Autor Tópico: filtro para super grande angular  (Lida 4832 vezes)

musashi

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 94
  • Sexo: Masculino
  • ...algumas de minhas obras...
Online: 12 de Outubro de 2007, 08:35:08
 :-\sou um feliz possuidor de uma zoom Sigma 10-20mm EX, HSM, etc, para Nikon, bitola de filtro 77mm. Comprei um filtro protetor UV convencional de 7mm de espessura e não deu vinheta mesmo estando a zoom em 10mm [15mm na verdade]. Quero porém comprar um PL-C para ela e sei que o ideal seria, por exemplo, um Tiffen modelo Wide-angle que é bom e mais barato que o Hoya mas não estou conseguindo encontra-lo aqui no Brasil (Rio e Sampa) - já passei e-mail pra tudo quanto é lugar e nada! - e como sei que tem  gente aqui no MF que também possui essa maravilha da Sigma, gostaria de saber se um de vcs me indica onde posso comprar este filtro no Brail, ou mesmo se alguém tem um p/ vender. Tem um camarada , no mercado livre, que tem um PL-C Tiffen convencional p/ vender c/ espessura de 7mm. Será que esse daria vinheta em 10mm? Obrigadão e um abraço.


Miliandre Garcia

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #1 Online: 12 de Outubro de 2007, 09:50:48
Quando eu fui comprar o meu filtro polarisador circular 67 eu vi esse 77 de outras marcas que é mais barato que o HOYA.
Também gostaria de saber no que a marca interfere (na Europa é diferente do Brasil, nos produtos de primeira necessidade o preço não é indicador de qualidade) e se um filtro polarisador mais acessível prejudica mais do que ajuda.

Eu vi um CPL 67 para minha Tamron da marca Quenox. Não sei avaliar se é bom, mas a empresa é alemã e tem até site na internet.
http://www.quenox.com/polfilter.htm
http://www.quenox.com/produkte.htm

No Ebay, tem as marcas HMC, KENKO HOYA, POLA, PRAKTICA, CPL, COKIN etc. por preços mais em conta que nas lojas convencionais.
Encontra-se o HOYA 77 por E$77.
Qual a diferença do KENKO HOYA para o HOYA?
http://search.ebay.fr/filtre-polarisant-77_W0QQ_trksidZm37QQfromZR40QQfsooZ1QQfsopZ10QQsbrsrtZd

A Pixmania trabalha com os filtros da marca HAMA (o 77 custa E$66).
http://www.pixmania.com/fr/fr/32144/art/hama/filtre-polarisant-circula.html

Bem, acho que só trouxe mais dúvida.
« Última modificação: 23 de Outubro de 2007, 06:57:19 por M. Garcia »


LuizNdo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.407
  • Sexo: Masculino
  • Tente, invente.
Resposta #2 Online: 12 de Outubro de 2007, 10:09:55
No manual da 10-20mm recomenda-se usar apenas 1 filtro por vez para não dar vinheta.
Levando em conta que nem o parasol deu vinheta, acredito que esse filtro de 7mm também não dê.
>> Belo Horizonte <<
Fotógrafo Entusiasta.
Sony P100
Canon 7D e XT + 18-55 mm + 75-300 mm USM III + Canon 50mm f1.8 + Sigma 10-20mm + Canon 100-400mm L IS + Adaptador de Telescópio!
Meu Flickr


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #3 Online: 12 de Outubro de 2007, 10:16:13
O filtro de 7mm não dá vinheta nela não.
Eu uso ela com filtro de 7mm tranquilamente, ela começa a dar alguma vinheta se for usado mais de 1 filtro.
A marca influencia na qualidade ótica do filtro, a Hoya é uma das marcas da Tokina, são filtros de boa qualidade, pode comprar sem medo.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


BACAMARTE

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 430
Resposta #4 Online: 12 de Outubro de 2007, 11:46:29
Miliandre e os demais, eu tenho comprado somente filtros Hoya, por padrão, e estou gostando, muito embora eu ainda não tenha utilizado de outras marcas para fazer uma comparação. Entretanto, Miliandre, responda-me uma coisa, por favor: o Ebay envia para o Brasil? Eles têm umas coisas bem interessantes lá, e não sei se enviam para o Brasil. Estou acostumado a comprar só na WWI, BH, Consigo e outras. Nunca comprei no Ebay, e no Mercado Livre, nem pensar! Tive duas experiências ruins na área de informática.

Vi uns filtros interessantes no Ebay.


Miliandre Garcia

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #5 Online: 12 de Outubro de 2007, 12:08:38
Não sei lhe informar. Se estiver escrito "monde entier" (mundo inteiro) ele entregam. Se estiver escrito só "Europe" ou o país em específico dá pra entrar em contato com o vendedor, normalmente ele calcula o valor de entrega e lhe passa um valor específico. Pelo menos foi assim que uma pessoa daqui comprou um acessório para saxofone no Ebay dos EUA (Nova York).
Já consultou o Ebay dos EUA, talvez os preços lá sejam mais em conta, até porque o dolár está baixo.
O sistema de pagamento é pelo PAY-PAL. Você cria uma espécie de conta eletrônica onde você registra o cartão de crédito (nesse caso teria que transformá-lo em internacional) para poder pagar via internet. Olha, um monte de gente suspeita de transações na internet, eu já comprei algumas coisas de valor baixo e sempre entregaram direito, não houve nenhum problema. Além disso, os vendedores e compradores também têm um sistema de avaliações que dá pra confiar. Se for fazer alguma pergunta para os vendedores e tiver problema com a língua, use esse tradutor aqui: http://babelfish.yahoo.com/translate_txt. Pra mensagens curtas e vocabulário básico não tem segredo.
Bem, qualquer coisa é só perguntar.

Esqueci de dizer: Se você perceber, a maioria das mercadorias vêm de Hong Kong, então é quase certo que eles entregam para o mundo inteiro.
« Última modificação: 12 de Outubro de 2007, 12:25:09 por M. Garcia »


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 12 de Outubro de 2007, 12:18:28
Dúvida besta: o que é WWI ???
São Paulo - SP


DidiRS

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 24
Resposta #7 Online: 14 de Outubro de 2007, 17:46:36
Dúvida besta: o que é WWI ???

Nõ é tão besta assim a pergunta, pois já somos dois nessa "ignorância"...


rafanubi

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.874
  • Sexo: Masculino
    • Lentedorafa
Resposta #8 Online: 14 de Outubro de 2007, 18:22:04
Dúvida besta: o que é WWI ???

Nõ é tão besta assim a pergunta, pois já somos dois nessa "ignorância"...

Vcs não estudaram história nãO? WWI = World War I ou 1ª Guerra Mundial... ;D ;D

Sério agora... tb não sei o q é.... :-\

e-mail: r.a.s.santos@globo.com
skype: rafanubi
Rio de Janeiro/RJ


musashi

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 94
  • Sexo: Masculino
  • ...algumas de minhas obras...
Resposta #9 Online: 15 de Outubro de 2007, 09:06:36
Fala Leo, tudo em riba? Minha dúvida específica, em relação ao uso de filtro na 10-20mm [77mm], é referente ao PL-C (que ainda não tenho p/ ela e quero comprar) e não ao UV (que já tenho e não dá vinheta)! Vc diz que usa um filtro de 7mm nela e ñ dá vinheta: 1º- É um PL-C? 2º- A espessura dele (7mm) vai desde o início da rosca até a borda o medindo FORA da lente? Abração
« Última modificação: 15 de Outubro de 2007, 09:08:50 por musashi »


ClaudioH

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 143
Resposta #10 Online: 15 de Outubro de 2007, 10:11:45
Dúvida besta: o que é WWI ???

WWI=WorldWideImports. Fica em Botafogo, Rio de Janeiro.


ClaudioH

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 143
Resposta #11 Online: 15 de Outubro de 2007, 10:24:45
Fala Leo, tudo em riba? Minha dúvida específica, em relação ao uso de filtro na 10-20mm [77mm], é referente ao PL-C (que ainda não tenho p/ ela e quero comprar) e não ao UV (que já tenho e não dá vinheta)! Vc diz que usa um filtro de 7mm nela e ñ dá vinheta: 1º- É um PL-C? 2º- A espessura dele (7mm) vai desde o início da rosca até a borda o medindo FORA da lente? Abração

Não sei nem 1/100 do que o Léo sabe, mas vou me arriscar.  :P

Os fabricantes informam a espessura do filtro desconsiderando a rosca, ou seja, somente a parte que fica pra fora da lente.






musashi

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 94
  • Sexo: Masculino
  • ...algumas de minhas obras...
Resposta #12 Online: 15 de Outubro de 2007, 11:00:26
Grande Claudio, em primeiro lugar obrigado pela dica, foi um lapso meu não lembrar do meu camarada [há + de 10 anos] Henrique da WWI na Voluntários, já passei um e-mail mas hoje é dia do comerciário, vou aguardar o feedback dele. Pois é, o perfeccionismo técnico dos ianques às vezes irrita, e quase sempre complica, entretanto valeu pracar...sua extrema boa vontade, bro :D. Um grande abraço :)


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #13 Online: 15 de Outubro de 2007, 11:07:39
Claudio eu uso um PL-C hoya nela com 7mm e ele não dá vinheta, 7mm é o que fica pra fora mesmo...
A questão é que usando um UV e um sky de 4mm não dá vinheta, mas usando um sky de 4mm + o PLC já aparece uma vinhetinha do lado, então usar só o PL-C nela não dá problema, o ganho é usar ele com algum outro filtro....
« Última modificação: 15 de Outubro de 2007, 11:36:15 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


murilog

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 39
Resposta #14 Online: 15 de Outubro de 2007, 11:18:53
Alguém sabe informar se existe um tipo de filtro que é usado apenas para proteger a lente sem interferir no seu desempenho, como o UV, por exemplo?
« Última modificação: 22 de Outubro de 2007, 10:05:54 por murilog »