo assunto. É só alguém ter a iniciativa de falar a própria visão sobre as fotos e assim que o concurso de fecha o autor pode comentar o que foi visto.
Eu vou propor uma coisa para o Davi que acho que poderia ajudar isso, que é colocar junto com as fotos os principais comentários feitos na fase de votação, isso poderia ser um ponto de partida para discussões nos tópicos de encerramento. :)
« Última modificação: 12 de Outubro de 2007, 15:10:05 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #47 Online: 12 de Outubro de 2007, 17:14:28
Leo,

 No concurso a atenção fica toda voltada para a foto ganhadora.
 Esse é um dos principais pontos fracos do concurso. As outras fotos ficam na penumbra.
 Não é feita uma comparação baseadas "cientificamente".

 O que falo é ter uma obrigatoriedade de comentários entre os participantes que fizeram as fotos no tema. Todos comentar a foto de todos em troca de ter os comentário sobre a visão dos outros também. Por isso disse um número mínimo de 5.
 
 É um "mini clube", eu e mais quatro amigos podemos sair para fotografar e já ter a consciência de que vou trocar experiências ao verificar o resultado.
 É uma coisa mais humana, proximidade. O concurso é frio, quem ganha recebe os parabéns e FIM. Nada se fala sobre as outras fotos e muitas vezes pouco se fala sobre a ganhadora.
São Paulo - SP


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #48 Online: 12 de Outubro de 2007, 17:40:19
Maçã - Em busca da foto - Análise de Linguagem

Click aqui e participe: http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=18774.new#new
 :)
São Paulo - SP


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #49 Online: 12 de Outubro de 2007, 22:46:37
Ué, podemos inserir essa obrigatoriedade nos temas dos concursos, quem sabe até criar uma ficha de inscrição solicitando um conjunto padrão de dados para as fotos.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #50 Online: 13 de Outubro de 2007, 16:44:48
Detesto concursos.

Eles têm como característica, no mais das vezes, um julgamento que sendo público torna o critério principal a comunicabilidade da foto, e a comunicabilidade é apenas um dos aspectos da fotografia, e se olharmos grandes fotos dos grandes veríamos que elas não são tão comunicativas quanto as fotos que ganham concursos.

O que os concursos consagram, antes de tudo é comunicabilidade, e comunicabilidade vai na direção oposta do aprofundamento pessoal. na verdade um dos requisitos da comunicabilidade é a mensagem ser fácil, a fotografia ser facilmente encaixada em um modelo conhecido.

Se o que estamos falando é busca pessoal, identidade, esse tipo de coisa, cumprindo temas de concursos é que não se chegará a isso.

Na verdade, os temas de cada devem ser diferentes, pois cada um precisa desenvolver-se em um sentido pessoal, não o mesmo para todos.

Outra vez, não se se aqui, propus a apresentação de ensaios de três a seis fotos. O fotógrafo então descreveria na introdução ao ensaio o princípio norteador do mesmo, o que ele quis, o que ele achou ter conseguido.

Mas o realmente importante é conceber o ensaio.

O ideal é a pessoa declarar em um tópico o que pretende fazer e depois postar o que foi feito. Enunciar o que vai fazer, sem ter feito ainda. Depois postar os resultados de, digamos, três ou cinco seções de fotografia comprindo o roteiro e as modificações do roteiro e descobertas que aconteceram durante. Aí teríamos de fato uma narrativa íntima das descobertas.



LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #51 Online: 13 de Outubro de 2007, 17:30:28
Ivan,

Muito bom seu ponto de vista, porém acho complicado de acontecer isso no forum, em geral o pessoal não gosta de fazer os comentários que são importantes para ajudar o autor.

Vou ver se faço isso qualquer dia.
São Paulo - SP