Autor Tópico: 10 mandamentos para não ser um Adorado de Equipamento  (Lida 14516 vezes)

MárcioGarcia

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Resposta #75 Online: 17 de Outubro de 2007, 17:55:25
Quando publico uma foto na web, tiro o exif, pois quero que vejam a 'foto'. E engraçado que alguns ainda perguntam: "pq vc tira o exif?"

Helder, eu sou meio viciado em olhar o exif alheio.. rssssss... Mas, não por uma questão de marca não. Gosto de ver velocidade/abertura, iso e o comprimento focal utilizado. Noemalmente eu tento associar o que estou vendo na foto, complemtando com o que o exif oferece. Acho legal, e nao deixa de ser uma forma de aprendizado, né?  ;D





com certza!
eu faço muito isso, ou tento fazer.
quando olho as fotos... tentar ver se era uma tele, normal ou uma angular...
o que a velocidade maior beneficiou/prejudicou a foto.

por ex.
nesses meus testes loucos aqui,
eu fiz 2 exposições diferentes, à noite... uma com a lente toda aberta e uma velocidade "alta"
e outra ela toda fechada e uma velocidade de 30s
a de exposição longa ficou infinitamente mais bacana.

porem a que teve velocidade baixa chegou mais proxima da cor do ambiente. um pouco mais escura.

mas se eu tivesse colocado menos tempo, na longa, ficaria perfeito. acho eu.


principalmente agora que estou aprendendo, eu me forço muito a tirar foto da mesma coisa de várias aberturas e velocidades diferentes.
é bacana...



[]'s !!

Assumo que tambem leio o exif alheio como forma de aprendizagem!!!

Tentar descobrir qual a tecnica utilizada... e tal...

Abraço!!
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Ivan de Almeida

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Resposta #76 Online: 17 de Outubro de 2007, 17:58:57
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Assumo que tambem leio o exif alheio como forma de aprendizagem!!!

Tentar descobrir qual a tecnica utilizada... e tal...

Abraço!!

No exif você só lê a técnica. Aprenda a ler a técnica olhando a foto. Não é preciso ver o exif para distinguir uma foto com velocidade errada, com abertura maior ou menor, com escolha errada de exposição, com foco errado. Olhando a foto você v~e tudo, até o comprimento focal (não preciso, mas aproximado).

E tem a vantagem de ver isso ligado ao efeito, e não como duas coisas distintas.

E o exif nada fala sobre as qualidades formais da foto.


Razinva

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Resposta #77 Online: 17 de Outubro de 2007, 18:07:12
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Gostei da discussão, embora em certos momentos ficou até chata, um dando tapa no outro e depois  se beijando... rsrsrsr

Ivan, recebi a primeira crítica honesta de vc no Digiforum, e me fez pensar em uma coisa muito importante: composição.  Eu nem via a fotografia dessa maneira,  e tento  estudar isso mais, para fazer algo que tenha mais resultado ,  que preste.

Não dei tapa em ninguém. Nem beijei -risos.

Onde foi essa crítica?

Ivan, foi na foto das garças, em Itaipu, lembra?  vc usou a palavra "pregnante". Lembrou agora ?   hehehehe  Te  Mandei o texto do Luis Humberto sobre "Crítica".
Depois daquela ducha fria no meu orgulho de cego, tento ler mais um pouco sobre composição, sempre que posso e acho alguma coisa do assunto. No mais, praticar, e se auto-criticar.

gde abraço!!   
Sinval Paes  e Nikon -  Rio das Ostras


Ivan de Almeida

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Resposta #78 Online: 17 de Outubro de 2007, 18:18:57
Pregnante é uma palavra-categoria muito importante no estudo da percepção. Como é um campo de estudo que sempre me atraiu, sou levado a usar os conceitos do campo. Lembro-me sim da sua resposta.

Na verdade, pregnante é uma palavra encobridora, pois para os Gestaltista significa uma  particularidade de algumas formas, e para mim pregnante é somente algu que se coloca bem em uma relação perceptiva, e obtém nessa relação sua pregnância.


Miliandre Garcia

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Resposta #79 Online: 17 de Outubro de 2007, 18:21:30
Falando em composição, gostaria de conhecer uma bibliografia básica sobre isso, alguém saberia me indicar?

[NOVO] Encontrei essa referência publicada: "Assim se compõe um quadro", de José M. Parramon. Editora Guerreiro Livros Técnicos. Curitiba. Aliás essa editora tem muita publicação ou revenda nessa área.
http://www.guerreiro.com.br/busca/default.asp?tipo_pesq=14&cate=4&busca=7010&subcatenome=ARTE

P.S.1: Estou pesquisando. Falo isso porque eu mando o povo pesquisar e alguém pode me mandar também. ;)

P.S.2: No início, eu me assustava com as discussões áridas e comentários críticos no fórum. Mas sabe que até já me acostumei. E, levando com bom humor, a gente se diverte com as discussões, dá uma movimentada no fórum e até aprende alguma coisa. Não dá pra levar tudo ao pé da letra e remoer comentários tão antigos. No fim, o que vale é o aprendizado, o resto é transitório.

P.S.3: O que a Gestalt tem a ver com composição?

P.S.4 [NOVO]: Desenterrando o passado!!!
Estava pesquisando uma coisa achei outra que tem a ver com essa discussão. Abaixo texto de um membro do fórum, com formação em psicologia, que analisa, de modo geral, a fotografia e o consumo, tema infinito. O texto chama-se "Consumo, logo existo".
http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=12715.0
Existe, inclusive uma linha de pesquisa nas Ciências Humanas que análise a relação entre cidadania e consumo na sociedade atual. Vale a pena conhecer a análise de Néstor García Canclini em "Consumidores e cidadãos", livro traduzido pela editora da UFRJ.
« Última modificação: 19 de Outubro de 2007, 17:16:58 por M. Garcia »


Credilson

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Resposta #80 Online: 17 de Outubro de 2007, 19:43:59
Confesso que não li todas as mensagens desse tópico, mas dá para perceber que a discussão está acirrada.

Mas nem tanto ao céu (Moisés deve estar lá), e nem tanto à Terra.

Para exemplificar: tenho um amigo que percebo que tem um certo talento para fotografar. Sabe enquadrar, pegar momentos certo de luz, etc, apesar de ser amador. Ele sempre as coloca num protetor de tela do linux. Mas só faz isso com o seu celular, e se recusa a aceitar meus conselhos de pelo menos adquirir uma boa compacta, que nas mãos dele faria milagre.

Apesar de ter achado ótimo os mandamentos do Ivan, creio que um pouco de tecnologia ajuda muito, não devemos esquecê-la.



Credilson
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Ivan de Almeida

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Resposta #81 Online: 17 de Outubro de 2007, 19:54:50
Confesso que não li todas as mensagens desse tópico, mas dá para perceber que a discussão está acirrada.

Mas nem tanto ao céu (Moisés deve estar lá), e nem tanto à Terra.

Para exemplificar: tenho um amigo que percebo que tem um certo talento para fotografar. Sabe enquadrar, pegar momentos certo de luz, etc, apesar de ser amador. Ele sempre as coloca num protetor de tela do linux. Mas só faz isso com o seu celular, e se recusa a aceitar meus conselhos de pelo menos adquirir uma boa compacta, que nas mãos dele faria milagre.

Apesar de ter achado ótimo os mandamentos do Ivan, creio que um pouco de tecnologia ajuda muito, não devemos esquecê-la.





O maior perigo dessa discussão é que logo logo alguém compara coisas que nunca entraram nela, como fotografar com uma Xereta (agora com celular) e com uma Hasselblad.

O debate deve ser entendido como proposto, e não deformado para um claro-escuro que nele não está contido.

Quase todas as manifestações contrárias aqui referem-se a coisas que eu não disse nem defendi. No fundo, são contestações ao que não foi dito, são reações automáticas de deffesa sem ter havido ataque.


padu

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Resposta #82 Online: 17 de Outubro de 2007, 23:28:42

Ivan, faz tempo q eu nao posto aqui, e acho que ninguem o fez ainda, entao vou comentar mandamento por mandamento...

1)   Não julgue uma foto pelo equipamento que a fez;

Julgo e nao julgo:
- Quando a foto eh boa, tanto faz qual camera a fez...
- Se a foto eh ruim, mas tirada com a mais recente canikon com uma lente que custou 3 filhos recem nascidos, eu julgo o fotografo...
- Se a foto mostra alguma coisa inusitada (um bokeh diferente por exemplo), eu vou procurar saber sobre o equipamento, pois pode estar relacionado diretamente com aquele efeito na foto

Citar
2)   Não analise uma foto procurando limites de um tipo de equipamento. Não diga "ficou boa apesar de ter sido feita com uma compacta", por exemplo;

Nada pra falar, concordo.

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3)   Não mostre suas fotos com o título “Canon/Nikon XXX em macro” ou algo do gênero. A foto é uma foto e é uma imagem comunicativa, o equipamento não importa. A foto não ficará melhor por ter sido feita com o equipamento XYZ. Você pode informar o equipamento, mas isso não é a razão da foto;

Idem

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4)   Nunca critique uma foto dizendo “ficou boa apesar da limitação do equipamento”. Se o fotógrafo fez uma foto boa com um equipamento que você considera limitado, é sinal que ele é melhor que você. Se você também poderia fazer a foto, então o comentário é sem sentido;

Se tivesse parado na primeira sentenca, eu nao teria nada pra falar. Entendi o que vc quis falar, mas soou maus. Eh obvio que ninguem eh melhor que ninguem quando se compara 1 foto. E melhor em qual sentido?

Citar
5)   Encontre o equipamento que você gosta e fotografe, não passe a vida procurando o equipamento ideal. Quando você pára de se preocupar com equipamento e preocupa-se com fotografia, sua fotografia se torna alguma coisa;

Concordo.. enquanto voce esta esperando vc nao esta fotografando...

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6)   Procure, com o equipamento superlativo que quase todos têm, fazer 1/10 do que os grandes fotógrafos fizeram com equipamento muito inferior. Se não conseguir, compreenda a desimportância de focar sua preocupação nisso e tente desenvolver sua fotografia de verdade;

ok

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7)   Não julgue os fotógrafos pelo equipamento que possuem, mas pelas fotos que fazem;

Eu modificaria um pouco... nao julgue ninguem, pois quem somos nos para julgar certo? To sendo meio crica... acho que vc nao quis dizer julgar nesse sentido, mas sim nao criar preconceito (positivo ou negativo).

Citar
8 )   Não cultive grandes-verdades sobre equipamento, não o coloque em altares. Uma médio-formato é só uma médio-formato, não um símbolo de status, e é de igual operação que outras câmeras. Uma grande formato só se justifica se você ganha dinheiro com ela ou de fato tem uma linguagem que a justifique;

Uma leica eh um simbolo de status tal qual um rolex... senao nao custaria o que custa. Mas ai estamos falando da funcao social da camera.
Um grande formato eh justificado se voce gosta de fotografar com grande formato. Apesar de eu tambem ganhar dinheiro usando minha grande formato, eu fotografo com ela em primeiro lugar porque eu curto o processo, que nao tem nada em comum com o processo de se fotografar em 35mm/dslr.

Citar
9)   Não considere que precisa de um equipamento que dispara N fotos por segundo a menos que você faça isso mais de dez vezes por ano e que ganhe dinheiro com isso. Não considere essencial uma câmera impermeável a menos que você realmente a use constantemente em locais expostos ao tempo. Você não precisa de uma câmera impermeável para guardar no armário e nem precisa de uma câmera com 5fps se fotografa apenas coisas relativamente imóveis;

Concordo com a essencia da sua afirmacao, exceto que esses numeros (10x por ano por exemplo) sao completamente arbitrarios.
 
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10)   Aprenda a fotografar bem com qualquer equipamento. Isso é o que fará sua fotografia boa. Explore cada equipamento naquilo que pode dar. Aprenda a divertir-se com cada equipamento.


Nota sumaria: Se voce tem grana a dar com pau, compre sim o equipamento que voce quiser, o melhor que o seu dinheiro pode comprar. Agora, nao va pensar que isso vai mudar a qualidade das suas fotos...


(so pra nao deixar o topico morrer)
http://www.flickr.com/photos/padu_merloti/ http://padu.merlotti.com <br />Sony Alpha 100, Minolta Maxxum 7, Toyo4x5  View Camera, Calumet 4x5 View Camera, 1942 US Navy 4x5 Combat Camera, Voighlander Bessa R, Canon Powershot SD800, Minolta Maxxum 7000 (aposentada), Zenit 12XP (aposentada)<br />San Diego, California


Ivan de Almeida

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Resposta #83 Online: 18 de Outubro de 2007, 00:53:32
Padu;

Se você concordasse com tudo, da forma exata em que foi escrito, não teria nem graça -risos.

Mas no saldo, sobrou pouca discordãncia.

Julgar. Bem, julgamos sempre. Julgamos se uma foto é boa ou não, julgamos que alguém é excelente (e por oposição, julgamos que outros não o são, pois só existe sentido em uma palavra se existe diferença). Não podemos julgar moralmente alguém, devemos ser cuidadosos nisso, mas é evidente que podemos julgar se alguém fotografa bem ou mal.

Assim, há melhores e piores eim, não vamos cair na "bondade universal" de não ver isso. Por exemplo, o Cartier-Bresson foi melhor do que eu. Ponto. Não existe dúvida nisso, é ponto pacífico, não precisamos fingir que não existe a diferença. E assim, também, espera-se que você seja melhor do que um cara que acabou de comprar uma câmera e nunca a usou, pois não? É natural, não deve causar melindres a ninguém. Saber reconhecer as diferenças, eventuais superioridades técnicas e artísticas, etc, é sinal de maturidade. Significa saber lidar com a excelência alheia, e em conseguinte, com a insuficiência alheia também.

O cara iniciante pode até ser uma alma mais elevada que a minha, provavelmente será, mas no campo específico de alguma arte sempre há melhores e piores.

Infelizmente essa percepção simples é toldada por tantos que são incapazes de reconhecerem uma boa foto somente porque o equipamento que a fez é inferior aos seus. E isso ajuda a manter a adoração do equipamento e a toldar o próprio ambiente de análise de fotos. Recai-se em uma análise enviezada por equipamento.

Então repito, se o cara fez uma foto melhor que a minha e usou uma Xereta, e se as fotos dele com a Xereta são sempre melhores que as minhas apesar da câmera, sim, Padu, ele é melhor que eu. E se ao invés de ver isso somente enxergar a cãmera, estarei cometendo um grande engano, um auto-engano que me prejudicará muito mais do que ao tal, pois o tal, com a Xereta, já faz melhor.

A funão social da cãmera é fazer fotos, pois fotografia tem uma função social = comunicação visual. A função de ostentação é não-fotográfica. Pode ser uma Leica, uma abotoadura de ouro, etc. Isto chama-se função de posicionamento social, e não função social. Função social é o nome da utilidade coletiva de um objeto.

Os múmeros são arbit´raios mesmo. O que você esperava? Que eu fizersse uma pesquisa para saber o ponto em que uma câmera se justifica? Não dá  :)

O que vale é o sentido do texto. Acho que o sentido está claro e suficientemente contingenciado pela forma usada para cada um dar os descontos necessários e extrair desse decálogo sua parte de verdade -que é muita- e descatar, como bons entenderores, o exagero oriundo da forma.

Grande abraço,
ivan



Leandro Federsoni

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Resposta #84 Online: 18 de Outubro de 2007, 09:18:42
Ivan,

Concordo com você, mas por que isso?
Por que foi preciso abrir um tópico para alertar as pessoas que fotografia não é o equipamento? O tópico invertido simplesmente não teria nenhum sentido “10 mandamentos para não ser um Adorado pela Arte de Fotografar”.
Quem nos ensinou ou nos doutrinou a ser tão compulsivos pelo equipamento? Será se foram aqueles brinquedinhos inofensivos que ganhamos na infância? Ou alguma herança genética dos nossos primitivos?
Por que nunca estamos contentes com aquilo que já conquistamos? Sempre queremos mais e mais....

Comprei minha primeira DSLR e nem passou 01 ano e já tento encontrar motivos que na verdade nem existem para trocar de câmera.........um verdadeiro drácula da natureza....


Pedro Ernesto Guerra Azevedo

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Resposta #85 Online: 18 de Outubro de 2007, 11:14:32
 ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D

Os Sete Níveis de Fotógrafos
Um Guia Espiritual e Satírico. Escrevi isto numa manhã como uma piada, e agora o mundo inteiro pensa que é uma espécie de Dez Mandamentos.
Calma pessoal!
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Artista: Nível de Topo 7 (equivalente ao "Céu" da mitologia Cristã)

Este é o nível mais elevado.

Um artista fixa a sua imaginação numa forma tangível chamada fotografia. Ele captura o espírito de um lugar ou pessoa, real ou imaginada, nesta sua fotografia a que o espectador reage.

Um artista domina completamente a sua ferramenta. Ao criar arte um artista transcende a existência mundana à medida que o seu espírito eleva-se ao nível daquilo que pretende capturar. Pode praticar e aprender a utilizar a sua ferramenta quando não está a criar, mas no entanto, quando no processo criativo, a câmara torna-se uma extensão de si mesmo. Nenhum pensamento consciente é despendido nas questões técnicas, nas quais é um virtuoso, ao criar fotografias.

Para utilizar uma analogia musical, um músico sabe de cor todas as escalas, mas quando improvisa não está a pensar na nota que irá tocar de seguida. Perde-se na paixão do momento.

Tal como os surfistas profissionais têm dúzias de pranchas ou os guitarristas têm dúzias de guitarras, um artista pode ter umas quantas câmaras, cada qual com o seu propósito.

Outros artistas podem ter apenas uma câmara, ou mesmo nenhuma. Simplesmente não lhes interessa.

Os artistas são por vezes excêntricos no vestuário e geralmente ficam acordados até tarde da noite. Preferem fotografar jovens atraentes e têm nisso grande orgulho.

Ninguém conhece o seu trabalho uma vez que têm poucas ou nenhumas capacidades para se promoverem, e infelizmente, tendem a não apreciar os seus próprios excelentes trabalhos. Aqueles que apreciam caem para o nível Prostituto, o que infeliz e paradoxalmente significa que nunca se conhece o trabalho de um verdadeiro artista, a menos que se conheça um pessoalmente. Os bons artistas são geralmente demasiado envergonhados para mostrar o seu trabalho a qualquer um, excepto àqueles que lhes são próximos, pois o seu trabalho é o reflexo da sua alma.

Os artistas usam qualquer tipo de câmara, incluindo as mais baratas e descartáveis, ou 8x10''. Usam qualquer que seja o instrumento que necessitem para criar aquilo que pretendem.

Prostituto: Nível 6

O prostituto é um artista que vende a sua alma ao aceitar dinheiro ou drogas em troca da sua arte.

Ao rebaixar-se a este nível a sua visão fica comprometida.

Porquê? Porque quando se depende financeiramente da venda da sua própria alma para por o pão na mesa não se lixa o sistema, o que significa que não se procuram novos estilos.

Se o trabalho de um prostituto paga as suas contas durante anos a fio, é pouco provável que este se encontre aberto a experimentar novos estilos enquanto precisar da "massa".

Os artistas com representação (aqueles que são representados por uma galeria ou por um agente - como os chulos do negócio do sexo) podem perder essa representação caso mudem de estilo.

Logo, a arte vendida por estas pessoas raramente melhora ou evolui para novos caminhos.

O estilo que vende é tudo o que interessa aos chulos (representantes) destes prostitutos. Ver o livro de Barnbaum sobre a arte da fotografia. Uma vez reconhecido, é extraordinariamente difícil para um prostituto de sucesso mudar de estilo.

Mais sobre a classe dos prostitutos no ponto 10 aqui.

Amador: Nível 5

Aqueles que obtêm menos de metade do seu rendimento através da fotografia são amadores. Isto nada tem a ver com a qualidade da sua fotografia.

São pessoas que adoram criar fotografias. Os bons amadores, de espírito livre, podem transcender os outros níveis e entrar directamente para o nível de artista.

Aqueles que fotografam casamentos e etc. aos fins-de-semana como complemento do seu emprego semanal são ainda assim amadores; apenas cobram pelas suas fotos. E como se pode ler aqui, também eles podem fazer-se pagar bem pelos seus retratos.

Os amadores que pensam que uma câmara melhor irá melhorar as suas fotografias estão em risco de cair para o nível mais baixo dos masturbadores de equipamento. Demasiados amadores têm sido levados a pensar pelos construtores de câmaras de que necessitam de boas câmaras para obterem boas fotografias. Esta linha de pensamento envenena a criação da fotografia enquanto arte.

Os amadores que se perdem na criação de grandes imagens estão no verdadeiro caminho da luz.

Ser-se amador é bom; deste nível pode ascender-se ao nível de artista com relativa facilidade.

Os amadores utilizam quase exclusivamente SLRs Canon.

Fotógrafo de Fim-de-Semana: Nível 4

Neste nível podemos encontrar a minha mãe e a maior parte das pessoas. Estas pessoas querem memórias, ao contrário de fotografias ou câmaras.

Os fotógrafos de fim-de-semana que são artistas gráficos ou pessoas com algum sentido estético fazem frequentemente imagens fantásticas que impressionam toda a gente. Estes fotógrafos de fim-de-semana são artistas e nem se apercebem disso. Geralmente vestem-se melhor que os artistas que pensam que são realmente artistas.

Acredite nisto: é o fotógrafo quem faz uma imagem, não a câmara.

Os fotógrafos de fim-de-semana usam câmaras baratas ou descartáveis, que lhes permitem obter os mesmos excelentes resultados que as Leicas, Nikons, Canons e Contaxes que todos os outros usam.

Profissional: Nível 3

Um fotógrafo profissional é aquela pessoa que ganha a sua vida (100%) através da venda de fotografias.

Os profissionais não criam arte como modo de vida; criam imagens para vender. Têm geralmente alguma familiaridade com as suas ferramentas e conseguem obter imagens decentes, podendo ou não ser capazes de captar a sua imaginação.

É claro que os profissionais podem criar grandes imagens, mas isso só acontece no seu tempo livre.

Os profissionais perdem muito pouco tempo com as preocupações transcendentes acerca de câmaras, excepto quando têm de enviar as que possuem para reparar. Passam a maior parte do tempo à procura de trabalho e a praguejar com os outros fotógrafos que teimam em baixar constantemente os preços.

Os profissionais gastam mais em filme e em contas do laboratórios de revelação por mês que aquilo que gastam em equipamento fotográfico num ano.

Não existem fotógrafos de natureza profissionais. Todos eles têm outros empregos ou põem as suas esposas a suportá-los financeiramente.

Os profissionais utilizam SLRs Nikon, câmaras de médio formato Mamiya e 4x5'' Calumet. Não conseguem comprar o bom e dispendioso equipamento que a maior parte dos amadores sérios utiliza.

A menos que seja cliente de fotografia comercial ou tenha algum destes fotógrafos na sua roda de amigos nunca irá ouvir falar destes profissionais. Aqueles que poderá ter visto em publicidades de câmaras proclamando que utilizam esta ou aquela câmara são apenas modelos.

Os profissionais não têm website e não emitem comunicados técnicos. Os que o fazem são geralmente amadores.

Amador Rico: Nível 2

São amadores que, por terem demasiado dinheiro, compram muito equipamento o qual pode atrofiar a sua liberdade de expressão. São geralmente homens, muitos deles velhos ou reformados.

Os amadores ricos usam Leicas, Contaxes, Alpas, Hasselblads e Linhof 4x5''. Estas são boas câmaras, mas os resultados são os mesmos que os obtidos pelas Zenits, Pentaxes, Bronicas e Tachiharas.

Os amadores ricos mais pobres usam SLRs Nikon ou até mesmo Canon.

Os amadores ricos mais pobres usam SLRs Nikon ou até mesmo Canon.
Ultimamente estes idiotas andam a comprar SLRs digitais concebidas especificamente para o fotojornalismo de jornais como a Canon EOS-1D ou a Nikon D1X, que dão tecnicamente piores resultados que as câmaras de filme usadas pelos fotógrafos de fim-de-semana. Os realmente estúpidos esperaram pelo lançamento da Contax N Digital de $7,000 que é uma câmara menos útil que as SLR digitais da Nikon ou da Canon, e que ainda assim produz imagens mais fracas tecnicamente que uma SLR de filme barata.

Os maus amadores ricos pensam que imagens a preto-e-branco de gente pobre é arte.

Alguns amadores ricos caem facilmente para o nível espiritual do fundo porque preocupam-se demasiado com o equipamento, enquanto outros criam simplesmente grandes obras de arte uma vez que não têm qualquer preocupação com o equipamento pois pensam que têm o que de melhor existe. Estranhamente, poucos amadores ricos produzem trabalhos comuns. Ou são bestiais ou uma porcaria.

Masturbadores de Equipamento: Nível Inferior 1 (equivalente ao "Inferno" da mitologia Cristã)

Estes homens (e todos eles são homens) não têm qualquer interesse em arte ou em fotografia porque não têm alma. Sem alma não conseguem expressar a sua imaginação ou os seus sentimentos, que é a causa das suas fotografias, caso se dêem ao trabalho de fazer uma, serem uma porcaria.

Estes tipos têm a paranóia da análise e nunca chegam a lado algum.

Será que examinar imagens miras de teste ao microscópio tem algo a ver com fotografar uma árvore no crepúsculo? Claro que não. Pior ainda, o tempo perdido em testes é tempo que não se despende na aprendizagem dos aspectos úteis da fotografia e certamente tempo que teria sido melhor dispendido a fotografar na realidade. Teste apenas o suficiente para saber do que o seu equipamento é capaz, e depois prossiga em fotografar de verdade.

Estão única e exclusivamente interessados no equipamento em si. Não se cansam de lhe falar nisso por horas a fio se o permitir, mas logo que lhes peça para ver o seu portfolio a sua eloquência esmorece, ou pensam que está interessado no seu equipamento. Pode ler porque a câmara simplesmente não interessa aqui.

A maior parte parece ter vocação técnica, como engenharia, computadores e ciências. Estas pessoas preocupam-se tanto em quantificar tudo, que lhes é completamente impossível perceber o facto de as câmaras ou as miras de teste nada terem a ver com o espírito de uma imagem. Por se preocuparem tanto em medir o desempenho de uma câmara chamamos-lhes de "Masturbadores de Equipamento".
Infelizmente, muitos deles vêm a KenRockwell.com à procura de informação sobre o desempenho das câmaras.

Muitos deles brincam também com equipamento áudio, computadores ou automóveis. Têm gozo nestes brinquedos tal como nas suas câmaras mas raramente os utilizam para o fim que foram concebidos, se alguma vez os utilizarem.

Os mais novos divertem-se com jogos de vídeo ou navegam na net ou em salas de chat. Os mais velhos registam-se em clubes ou fóruns de "câmaras". (Você devia registar-se em clubes de fotografia, mas nunca em clubes de câmaras ou em quaisquer clubes que quantifiquem a arte, pois a arte é totalmente subjectiva e não pode ser quantificada). Deste modo, estas pessoas nunca criam nada de notável com qualquer que seja o equipamento que utilizem, mas de certo que ficam entusiasmados em ter, comprar ou falar-lhe sobre isso.

O único equipamento que estas pessoas ignoram é o único que realmente interessa: a iluminação.

Uma pessoa com um portfolio decente não é um masturbador de equipamento. Uma pessoa com mais equipamento que um portfolio decente pode ser que o seja. Pessoas que têm websites cheios de artigos técnicos mas poucas e pouco interessantes fotografias muito provavelmente é-o.

Sob nenhuma circunstância estabeleça contacto com estas pessoas, fale com elas, leia os seus websites nem muito menos lhes peça conselhos sobre fotografia. Para os inocentes e incautos estas pessoas podem-lhes parecer fontes de conhecimento, no entanto são pessoas doentes, sem vida própria que adorariam arrastar-vos para os seus Infernos pessoais e envolver-vos o espírito numa espiral de preocupações sobre o contraste das vossas lentes. Comece a se preocupar com isto e passará a fotografar apenas paredes de tijolo e miras de teste.

Estas pessoas são fáceis de identificar. Se leu até este ponto provavelmente já viu os seus websites. Têm sempre montanhas de informação sobre equipamento, mas muito poucas fotografias. Tenha cuidado com a informação contida num website que não esteja carregado de fotografias que admire.

Outras pessoas têm outras designações para estas pessoas. Este artigo aqui mostra--os sob outra perspectiva.

Tive que retirar a maior parte das fotos de equipamento do meu site porque estas pessoas passavam mais tempo a olhar para o meu equipamento do que para a minha arte! A largura de banda que pago estava a ser consumida por estes idiotas que preferem ficar a olhar para as minhas lentes, ao contrário de verem as fotografias na minha galeria, que é a razão de ser deste site. É por isso que todas as páginas estúpidas como esta estão a amarelo, para que os seus olhos doam demasiado para que percam demasiado tempo com as porcas e os parafusos.

A maior parte das pessoas que me fazem perder tempo com e-mails cheios de questões técnicas e sobre equipamento infelizmente pensam que este site pertence a esta última categoria estúpida. Qualquer pessoa que se preocupe de verdade com o nível que ocupa, pertence a esta última. Muitas destas pessoas passam a vida na Internet, e horas de excitação com a sua "contribuição" para websites técnicos e salas de chat sobre fotografia como Photo.net, www.dpreview.com e photocritique.net ao invés de fazerem fotos. Os tipos aqui não são maus de todo, e a maior parte deste grupo Leica são apenas coleccionadores de equipamento.

http://www.kenrockwell.com/tech/7pt.htm
Pedro Ernesto Guerra Azevedo
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Resposta #86 Online: 18 de Outubro de 2007, 16:11:53
Hehehe,

Ja tinha lido esse artigo. Tem um outro muito bom tambem sobre a sindrome da bala de prata. Vou ver se eu acho...

Nesse artigo eles esqueceram de ilustrar que quem esta no nivel mais inferior eh castigado com um dragao que arranha o individuo com suas garras afiadas e devora a cabeca, num tempo infinito...  ;D
http://www.flickr.com/photos/padu_merloti/ http://padu.merlotti.com <br />Sony Alpha 100, Minolta Maxxum 7, Toyo4x5  View Camera, Calumet 4x5 View Camera, 1942 US Navy 4x5 Combat Camera, Voighlander Bessa R, Canon Powershot SD800, Minolta Maxxum 7000 (aposentada), Zenit 12XP (aposentada)<br />San Diego, California


padu

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Marcel MM

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Resposta #88 Online: 22 de Outubro de 2007, 07:23:17
Boa Ivan, gostei do estilo "Deus" de escrever ;D
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Ivan de Almeida

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Resposta #89 Online: 22 de Outubro de 2007, 08:31:53
Boa Ivan, gostei do estilo "Deus" de escrever ;D
"Estilo Deus" está ótimo! Marcelo; é a virtude do humor. Diz tudo em três palavras.
 :) :) :)