Autor Tópico: 10 mandamentos para não ser um Adorado de Equipamento  (Lida 14534 vezes)

RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 14 de Outubro de 2007, 16:36:37
Ivan,

Muito interessante. Infelizmente, as comunidades virtuais giram excessivamente em torno de equipamento, menosprezando outros aspectos muito mais relevantes da fotografia e tornando-se um ambiente quase inóspito para o desenvolvimento de outros interesses. Em parte isso ocorre porque muitas pessoas querem ser adoradores de equipamento. Acho que você deveria postar em outros fóruns também.


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 14 de Outubro de 2007, 17:08:37
A fotografia é tão mais importante que o equipamento quanto uma pintura é mais importante que o pincel usado, ou uma poesia e o lápis (ou será caneta, ou será máquina de escrever).

Vejamos o que acontece num concurso de fotografia. Os trabalhos são julgados longe da identificação de seus equipamentos e, até mesmo, de seus autores. Isso torna o resultado imparcial. É necessário que seja assim. O objeto a ser avaliado é a fotografia, depois se dá crédito a quem de direito e merecimento o tem.

Mandamentos são sempre bem aceitos quando enaltecem a fotografia em si. Se são dez, vinte, cinquenta, ou, apenas um, pouco importa. Poderíamos chamá-los de DEZ DICAS, mas haverá alguém que discorde também das "dicas", poderíamos chamá-los de SUGESTÕES, mas...

Quando avaliamos um foto levamos em consideração seu conteúdo, sua mensagem. Não é isso que interessa? Se não nos interessa podemos descartar, jogar fora. Simples, assim!

Ivan, não gosto da idolatria, mas manifesto aqui meu contentamento por você disponibilizar um pouco da sua experiência a quem menos tem (estou falando de mim). Aliás, esse espírito de colaboração é observado em tantas outras pessoas neste forum, quer sejam profissionais ou hobistas desta maravilhosa ferramenta de comunicação e arte: a fotografia.
-22.352971,-48.775582


BACAMARTE

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 430
Resposta #17 Online: 14 de Outubro de 2007, 18:13:11
Ivan, adorei os dez mandamentos. Pode acreditar numa coisa: me fez pensar. ;)

A idolatria ao equipamento perfeito pode nos fazer dispender rios de dinheiro, e por fim quem lucra com isso são as indústrias. Bem legal pensar que podemos mesmo utilizar nosso equipamento ao máximo, aproveitando o melhor que ele tem e pode dar, investindo apenas nele e somente nele, para melhorá-lo. É ver o nosso equipamento como o melhro que existe, mas dentro das necessidades as quais nos dispomos a atender.

Obrigado pelas dicas.



Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #18 Online: 14 de Outubro de 2007, 18:26:45
Pois é, Antônio.

A questão talvez seja que na fotografia somos um pouco dependentes de equipamentos. Mas há não ao ponto de justificar a tremenda cegueira com aquilo que não  é hardware -risos.

Os dez Mandamentos, exceto os do Moisés, são uma brincadeira, é claro, mas podem fazer pensar.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 14 de Outubro de 2007, 19:47:43
Pedro,

No meu caso eu sou assumido que gosto muito da tecnologia da fotografia e me interesso bastante por novidades tecnológicas, lançamentos, melhorias na eletrônica e mecânicas das máquinas.

Gostaria inclusive de participar do desenvolvimento de câmeras digitais, utilizando um pouco da minha experiência da indústria automobilística.

Minhas fotos durante todos estes anos melhoraram muito, mas pelo menos 50% foi por causa de equipamentos melhores, foco mais rápido, menos ruído, melhor textura, maior latitude, melhor óptica, etc, etc.

No meu caso eu admiro os dez mandamentos e concordo com todos, mas não os sigo....hehehe.

Eu acho que a idéia do Ivan não foi polemizar, mas apenas dar uma aviso (um toque) de que fotografia não se trata de uma corrida louca atrás de equipamento e isso eu acho muito saudável ser passado .....principalmente porque todos sabem que a ganância por bens materiais, simplesmente destruiu o planeta.

Valeu



« Última modificação: 14 de Outubro de 2007, 19:50:30 por lfedersoni »


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 14 de Outubro de 2007, 20:59:06
Caro Ivan,

Creio que nem todos nós seguimos, fielmente, a todos esses mandamentos. Mas, como já foi dito aqui, eles - sem exceção - nos fazem refletir sobre o assunto.

É triste ver que algumas pessoas ostentam suas câmeras penduradas no pescoço, estando estas à altura do peito como se fossem medalhas.

Canon
Nikon
Zucon
Piton
Babaquicelon


Nada disso é condição sine qua non para um bom resultado fotográfico. Acrescente mais mandamentos, tantos quantos você julgar pertinentes ao assunto. Certamente, eles serão de grande valia ao crescimento de muitos pupilos que aqui buscam informações, sedentos de aprendizado, famintos por trilhar o caminho correto desta nobre profissão.
« Última modificação: 14 de Outubro de 2007, 21:02:16 por Braga.SP »
-22.352971,-48.775582


LuizNdo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.407
  • Sexo: Masculino
  • Tente, invente.
Resposta #21 Online: 14 de Outubro de 2007, 21:12:55
Eu não coloco equipamento no altar.
A 10-20mm eu coloco no travesseiro do meu lado na hora de dormir. ;D

Brincadeiras à parte, o equipamento fornece possibilidades ao fotógrafo. Se este não souber como aproveitar as possibilidades, não adiantará nada também.

Equipamento é tudo igual, é industrial.
O Fotógrafo é único, é o indivíduo.

Tenho visto tanto fotógrafo ruim no mercado com equipamento bom que me pergunto como eles ainda ganham a vida com fotografia.
>> Belo Horizonte <<
Fotógrafo Entusiasta.
Sony P100
Canon 7D e XT + 18-55 mm + 75-300 mm USM III + Canon 50mm f1.8 + Sigma 10-20mm + Canon 100-400mm L IS + Adaptador de Telescópio!
Meu Flickr


Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
Resposta #22 Online: 14 de Outubro de 2007, 22:08:26
cara

deve ser a quinta vez que to tentando me explicar aqui, mas nao consigo.


o que eu entendo dos 10 topicos que o Ivan escreveu é para todos.. mas uma minoria atinge esse auge.

é como se vc , em qualquer situação, conseguisse isso.

eu ,particularmente, vejo essa ideia dos mandamentos mais presente na fotografia artistica. Na que é poética.

eu não consigo ver essas coisas no foto-jornalismo



sim qualquer pessoa pode fazer "poesia" com as fotos... mesmo as informativas... vide magnum photos.

mas ressalto que não são todos. e esse é um grupo seleto... e chegar nesse auge que eu chamaria de "estado de budha da fotografia" não é simples


Guilherme K

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 72
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 14 de Outubro de 2007, 22:16:54
Um ótimo assunto para um fórum de dicussão!

Fotografia deve ser vista como arte, mas considero a tecnologia parte integrante do resultado
final, pois ela nos permite ampliar horizontes, embora não baste por si só.
Mas concordo que a tecnologia não deva ser o foco principal. Não da foto.
Mas também é bom ver as performances de equipamentos, como adoramos também carros e tvs.
EOS 40D e 30D | A700 | 420EX | BG-E2 | 50 f/1.8 | 17-85IS | 28-135IS | 75-300IS | 18-55 | Sigma 28-300

http://profile.imageshack.us/user/guilhermek/
http://www.flickr.com/photos/guilhermek/


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 14 de Outubro de 2007, 22:23:28
Citar
as palavras tem MUITA força. vc sabe disso =)
Justamente por isso que gostei de como foi escrito. Para dar aquele choque, para as pessoas pararem para refletir.
Acho que eu comprei a câmera que tenho hoje de uma marca "alternativa" justamente por raiva dessa paranóia/preconceito/ignorância de existir marca melhor. Todas atenderiam muito bem minhas necessidades :P

E realmente, Pedro, muita gente acha supérfulo eu ter comprado a câmera... Mas pra mim pouco importa o que pensam :)


Ivan, ótimo tópico! Parabéns :D


Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
Resposta #25 Online: 14 de Outubro de 2007, 22:25:50
Um ótimo assunto para um fórum de dicussão!

Fotografia deve ser vista como arte, mas considero a tecnologia parte integrante do resultado
final, pois ela nos permite ampliar horizontes, embora não baste por si só.
Mas concordo que a tecnologia não deva ser o foco principal. Não da foto.
Mas também é bom ver as performances de equipamentos, como adoramos também carros e tvs.
antes de mais nada,
deixando claro aqui que eu concordo e ,digo mais, me enquadro nos 10 topicos.

ok guilherme.
Citar
Fotografia deve ser vista como arte,
vc consegue vizualizar um fotografo profissional que trabalhe rapido. e precise de tudo rapido... com esse estilo de pensar/ser, quando fotografa ?


Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
Resposta #26 Online: 14 de Outubro de 2007, 22:29:40
Citar
as palavras tem MUITA força. vc sabe disso =)
Justamente por isso que gostei de como foi escrito. Para dar aquele choque, para as pessoas pararem para refletir.
Acho que eu comprei a câmera que tenho hoje de uma marca "alternativa" justamente por raiva dessa paranóia/preconceito/ignorância de existir marca melhor. Todas atenderiam muito bem minhas necessidades :P

E realmente, Pedro, muita gente acha supérfulo eu ter comprado a câmera... Mas pra mim pouco importa o que pensam :)


Ivan, ótimo tópico! Parabéns :D

ta.
eu tbm concordei com tudo.. e repito mais uma vez que esse é o meu estilo de fotografia...
por isso comprei uma de filme .. pq nao tenho pressa.. é tudo tranquilo pra relaxar... no meu caso.

agora. a forma que ele escreveu , ele incluiu tooodos os fotografos no mesmo saco.
ai complica alguns entenderem isso


Citar
Acho que eu comprei a câmera que tenho hoje de uma marca "alternativa" justamente por raiva dessa paranóia/preconceito/ignorância de existir marca melhor. Todas atenderiam muito bem minhas necessidades :P

E realmente, Pedro, muita gente acha supérfulo eu ter comprado a câmera... Mas pra mim pouco importa o que pensam :)


Ivan, ótimo tópico! Parabéns :D
olha, apesar de VC ter dito isso... eu ainda tenho minhas duvidas.
imagina vc com bastante dinheiro.. bastante do tipo que pode arcar com muitas compras... lentes bem caras...
vc é tem bastante dinheiro.
vc compraria a pentax k100d .. ou compraria uma outra que vc acharia (por algum aspecto) melhor?


Guilherme K

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 72
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 14 de Outubro de 2007, 22:31:47
Citar
Fotografia deve ser vista como arte,
vc consegue vizualizar um fotografo profissional que trabalhe rapido. e precise de tudo rapido... com esse estilo de pensar/ser, quando fotografa ?

[/quote]
Ok. ok, você venceu...
Temos vários tipos de fotografia: artística, jornalística, etc...
Mais um motivo para levarmos em conta a tecnologia, para nos adaptarmos melhor à nossa necessidade.

Um abraço!

EOS 40D e 30D | A700 | 420EX | BG-E2 | 50 f/1.8 | 17-85IS | 28-135IS | 75-300IS | 18-55 | Sigma 28-300

http://profile.imageshack.us/user/guilhermek/
http://www.flickr.com/photos/guilhermek/


Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
Resposta #28 Online: 14 de Outubro de 2007, 22:39:13
sabe pq ele escreveu isso?
pq ele está num auge alto da fotografia...
ele consegue enxergar isso na fotografia. Sim, isso é bem bonito!

eu acredito que QUALQUER fotografo, mesmo os jornalistas, moda, consigam se encaixar perfeitamente nos 10 tópicos.

mas eu acho que isso demora, requer muuuita dedicação, amor , entendimento da arte, até mesmo de historia,... melhor ainda se for uma pessoa culta, aberta a mudanças, interessada em evoluir.

requer da propria PESSOA que não seja tanto materialista. (sim pq isso até tem a ver com o tipo de pessoa em si. De como ela é)


é essa uma das coisas que me encomodou quando eu li.
a falta das condições.
os "if/else" das programação de computador..
« Última modificação: 14 de Outubro de 2007, 22:47:35 por Pedro Vilas Boas »


Sergim

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 78
    • Sérgio de Sá
Resposta #29 Online: 14 de Outubro de 2007, 23:04:41
Olha,
não sou um expert, sou iniciante meeeeesmo, e estou numa fase de analisar mesmo. Qualidade, tipo de camera, flash, uso de luz, qual luz, de onde vem, como faz, como não faz, etc...
Assim, fica meio difícil não ser um adorador de equipamento. E digo mais: estou paquerando, numa paixão platônica, uma Canon EOS 1D, estou namorando uma sony h5 e pulando a cerca com uma pinhole feita com lata de sardinha.

Um perfeito pecador. 10 mandamentos pra mim já era.
Espero que me joguem no limbo, pelo menos.
 ;D ;D