Autor Tópico: 10 mandamentos para não ser um Adorado de Equipamento  (Lida 14482 vezes)

Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Online: 14 de Outubro de 2007, 12:11:20
10 mandamentos para não ser um Adorador de Equipamentos.

1)   Não julgue uma foto pelo equipamento que a fez;

2)   Não analise uma foto procurando limites de um tipo de equipamento. Não diga "ficou boa apesar de ter sido feita com uma compacta", por exemplo;

3)   Não mostre suas fotos com o título “Canon/Nikon XXX em macro” ou algo do gênero. A foto é uma foto e é uma imagem comunicativa, o equipamento não importa. A foto não ficará melhor por ter sido feita com o equipamento XYZ. Você pode informar o equipamento, mas isso não é a razão da foto;

4)   Nunca critique uma foto dizendo “ficou boa apesar da limitação do equipamento”. Se o fotógrafo fez uma foto boa com um equipamento que você considera limitado, é sinal que ele é melhor que você. Se você também poderia fazer a foto, então o comentário é sem sentido;

5)   Encontre o equipamento que você gosta e fotografe, não passe a vida procurando o equipamento ideal. Quando você pára de se preocupar com equipamento e preocupa-se com fotografia, sua fotografia se torna alguma coisa;

6)   Procure, com o equipamento superlativo que quase todos têm, fazer 1/10 do que os grandes fotógrafos fizeram com equipamento muito inferior. Se não conseguir, compreenda a desimportância de focar sua preocupação nisso e tente desenvolver sua fotografia de verdade;

7)   Não julgue os fotógrafos pelo equipamento que possuem, mas pelas fotos que fazem;

8 )   Não cultive grandes-verdades sobre equipamento, não o coloque em altares. Uma médio-formato é só uma médio-formato, não um símbolo de status, e é de igual operação que outras câmeras. Uma grande formato só se justifica se você ganha dinheiro com ela ou de fato tem uma linguagem que a justifique;

9)   Não considere que precisa de um equipamento que dispara N fotos por segundo a menos que você faça isso mais de dez vezes por ano e que ganhe dinheiro com isso. Não considere essencial uma câmera impermeável a menos que você realmente a use constantemente em locais expostos ao tempo. Você não precisa de uma câmera impermeável para guardar no armário e nem precisa de uma câmera com 5fps se fotografa apenas coisas relativamente imóveis;
 
10)   Aprenda a fotografar bem com qualquer equipamento. Isso é o que fará sua fotografia boa. Explore cada equipamento naquilo que pode dar. Aprenda a divertir-se com cada equipamento.


rafanubi

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.874
  • Sexo: Masculino
    • Lentedorafa
Resposta #1 Online: 14 de Outubro de 2007, 12:23:56
Clap clap clap clap!

e-mail: r.a.s.santos@globo.com
skype: rafanubi
Rio de Janeiro/RJ


Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
Resposta #2 Online: 14 de Outubro de 2007, 13:11:38
Ivan.

assim vc, de certa forma, pode ofender umas ou outras pessoas.



como um cara super-admirado (que tem influência sobre as pessoas)
eu nunca escreveria coisas que pareçam certas.
apesar de eu concordar com tudo os "10 mandamentos" . eu não gostei do titúlo. e a numeração seria despensável ;)

se vc quiser desenvolver argumentos que podem criar polêmica, então vc deveria se preocupar com o que vão pensar os que não concordam contigo. Minha mãe sempre diz que se expor é , de certo modo, ruim. Pq leva às críticas. Bom, criticas contrutivas são ótimas.
Mas se vc conseguir desenvolver um raciocínio mais claro, com uma explicação melhor, de uma forma mais branda, dando ao leitor-que-não-concorda a opção da duvida... vai obter um resultado melhor com suas palavras


hehe. eu não gostei do modelo em que escreveu.
em, realmente, quase nada.
a numeração, o título, e as frases curtas e muito objetivas. Fazem parecer que vc sabe muito do que está falando. O problema esta em quem ler, pensar a mesma coisa que vc: que sabe muito. Levaria a discussão sem proposito.

não colquE o verbo no imperativo.

DefendA o que vc quer dizer. mas sem ser tão assim.
eu costumo dizer que concreto armado não entra em buraco de fechadura. Então é por isso que os fluidos quanto menos denso, consegue penetrar em qualquer brecha.

seja mais flexivel.. agua. ar.. além de estarem em qualquer lugar eles são admitem infinitas formas.
eles não tem forma definida (bom, uma gota d'água no espaço assume forma de esfera. Mas mesmo assim ela só fica assim por causa das forças que são impressas nela, na sua superfície)

rsrsrs =)


baahhhhhh.
enfim. eu tinha que comentar alguma coisa.
como não consegui descordar do que você disse, ... eu fiz força pra isso hehehe

vc sabe que muitas pessoas nesse forum pensam diferente de vc.
então.. se vc conseguir colocar suas palavras de uma forma neutra... parecendo que não foi vc que escreveu. ou dando exemplos ...colocando experiencias de sua vida... da vida de outros.. trechos de livros..
enfim.. ficará mais claro.
e mesmo quem discorda completamente de vc, que apesar de ter lido tudo não mudou de ideia,  vai admirar como vc fez tal arranjo de idéias...


é isso aêêêêêê, grande ivan!
ehehe eu gosto de borboletas e vc gosta de gente.
mas a sua ideia do que representa a fotografia é muito semelhante à minha.
 8)


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #3 Online: 14 de Outubro de 2007, 13:37:31
Pedro;

Eu não estou aqui para cumprir as metas dos outros nem para convencer ninguém. Cada um escreva como quiser escrever -risos.

Uma coisa que aprendi na vida é que não convencemos quem pensa diferente. Nós apenas reforçamos quem pensa parecido, e assim aquele pensamento fica reforçado socialmente. Mas quem pensa diferente pensa, e nada posso fazer quanto a isso. Convivo bem com a discordância, não fico ofendido se alguém pensa diferente e não entendo a razão de alguém ficar ofendido com o meu pensamento.

Sim, quem quiser discordar, fique à vontade.

Não vou escrever nenhum tratado, não tenho saco para isso, não vale a pena. As coisas que disse são mais ou menos óbvias, não me parecem ofensivas a ninguém. Dizer que se o cara não fotografa sequencialmente isso não deveria ser requisito da compra de uma cãmera... O que isso pode ofender? Não é óbvio? Dizer que não se deve criticar uma foto pelo equipamento, não é óbvio também? Para que dizer isso cheio de salamaleques?

Eu não me preocupo com as pessoas que não concordam comigo. Isso é um direito delas, e em alguma coisa com certeza estão certas, pois ninguém está certo em tudo. Mas não me cabe preocupar-me com o que pensam. Cabe a elas criarem discurso para apoiarem seus pensamentos, não a mim.


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #4 Online: 14 de Outubro de 2007, 13:46:35
Concordo com os 10 mandamentos, embora eu já tenha aberto tópicos ou feito comentários enaltecendo equipamentos :P Mesmo fotografando com câmeras mecânicas e avanço manual do filme, já me deparei com pensamentos do tipo "eu preciso de uma 85mm F1.8, não vou conseguir fotografar shows sem uma".

Aqui no fórum é comum o culto a equipamentos (da minha parte também), mas já foi pior. Até para o próprio fotógrafo, enaltecer o equipamento é prejudicial. Tópicos intitulados como "minha nova tele" ou "minha macro 1:1" fazem com que o mérito das fotos recaia sobre o equipamento e não sobre o operador.
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
Resposta #5 Online: 14 de Outubro de 2007, 13:51:02
vc domina um grande conhecimento.
e quem tem muito conhecimento tem que ter cuidado. muito mais com as palavras que usa... de certa forma, se preocupando como é entendido
se esforçando pra ser claro. rs

as palavras tem MUITA força. vc sabe disso =)

e muito além da palavra, está como vc pronuncia...
elas são só objetos.
um "oi" pode ofender muito mais que um palavrão.
a gente molda e insere nela a energia que a gente quiser.

rsrsrsrsss
eu me mostrando como ô entendedor.


estou brincando contigo , Ivan =D
não fique bravo rs

abraços!


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #6 Online: 14 de Outubro de 2007, 13:54:22
Concordo com os 10 mandamentos, embora eu já tenha aberto tópicos ou feito comentários enaltecendo equipamentos :P Mesmo fotografando com câmeras mecânicas e avanço manual do filme, já me deparei com pensamentos do tipo "eu preciso de uma 85mm F1.8, não vou conseguir fotografar shows sem uma".

Aqui no fórum é comum o culto a equipamentos (da minha parte também), mas já foi pior. Até para o próprio fotógrafo, enaltecer o equipamento é prejudicial. Tópicos intitulados como "minha nova tele" ou "minha macro 1:1" fazem com que o mérito das fotos recaia sobre o equipamento e não sobre o operador.

Todos já postamos tópicos assim, e até, às vezes, são pertinentes -risos. Ninguém pode jogar a primeira pedra, mas por outro lado podemos ver como isso torna o fotógrafo uma peça secundária.

Usos específicos precisam de equipamentos específicos, é claro. Uma 85mm luminosa é ótima para shows, pois você ganha velocidade, coisa importante.

A compreensão do equipamento necessário não é a mesma coisa da adoração de equipamento. Não sou a favor do voto de pobreza, nem da vida em ermidas. Sou a favor de se ter clareza sobre isso, somente, e não deixar esse tipo de discurso ocupar lugar maior do que o necessário.


Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
Resposta #7 Online: 14 de Outubro de 2007, 14:02:13
Aqui no fórum é comum o culto a equipamentos (da minha parte também), mas já foi pior. Até para o próprio fotógrafo, enaltecer o equipamento é prejudicial. Tópicos intitulados como "minha nova tele" ou "minha macro 1:1" fazem com que o mérito das fotos recaia sobre o equipamento e não sobre o operador.

opa opa.
eu tbm me enquadro aÊ.

e DEPENDE DE TUDO
se o cara, por exemplo, ... não tem renda, dependente financeiro.... juntou o dinheiro por 5 anos e o pessoal do forum acompanhou isso.
e quando ele consegue, cara, é festa.
eu abriria um topico em cada forum falando da minha nova tele.

poxa. um exemplo mais ou menos disso é o nosso amigo pedro raithz... ja faz MUUUUUUUUUUUUUUUUUITO tempo que via ele tentando comprar uma dSLR.
até eu fico feliz por ele ter pegado a Pentax dele!
o cara lutou pelo sonho dele! e isso que dependendo da forma que é expresso, pode parecer superfluo ou pode fazer que as pessoas fiquem muito felizes.


---
além do titulo... depende da forma como a pessoa escreve. depende da energia que ela ta passando atraves das palavras. é tudo muito assim... relativo


ou um biologo.
que, por vezes, precisa de uma macro muito boa para um trabalho.. pesquisa etc.

se eu for um fotografo de aves...e tal
eu preciso no minimo de uma tele
eu tava na pista claudio coutinho (é esse no nome? ali na praia vermelha RJ-RJ) e tinham 2 tiê-sangue...
eu ia fazer oq com a minha 50mm ?

fotografar eles na arvore, fazer um quadro 40X60 e dizer...
"olha ali pessoal! ta vendo akele pontinho vermelho aqui.."
"onde????"
"aqui gente!!!"
"a tah, que que tem?"
"é um tiê-sangue lindo que eu vi na trilha q estanva andando"
"ah taaah! um passarinho! bacana!"



gente .... tem formas E formas de se falar, expressar, uma coisa.
temos de ter cautela sobre isso.
« Última modificação: 14 de Outubro de 2007, 14:05:52 por Pedro Vilas Boas »


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #8 Online: 14 de Outubro de 2007, 14:11:05
Citar
gente .... tem formas E formas de se falar, expressar, uma coisa.
temos de ter cautela sobre isso.

É verdade. Mas também tem formas e formas de entender. Acho, Pedro, que você está fazendo um cavalo de batalha sem necessidade. Não há nada no decálogo para ofender alguém, não há nada ali contra quem compra uma câmera e fica feliz. Todos já ficamos felizes com câmeras que compramos.

Acho que você está enxergando antagonismos onde não há.


TiagoDegaspari

  • Trade Count: (34)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.577
  • Sexo: Masculino
  • Limeira SP
    • TiagoDegaspari.com.br
Resposta #9 Online: 14 de Outubro de 2007, 14:42:53
Muito bom!
[ ]s


Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
Resposta #10 Online: 14 de Outubro de 2007, 15:07:48
ivan
não tou falando dos 10 mandamentos
em nenhum momento falei dele

aliás, falei. e disse que concordei.. e o topico pra mim morreu ali.

o resto do meu desenvolvimento foi sobre a forma que voce escreveu
só isso



numeração, mandamentos, palavras objetivas, frases curtas e tudo isso vindo de alguem que é reconhecido.
pode sim ofender alguns, quem sabe.
ou talvez não.. talvez nao ofenda ninguem.

enfim, só me desenvolvi sobre a estrutura do texto que escreveu. nada mais.


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #11 Online: 14 de Outubro de 2007, 15:09:28
Bem bom, gostei. Às vezes eu quebro alguns deles, mas estão certos...rsrsrsrs


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #12 Online: 14 de Outubro de 2007, 15:22:07
Pedro;

Que tal voltarmos ao assunto deixando o tema "como o Ivan escreve" de lado?


Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
Resposta #13 Online: 14 de Outubro de 2007, 15:31:18
-risos...

que seria discutir sobre os mandamentos que são "obvios" ?

ueh .. são obvios.
gostei e tal..
normal ;)


Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
Resposta #14 Online: 14 de Outubro de 2007, 15:41:18
ta bem.
me senti mal agora por destoar o topico.
talvez eu tenha falado bobagem demais e tal. mas que na hora parecia ter sentido

enfim, desculpem-me aê qualquer coisa.