Autor Tópico: 10 mandamentos para não ser um Adorado de Equipamento  (Lida 14503 vezes)

Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
Resposta #60 Online: 15 de Outubro de 2007, 16:33:27
 :)


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #61 Online: 15 de Outubro de 2007, 16:33:55
É, tá na hora de ir fotografar... :D


padu

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 444
  • Sexo: Masculino
  • I have ten fingers
    • Padu Casual Photography
Resposta #62 Online: 15 de Outubro de 2007, 16:42:19
É, tá na hora de ir fotografar... :D

Quem dera... aqui ainda sao 11 da manha... tenho que enrolar de alguma forma ate o dia passar... nada melhor como esse forum pra enrolar um dia perfeito de trabalho  ;D
http://www.flickr.com/photos/padu_merloti/ http://padu.merlotti.com <br />Sony Alpha 100, Minolta Maxxum 7, Toyo4x5  View Camera, Calumet 4x5 View Camera, 1942 US Navy 4x5 Combat Camera, Voighlander Bessa R, Canon Powershot SD800, Minolta Maxxum 7000 (aposentada), Zenit 12XP (aposentada)<br />San Diego, California


Cotovia

  • Trade Count: (8)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 447
  • Sexo: Masculino
Resposta #63 Online: 15 de Outubro de 2007, 18:28:59
enfim ..
quero pedir desculpas à todos aqui..

já não nao tenho mais oq falar =\

perdão


Pedro

Marca uma saída fotográfica com o Ivan, depois vão num barzinho tomar um shopp e bater um papo ... rsrs
Aqui na net tem que pensar pra escrever algo e se fazer entender ... numa conversa olho no olho, um simples gesto facial, diz várias palavras ... o "problema" é como o Ivan mesmo falou, não fazer tempestade em copo d'água!

Vamos fotografar e boas fotos a todos
 


Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
Resposta #64 Online: 15 de Outubro de 2007, 18:43:34
enfim ..
quero pedir desculpas à todos aqui..

já não nao tenho mais oq falar =\

perdão


Pedro

Marca uma saída fotográfica com o Ivan, depois vão num barzinho tomar um shopp e bater um papo ... rsrs
Aqui na net tem que pensar pra escrever algo e se fazer entender ... numa conversa olho no olho, um simples gesto facial, diz várias palavras ... o "problema" é como o Ivan mesmo falou, não fazer tempestade em copo d'água!

Vamos fotografar e boas fotos a todos
 

 ;)


helder84

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #65 Online: 15 de Outubro de 2007, 23:13:30
Quando publico uma foto na web, tiro o exif, pois quero que vejam a 'foto'. E engraçado que alguns ainda perguntam: "pq vc tira o exif?"


Gabriel270281

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 136
    • Meu Flickr
Resposta #66 Online: 16 de Outubro de 2007, 16:59:45
Gostei dos mandamentos e da estrutura como foram colocados, pra mim particularmente dão um ar descontraído.

Cada vez mais vejo nos foruns discussões de equipamentos e lentes que me fazem pensar "Como que os fotógrafos antigos faziam antes dos maravilhosos lançamentos que saem a cada semana?".

Vejo que as ferramentas sempre evoluem em qualquer ramo, mas de nada adianta essa evolução se quem as manuseia não evoluir também.

Abs



Gabriel Lima - Brasília/DF


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #67 Online: 17 de Outubro de 2007, 02:17:09
Quando publico uma foto na web, tiro o exif, pois quero que vejam a 'foto'. E engraçado que alguns ainda perguntam: "pq vc tira o exif?"

Helder, eu sou meio viciado em olhar o exif alheio.. rssssss... Mas, não por uma questão de marca não. Gosto de ver velocidade/abertura, iso e o comprimento focal utilizado. Noemalmente eu tento associar o que estou vendo na foto, complemtando com o que o exif oferece. Acho legal, e nao deixa de ser uma forma de aprendizado, né?  ;D



Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #68 Online: 17 de Outubro de 2007, 02:28:34
Acho que as pessoas deveriam fotografar mais, ver mais livros de fotógrafos, ir a mais exposições, estudar mais as imagens dos grandes fotógrafos e depois voltar a fotografar mais. E, de preferência, com uma lente fixa, como a boa e clássica 50mm. Mas o imediatismo em que vivemos força as pessoas a buscar atalhos. Pena. Assim perdemos grandes possíveis fotógrafos.

Abraços,

José Azevedo

Concordo plenamente com você principalmente por ter vivenciado isso na semana passada. Me propus um desafio, que chamei de "semana 50mm" onde só fotografei com a "cinquentinha". Incrível como isso nos força o olhar e pensar mais antes de cada foto, mas o resultado é surpreendente! Realmente, as lentes zoom são ótimas, mas nos deixam um tanto acomodados.

Abraços
 



Hehehehehehe... Tb. estou fazendo isso nessa semana. Consertei essa cam em dezembro do ano passado, usei uma vez até agora, no carnaval, pq. na época, a Fuji S9000 estava no conserto...

Comprei um filme de 36 poses, normalzinho, Fuji, iso 100 Quality...(era o único no supermercado...) e tô brincando com a Canonflex... Lente fixa, 58mm f/1.2 - 22... o fotômetro está quebrado, então estou usando a K10d pra fazer fotometria... rsssssss...
vamos ver se sai alguma coisa que presta... Acho que vou aproveitar e colocar a cam no tripé e tentar umas longas exposições de estrelas... (vi uns posts assim, feitas com filme na galeria e até animei... Mas, filme é complicado... rssssss... Eu penso muuuuuito mais antes de clicar... Bom, 36 poses.... no rítmo atual, vou terminar o filme só no final do mes... rssssssssss...


Ivam,

Muito bom o tópico!  ;D
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
Resposta #69 Online: 17 de Outubro de 2007, 06:58:15
Quando publico uma foto na web, tiro o exif, pois quero que vejam a 'foto'. E engraçado que alguns ainda perguntam: "pq vc tira o exif?"

Helder, eu sou meio viciado em olhar o exif alheio.. rssssss... Mas, não por uma questão de marca não. Gosto de ver velocidade/abertura, iso e o comprimento focal utilizado. Noemalmente eu tento associar o que estou vendo na foto, complemtando com o que o exif oferece. Acho legal, e nao deixa de ser uma forma de aprendizado, né?  ;D





com certza!
eu faço muito isso, ou tento fazer.
quando olho as fotos... tentar ver se era uma tele, normal ou uma angular...
o que a velocidade maior beneficiou/prejudicou a foto.

por ex.
nesses meus testes loucos aqui,
eu fiz 2 exposições diferentes, à noite... uma com a lente toda aberta e uma velocidade "alta"
e outra ela toda fechada e uma velocidade de 30s
a de exposição longa ficou infinitamente mais bacana.

porem a que teve velocidade baixa chegou mais proxima da cor do ambiente. um pouco mais escura.

mas se eu tivesse colocado menos tempo, na longa, ficaria perfeito. acho eu.


principalmente agora que estou aprendendo, eu me forço muito a tirar foto da mesma coisa de várias aberturas e velocidades diferentes.
é bacana...



[]'s !!


Alvaro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 78
Resposta #70 Online: 17 de Outubro de 2007, 10:23:22
não colquE o verbo no imperativo.

Essa foi paradoxal :-) Desculpe a brincadeira Pedro.

Ivan, concordo com o que os seus mandamentos significam.  E como para muitos é uma muleta acreditar que conseguirão fazer fotos boas quando tiverem um equipamento outro. Eventualmente pode até ser verdade, mas creio que quase sempre não é. Eu mesmo, acredito que no dia que tiver uma máquina pequena com uma lente que cubra 15-150, com ISO 3200 igual ao 100 da minha máquina, aí sim minhas fotos... será mesmo ? He he he he he... mas grande coisa.

Inclusive a maioria dos fóruns de fotografia deveriam ser tratados como fóruns de máquinas fotográficas. Nada contra. Gosto de tecnologia, de falar sobre equipamentos, sobre as novidades, especular sobre as tendências, acompanhar um novo round entre "C vs N"...

Mas vêm cá, superada essa ingenuidade iniciante de acreditar que suas fotos poderiam ser melhores com o outro equipamento, rende muita conversa sobre até onde o equipamento limita ou liberta a fotografia. Não é mesmo a Fotografia (a arte) o resultado da exploração da limitação do equipamento ?

Abração,

Alvaro


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #71 Online: 17 de Outubro de 2007, 10:46:34
Álvaro;

Naquela vez de Florianópolis, levei apenas uma Canonet 17 com sete filmes. Gastei três e meio, não gastei mais porque a câmera travou. Vou lhe dizer uma coisa: poucas vezes me diverti tanto recentemente ao fotografar. E poucas vezes tive uma proporção tão boa de resultados.

Uma lente 40mm. Só. No primeiro dia estranhei. A partir do segundo meu olho já compunha em 40mm.

É lógico que isso não é modelo para sempre, mas mostra bem como o resultado não é diretamente atrelado ao uso deste ou daquele equipamento. Todas as vezes em que tiva nas mãos uma só câmera, minha fotografia melhorou em média, isto é, afastada a preocupação com equipamento e voltado para a imagem mesma, a foto melhora.


wildlifeshot

  • Trade Count: (2)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
Resposta #72 Online: 17 de Outubro de 2007, 11:35:46
Muito bom esse topico


Razinva

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 521
  • Sexo: Masculino
    • http://
Resposta #73 Online: 17 de Outubro de 2007, 14:48:23
Gostei da discussão, embora em certos momentos ficou até chata, um dando tapa no outro e depois  se beijando... rsrsrsr

Ivan, recebi a primeira crítica honesta de vc no Digiforum, e me fez pensar em uma coisa muito importante: composição.  Eu nem via a fotografia dessa maneira,  e tento  estudar isso mais, para fazer algo que tenha mais resultado ,  que preste. 

Cada um defendeu sua posição,  são pessoas que sabem de fotografia e discutem como sabem. Parece briga de marido e mulher!!  Eu observo de longe e aprendo, e apreendo o que puder...

Mas, digo: eu adoro tecnologia, vibro com uma inovação em lentes, em sensores, (agora mesmo lançaram o OLEG, vai ser outra revolução em monitores), um carro de F1, uma lancha, um motor super potente. Qdo puder, e for mais barato, e soubaer usar, terei uma top dessas, uma D2500, DXYZ , H10000, E-5.000.000 , rsrsrsr . Mas agora, sigo com a cinquentinha, uma mochila, meu tripé, e vou errando por aí. ( do verbo errar!!!)  hehehehe.  Mas tb acho que poderia tirar melhores fotos com o conhecimento de hoje, qdo usava a Sonyzinha. Não teria os mesmos recursos, mas teria mais "olhar".

Muito interessante essa discussão, sem ser definitiva.
Continuemos, sem brigas.  hehehehe

abraços

Sinval Paes  e Nikon -  Rio das Ostras


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #74 Online: 17 de Outubro de 2007, 15:21:09
Citar
Gostei da discussão, embora em certos momentos ficou até chata, um dando tapa no outro e depois  se beijando... rsrsrsr

Ivan, recebi a primeira crítica honesta de vc no Digiforum, e me fez pensar em uma coisa muito importante: composição.  Eu nem via a fotografia dessa maneira,  e tento  estudar isso mais, para fazer algo que tenha mais resultado ,  que preste.

Não dei tapa em ninguém. Nem beijei -risos.

Onde foi essa crítica?

Composição é o problema verdadeiro da fotografia, os outros são apenas problemas-ferramentas.

Composição inclui disposição dos elementos -composição geomética/formal

Relacionamento entre forma e símbolo

Relacionamentos simbólicos

Relacionamentos tonais

Relacionamentos colóricos.