Autor Tópico: duvidas de iniciante  (Lida 1717 vezes)

Diogo Figueira

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 611
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo
    • 2Afora
Online: 10 de Outubro de 2007, 12:59:16
vcs devem até me xingar né.....
tanta gente fera por aqui e eu com dúvidas ridiculas...
bom ... vamos la mesmo assim

eu ando lendo bastante artigos aqui e em outros foruns sobre fotografia, mais tem muita coisa técnica e geralmente não falam muito sobre tal

minhas duvidas ... a primeira é o que é uma lente grand-angular... ?? ela serve mais para fotos internas ou externas ?
até encontrei uma reposta do Leo Terra
"Qualquer lente com distância focal menor que a digonal da mídia "
mais acabei não entendendo muito.... li no glossário tb... ai la tem
que ela varia geralmente entre 14mm e 45mm

fotometria..... no glossário diz que é "ato de medir a luz de uma determinada região "

qual o nome do estudo aonde antes de tirar uma foto, analisa-se a distância do objeto que sera fotografado,
ai é feito o foco automatico depois passa-se para o manual e faz uma alteração na regulagem para que tudo na foto
fique sem desfoque... nao sei se me expressei bem
é que o fotografo que tem aqui onde trabalho...fez isso outro dia pra tirar foto em um ambiente que tudo precisava
sair focado... desde a primeira mesa do salão atééé o fundo, ai ele disse que focou no automatico (meio botao)...depois
passa para foco manual e volta alguns mm na regulagem e fica tudo assim... me disse que isso era fotometria
mais agora lendo o que é realmente fiquei confuso....

nas lentes sempre tem os milimetros dela... ex: 24-105 MM .....essa medida é da lente.... algum tipo de alcance....distancia focal ??? ou seria o tamanho dela ????

...

alguem tem sugestão de algo para ler pra eu nao ter que ficar sempre fazendo essas perguntinhas banais e tal ??

obrigado pela atenção desde já


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 10 de Outubro de 2007, 13:13:13
Você está em que cidade?

Nos SEBOS daqui de São Paulo é fácil de achar bons livros de iniciação na fotografia.
Tem o Tudo Sobre Fotografia do Michael Bussele e um outro do John Hedgecoe. Essa semana ví esses livros por cerca de R$40,00. Vale a pena.

 O que você pesquisou está certo: Fotometria é o ato de medir a luz e Grande Angular é qualquer lente com distância focal menor que a digonal da mídia.
 O que significa que nem toda 14mm é grande angular. Depende se você está fotografando com uma compacta, APS, 135, 120, 4x5.... Enfim.
 Uma 80mm é Grande angular para uma 4x5 e a mesma 80mm seria uma meia-tele para o formato 135.

 O fotógrafo que você trabalha não sabe explicar nada ou você confundiu tudo. Não tem como TUDO FICAR EM FOCO, é fisicamente imposivel ter dois planos em FOCO, o que pode mudar é a profundidade de campo. QUe é a SENSAÇÂO de foco que pode ser maior.
 A aberturas de diafragma pequenas e com lentes mais curtas (Grande Angular) são os "artifícios" mais usados para dar a sensação de que tudo está em foco.
 
 O tamanho da mídia também tem influencia nisso, com uma compacta essa sensação é muito maior, já a partir do APS é mais fácil de ter áreas de desfoque.

 Espero ter ajudado,
 Leandro
São Paulo - SP


Diogo Figueira

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 611
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo
    • 2Afora
Resposta #2 Online: 11 de Outubro de 2007, 17:37:53
eu sou de Londrina - PR..... encontrei esse livro na biblioteca da faculdade, vou pegar pra dar uma lida

hmmmm entendi bem melhor agora sobre o que é grande angular e o funcionamente......

eu acho que ele me explicou certo então mais com os termos errados e eu acabei confundindo

vlw todas as dicas e explicações, leandro..... !!!


Razinva

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 521
  • Sexo: Masculino
    • http://
Resposta #3 Online: 11 de Outubro de 2007, 18:05:35
eu sou de Londrina - PR..... encontrei esse livro na biblioteca da faculdade, vou pegar pra dar uma lida

hmmmm entendi bem melhor agora sobre o que é grande angular e o funcionamente......
eu acho que ele me explicou certo então mais com os termos errados e eu acabei confundindo
vlw todas as dicas e explicações, leandro..... !!!
Oi, Coxao!!  td bem?

Pra te ajudar:  o Leo Terra colocou um artigo dele, do curso "Fotografia Avançada", no MF, dá uma olhada, procura pelo termo distancia focal, que vc acha.
 E aí vc vai entender mais: a mídia, a diagonal, como se calcula, é muito completo, e de fácil leitura. Sua pergunta é bem básica, por isso tem que ler os livros básicos de fotografia, indicados pelos amigos do  MF mais experientes.
Gde abraço,
Sinval Paes  e Nikon -  Rio das Ostras


Miliandre Garcia

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #4 Online: 11 de Outubro de 2007, 18:15:43
Coxão!
Esse livro "O novo manual de fotografia", de John Hedgecoe, que o Leandro citou é bem legal, esclarece muitas dúvidas técnicas. Além disso tem os textos do fórum, alguns espalhados na internet, alguns cursos em CD-Rom, etc.
Dá uma olhada nos artigos desse colunista, têm muitos artigos sobre questão técnica.
http://wnews.uol.com.br/site/colunas/lista_colunista.php?pagina=1&id_coluna=21&total=106
No atual momento estou querendo entender fotometria e o tem esse texto no fórum que o Razinva citou.

P.S.: Morei 24 anos em Londrina.
« Última modificação: 11 de Outubro de 2007, 19:06:05 por M. Garcia »


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 12 de Outubro de 2007, 01:37:44
O pessoal já respondeu, mas só para ter um exemplo mais "concreto":
Sua FZ15 tem 12x de zoom, certo?
A lente dela equivale a uma 36-432mm, onde o wide é 36mm e a tele é 432mm
Aí você divide a tele pelo wide: 432/36 = 12
Então quer dizer que o 12x de zoom nada mais é do que a variação da distância focal dela, ou seja, é o range da sua câmera :)

Portanto não necessariamente a lente que tem mais "zoom", tem um "alcance" maior
A sua FZ15, por exemplo, tem um alcance maior do que uma Samsung Pro815 que tem 15x de zoom (28-420mm)


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #6 Online: 12 de Outubro de 2007, 01:50:00
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


LorenaLarissa

  • Trade Count: (13)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 267
  • Sexo: Feminino
    • Portifólio
Resposta #7 Online: 12 de Outubro de 2007, 01:58:40
Oi galera! Tb sou iniciante e quero pegar o bonde no tópico do coxão!rsrsrsrs!!!!
Ao estudar pelo curso da National, deu um nó... Alguém poderia me explicar por que com grandes angulares consigo profundidade de campo melhor do que com as tele???

Abs!
Lorena - Belo Horizonte
Rolleiflex f/3.5 /Yashica 635 /Seagull 4A
Olympus Trip 35 /Yashica Minister D/Yashica Minister III
Canon 6D + Canon 70D + 28mm 1.8 + Canon 50mm f/1.4 + Canon 85mm 1.8  + Tamron 17-50mm f/2,8 VC+ Tamron 70-200 f/2.8 + Sigma 10-20mm


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #8 Online: 12 de Outubro de 2007, 02:08:09
No caso são profundidades de campo maiores...
Isso ocorre devido aos efeitos dos círculos de confusão.
Sempre que você tiver distâncias focais menores você terá círculos de confusão menores e por conseqüência uma maior profundidade de campo...
Larissa, você já pensou em fazer o curso fotografia avançada em www.teiadoconhecimento.com??? O Curso da Nat Geo dá a base necessária para dar o salto para o fotografia avançada, que é exatamente o aprofundamento nos conceitos que você aprendeu no curso da Nat Geo... :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


LorenaLarissa

  • Trade Count: (13)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 267
  • Sexo: Feminino
    • Portifólio
Resposta #9 Online: 12 de Outubro de 2007, 02:48:13
No caso são profundidades de campo maiores...
Isso ocorre devido aos efeitos dos círculos de confusão.
Sempre que você tiver distâncias focais menores você terá círculos de confusão menores e por conseqüência uma maior profundidade de campo...
Larissa, você já pensou em fazer o curso fotografia avançada em www.teiadoconhecimento.com??? O Curso da Nat Geo dá a base necessária para dar o salto para o fotografia avançada, que é exatamente o aprofundamento nos conceitos que você aprendeu no curso da Nat Geo... :)

E pq circulos de confusão menores dão maior profundidade de campo?
« Última modificação: 12 de Outubro de 2007, 02:53:24 por LorenaLarissa »
Lorena - Belo Horizonte
Rolleiflex f/3.5 /Yashica 635 /Seagull 4A
Olympus Trip 35 /Yashica Minister D/Yashica Minister III
Canon 6D + Canon 70D + 28mm 1.8 + Canon 50mm f/1.4 + Canon 85mm 1.8  + Tamron 17-50mm f/2,8 VC+ Tamron 70-200 f/2.8 + Sigma 10-20mm


Diogo Figueira

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 611
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo
    • 2Afora
Resposta #10 Online: 27 de Outubro de 2007, 19:34:51
vamos por parte ^^

M. Garcia ... muito obrigado pela indicação do livro.. consegui achá-lo na biblioteca da faculdade....

pedro_raythz ... cara.. AJUDOU PRA CA**** juro... agora ficou explicadinho como é essa parada de range e tal... vlw mesmo.... eu sou meio burro pra certo termos e tu flw em uma linguagem bem facil, vlw papito

Leo Terra ... nossa muito bom esse artigo, um pouco dificil pra iniciante mais ja li 2x hehe... comecei a entender bem melhor