Autor Tópico: 10 mandamentos para não ser um Adorado de Equipamento  (Lida 14502 vezes)

Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
Resposta #45 Online: 15 de Outubro de 2007, 11:31:29
01 Mandamento para Não Parecer Um Filósofo e/ou Guia Espiritual do Mundo da Fotografia:

- Não crie mandamentos?

Fim?

hehe
foi esse um dos outros motivos que eu não entendi o topico.

eu não gostei das palavras, nem do tempo verbal, nem da numeração, nem da palavra "mandamentos".
apesar de concordar com o conteúdo.

isso tudo junto me dá uma sensação de limitação bem consideravel


um texto, cujo conteúdo tras uma ideia libertadora... escrita de uma forma bem limitada e presa.



desculpa Ivan,
eu implico com isso mas acredito que seja bom argumentar...
afinal, particularmente, eu não gosto qdo eu digo algo (pensamentos sobre a vida) e as pessoas concordam. Pq isso não me faz mais pensar, eu paro ali. É como se fosse um trabalho terminado.
gosto mais qdo há polemica e argumentos pertinentes contra o que eu to dizendo.



Cotovia

  • Trade Count: (8)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 447
  • Sexo: Masculino
Resposta #46 Online: 15 de Outubro de 2007, 12:51:53
A pessoa que tem bom senso entendeu muito bem o que o Ivan quis dizer ... não tem necessidade de criar polêmica ... o texto está muito bem escrito e claro!

Quando a carapuça serve, aí sim gera problema ... rsrs!





Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #47 Online: 15 de Outubro de 2007, 12:58:51
01 Mandamento para Não Parecer Um Filósofo e/ou Guia Espiritual do Mundo da Fotografia:

- Não crie mandamentos?

Fim?

E o primeiro mandamento para obter das conversas aquilo que elas podem dar:

01- Não leve as coisas mais a sério do que devem ser levadas.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #48 Online: 15 de Outubro de 2007, 13:11:55
01 Mandamento para Não Parecer Um Filósofo e/ou Guia Espiritual do Mundo da Fotografia:

- Não crie mandamentos?

Fim?

hehe
foi esse um dos outros motivos que eu não entendi o topico.

eu não gostei das palavras, nem do tempo verbal, nem da numeração, nem da palavra "mandamentos".
apesar de concordar com o conteúdo.

isso tudo junto me dá uma sensação de limitação bem consideravel


um texto, cujo conteúdo tras uma ideia libertadora... escrita de uma forma bem limitada e presa.



desculpa Ivan,
eu implico com isso mas acredito que seja bom argumentar...
afinal, particularmente, eu não gosto qdo eu digo algo (pensamentos sobre a vida) e as pessoas concordam. Pq isso não me faz mais pensar, eu paro ali. É como se fosse um trabalho terminado.
gosto mais qdo há polemica e argumentos pertinentes contra o que eu to dizendo.



Pedro;

Vou lhe dar uma sugestão... Escreva seu pensamento. Aí você vai descobrir que escrever o que pensa é BEEEM mais difícil do que criticar o que os outros escrevem.

Você está praticando um pecado grave: falta de senso de humor. Leu dez mandamento que somente alguém sem nenhum senso de humor tomaria a ferro e fogo e fica se debatendo com isso. Relaxe.

Você não está argumentando. Se considera isso argumentação, é hora de rever seus conceitos. Você só está reiterando uma impressão subjetiva oriunda de uma leitura rígida e sem humor.

Argumentação significa apresentar motivos para as coisas, motivos diversos dos apresentados, discorrer sobre o porquê das coisas não serem como apresentadas, enfim, argumentar é apresentar pensamento ESTRUTURADO, e não vago.

Como você não está argumentando, embora ache que está, fica essa "discussão de relação", sem sentido.

Reitero minha sugestão de parar com isso. Se discorda das idéias expressas, então ARGUMENTE de verdade contra elas, e isso é extremamente válido. Se o que não gosta é da forma, sinto muito.


murilog

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 39
Resposta #49 Online: 15 de Outubro de 2007, 13:13:40
Eu também tenho 10 mandamentos para lidar com pessoas desconhecidas nos fóruns de fotografia.
Dois deles é compreender o sentido geral do texto e não isolar frases nem tampouco palavras, pois acredito que o debate na Internet é travado de forma espontânea; muitas vezes entre um turno e outro de trabalho, no final do expediente, na hora do café, enfim. Então considero injusto isolar uma frase ou destacar um adjetivo que o interlocutor empregou num momento muito particular.

Desse texto eu entendi o seguinte:
1) Não adianta nada querer uma máquina top de linha se não sabemos nem ao menos medir a fotometria, ajustar o balanço de branco e tampouco sabemos que aplicação daremos a ela.
2) O mais importante na fotografia não é o equipamento de última geração, embora ele importe, mas a criatividade do fotógrafo e o domínio da técnica.
3) Cada um tem um estilo de escrever. O do Ivan de Almeida é esse, claro, direto e, quase sempre, polêmico, não porque deseja criar polêmica, mas normalmente é polêmico aquele que diz o que pensa sem rodeios, porque domina o que faz.

Não estou defendendo ninguém, mas tem um assunto aqui se dilui no meio do caminho, que é fazer bom uso do seu equipamento, independente das limitações que ele tenha e também das necessidades de consumo de cada um.






hauck!

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
  • Sexo: Masculino
    • Envenenados.Com.Br
Resposta #50 Online: 15 de Outubro de 2007, 13:26:29
nossa. sábias palávras. pra quem é novato como eu, isso abre a mente e me dá mais confiança para continuar!
=)


BACAMARTE

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 430
Resposta #51 Online: 15 de Outubro de 2007, 13:26:52
Vou adotar os dez mandamentos como um mantra diário.
Embora eu sonhe com uma boa teleobjetiva zoom. Ninguém é perfeito. ;)



Mili, você não está sendo imperfeita por sonhar, mas sim, dentro das dicas do Ivan, sendo coerente com as suas necessidades atuais na fotografia.  ;)


Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
Resposta #52 Online: 15 de Outubro de 2007, 14:24:45
pois é Ivan,
ainda bem que vc percebeu que está mal escrito

uma ideia liberal, texto aberto,... escrita de uma forma presa e com palavras opostas ao que propoe o texto.

isso sim, vc não pode negar.


---
bom e quanto aos que falaram que eu não me encaixei no texto, ou que "a carapuça serviu" , ou quis dizer que eu não concordei com o texto, leiam os ultimos paragrafos do meu PRIMEIRO post deste tópico de 3 paginas.
ok?

eu concordo com a ideia do texto...
e como ele(o Ivan) disse, e eu tbm penso, que é uma coisa suavemente obvia de se ter consigo.
COmo eu não tinha nada pra fazer e estava aqui no computador sem postar nada, achei que seria legal mostrar a ele o que ele escreve e como algumas pessoas lêem.
E como ele é uma pessoa, permita-me, renomada aqui no forum, muitos (eu também) lêem tudo com muita atençao. E prestam atenção em como ele se expressa.

É como um idolo da gente. Vc tem um ídolo. daí tudo oq ele faz... vc repara minunciosamente. repara em como ele se expoe, como ele vive,...
vc tenta se espelhar na pessoa que idolatra.

só isso.

e ninguem, a não ser eu, entendeu o que eu quis dizer o tempo todo.

----
agora quer que eu comente os 10 mandamentos do Ivan?
de novo, eu achei muito bons!
e muitos deles retratam exatamente (sem tirar nem pôr) o que eu penso de "o que é a fotografia pra mim ?"

e depois do primeiro tópico em que mostrei minha apreciação pelo que estava escrito, eu só critiquei a estrutura do texto e a relação desarmônica que ele me despertava.

gente é só isso. Num é um bixo de 7 cabeças entender oq eu pensei.
Não me crucifiquem.

em portugues, psicologia, deve-se estudar coisas do tipo.
que, não só o conteudo do texto em si mas também o sua forma, podem dizer muito sobre quem escreveu.
E é isso o que a gente faz quando analisa fotos.
uma analogia com fotografia, é exatamente isso oq a gente faz qdo interpreta as fotos.

e acrescento.
não acho que ninguem esteja errado aqui. nem eu, nem ninguem.
Acho, sim, que fui infeliz na FORMA como eu me retratei... ora agressivo, ora não sabia como dizer, enfim...


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #53 Online: 15 de Outubro de 2007, 15:28:32
Tá bom, Pedro.

Já vi que não adianta responder a você. Fica isso como aprendizado.


Miliandre Garcia

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #54 Online: 15 de Outubro de 2007, 15:40:56
Caro Ivan:
Se entendi bem, o Pedro sente que decepcionou seu ídolo e não sabe mais o que fazer para se justificar.

Caro Pedro:
Agora entendo porque você cita tanto os conselhos da sua mãe sobre se expor demais, é algo semelhante ao que minha mãe dizia: "quem fala demais dá bom dia a cavalo". Faz um treino, quando pensar em postar algo, espera um pouco, verifica a viabilidade do tópico para a discussão fotográfica, senão você monopoliza as discussões. A gente sabe que você quer dar sua opinião, mas pense que nem sempre ela pode ser relevante. Isso vale pra mim que estou aqui dando uma opinião que talvez não seja pertinente.


padu

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 444
  • Sexo: Masculino
  • I have ten fingers
    • Padu Casual Photography
Resposta #55 Online: 15 de Outubro de 2007, 15:44:24
Putz, como eh que eu perco um aue desses? :)

Parece que tudo que havia para dizer ja foi dito... mas mesmo assim vou expressar minha opiniao por aqui.

Ivan, otima intencao. Concordo com a sintese dos "10 mandamentos". Esses mandamentos sao uma homeopatia perfeita para a sindrome da bala de prata. Tambem conhecida como a busca do segundo milhao (nao consegui ganhar meu primeiro milhao, agora vou para o segundo).
A sindrome da bala de prata eh quando voce quer melhorar sua fotografia com equipamento EXCLUSIVAMENTE. Remedio caro e ineficiente.
Portanto, a iniciativa eh valida.

Mas por outro lado, em um outro topico seu, um outro 10 mandamentos (eh ivan ou moises? :) ), vc cita:

Citar
2. Não impor opinião. É interessante conhecer a opinião do outro e, porventura, expor a sua, isso é benéfico porque favorece a troca de informações e a comunicação entre pessoas com interesses afins, embora com opiniões divergentes. Mas nunca impor a minha opinião como sendo certa e, sobretudo, apontar a do outro como sendo errada. Opinião é opinião. A menos que tenha comprovação científica, descartar a opinião alheia ou brigar pela imposição da sua não leva a lugar nenhum.

Nao tem nada mais imponente que mandamentos... Portanto, inevitavel esse topico nao ser polemico.

Apesar de gostar das recomendacoes gerais, discordo parcialmente dos "mandamentos". Realmente, uma boa fotografia pode ser tirada independentemente do equipamento, mas deve-se atentar que existem varios ramos diferentes da fotografia, e cada um depende de um tipo diferente de equipamento.

Se voce for como eu, que gosta de diversos ramos diferentes, vai estar fadado a querer a ferramenta correta. O equipamento eh importante sim, e fundamentalmente importante. Fotografia eh olhar, eh linguagem, mas sem a ferramenta adequada, fica impossivel (ou muito dificil) comunicar essa linguagem. Em um extremo, se nao existissem cameras subaquaticas, nao existiria fotografia subaquatica. Quando ainda nao existia photoshop, se nao fossem as view cameras, nao existiria fotografia de arquitetura com perspectiva corrigida... e assim vai.

Todos nos somos artesaos, e uma boa parte do nosso oficio eh dedicada aa conhecer nosso equipamento, e forums como esse ajudam muito (ou confundem) nesse ponto.
Eu admito que admiro uma boa fotografia. Consumo muita arte... internet, livros de fotografos, museus, etc. Mas tambem admiro equipamento. Nao tem nada como ouvir o som de um bom obturador, ou olhar uma cena por um ground glass, ou admirar um bokeh feito por uma boa lente.

Eu nao vejo nada de errado com isso.

Agora realmente, eh muito facil deixar se levar por tudo isso e acreditar que a camera vai compor uma cena sozinha... portanto, existem dois lados na moeda.


Espero ter balanceado (polemizado) um pouco mais o topico, pois topicos como esse sao muito educativos enquanto fazem as pessoas pensar.

Abracos

Padu

(orgulhoso ostentador de varias cameras no pescoco... mesmo que condenado por alguns por aqui)
« Última modificação: 15 de Outubro de 2007, 15:48:30 por padu »
http://www.flickr.com/photos/padu_merloti/ http://padu.merlotti.com <br />Sony Alpha 100, Minolta Maxxum 7, Toyo4x5  View Camera, Calumet 4x5 View Camera, 1942 US Navy 4x5 Combat Camera, Voighlander Bessa R, Canon Powershot SD800, Minolta Maxxum 7000 (aposentada), Zenit 12XP (aposentada)<br />San Diego, California


Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
Resposta #56 Online: 15 de Outubro de 2007, 16:03:41
[..]
Nao tem nada mais imponente que mandamentos... Portanto, inevitavel esse topico nao ser polemico.
[..]

=\
isso que desenrolou a polemica =(
o tal dos "mandamentos"

[..]
]Espero ter balanceado (polemizado) um pouco mais o topico, pois topicos como esse sao muito educativos enquanto fazem as pessoas pensar.
[..]
ABSOLUTELY !
em genero, numero e grau.
eu me expus aqui mas tem , com certeza, o lado do aprendizado.

---
[tenham essa parte como a parte engraçada do tópico -rsrsrss]

a sim, com respeito à milandre.
Sim milandre. vc falou certo !
fiquei chateado por estar quase caindo no pau com alguem que eu admiro.

e sobre pensar antes de postar. eu JURO. pela felicidade da minha familia. que eu começava a escrever -risos- e saia da pagina (não conseguei me colocar bem).
passava um tempo eu lia de novo. a algo ainda me encomodava.. ai eu ia responder... e apagava tudo..
juro. isso aconteceu pelo menos umas 5 vezes antes de postar as coisas.

até mesmo antes desse aqui que está lendo agora.
eu estava escrevendo outro que hesitei em postar.
rsrsrs
=P


e , enfim, tudo isso pode estar parecendo muito ruim e chato agora.. mas acredito que tou aprendendo bastante (como o Padu disse) participando dessa discussao!

=)


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #57 Online: 15 de Outubro de 2007, 16:20:17
Padu;

Você entendeu minha proposta na justa medida. Como bem disse, há uma relação inextirpável entre fotografia e equipamento, e não nego essa relação.

Só que para muitos -são muitos mesmo, Padu- isso vira um fetiche, e de fato acontece um ocultamento da parte da fotografia que depende de si.

Fotografia é um artesanato. Eu mesmo costumo definir assim, e ler dito por você só reforça. No artesanato há uma imbricação entre ferramenta e artesão, enorme imbricação. O artesão antes de tudo é alguém que sabe manjar uma feramenta e se beneficia, em geral, da boa ferramenta.

Mas um artesão não atribui à ferramenta a sua arte, percebe? Ele sabe do valor da boa ferramenta, mas sabe também da independência fundamental de sua arte de cada ferramenta. Assim não constrói um discurso sobre ferramentas, embora se interesse por elas.

Creio que há duas chaves nesse decálogo, que se não for lido com senso de humor fica maluco, como todas as regras codificadas. Com senso de humor podemos extrair o que há de verdadeiro no dito -e há- mantendo a liberdade de juízo para as escolhas e ocasiões que precisem de ferramentas tais. A primeira chave é quando falo do equipamento suficientemente bom para a finalidade. A segunda quando digo que devemos ser capazes de nos divertir com qualquer câmera. Essa é a posição do artesão. Gosta de suas ferramentas, as trata bem, adquire ferramentas boas, mas sabe que são apenas ferramentas.

Eu mesmo tenho seis câmeras funcionando, duas digitais, duas RF, uma reflex, uma TLR. São imprescindíveis? Não. São bons brinquedos.

Quanto à citação minha, veja, Padu, eu não estou impondo a minha opinião, apesar do verbo no imperativo. Estou expondo a minha opinião sob a forma de um decálogo, coisa que não é novidade no mundo e que é feita dentre de uma licença poética conhecida. Ninguém leva a sério decálogos (exceto o Pedro -risos). Mas os decálogos têm um fundo de verdade e fazem pensar. Decálogos são um tipo de escrita, como são os sonetos na poesia, com estrofes de quatro e três versos.

Ninguém diz: Ah! Não gosei do seu poema porque não gosto de sonetos!
Isso não faz sentido.

Até agora, poucos deram opiniões contra´rias. Discutiu-se a forma, discutiu-se se decálogos são ou não válidos, mas não houve argumentos contrários. Aliás, você agora apresentou alguns, que melhor complementam do que negam o dito.

Talvez Deus tenha me feito demasiadamente frio. Sou indiferente ao som de obturadores. Se possível, não haveria som algum. Gosto de ver o bokeh através da lente unicamente porque isso me permite um prognóstico. Enfim, isso são gostos meus, não algo universal. De toda forma, o decálogo diz respeito aos tantos que passam a vida a imaginar equipamentos e que muitas vezes são incpazes de enxergar uma foto sem sentirem-se respaldados por saberem-na feita por um bom equipamento. Sentem medo de gostar e depois ser-lhes dito "foi feito com uma Sony P".

Mas o que interessa é a foto. O equipamento, esse fica lá atrás, na origem, no passado. A imagem vive sua vida descasada do equipamento com que foi feita. Nenhum bom equipamento term o condão de fazer uma foto ruim ficar boa, mas equipamentos de médio para cima são capazes de gerar fotos excelentes, se bem operados.

Há algum tempo fiz a experiência de eliminar o exif ao postar fotos. Negar ao observador essa muleta que lhe impede de pensar sobre o que vê. Não faço mais isso por preguiça, mas deveria ser regra.

Acho que entendendo as coisas em sua medida, nada aqui é exagerado.


Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
Resposta #58 Online: 15 de Outubro de 2007, 16:25:36
enfim ..
quero pedir desculpas à todos aqui..

já não nao tenho mais oq falar =\

perdão


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #59 Online: 15 de Outubro de 2007, 16:29:16
enfim ..
quero pedir desculpas à todos aqui..

já não nao tenho mais oq falar =\

perdão

Pedro;

Deixa disso. Não há nada a perdoar,não há nada errado, isso aqui é só uma conversa.

Abraços,
Ivan