Autor Tópico: 10 mandamentos para não ser um Adorado de Equipamento  (Lida 14517 vezes)

pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 14 de Outubro de 2007, 23:06:06
Citar
vc compraria a pentax k100d .. ou compraria uma outra que vc acharia (por algum aspecto) melhor?

Compraria outra huAUHAhuaUHahuaUHAhua

Mas não gastaria dinheiro, por exemplo, comprando uma Leica V-LUX 1 por status,  pondendo comprar uma Panasonic FZ50 idêntica.

Eu só quis dizer que não me prendo a marcas, mas do consumismo eu seria refém se tivesse dinheiro uhaHUauhA


Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
Resposta #31 Online: 14 de Outubro de 2007, 23:10:51
Citar
vc compraria a pentax k100d .. ou compraria uma outra que vc acharia (por algum aspecto) melhor?

Compraria outra huAUHAhuaUHahuaUHAhua

Mas não gastaria dinheiro, por exemplo, comprando uma Leica V-LUX 1 por status,  pondendo comprar uma Panasonic FZ50 idêntica.

Eu só quis dizer que não me prendo a marcas, mas do consumismo eu seria refém se tivesse dinheiro uhaHUauhA
rs.=)
e eu tbm sou igual pedro.
eu procurei uma maquina mecanica que fosse boa.

isso tudo é COMPLETAMENTE normal.
é a nossa educalçao, a sociedade em que vivemos, ... (o determinismo).
 junto com os fatores genéticos
« Última modificação: 14 de Outubro de 2007, 23:16:27 por Pedro Vilas Boas »


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #32 Online: 14 de Outubro de 2007, 23:28:48
Gente:

Ninguém está dizendo que equipamento seja supérfluo nem indiferente. Dê-me bastante dinheiro que eu compraria um monte de bobagens legais, e elas me seriam úteis também.

Mas não vale a pena ficar perdendo tempo com isso. Comprou? Ótimo, vai ao mundo usar. Tem dúvida? Ótimo, para isso servem as discussões técnicas. Tem dinheiro bastante? Então compra um back Leica e seja feliz com uma R9 digital.

Agora, mocidade, na hora em que você tem uma câmera - qualquer câmera, tão boa quanto precisa ser, aí o problema é seu. Você pode esconder-se na imaginação do que lhe falta e passar a vida inteira inventando faltas e faltas e adorando equipamentos, comparando-os, etc. Ou pode divertir-se fotografando. E, a partir de um nível de equipamentos, a melhoria deles lhe trará muito pouco se você não entrar com a sua parte no assunto.

Eu prefiro divertir-me.

O último mandamento para mim é o crucial. Quando você consegue se divertir com qualquer cãmera, aí sim, está numa boa.


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #33 Online: 14 de Outubro de 2007, 23:40:57
Parabéns, Ivan. Mais um tópico muito bem colocado.

Equipamento é um bem físico, material. Cultura fotográfica e educação do olhar, não.

Comprar um equipamento top de linha é bem mais fácil do que investir em cultura fotográfica e na educação do olhar. Existem financiamentos que diluem em muito o impacto do custo. Mas não existe substituto para o esforço pessoal que cada um tem que fazer para a sua educação fotográfica. Tem que pensar, conhecer as regras para poder quebrá-las, ler muito, leva tempo. E, para muitos, não leva a nada pois "eu já sei fotografar com o meu equipamento". Mas daí a ser um fotógrafo existe um caminho muito grande e sem grandes atalhos, na minha opinião.

"O fulano usa Canon/Nikon/Leica. Eu também. Por isso AGORA sou tão bom quanto ele..."

Numa entrevista à revista American Photo (faz tempo...), os editores de fotografia da Vogue e da Bazaar americanas disseram que não chamam fotógrafos com menos de 35 anos pois eles ainda estão desenvolvendo o olhar, o estilo e, por isso, ainda estão fazendo experiências e suas revistas não podem depender disso. Excessões existem, claro, mas são raras.

Acho que as pessoas deveriam fotografar mais, ver mais livros de fotógrafos, ir a mais exposições, estudar mais as imagens dos grandes fotógrafos e depois voltar a fotografar mais. E, de preferência, com uma lente fixa, como a boa e clássica 50mm. Mas o imediatismo em que vivemos força as pessoas a buscar atalhos. Pena. Assim perdemos grandes possíveis fotógrafos.

Abraços,

José Azevedo


Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
Resposta #34 Online: 14 de Outubro de 2007, 23:46:00
Agora, mocidade, na hora em que você tem uma câmera - qualquer câmera, tão boa quanto precisa ser, aí o problema é seu. Você pode esconder-se na imaginação do que lhe falta e passar a vida inteira inventando faltas e faltas e adorando equipamentos, comparando-os, etc. Ou pode divertir-se fotografando. E, a partir de um nível de equipamentos, a melhoria deles lhe trará muito pouco se você não entrar com a sua parte no assunto.

Eu prefiro divertir-me.

O último mandamento para mim é o crucial. Quando você consegue se divertir com qualquer cãmera, aí sim, está numa boa.

vc conseguiria me explicar essa teoria no foto-jornalismo atual e no mundo da moda?


Jonasrs

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 58
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #35 Online: 15 de Outubro de 2007, 00:34:26
eu não concordo totalmente com o tópico. A fotografia é totalmente dependente do equipamento. Se você não investir grana não vai ter fotos realmente interessantes ou vendáveis. Pegue como exeplo uma compacta avançada. Vc pode domina-lá completamente. Usar o máximo de recursos, mas se tivesse uma DSLR com o mesmo conhecimentos os resultados sairiam infinitamente superiores. tem um amigo meu que conhece pouquíssimo de fotografia. Mas tem uma Canon XT. Ele tira fotos expletaculares apenas em saber focar o equipamento. Sem fazer quase nada de esforço. tenta fazer isso numa camera inferior...
Powered by Nikon D40 and Canon A430
http://www.flickr.com/photos/jonasrs


Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 15 de Outubro de 2007, 00:34:38
O assunto é extremamente pertinente, e o texto transmite a idéia exata do jeito que foi colocado. Se alguém se sentiu ofendido pelo que está escrito, é porque a carapuça serviu.

Por experiência própria aqui mesmo no fórum sei que os "adoradores de equipamentos" são extremamente incisivos e contundentes ao defenderem suas marcas (tem até um tal "eixo x-y" do qual recomendam não sair), mas ficam ofendidos ao serem contestados. E digo isso porque entendi que a mensagem do post também pode ser entendida num âmbito mais restrito que o dos equipamentos em geral, pois o que ocorre mais é a idolatria a marcas.
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 15 de Outubro de 2007, 00:43:33
Acho que as pessoas deveriam fotografar mais, ver mais livros de fotógrafos, ir a mais exposições, estudar mais as imagens dos grandes fotógrafos e depois voltar a fotografar mais. E, de preferência, com uma lente fixa, como a boa e clássica 50mm. Mas o imediatismo em que vivemos força as pessoas a buscar atalhos. Pena. Assim perdemos grandes possíveis fotógrafos.

Abraços,

José Azevedo

Concordo plenamente com você principalmente por ter vivenciado isso na semana passada. Me propus um desafio, que chamei de "semana 50mm" onde só fotografei com a "cinquentinha". Incrível como isso nos força o olhar e pensar mais antes de cada foto, mas o resultado é surpreendente! Realmente, as lentes zoom são ótimas, mas nos deixam um tanto acomodados.

Abraços
 


MárcioGarcia

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 602
  • Sexo: Masculino
  • João 3:16
    • http://www.flickr.com/photos/45060921@N02/
Resposta #38 Online: 15 de Outubro de 2007, 02:37:34
Pessoal, esse tópico me fez lembrar de uma sátira que li no site do Ken Rockwell, falando sobre alguns tipos de fotografos!!!

Como o texto era muito grande, ai vai o link pra quem quiser conferir:

http://www.kenrockwell.com/tech/7pt.htm

Eu acho ele um pouco extremo demais, quando responde a pergunta: Que camera comprar? Qualquer uma!!!

Concordo que o equipamento sozinho nao faz a foto, mas penso que devemos sim pesquisar e buscar conhecer o equipamento para realizar a melhor compra!!!

Comprar o equipamento que nos atende melhor e tenha o melhor custo beneficio para a nossa utilização!!!

flw!!!!

Abraços!!
São Paulo - SP
Sony RX100M3
Samsung TL500/EX1
Sony A6000 / SEL1855 / Minolta MD 50mm 1.4 / Minolta MC 135mm 2.8 / Minolta 200mm 3.5 / ZEISS 16-70 4.0
FLICKR: http://www.flickr.com/photos/45060921@N02/


Marcelo K Motozono

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 917
Resposta #39 Online: 15 de Outubro de 2007, 07:42:00
Bem bom, gostei. Às vezes eu quebro alguns deles, mas estão certos...rsrsrsrs

eu tb..rs....


abraço!


Miliandre Garcia

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #40 Online: 15 de Outubro de 2007, 08:57:08
Vou adotar os dez mandamentos como um mantra diário.
Embora eu sonhe com uma boa teleobjetiva zoom. Ninguém é perfeito. ;)



Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #41 Online: 15 de Outubro de 2007, 09:06:19
Agora, mocidade, na hora em que você tem uma câmera - qualquer câmera, tão boa quanto precisa ser, aí o problema é seu. Você pode esconder-se na imaginação do que lhe falta e passar a vida inteira inventando faltas e faltas e adorando equipamentos, comparando-os, etc. Ou pode divertir-se fotografando. E, a partir de um nível de equipamentos, a melhoria deles lhe trará muito pouco se você não entrar com a sua parte no assunto.

Eu prefiro divertir-me.

O último mandamento para mim é o crucial. Quando você consegue se divertir com qualquer cãmera, aí sim, está numa boa.

vc conseguiria me explicar essa teoria no foto-jornalismo atual e no mundo da moda?

Você está lendo "tomando partido", por isso não lê tudo o que está escrito. Vou repetir pela undécima vez: não estou cizendo que o cara tenha de fotografar com uma Xereta (cãmera popular da Kodak antiga). Se seguir a frase que citou encontrará o seguimento "tão boa quanto precisa ser". Isto é, ajustada às necessiades.

Eu não estou falando de necessidades reais, Pedro, e você parece estar confundindo isso e desde o início saindo do foco com um monte de objeções meio camufladas, meio abertas. Estou falando das necessidades imaginárias que movem a grande maioria das pessoas e as fazem perder tempo e esquecer que a sua educação é de fato o que conta.

Procure ler o que está escrito em sua inteireza, e não já ajustando à objeção que quer fazer. Procure entender o que eu disse, que absolutamente não é o que você ouviu.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #42 Online: 15 de Outubro de 2007, 09:15:12
eu não concordo totalmente com o tópico. A fotografia é totalmente dependente do equipamento. Se você não investir grana não vai ter fotos realmente interessantes ou vendáveis. Pegue como exeplo uma compacta avançada. Vc pode domina-lá completamente. Usar o máximo de recursos, mas se tivesse uma DSLR com o mesmo conhecimentos os resultados sairiam infinitamente superiores. tem um amigo meu que conhece pouquíssimo de fotografia. Mas tem uma Canon XT. Ele tira fotos expletaculares apenas em saber focar o equipamento. Sem fazer quase nada de esforço. tenta fazer isso numa camera inferior...

Desculpe, mas se você está medindo fotografia por alguém que tira fotos no Automático com uma XT, e se acredita, como dito na sua última frase, que é possível fazer fotografia "sem fazer quase nada de esforço", então não estamos de fato falando da mesma coisa.

Uma DSLR não é superior a uma compacta, pelo menos não no sentido dado por você. Ela é outra arquitetura, com um campo de possibilidades diferentes. Há certas coisas que fazemos com compactas e não fazemos com DSLR, embora, no geral, a DSLR seja mais ampla em suas possibilidades.

E sua leitura está também parcial. Ninguém está dizendo para fotografar com pinhole, e sim que uma vez comprado o equipamento "trate-me leão", isto é, acabou a desculpa para fugir do verdadeiro problema que é fotografar direito. E depois de estar razoavelmente equipado, ficar em mil debates sobre funcionalidades perfunctórias só faz afastar-se do verdadeiro desenvolvimento e tapar o sol com a peneira.


Andre_frank

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 85
    • http://Sem Informação
Resposta #43 Online: 15 de Outubro de 2007, 10:47:37
Fantástico Ivan,

Mandamentos com os quais concordo e que são relativamente difíceis de seguir com o consumismo desenfreado e possibilidades infinitas de hoje em dia.
Me faz voltar um pouco à terra e pensar, será que vale investir na "melhor", será que é o que eu realmente preciso e quero?
Obrigado por proporcionar tal tipo de discussão.

Abraço
Sony P73
Fed-2 50mm
São Paulo - Brasil


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #44 Online: 15 de Outubro de 2007, 10:47:44
01 Mandamento para Não Parecer Um Filósofo e/ou Guia Espiritual do Mundo da Fotografia:

- Não crie mandamentos?

Fim?