Padu; Deixa eu ver se acrescento soluções ou confusões ao caldeirão.
Em primeiro lugar, temos de separar Pintura, uma das artes, sua história, sua tradição e seus problemas da pintura que é feita para decoração ou atendimento a necessidades de consumo.
Embora a Pintura tenha começado com retratos, há muito tempo a Pintura não problematiza mais isso, ou melhor, quando o faz faz criando uma nova dimensão para eles, como o Andy Wharwol e seus retratos da Marilyn.
Retratos como os descritos por você têm outra função, não a de fazer arte mas de atender a uma demanda por produtos exclusivos. É preciso entender que essa demanda, que eu chamaria de "produtos de posicionamento social", existe, e não é racional no sentido que sua racionalidade é apenas posicionamento, não utilidade nem arte.
Tais produtos são de estética conservadora, pois a estética conservadora é aquela assimilada pelo público pouco afeito à arte, e assim é realista, hiper-realista, e teria seu apogeu na fotografia caso esta permitisse o posicionamento. Há fotografias posicionadoras, mas essas já não são tão conservadoras e são destinadas a um público avançado.
Quem é o autor? Essa é a grande pergunta do Século XXI. Caso a fotografia seja encomedada pelo pintor, o produto em sua inteireza é dele, e o fotógrafo apenas uma mão de obra especializada.
Isso difere bastante da fotografia de arquitetura. Fotografia de Arquitetura e arquitetura são duas artes em relacionamento, cada qual com sua autonomia, contudo a fotografia de arquitetura legítima serve à arquitetura, isto é, sua finalidade é mostrar e demonstrar as formas e o espaço arquitetônico. Ela não é redutível à arquitetura, tem dimensão autoral própria, mas sua função é transmitir a idéia arquitetônica valendo-se dos meios fotográficos. Veja que distingo Fotografia Arquitetônica (sou arquiteto) de fotografias de arquitetura, essas mais livres e criações fotográficas sem sentido relacional com a obra, somente a usando como tema. No caso da Fotografia de Arquitetura, o autor da arquitetura é o arquiteto, e o autor das fotos o fotógrafo, havendo tão somente um relacionamento de uma com a outra porque uma é o motivo da outra.