Autor Tópico: um equipamento não limita?  (Lida 2035 vezes)

Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
Online: 27 de Outubro de 2007, 20:01:46
bom,

digital (ou não-mecânica)?
mecânica (ou não-dital)?
crop da foto?
lente zoom, lentes fixas, etc ?


estava eu hoje, na casa da minha avó tentando fazer fotos de uns micos.

o que aconteceu?
eles semmmmpre vem na varanda da casa, comer na mão da minha avó, fazem barulho pra comer, etc...

então fui eu feliz, crente crente.

então depois do primeiro "CLACK" da cortina, eles começaram a sentir medo! Mas eram lindos! Eram pra mais de 8 miquinhos.
e eu não desisti (de assustá-los?!) ! continuei tentando capturar o mais perto possivel... com 45cm...

no final eu TINHA QUE estar numa distancia minima de 1,5 metro. Pq eles ja não vinham mais. por medo.

eles me vêem, eles sentem medo. Ou melhor, se eles vêem algo preto na minha mão eles não chegam perto.



agora...
eu quero , com a minha 50mm e numa distancia de 45cm , tirar fotos dele.
Qual seria a solução?
bom...
uma seria fotografar micos que tenham mais contato com o ser humano.
Na pista claudio coutinho (acho que é esse o nome) la na Urca (que significa URbanização CArioca ^^)... os micos, de tanto contato com os turistas, já não tem mas medo.
fiz umas 8~10 fotos lá.... que, claro, 1 ou 2 ficaram razoáveis (nem boas ficaram)..

outra solução.... uma lente zoom?
tem gente que pensa que o zoom deixa a pessoa mais confortavel, fazendo com que ela não se aproxime pra tentar uma distancia menor.
cabe ver o assunto... se forem os miquinhos.... umas lente 100mm pra cima, é muito bom!


e sobre cropar a foto?
pq não? Olha eu até gostaria de saber da parte do Ivan isso.
Ja li em alguns topicos que ele fala "é contra minha religião"... claro no sentido figurado da coisa, entende-se que ele não faz isso a não ser em situações raras.

por exemplo
agora eu tenho no meu negativo micos que estão ocupando 1/4 do fotograma , por causa da distancia... e eles são da cor da madeira.
ampliar em 10x15 não ficaria bonito. não mesmo
e se eu ampliasse e cropasse , deixando o mico maior na ampliação?
é um solução? devido a limitação do meu equipamento?

outra solução é TENTAR se aproximar do bixo
maaaaas , quando a gente fala em natureza eu vou falar o que é contra minha religião "encomodar os bixos" . encomodá-los é contra minha religião.

semana passada eu fiz fotos de bois! rsrsrss podem rir.
mas é que eu achei magico a minha aproximação com um deles.
se eu tivesse uma lente macro, CERTAMENTE(!!!!), eu conseguiria um macro da IRIS do olho do boi!
eu só não ultrapassei os 45cm de foco por limitação da lente (mas que não era uma limitação...)

o ouvido do boi não é tão sensivel ao "clack" da cortina, quando o ouvido dos miquinhos.


e uma lente zoom com foco minimo de 1,5 metro?
se eu estivesse com minha eminente Nikkor 70-300 lá... mas não ficaria tão satisfatório..... poderia ficar a uns 8metros de distancia focando em 1,5 metro. ótimo. ainda assim, o mico ocuparia 1/4 do fotograma.
isso não me satisfaz...

comprar lentes zoom com "opção macro" que claro, como disse o Paulo (no passeio que a gente fez lá em camorim), não prestam muito bem para o que se propoem: o macro ?



assim... meio que pra finalizar o topico.
tem duas soluções cabiveis pra mim.

- eu comprar uma lente zoom com um foco 50cm ou menor (a sigma 28-300 macro? acho que não. Todo mundo a crucifica)
- cropar a foto?


ou então adiquirir um equipamento digital... que não faz tanto barulho, como a engrenagem das mecanicas.


o que vocês pensam sobre esse tipo de assunto?
limitação que a maquina impõe ? (ou esses termos "limitação" e "impõe" seriam muito fortes?)

[]'s


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #1 Online: 27 de Outubro de 2007, 20:05:13
Tudo na vida é limite. Por exemplo, eu não posso voar.

O que importa é o que podemos fazer, e não o que não podemos fazer.

Há limites dados pelo equipamento, é claro, mas os limites psicológicos são bem mais severos.


Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
Resposta #2 Online: 27 de Outubro de 2007, 20:13:36
Há limites dados pelo equipamento, é claro, mas os limites psicológicos são bem mais severos.

se são!
e eu só consigo tirar fotos de borboleta ?!

mente ainda está bem atrofiadinha.

--- modified
o que vc disse ainda dá pra levar para um sentido de ofensa- rs
mas eu sei que vc não disse nesse sentido ;)
« Última modificação: 27 de Outubro de 2007, 20:17:59 por Pedro Vilas Boas »


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 27 de Outubro de 2007, 21:47:49
Eu apelaria para o crop sem pensar 2x rs
Você tem uma lente com boa óptica, então vá em frente...

Borboletas não são difíceis de fotografar (levando em consideração que você vai cropar :P), mais complicado são libélulas (haja paciência rs)


Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
Resposta #4 Online: 27 de Outubro de 2007, 23:10:29
Eu apelaria para o crop sem pensar 2x rs
Você tem uma lente com boa óptica, então vá em frente...

Borboletas não são difíceis de fotografar (levando em consideração que você vai cropar :P), mais complicado são libélulas (haja paciência rs)

eu fotografei uma mosca varejeira.. e consegui congelar as asas ;)
não sei se está bem focada. afinal era um pontinho... e manualmente é dificil fazer isso rapido. Mas no contato está bem "bonitinha" - risos


talvez eu coloque aqui um dia.


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 28 de Outubro de 2007, 00:57:02
Pedro,

 Você expos muito e perguntou pouco...rsrs

 Obviamente o equipamento se limita a um tipo de aplicação. Compare-o com uma ferramenta qualquer... Um martelo e uma marreta tem um modo de usar parecido e até algumas funções semalhantes, mas cada um cuida do seu serviço específico.

 Leia o que escrevi neste tópico: http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=19011.msg183530#msg183530

 Existe um tipo de equipamento para cada tipo de aplicação, claro que é possível conseguir uma ou outra foto de um dado assunto sem o equipamento específico para aquele fim, mas entra a parte do resultado esperado que eu cito no texto que indiquei no link.
 Se você vai "brincar" de fotografar o macaco com uma SLR e 50mm Fixa você até pode conseguir alguma coisa. Mas imagine que vc não está fotografando de brincadeira e simplesmente PRECISA de uma boa foto do tal macaco e terá um prazo para fazê-la e também terá que conseguir a tal foto tenho uma única oportunidade de estar com o macaco, inevitavelmente vc terá que recorrer a um equipamento que lhe dará esta possibilidade. Digamos que uma SLR de filme ou digital com o ISO escolhido com um bom critério e uma teleobjetiva que permita que você fotografe fora do Círculo do Medo do animal.
 Sendo o  círculo a distância mínima que um animal deixa que você se aproxime dele.
São Paulo - SP


guigui

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #6 Online: 28 de Outubro de 2007, 01:13:10
Concordo com o Leandro, o equipamento se limita a um tipo de aplicação, `as vezes mais de uma, mas nunca todas.

É como correr a maratona de sapatos, ir `a praia de botas, ou nadar de havaianas. Cada um serve prá uma coisa, e vc até pode conseguir fazer mais, mas não vai ser o mesmo.

Como diz o outro, cada um com seu cada qual ;)

()s

GuiGui  8)


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 28 de Outubro de 2007, 01:15:54
Concordo com o Leandro, o equipamento se limita a um tipo de aplicação, `as vezes mais de uma, mas nunca todas.

É como correr a maratona de sapatos, ir `a praia de botas, ou nadar de havaianas. Cada um serve prá uma coisa, e vc até pode conseguir fazer mais, mas não vai ser o mesmo.

Como diz o outro, cada um com seu cada qual ;)

()s

GuiGui  8)

 E... Continuando com as comparações...rsrs

 O PATO pode voar, nadar e andar...
 Mas não faz nenhuma das 3 coisas bem...rsrs
São Paulo - SP


Rodrigão

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 245
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 28 de Outubro de 2007, 02:10:59
Pega uma tele e faça boas fotos, a 50 mm que vc tem é ótima com certeza, mas não para essa finalidade, para um retrato, nossa, maravilha, mas pra longo alcance...esquece...
Rodrigo Bovo - Sorocaba-SP


Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
Resposta #9 Online: 28 de Outubro de 2007, 02:41:18
Leia o que escrevi neste tópico: http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=19011.msg183530#msg183530

li =)
gostei ;)
então eu me enquadro nos hobbistas heheheh =DDD
bacana bacana.


é isso... sem mais.
abraços.


Citar
Você expos muito e perguntou pouco...rsrs
se eu te disser que eu não lembro o por que de eu ter escrito, vc acredita?
eu juro que estava sóbrio quando escrevi. Mas, lendo agora, parece que nem fui eu quem escreveu.
esquisito o.O

--- modified
eu reli agora mais uma vez e estou até com vergonha.
nem eu entendo o que eu quis dizer com o texto.
se era uma pergunta, se era um texto por desabafo, por necessidade de dica...
ai.. cruzes, desculpa.
nem precisam responder mais não. Eu nem sei oq eu queria saber... eu hein
« Última modificação: 28 de Outubro de 2007, 02:47:28 por Pedro Vilas Boas »


Replicane

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Resposta #10 Online: 28 de Outubro de 2007, 19:26:17
Eu concordo com o que o Ivan falou, para tudo há um limite. Se você está com uma 50mm, dificilmente vai conseguir bons resultados com animais que não te deixam chegar perto para fotografar.

Eu acho que é comum o fotografo querer tirar foto de tudo. Uma hora você precisa de uma GA e outra hora uma tele. Existe essa necessidade, o ambiente em que você está muda e o seu equipamento não vai mais suprir a necessidade. Você com os Micos por exemplo, descobriu que eles se assustam com o barulho, então você precisa de distancia para fotografar. Coisa que apenas que uma tele vai te oferecer. Enquanto você não tem essa tele, porque você não procura explorar tudo que a 50mm tem a te oferecer? Eu sei que é chato imaginar uma foto legal e não poder executa-la e é mais chato ainda ter de perder momentos unicos por causa disso mas a vida é assim mesmo.

Meu conselho é que você procure outras coisas para fotografar com a 50mm. Se continuar insistindo em fotos que pedem uma tele, você vai apenas perder seu tempo e as boas fotos que a 50mm pode te proporcionar.

Abraço.
« Última modificação: 28 de Outubro de 2007, 19:27:57 por Replicane »


Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
Resposta #11 Online: 28 de Outubro de 2007, 20:51:33
Enquanto você não tem essa tele, porque você não procura explorar tudo que a 50mm tem a te oferecer?
[..]
Meu conselho é que você procure outras coisas para fotografar com a 50mm. Se continuar insistindo em fotos que pedem uma tele, você vai apenas perder seu tempo e as boas fotos que a 50mm pode te proporcionar.

Abraço.

é... eu tenho tentado isso todos os fins de semana...  :)


abraços =)