Autor Tópico: A FRAUDE DO SÉCULO...  (Lida 16279 vezes)

Reninha

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
Online: 16 de Outubro de 2007, 19:56:29
O Homem realmente foi à lua ?

Eu acho que não...

http://www.afraudedoseculo.com.br/

Sei que ficará cansativo ler toda a explanação, mas  VEJAM as fotos  que aparecem no site que se abrirá, e o que já era comentado há muito tempo; ... mas como se trata da "matriz"...  ;D  cadê peito prá encarar?  ::)
Achei muito interessante, principalmente o JOGO DOS 7 ERROS (na foto), que, depois, viraram 8 erros.


Se já tiver sido abordado este assunto aqui no Fórum, peço a algum moderador que o remova, mas me diga quando foi abordado para eu poder ler os comentários feitos à época.
Agradeço muito.

Reninha
« Última modificação: 16 de Outubro de 2007, 22:18:36 por jesieltrevisan »
Reninha-RJ


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #1 Online: 16 de Outubro de 2007, 22:16:52
Tranquilo, eu acho que não existe tópido disto não... pelo menos, eu não me lembro.

Já tinha visto o website a muito tempo atráz.

Não tenho muito conhecimento para discutir o assunto em detalhes, mas creio que a tal viajem realmente ocorreu.

As fotos concerteza são sinistras.

Bom, o bixo homem é capaz de tudo por dinheiro e poder...
« Última modificação: 16 de Outubro de 2007, 22:21:48 por jesieltrevisan »
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #2 Online: 16 de Outubro de 2007, 23:08:35
Para mim é simples.
O cenário: Auge da guerra fria.... Os Russos lançaram o Sputnik e lideravam a corrida espacial com o primeiro astronauta em órbita. Os EUA precisavam fazer algo, para marketing mesmo. A viagem à lua mostrada para mim é fraude. Simplesmente porque se a URSS chegasse antes na lua do que os EUA o capitalismo estaria ameaçado ( segundo o pensamento dos americanos ). Portanto fizeram todo esse estardalhaço. Obviamente depois chegaram de verdade na lua, mas essa primeira vez não foi lua coisa nenhuma.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #3 Online: 16 de Outubro de 2007, 23:12:29
Para mim é simples.
O cenário: Auge da guerra fria.... Os Russos lançaram o Sputnik e lideravam a corrida espacial com o primeiro astronauta em órbita. Os EUA precisavam fazer algo, para marketing mesmo. A viagem à lua mostrada para mim é fraude. Simplesmente porque se a URSS chegasse antes na lua do que os EUA o capitalismo estaria ameaçado ( segundo o pensamento dos americanos ). Portanto fizeram todo esse estardalhaço. Obviamente depois chegaram de verdade na lua, mas essa primeira vez não foi lua coisa nenhuma.

Sim,
Eu não me expressei bem, mas sigo sua mesma linha de raciocíneo.
Pergunta, será que um dia os USA irão desmentir estas fotos ? Iria ficar muito feio...
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #4 Online: 17 de Outubro de 2007, 03:18:44
Na verdade esses sites de teoria da conspiração é que são as fraudes do século rs... Na verdade sequer a fraude do século, porque os argumentos são tão ridículos e tão desprovidos de conhecimentos que mal dá para levar a sério.
Vamos discutir um a um...
Primeiro que as fotos não apresentam nenhuma aberração nas sombras, isso se chama perspectiva que no caso em questão é gerada pela sombra de uma uma fonte pontual quando se transforma uma figura tridimencional em uma bidimencional, neste caso todas as sombras irão converter para o ponto de fuga das perspectivas, ou seja, é impossível que sejam paralelas, este fenômeno ocorre em toda fotografia e é mais perceptível com grandes distâncias e sistemas baseados em médio formato (como os que foram levados para a lua)... Acho incrível que alguém que nunca ouviu falar de perspectivas venha discutir autenticidade de fotografias rs... Chega a ser ridículo.... Seria muito bizarro se as sombras não apontassem para os pontos de fuga da perspectiva, ai sim as coisas estariam estranhas, mas como elas todas apontam para os pontos de fuga, então estão perfeitas, só esse comentário que usam para defender a teoria já é o suficiente para dar boas gargalhadas e demonstrar que o autor não sabe absolutamente nada sobre o que está falando rs... Isso para não comentar que algumas fotos são panorâmicas, o que obviamente dará diferenças pequenas nas sombras, porque panorâmicas são montadas a partir de mais de uma foto.
Segundo ponto da análise é relativo ao tamanho que a terra aparece... Este tamanho depende da relação de distâncias entre a câmera e o primeiro plano e o primeiro plano e os demais planos, também é perspectiva básica, se a câmera está mais próxima da lua a terra parecerá menor do que se a câmera estiver mais distante da lua e assim por diante, no caso, a primeira foto tem por referência a lua ainda distante da câmera, com a terra ao fundo, na segunda o referencial de foco é o módulo lunar, ainda muito próximo, o que faz com que tanto a superfície lunar como a terra apresentem uma perspectiva menor, qualquer um que já tenha usado lentes em distâncias diferentes já deve ter reparado nisso, novamente a afirmação é completamente ridícula e demonstra TOTAL falta de conhecimento sobre o tema.
Neste ponto já podemos concluir que o autor do texto é um completo analfabeto em fotografia e física.
Ele mostra novamente o mesmo erro de interpretação da perspectiva com o astronauta e a sombra, afirmando que deveriam ser paralelas.
O efeito que ele alega ser iluminação artificial é um flare clássico rs, oriundo de reflexos internos na lente e ocorrem tanto na terra como na lua, na verdade essas lentes antigas que foram usadas na viagem à Lua são das boas para apresentar flare rs... Até um novato em fotografia já deve ter vivenciado problemas similares.
Outra questão... Onde os caras viram penumbra nessas fotos? Estão todas as sombras absurdamente duras (como seria de se esperar), queria saber onde viram isso?
A bandeira tremulando é outro comentário ridículo, ventos solares podem arrastar uma espaçonave no vácuo a 1/10 da velocidade da luz, imagine o que não faz com uma bandeira no vácuo sem a proteção de um campo magnético e uma atmosfera, isso para não entrar no mérito da força elástica e da inércia rs...
Pegada precisa de umidade? De onde esse cara tira essas coisas? Existem milhares de elementos que podem agregar sem umidade, talco por exemplo, pode formar belas marcas, registrar até impressões digitais, mesmo estando perfeitamente seco... Na verdade qualquer grupo de elementos finos pode se agregar por simples atrito, ainda mais com uma gravidade tão fraca. Cada uma rs...
Quanto ao pouso, o módulo não era potente e nem precisava ser nem durante o pouso e nem mesmo durante a decolagem, a gravidade da lua é muito pequena e não existe atmosfera para criar atrito, então tudo no processo de pouso era muito delicado e requeria pouca força, por isso o módulo não precisava ser forte (nem aerodinâmico, porque não tem atmosfera) e nem carregar muito combustível, porque mesmo a força para atigir o escape não é tão grande saindo da lua.
A comparação com o da Apolo 17 também é ridícula, as naves pousaram em pontos distintos (solos diferentes), além disso não se sabe a velocidade com que cada uma chegou ao solo, uma pode ter atingido o solo bem mais rapidamente do que a outra, na verdade qualquer um que já andou de avião sabe que nenhum pouso é igual ainda mais quando não se sabe nem se o solo é igual rs, mais uma vez o autor demonstra completa falta de conhecimento sobre o tema que está se propondo a discutir...
Os filmes usados eram filmes especiais de alta resolução e as câmeras eram protegidas por uma carapaça modificada e adaptada para uso externo às naves espaciais, era o mesmo mecanismo, mas com uma caixa de revestimento que se assemelhava às nossas caixas estanques (em termos conceituais), isso mantinha a integridade do aparelho e do filme, mas isso é tão óbvio... Basta olhar as fotos e o modelo da câmera que pode ser percebido o envoltório BEEEMMM diferente dos das câmeras usadas dentro da nave, inclusive as adaptações para que os astronautas pudessem segurar a câmera rs.
Agora o que acho mais divertido é o negócio do delay, primeiro que existe o delay de quase 20 segundos nas conversas da NASA, quem viu o pouso pela TV vivenciou este delay ao vivo, rs ele nem se preocupou em pesquisar rs, segundo que não importa a tecnologia, como ele disse, o delay é limitado pela velocidade da luz, seja em 1920 ou agora o tempo de espera seria o mesmo, porque ainda usamos ondas de rádio para conversar, acho que ele não foi nas aulas de física do colegial rs...
quanto à radiação (que eles não conheciam bem na época) e mesmo com toda a proteção os astronautas sofriam seus efeitos, vendo luzes que não existiam e coisas assim, existem os relatos no próprio site da NASA e das pesquisas médicas que foram feitas posteriormente a partir dos dados coletados com os astronautas, inclusive este é um dos fatores que mais preocupam para a viagem à Marte, pois as proteções usadas na viagem à Lua não seriam suficientes para os quase 2 anos de duração da viagem a Marte, por isso eles estão trabalhando em outros materiais que possibilitem evitar que a radiação atinja os astronautas. Outra questão referente à viagem a marte é a do Módulo, Marte tem uma gravidade bem maior que a Lua, o que exigiria uma enorme energia para o pouso controlado e para o escape, o pior é que aquela droga de planeta tem ar rarefeito o que ainda prejudica a idéia do pouso controlado por para quedas, a gente só não foi a Marte até hoje porque o custo para resolver estes dois problemas é relativamente alto e ainda não vale a pena o empenho financeiro na viagem depois que a corrida da guerra fria acabou. :(
Bom a temperatura não precisa nem dizer que as roupas suportavam, mesmo porque a tecnologia das roupas espacial mudou pouco em relação à aquela época, na verdade mudaram mais em termos de redução do peso e ergonomia, e as variações de temperatura da lua são exatamente as mesmas do vácuo do espaço que tanto conhecemos das viagens espaciais atuais. Alguém divida que mandamos naves com pessoas para a ISS?
A pressão é fácil de lidar no espaço, a diferença entre o vácuo do espaço e nossa atmosfera é de 1 atm, quero ver é você mergulhar 600m de profundidade no mar, em termos de pressão e proteção da nave e dos astronautas contra micro meteoritos é super tranquila, kavlar e um escudo de dupla camada, que é o mesmo usado até hoje, em termos térmicos mais ainda, refletores de ouro e forte isolamento térmico que mantém a temperatura de fora e também a temperatura do interior da roupa (tecnologia similar a uma moderníssima garrafa térmica espelhada)... rs...

Bom nem vale a pena perder muito tempo nisso, porque é ridículo, nossa tecnologia sobrava na época para ir a Lua, e o dinheiro (que é o maior problema) era bastante disponível para esse tipo de ação, exatamente pela Guerra Fria.
Se os EUA fizessem uma fraude como esta a URSS ficaria sabendo bem rapidamente, neste caso ela certamente seria a primeira a divulgar a fraude para desmoralizar os EUA e faria isso em questão de horas, mesmo porque uma das coisas feitas pela missão Apollo foi a instalação de refletores para medir a distância entre a Terra e a Lua com precisão e estes espelhos são usados até hoje por diversos institutos de pesquisa pelo mundo, inclusive os Russos, sem contar que os técnicos da URSS certamente notariam possíveis incoerências nas viagens, bem mais rapidamente e com bem mais competência do que alguém que nunca ouviu falar em perspectivas. rs.
Naquela época os soviéticos também monitoravam as comunicações de rádio (inclusive da missão Apollo). Ou seja, é uma colocação mais infundada do que a outra e são fundamentadas em uma necessidade de superação da guerra fria, que na verdade seria o ambiente menos propício para uma fraude do tipo, porque a união soviética espionava em tempo integral e era tão capaz tecnicamente quanto os EUA.
Se o homem foi para a Lua? Claro que foi e foi na Apollo 11 mesmo, foram necessárias 10 naves para chegar ao resultado na 11, não foi um MKT simples como muitos acham, foi um processo caro e difícil... Após 10 lançamentos e vários fracassos anteriores, não foi fácil ir para a Lua, Pessoas morreram em acidentes, houve muita espionagem, foi um processo demorado e na época os investimentos foram muito altos, muito mais altos do que todo o custo do projeto espacial atual. A ida a Lua teve um custo social muito grande, um custo de vidas ainda maior e um custo intelectual enorme (porque muitas mentes brilhantes foram concentradas neste esforço que não gerou grandes resultados para a espécie humana). Chega a ser injusto contextar um sucesso que os americanos atingiram após um custo social tão elevado, assim como os sucessos dos soviéticos na mesma época (que tiveram um custo social muito maior, mas renderam resultados mais interessantes).

PS: Nossa que esse chroma Key de 1969 era bom heim??? Até hoje o cinema não conseguiu fazer um igual rs, o cara não acredita que nossa tecnologia espacial (que os russos ainda usam a mesma desde 1960) seja capaz de ir a Lua, mas acredita que os efeitos especiais de 1969 estavam anos à frente dos nossos atuais PQP rs..... :)
« Última modificação: 21 de Julho de 2009, 10:11:15 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


MateusZF

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.416
  • Sexo: Masculino
  • Você vê o mundo com a sua lente interior.
Resposta #5 Online: 17 de Outubro de 2007, 05:03:17
Difícil mesmo acreditar que conseguiram mandar algém na lua, usando a mesma tecnologia usada hoje em calculadoras.
Mas a prova tá aí.

É a mesma coisa acreditar que o Bin Ladem atacou em 11 de setembro!!!
« Última modificação: 17 de Outubro de 2007, 05:06:28 por MateusZF »
Minha máquina fotográfica e prolongamento natural do meu braço.
Foto é algo que depende de uma certa visão... De quem fotografa, de quem vê e de quem interpreta...

www.ribeiraopreto.sp.gov.br
http://www.meadiciona.com/mateuszf


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 17 de Outubro de 2007, 08:04:32
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


MateusZF

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.416
  • Sexo: Masculino
  • Você vê o mundo com a sua lente interior.
Resposta #7 Online: 17 de Outubro de 2007, 11:31:02
Verdade, aí o Americano vai dizer que pousou em Marte.
 ;D ;D ;D
Minha máquina fotográfica e prolongamento natural do meu braço.
Foto é algo que depende de uma certa visão... De quem fotografa, de quem vê e de quem interpreta...

www.ribeiraopreto.sp.gov.br
http://www.meadiciona.com/mateuszf


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #8 Online: 17 de Outubro de 2007, 12:08:55
Gente mandar uma pessoa a Lua é fácil, só precisa de empenho em $$$, o que na época da guerra fria abundava para projetos do tipo, a tecnologia necessária para mandar um homem a Lua já existe desde o século XVIII só precisava ser refinada. Um foguete como o da missão apollo não é nada além de um foguete, tecnologia que obviamente dominavam muito bem em 1969, mesmo porque os alemães já usavam foguetes balísticos muito precisos em 1943 para atacar os ingleses, uma capsula de aço revestido por cortiça (legal que essa tecnologia primitiva é usada até hoje nas naves russas e se mostra mais eficiente e segura do que as placas de cerâmica usadas pela NASA) e para navegação dois giroscópios (que era a base dos sistemas da Apollo e são usados até hoje, sendo a base da navegação da estação espacial internacional), todas essas tecnologias já estavam disponíveis no século XVIII, só precisaram ser devenvolvidas no decorrer dos anos para aumentar a precisão e serem direcionadas para a missão Apollo, na época, o maior risco da missão Apollo envolvia o pioneirismo do uso das tecnologias com esse fim. Já naquela época eles contavam com dispositivos de navegação muito eficientes, e com estes dispositivos realmente basta uma calculadora e saber o que digitar para navegar. Os primeiros navegadores usavam tecnologias similares e não tinham nem as calculadoras rs, mas de qualquer forma a Apolo tinha computadores de bordo e de navegação, específicos para controlar o foguete... O computador só torna mais fácil a gestão disso, porque faz as contas para o astronauta, mas não é tão difícil calcular esses itens.
A ISS ficou sem computadores por 4 dias sendo tocada no braço e ainda está lá no espaço :).
O Homem ir a Lua não é muito mais difícil do que mandar um homem ou um satélite ao espaço, na verdade a maior questão é a carga extra proporcionada pelos aparatos de sobrevivência, mas é importante lembrar que a missão Apollo nasceu de uma missão anterior que fez diversos lançamentos com animais para verificar a condição disso. Muitos acham que foi um trabalho rápido, na verdade foi um trabalho muito demorado, que vinha desde antes da guerra e que recebeu um belo impulso no pós-guerra com a guerra fria, que viabilizou dezenas de lançamentos, mesmo que estúpidos.
Veja que o projeto Chines pretende demorar apenas 20 anos entre o envio de um homem ao espaço e a ida a Lua, até menos do que os americanos e com uma quantidade de dinheiro absurdamente menor, hoje teríamos um pouco mais de precisão, mas nada além disso, nas naves russas da década de 60 que estão em operação até hoje demonstram que a tecnologia da época era muito precisa e segura. Alguém aqui duvida que os russos mandam astronautas ao espaço hoje??? Bom é só lembrar que as naves deles são da década de 60 e não só navegam no espaço como fazem acoplamentos da ordem de décimos de mm, ou seja, em 1960 SOBRAVA tecnologia para uma viagem à Lua rs...
A perda de interesse pela Lua era meio que óbvia, toda a busca era por dominar e se apropriar dela antes do concorrente, mas pouco depois de o homem pisar na Lua foi feito aquele belo acordo internacional onde o espaço não teria dono, independente de quem cheguasse primeiro, o que jundo com a crise americana dos anos 70 levou ao corte de verbas e o cancelamento prematuro do projeto Apollo.
Lembrem-se, em termos de suporte à vida é mais difícil mergulhar em um submarino a 150m de profundidade do que mandar um foguete ao espaço e os alemães já faziam isso na década de 30. ;)
A tecnologia da época era muito avançada, só não tinham os aparelhos dando acesso à população como temos hoje, mas muitos deles são fruto exatamente desse investimento militar para esse tipo de missão. :)

MAtheus, pisar em marte já está planejado a bem mais tempo do que a chegada dos chineses ao espaço... :) Na verdade a missão só vem sendo atrasada, mesmo porque vai ser monitorada por todos os governos do mundo assim como foi a ida do homem a Lua, onde até mesmo radio amadores conseguiam captar as conversas entre o centro de controle e a nave. :)
E na boa, se rolar concorrência e as verbas forem aumentadas é bem provavel que haja uma nova corrida para isso, só lembrando que voltar à Lua é fundamental para ir a Marte com a tecnologia atual, então os americanos provavelmente terão que dar um pulo na Lua para poder fazer esta viagem. :)
« Última modificação: 18 de Outubro de 2007, 01:35:40 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Sandro Amaral

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.078
  • Sexo: Masculino
  • Pedi e dar-se-vos-á...Mt 7:7
Resposta #9 Online: 17 de Outubro de 2007, 14:49:49
Depois desta aula Léo, a mim, nada mais resta a ser discutido!! ;)
SANDRO AMARAL - Curitiba-PR

Srs. Não responderei perguntas enviadas por MP. Socialize sua dúvida abrindo um tópico. Ajuda você, outras pessoas e o fórum. Obrigado.



MateusZF

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.416
  • Sexo: Masculino
  • Você vê o mundo com a sua lente interior.
Resposta #10 Online: 17 de Outubro de 2007, 20:18:44
Assistam:
- Planeta Vermelho;
- Missão: Marte.
Minha máquina fotográfica e prolongamento natural do meu braço.
Foto é algo que depende de uma certa visão... De quem fotografa, de quem vê e de quem interpreta...

www.ribeiraopreto.sp.gov.br
http://www.meadiciona.com/mateuszf


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #11 Online: 17 de Outubro de 2007, 23:20:55

Olhando por outro lado, nós temos tantos problemas no planeta Terra que eu acho um delírio ficar brincando de Jornada Nas Estrelas torrando bilhões em missões para trazer um punhado de terra e algumas rochas de outros planetas.

O delírio de achar um planeta habitável e conseguir chegar até la é comparável ao de um cão querer dirigir um carro.

As estrelas mais próximas estão a centenas de anos luz, sendo que, mesmo com toda a energia da Terra junta, não é possível jogar uma formiga à tal velocidade.

A tecnologia necessária para "chegar lá" está tão distante que talvez nós nunca chegueremos a possuí-la, uma vez que não temos competência nem sequer para acabar com as emissões de CO2, e as novas projeções globais de temperatura para 2100 são de nada mais nada menos do que 7 graus celcius acima da média.
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


ClaudioH

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 143
Resposta #12 Online: 17 de Outubro de 2007, 23:37:24
(...)Lembrem-se, em termos de suporte à vida é mais difícil mergulhar em um submarino a 150m de profundidade(...)

Mais difícil ainda é pousar uma nave, ainda que não tripulada, na superfície de Vênus. Muito quente, ácido e com uma pressão 96 vezes superior à pressão na Terra ao nível do mar.

E os soviéticos fizeram isso na década de 70. :o :o


MárcioGarcia

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 602
  • Sexo: Masculino
  • João 3:16
    • http://www.flickr.com/photos/45060921@N02/
Resposta #13 Online: 18 de Outubro de 2007, 00:22:03
Interessante esse tópico!!!

Nada que vá mudar nossa vida... Afinal as contas, os impostos, o trabalho continuam ai com o homem indo a Lua ou não!!! ahahaha

Mas gostei muito de ler os argumentos do Leo!!!

Legal esse tipo de informação, muito interessante mesmo!!! rsrs

Abraço
« Última modificação: 18 de Outubro de 2007, 00:25:09 por MárcioGarcia »
São Paulo - SP
Sony RX100M3
Samsung TL500/EX1
Sony A6000 / SEL1855 / Minolta MD 50mm 1.4 / Minolta MC 135mm 2.8 / Minolta 200mm 3.5 / ZEISS 16-70 4.0
FLICKR: http://www.flickr.com/photos/45060921@N02/


hakkinen

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 334
  • Sexo: Masculino
    • http://www.tr2fotografia.com
Resposta #14 Online: 18 de Outubro de 2007, 00:25:53
A estrela mais próxima do sistema solar é a Alpha Centauri e ela está a 'apenas' 4.22 anos-luz.
Rafael Ramos - tr² :: Fotografia