Autor Tópico: Scanner de Negativos e impressora pra fotos  (Lida 5672 vezes)

StreetShot

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 49
  • Sexo: Masculino
    • André Simões fotografia
Online: 16 de Outubro de 2007, 11:49:42
Olá pessoal do fórum!

Estou querendo adquirir um scanner para negativos e estou na dúvida pelo seguinte; Ainda não tenho studio e nem estou revelando fotos profissionalmente, apenas queria um equipamento pra começar a aprender mas que não deixasse muito a desejar na qualidade, ou seja, que ficasse num meio termo entre algo caseiro e um trabalho mais profissional. Já ví scanners de 2.000 a 9.000 e não sei realmente o que muda de um pro outro.

Mesmo caso da impressora. Tenho visto vários modelos mas não queria uma impresora "home". Quero fazer impressão de fotos nos tamanhos padrões de ampliação e que tenham aspecto de fotos ampliadas em studio, de qualidade aceitável.

Se alguém conhece ou lida com esses equipamentos, por favor, me dêem uma luz, ok?

Muito obrigado e um grande abraço a todos!

André.
 
- ALS - Campinas -

>> Nikon D300s / Sigma 70-300mm / Nikkor 70-300mm / Nikkor 18-55mm / SB-800 / Nikkor 28mm f2.8 <<


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 16 de Outubro de 2007, 11:58:13
Não se amplia fotos em estúdio. Isso é feito em laboratório.

Aconselho pesquisar muito sobre cada equipamento e "ir a campo".
Conhecer locais onde tem o equipamento que você quer funcionando.

Para ter um resultado de qualidade é preciso um investimento alto e não sei se tem mercado de para impressão inkjet ou sublimação para os tamanhos padrões.

Mercado de inkjet são ampliações grandes(>40x60), acima do que se pode fazer na maioria dos minilabs.
E uma inkjet capaz de fazer esse trabalho tem um preço alto.

Sobre os scaners, tem bons modelos da Nikon Coolscan.

Para os tamanhos padrões com qualidade semelhante ao laboratório somente com laboratorio mesmo.
São Paulo - SP


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #2 Online: 16 de Outubro de 2007, 12:10:41
Se vc quer scanear com economia e bom custo/benefício, pega um HP 4050... sai por menos de R$700 e funciona bem. Agora se quer qualidade mesmo, coolscan na cabeça, mas prepara o bolso.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #3 Online: 16 de Outubro de 2007, 12:24:07
Se você tiver sorte, pode ter um laboratório perto da sua casa que faça digitalizações com boa qualidade. Já vi gente daqui do fórum com boas digitalizações de minilab. Os preços (da revelação do negativo + digitalização) giram em torno de 10 a 20 reais.

No entanto, tem muito laboratório ruim em que os operadores não sabem nada, então tem que garimpar. Vale a experiência antes de comprar um scanner. Eu tenho um Nikon Coolscan V, paguei o preço de uma DSLR intermediária, mas valeu a pena. Esse HP G4050 parece ótimo para brincar e postar imagens na web, mas, para algo mais sério como ampliações grandes, você vai ter que gastar de 1500,00 para cima. A vantagem do scanner dedicado é a qualidade, mas em contrapartida, não digitaliza médio e grande formatos nem APS (os Coolscan V e 5000 digitalizam APS com adaptador opcional). Para máxima versatilidade de formatos com uma perda menor de qualidade em relação ao scanner dedicado, tem o Epson Perfection 4990, mas o preço é salgado (mais de R$2000,00).

Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


StreetShot

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 49
  • Sexo: Masculino
    • André Simões fotografia
Resposta #4 Online: 16 de Outubro de 2007, 12:42:13

No entanto, tem muito laboratório ruim em que os operadores não sabem nada, então tem que garimpar. Vale a experiência antes de comprar um scanner. R$2000,00).


Pois é Francisco, eu quero começar de um ponto. O objetivo final é exatamente oferecer um serviço de scaneamento de qualidade num futuro próximo, mas não vou gastar milhares de Reais de cara, sou ainda leigo no assunto apesar de já fotografar a muito tempo, mas sempre usei digitais, agora quero fotografar com filme PB e coloridas noturnas, por isso o scanner, mas com os olhos voltados a prestação deste serviço futuramente. Alguém que um bom fotógrafo possa confiar, sacou? Essa é a meta.

Abraços!
« Última modificação: 16 de Outubro de 2007, 12:44:47 por StreetShot »
- ALS - Campinas -

>> Nikon D300s / Sigma 70-300mm / Nikkor 70-300mm / Nikkor 18-55mm / SB-800 / Nikkor 28mm f2.8 <<


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #5 Online: 16 de Outubro de 2007, 12:59:41

No entanto, tem muito laboratório ruim em que os operadores não sabem nada, então tem que garimpar. Vale a experiência antes de comprar um scanner. R$2000,00).


Pois é Francisco, eu quero começar de um ponto. O objetivo final é exatamente oferecer um serviço de scaneamento de qualidade num futuro próximo, mas não vou gastar milhares de Reais de cara, sou ainda leigo no assunto apesar de já fotografar a muito tempo, mas sempre usei digitais, agora quero fotografar com filme PB e coloridas noturnas, por isso o scanner, mas com os olhos voltados a prestação deste serviço futuramente. Alguém que um bom fotógrafo possa confiar, sacou? Essa é a meta.

Abraços!

Se o objetivo é prestar serviço para fotógrafos, pode colocar a mão no bolso. Nenhum fotógrafo va imandar serviço para vc se o scaner for meia-boca..... tem que ser coia boa mesmo.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


ClaudioH

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 143
Resposta #6 Online: 16 de Outubro de 2007, 13:07:50
Tem um CanoScan FS4000 usado à venda por R$ 950, não me lembro se aqui ou no fotografia Brasil. Não sei o estado, mas está pouco mais que o G4050. Dá uma pesquisada.

Agora impressora boa, acho que sai muito mais caro que o scanner.

[]'s


StreetShot

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 49
  • Sexo: Masculino
    • André Simões fotografia
Resposta #7 Online: 16 de Outubro de 2007, 13:43:20

Se o objetivo é prestar serviço para fotógrafos, pode colocar a mão no bolso. Nenhum fotógrafo va imandar serviço para vc se o scaner for meia-boca..... tem que ser coia boa mesmo.

Concordo plenamente. É claro que um resultado profissional demanda investimento alto, coisa que não vou fazer de cara. Nem adianta eu partir pra isso agora, nem oferecer esse serviço agora também. Quero aprender antes, e quando estiver com a bagagem necessária e um equipamento a altura, aí sim, coloco a cara no mercado, mas com segurança de estar fazendo um serviço de primeira.
« Última modificação: 16 de Outubro de 2007, 13:45:43 por StreetShot »
- ALS - Campinas -

>> Nikon D300s / Sigma 70-300mm / Nikkor 70-300mm / Nikkor 18-55mm / SB-800 / Nikkor 28mm f2.8 <<


padu

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 444
  • Sexo: Masculino
  • I have ten fingers
    • Padu Casual Photography
Resposta #8 Online: 16 de Outubro de 2007, 14:05:26
Eu pesquisei scanners faz um tempinho e descobri que a epson V700 eh a que oferece mais qualidade e flexibilidade com o menor custo. Estou muito satisfeito com ela.
http://www.flickr.com/photos/padu_merloti/ http://padu.merlotti.com <br />Sony Alpha 100, Minolta Maxxum 7, Toyo4x5  View Camera, Calumet 4x5 View Camera, 1942 US Navy 4x5 Combat Camera, Voighlander Bessa R, Canon Powershot SD800, Minolta Maxxum 7000 (aposentada), Zenit 12XP (aposentada)<br />San Diego, California


StreetShot

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 49
  • Sexo: Masculino
    • André Simões fotografia
Resposta #9 Online: 16 de Outubro de 2007, 14:45:13
Eu pesquisei scanners faz um tempinho e descobri que a epson V700 eh a que oferece mais qualidade e flexibilidade com o menor custo. Estou muito satisfeito com ela.

Achei muito interessante esse scanner. Realmente o preço tá bem legal e a flexibilidade dele é um ponto bem favorável. Vc tem algumas fotos que possa me mandar pra eu dar uma olhada? Se tiver PB seria ótimo tb.

Abraços!
- ALS - Campinas -

>> Nikon D300s / Sigma 70-300mm / Nikkor 70-300mm / Nikkor 18-55mm / SB-800 / Nikkor 28mm f2.8 <<


padu

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 444
  • Sexo: Masculino
  • I have ten fingers
    • Padu Casual Photography
Resposta #10 Online: 16 de Outubro de 2007, 15:42:22
Eu pesquisei scanners faz um tempinho e descobri que a epson V700 eh a que oferece mais qualidade e flexibilidade com o menor custo. Estou muito satisfeito com ela.

Achei muito interessante esse scanner. Realmente o preço tá bem legal e a flexibilidade dele é um ponto bem favorável. Vc tem algumas fotos que possa me mandar pra eu dar uma olhada? Se tiver PB seria ótimo tb.

Abraços!

http://padu.smugmug.com/gallery/2926815

Essas sao algumas fotos que eu escaneei com alguns scanners diferentes para testar antes de comprar, v700 inclusive.

Eu tambem comprei um kit para wet scan que eu uso quando eu quero uma digitalizacao de alta qualidade, eh incrivel como aumenta a resolucao e diminui o grao.
http://www.flickr.com/photos/padu_merloti/ http://padu.merlotti.com <br />Sony Alpha 100, Minolta Maxxum 7, Toyo4x5  View Camera, Calumet 4x5 View Camera, 1942 US Navy 4x5 Combat Camera, Voighlander Bessa R, Canon Powershot SD800, Minolta Maxxum 7000 (aposentada), Zenit 12XP (aposentada)<br />San Diego, California


ClaudioH

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 143
Resposta #11 Online: 16 de Outubro de 2007, 16:25:29
Eu pesquisei scanners faz um tempinho e descobri que a epson V700 eh a que oferece mais qualidade e flexibilidade com o menor custo. Estou muito satisfeito com ela.

Achei muito interessante esse scanner. Realmente o preço tá bem legal e a flexibilidade dele é um ponto bem favorável. Vc tem algumas fotos que possa me mandar pra eu dar uma olhada? Se tiver PB seria ótimo tb.

Abraços!

O Epson V700 não é vendido no Brasil. Pra comprá-lo, só trazendo de fora. E o frete dele sai caro, pois é bem pesado (mais que os de filme). Na BH, O V700 sai por US$ 520 e o Nikon Coolscan V por US$ 550. Só que o Brazil Special pro Epson é um absurdo : US$ 833 !!!! Pro Padu, que salvo engano fotografa em MF/GF, o V700 se justifica. Mas se você só for digitalizar 35mm, acho que o Nikon é mais vantajoso.

[]'s


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #12 Online: 16 de Outubro de 2007, 16:47:59
Complementando, se você quiser oferecer serviços de digitalização de filme 35mm, não recomendo o Coolscan V, pois ele só escaneia tiras de duas a seis poses. Para escanear o rolo inteiro, você vai precisar do Coolscan 5000 e do adaptador de rolo (só é disponível para o 5000).

O Coolscan 5000 escaneia cerca de 2x mais rápido que o Coolscan V com o Digital ICE desligado. Na prática, no entanto, você vai querer usar o Digital ICE ligado sempre e o ganho no tempo de digitalização sobre o V deve ficar em torno de uns 30%. O adaptador para rolos de 36 poses custa quase o preço do Coolscan V, então a brincadeira toda custa uns $1400,00 lá nos EUA. Ainda assim, é a alternativa mais barata de digitalização comercial de rolos de 36 poses.

Se tempo não for problema e você quiser ficar com o Coolscan V ou um de mesa, ainda tem o problema que você sempre vai ter que cortar as tiras de negativo, coisa que nem sempre o cliente vai querer.
« Última modificação: 16 de Outubro de 2007, 16:49:51 por Francisco »
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


padu

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 444
  • Sexo: Masculino
  • I have ten fingers
    • Padu Casual Photography
Resposta #13 Online: 16 de Outubro de 2007, 17:02:19
O Epson V700 não é vendido no Brasil. Pra comprá-lo, só trazendo de fora. E o frete dele sai caro, pois é bem pesado (mais que os de filme). Na BH, O V700 sai por US$ 520 e o Nikon Coolscan V por US$ 550. Só que o Brazil Special pro Epson é um absurdo : US$ 833 !!!! Pro Padu, que salvo engano fotografa em MF/GF, o V700 se justifica. Mas se você só for digitalizar 35mm, acho que o Nikon é mais vantajoso.

[]'s

Ai pode complicar mesmo.

Escanear grande formato foi a principal razao de ter comprado a v700. Eu nao gostei da G4050, mas gostei da canon 8600F (ou algo do genero). O unico problema eh que a parte de cima do scanner nao conseguia iluminar um 4x5 inteiro, mas para 35mm e ate medio formato, eu compraria a 8600F (mais ou menos a mesma faixa de preco da G4050).

http://www.flickr.com/photos/padu_merloti/ http://padu.merlotti.com <br />Sony Alpha 100, Minolta Maxxum 7, Toyo4x5  View Camera, Calumet 4x5 View Camera, 1942 US Navy 4x5 Combat Camera, Voighlander Bessa R, Canon Powershot SD800, Minolta Maxxum 7000 (aposentada), Zenit 12XP (aposentada)<br />San Diego, California


BACAMARTE

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 430
Resposta #14 Online: 16 de Outubro de 2007, 17:19:46
Como o Francisco, também tenho o Nikon Coolscan V ED, e sou muito feliz com ele. O escaneamento é muito bom, rico em detalhes. Agora, é caro. Veja os preços na Consigo e na World Wide Imports, como também na BHPhoto.

Francisco: eu comprei na BHPhoto o adaptador para APS, e é ótimo. Escaneia todas as fotos do rolinho. ~Então, não existe, para o Nikon Coolscan V ED um adaptador para o rolo inteiro? Puxa, que pena! Eu já estava pensando em comprar, pois é um pé no saco escanear de 6 em 6.  ::)