Autor Tópico: Duelos Fotográficos  (Lida 6978 vezes)

Marcel MM

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.205
    • http://mmartinez.multiply.com
Resposta #15 Online: 15 de Junho de 2005, 07:45:39
Acho que poderia ser dividido em categorias.

Equipamento profissional e equipamento amador com foco automático, assim todos podem participar com chances iguais.

Marcel
Marcel Martinez - Rio/RJ
br]http://mmartinez.multiply.com


Fabiano

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 247
    • Fotografo Porto Alegre
Resposta #16 Online: 15 de Junho de 2005, 10:07:21
Marcel MM,

Precisa ser dividido por assunto e não por equipamento.

Por exemplo, se eu tiver uma foto de uma criança brincando e achar que essa foto ficou perfeita, proponho um desafio: "alguém quer um desafio com foto de criança chorando?".

Para vc ter uma idéia que equipamento não é fundamental para quem não consegue uma boa composição, aqui no RS teve um concurso fotográfico promovido pelo Jornal ZERO HORA (RBS-TV/GLOBO) com patrocínio da CANON. Dentre os 30 classificados para a final, que dará uma Canon 300D, está um rapaz que fez uma foto com uma Sony P10.

Se alguém ficar curioso para ver as fotos dele com a P-10 é só acessar fotolog do cara, inclusive lá tem as três fotos que ele mandou para o concurso.

Mais informações sobre o Concurso Jornal Zero Hora

Fabiano

Basta se dedicar e mandar sempre fotos, pelo menos 1 vez por semana, com certeza você compra um corpo ZERO todo o ano!! Quer apostar?
Visite http://dicas-shutterstock.blogspot.com/
Dúvidas, mande MP!!


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #17 Online: 15 de Junho de 2005, 11:17:05
ainda acho que o sistema de duelos propostos não funciona, acaba caindo na mesma falha do antigo concurso ou mesmo dos duelos de outros fóruns que ou acbam por se tornar repetitivos ou acabam não colaborando para o desenvolvimento fotográfico.
O importante não é disputar com uma foto já pronta, é desenvolver uma foto para uma determinada proposta, isso é o grande desafio do exercício fotográfico, o mecanismo de duelos e dos concursos estava proporcionando uma disputa de apanhados de fotos que não colaboram para o desenvolvimento individual, infelizmente no mundo afora vc vai ter que desenvolver para fazer a foto, veja os grandes concursos como o Árvore Florida ou o da Porto, todos tem propostas que requerem um elevado grau de desenvolvimento do tema.
Eu tinha pensado em um mecanismo de disputa que exigisse (mesmo que de forma mínima) o desenvolvimento do tema especificamente voltado ao desafio e desta forma o pessoal iria não só desenvolver a capacidade fotográfica e mostrar seu trabalho como tbm se preparar para coisas maiores. Eu penso nesses desafios com um objetivo mais didático do que qualquer outra coisa, e diferente do rumo que etá sendo tomado os comentários não são o mais importante e sim o exercício de desenvolvimento da arte fotográfica, acredito que o Ivan tbm posa opinar aqui. :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Surtão

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 158
    • http://surtao.fotopic.net
Resposta #18 Online: 15 de Junho de 2005, 12:20:06
Vendo por este lado concordo com o Leo.
O desenvolvimento de um tema proposto em forma de desafio iria proporcionar uma forma eficiente de aprendizado e aperfeiçoamento da visão fotográfica,tanto dos participantes quanto dos votantes. Uma boa idéia.
Leo, vc proporia os desafios (temas) ?


Só pra não perder a piada: huahuaauauauhau


Abçs
 
Maurício Mourad
Pirassununga-SP - Brasil

Canon S-45 + CF 512 + lentes close-up + difusor p/ flash + mini tripé

http://surtao.fotopic.net
http://olhares.com/surtao


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #19 Online: 15 de Junho de 2005, 12:54:11
Bom não tinha pensado em mim propondo um tema, esta é uma fórmula que ainda estava sendo discutida com a equipe de moderação, como este tema poderia ser proposto da forma mais justa e mais participativa possível.
Ainda não temos uma posição quanto a isso, se tiverem idéias. :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #20 Online: 15 de Junho de 2005, 13:22:12
Eu tenho uma idéia para o tema:

 “A lagarta mais bombada”   :P  :D  :lol:
 


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #21 Online: 15 de Junho de 2005, 18:56:24
Eu concordo com as colocações do Leo... estava achando que a coisa estava se encaminhando para a simples disputa entre "quem tem a melhor foto", e não acho que esse seja o objetivo desse fórum - ao menos para mim.
Acho que o ideal é fazer algo que estimule o crescimento dos participantes em primeiro lugar. Isso não significa que não possa haver um "ganhador" nesses exercícios (prefiro chamar assim), mas significa que o objetivo final não é esse. Acho que os comentários que podem ser feitos a partir do cruzamento "tema proposto versus foto produzida" se prestam muito mais ao aperfeiçoamento da técnica e do olhar fotográfico, dizem muito mais acerca do processo de produção de uma fotografia.
É claro que isso ainda está em fase de construção, mas acho que o princípio de "exercício" deve nortear essa construção. ;)

Um abraço a todos!


Fabiano

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 247
    • Fotografo Porto Alegre
Resposta #22 Online: 15 de Junho de 2005, 21:19:56
Bruno Gomes, é legal as opiniões. Mas vamos tomar cuidado, pois senão vai ficar como está hoje. Alguma coisa tem que ser mudada para que as fotos do pessoal do forum comece a aparecer e receber alguma critica o que eu acho mais importante.

Pois postar uma foto e esperar que alguém faça uma observação é meio complicado. O legal é vc "forçar" o cara a colocar seu ponto de vista.













ps.: eu sou um que olho as fotos postadas e não deixo comentário ;)  

Basta se dedicar e mandar sempre fotos, pelo menos 1 vez por semana, com certeza você compra um corpo ZERO todo o ano!! Quer apostar?
Visite http://dicas-shutterstock.blogspot.com/
Dúvidas, mande MP!!


Fabiano

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 247
    • Fotografo Porto Alegre
Resposta #23 Online: 15 de Junho de 2005, 21:31:08
alguém sabe por onde anda o Georges?? Faz um tempão que não vejo ele postando nada.

Será que a nova paixão dele, uma tal de FZ-15, fez ele esquecer do forum?!
 

Basta se dedicar e mandar sempre fotos, pelo menos 1 vez por semana, com certeza você compra um corpo ZERO todo o ano!! Quer apostar?
Visite http://dicas-shutterstock.blogspot.com/
Dúvidas, mande MP!!


Melão

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 691
Resposta #24 Online: 15 de Junho de 2005, 21:31:30
Agora eu sugiro uma outra coisa: os perdedores poderiam mandar a imagem participante perdedora em formato 10x15 ao ganhador pelos correios! Que tal? Como se fosse uma premiação...
« Última modificação: 15 de Junho de 2005, 21:31:54 por Melão »
Visitem meu flickr


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #25 Online: 15 de Junho de 2005, 22:12:33
Citar
Bruno Gomes, é legal as opiniões. Mas vamos tomar cuidado, pois senão vai ficar como está hoje. Alguma coisa tem que ser mudada para que as fotos do pessoal do forum comece a aparecer e receber alguma critica o que eu acho mais importante.

Pois postar uma foto e esperar que alguém faça uma observação é meio complicado. O legal é vc "forçar" o cara a colocar seu ponto de vista.

Concordo com você, e acho que o que eu disse vai nesse sentido.
No momento em que o exercício fosse proposto, as pessoas - em número a ser estabelecido - pensariam sobre ele e fariam suas fotos. A partir daí, as fotos seriam colocadas "em disputa", mas não uma disputa em que o objetivo é apenas dizer quem "ganhou", mas analisar a forma como cada uma das fotos explorou o tema, se contemplou ou não esse tema, o que poderia ter sido melhor, etc.
Teríamos então um "vencedor" que seria escolhido a partir desses critérios, de modo que todos os participantes tirariam proveito da "competição", literalmente aprendendo com a "derrota".  ;)

Um abraço!  


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #26 Online: 15 de Junho de 2005, 22:20:05
Complementando:
Acho que cada um dos participantes deveria ter que fazer uma análise, nos termos anteriormente citados, da sua foto e das demais - obviamente dentro dos limites de seu conhecimento. Também seria aberto o espaço para todos os participantes do fórum realizarem suas análises.
Paralelamente, poderia ser formada uma espécie de "comissão" avaliadora/julgadora, formada por membros de reconhecido conhecimento de fotografia, que seria responsável pelo ranqueamento dos participantes, também explicitando suas análises e embasando a classificação.
Bom, é uma idéia...

Abraço!


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #27 Online: 15 de Junho de 2005, 22:33:42
Bruno, achei a sua idéia bem interessante, cm uma comissão e tal, o ranqueamento talvez fosse complicado e a obrigatoriedade de análise ja ajuda

Talvez fosse interessante o próprio autor da foto tentar explicar também como fez a foto, isso pode ajudar e muito as que quiserem repetir alguma idéia ou ainda ajudar a corrigir algum erro nosso, por termos feito algo errado, fica mais fácil descobrir qual a besteira se vc já diz o que fez.
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


Fabiano

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 247
    • Fotografo Porto Alegre
Resposta #28 Online: 15 de Junho de 2005, 23:02:43
ta empolgante isso.

A criação de uma comissão julgadora foi muito boa. Complementando: os jurados não dão suas opiniões antes de terminar a votação, para não tender a opiniões dos outros.
Explicar como fez a foto é legal tb, posicionamento, num de tentativas, algo que quem fotografou ache legal expor. E o EXIF da mesma, claro.


 

Basta se dedicar e mandar sempre fotos, pelo menos 1 vez por semana, com certeza você compra um corpo ZERO todo o ano!! Quer apostar?
Visite http://dicas-shutterstock.blogspot.com/
Dúvidas, mande MP!!


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #29 Online: 15 de Junho de 2005, 23:06:28
Bom, vamos unificar e deixar tudo mais objetivo então....

Fase 1 - definição do tema.
O tema seria porposto de forma a gerar produção fotográfica consciente.

Pergunta que falta ser respondida:
a) Quem definiria o tema?

Fase 2 - Produção e envio das fotos.
Os usuários produziriam suas fotos e enviariam.

Perguntas que faltam ser repondidas:
a) Qual o tempo para envio da fotos e produção?
B) Quem pode ou não pode participar?
c) Alguma foto pode ser vetada por não atender os requisitos?
d) Qual o nível de edição permitido?
e) Para onde as fotos seriam enviadas?

Respostas já dadas:
a) O usuário pode participar com apenas 1 imagem.
B) O usuário deve mandar os dados da foto juntamente com a mesma.
c) O usuário deve especificar A idéia fa foto e como foi  desenvolvida sua elaboração.

Fase 3 - A Exposição.
A fase na qual as fotos são mostradas para o público em geral.

Perguntas que faltam ser repondidas:
a) As fotos seriam expostas no formato de chave 2 a 2, 4 a 4 ou todas juntas?
B) De quanto tempo seria a exposição?
c) Durante a exposição os jurados ou o público conheceriam os autores?

Respostas já dadas:
a) Os participantes seriam obrigados a comentar as fotos dos concorrentes.

Fase 4 - O Julgamento

Perguntas que faltam ser repondidas:
a) Como seriam julgadas as fotos?
B) Haveria um corpo de jurados, Juri Popular ou um misto de ambos?
c) Como seria o procedimento no caso de um misto de ambos? Haveriam 2 premiados (juri popular e Juri técnico) ou apenas 1 somando as notas de ambos?
d) No caso de Juri misto seria viável em caso de opção de chaveamento a escolha do público na primeira fase e de juri na segunda?
e) Quem comporia o Juri e como seriam escolhidos os jurados?

Fase 5 - A premiação

Perguntas que faltam ser repondidas:
a) Quais benefícios adicionais o ganhador receberia?

Respostas já dadas:
a) O ganhador teria sua foto no Hall da Fama.


Bom é isso.
Vamos pensar hehehehehehhehe!
 
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.