Autor Tópico: Duelos Fotográficos  (Lida 6980 vezes)

B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #30 Online: 16 de Junho de 2005, 00:43:04
Vou dar algumas sugestões:

Citar
Fase 1 - definição do tema.
O tema seria porposto de forma a gerar produção fotográfica consciente.

Pergunta que falta ser respondida:
a) Quem definiria o tema?

Na primeira edição, acho que a comissão julgadora poderia escolher o tema. Depois podemos seguir a lógica dos concursos, com o vencedor escolhendo o próximo tema;

Citar
Perguntas que faltam ser repondidas:
a) Qual o tempo para envio das fotos e produção?
 Quem pode ou não pode participar?
c) Alguma foto pode ser vetada por não atender os requisitos?
d) Qual o nível de edição permitido?
e) Para onde as fotos seriam enviadas?

a) que tal duas semanas?
b ) a participação seria aberta aos membros do fórum
c) acho que vetada, não. Essa questão deveria ser tratada e levada em conta na avaliação, até para a pessoa ter a oportunidade de receber as críticas e, a partir daí, melhorar.
d) não tenho certeza, mas a princípio acho que a edição deveria se restringir a pequenos ajustes... só não sei quais  :P
e) podem ser criados tópicos específicos na própria "Exposição de Fotos";

Citar
Fase 3 - A Exposição.
A fase na qual as fotos são mostradas para o público em geral.
Perguntas que faltam ser repondidas:
a) As fotos seriam expostas no formato de chave 2 a 2, 4 a 4 ou todas juntas?
 De quanto tempo seria a exposição?
c) Durante a exposição os jurados ou o público conheceriam os autores?

a) acho que, no máximo, 4 a 4, para facilitar as análises comparativas entre as fotos.
b ) essa eu passo....
c) acho que os autores podem ser conhecidos, pois esse fórum tem por característica estabelecer uma relação "pessoal" entre seus membros (dentro dos limites da virtualidade do fórum, obviamente)

Citar
Fase 4 - O Julgamento
Perguntas que faltam ser repondidas:
a) Como seriam julgadas as fotos?
 Haveria um corpo de jurados, Juri Popular ou um misto de ambos?
c) Como seria o procedimento no caso de um misto de ambos? Haveriam 2 premiados (juri popular e Juri técnico) ou apenas 1 somando as notas de ambos?
d) No caso de Juri misto seria viável em caso de opção de chaveamento a escolha do público na primeira fase e de juri na segunda?
e) Quem comporia o Juri e como seriam escolhidos os jurados?

a) passo...
b ) e c) acho que poderia haver um Juri Técnico e um Juri Popular, com premiações separadas;
d) poderia ser assim, até para não sobrecarregar o Juri Técnico.
e) que tal se tentar um consenso a partir de indicações entre os membros do fórum?

Citar
Fase 5 - A premiação

Perguntas que faltam ser repondidas:
a) Quais benefícios adicionais o ganhador receberia?

a) ele poderia garantir presença no Juri do próximo evento. Acho que pode ser legal, pois seria mais uma experiência para a pessoa - dada a propensão técnica da análise a ser feita - e, de qualquer forma, ela não teria tanta influência nos resultados, pois seria apenas um entre os outros jurados.

Ufa!

Bem, essas são as minhas idéias... sugiram outras!
« Última modificação: 16 de Junho de 2005, 00:46:27 por Bruno Gomes »


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #31 Online: 16 de Junho de 2005, 01:41:11
Citar
d) Qual o nível de edição permitido?
Acho que deveria permitir qualquer ajuste de cor como transformar em PB/sépia e afins, saturação, white balance, contraste, noise, sharpness  pois estes são ajustes comuns existentes nas digicams, não pode adicionar ou tirar nada da foto, a não ser algum hotpixel ou “borrado” proveniente de sujeira na lente ou sensor.
As fotos devem ser em 640x480 ou 480x640 com EXIF e tamanho entre 100 a 200 KB e sem borda.

OBS: Foto analógica fica excluída do EXIF.
« Última modificação: 16 de Junho de 2005, 11:10:07 por Pictus »


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #32 Online: 16 de Junho de 2005, 09:59:54
Bruno o esquema do ganhador escolher o tema do próximo está fora de cogitação, nos ultimos 6 concursos eu tive que contatar o ganhador mais de uma vez em 5 deles para que ele colocasse o novo tema e no último que eu não fiz isso o concurso simplesmente parou. Fora que a maioria dos temas acabava ficando bastante simpliste e generalista, o que não contribui em nada com o desenvolvimento fotográfico. Acredito que as opções para temas seria, a banca julgadora definir o tema ou propostas abertas ao final do concurso com votação popular para o melhor tema :)

 
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Fabiano

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 247
    • Fotografo Porto Alegre
Resposta #33 Online: 16 de Junho de 2005, 10:15:14
Citar
c) Durante a exposição os jurados ou o público conheceriam os autores?
Citar
c) acho que os autores podem ser conhecidos, pois esse fórum tem por característica estabelecer uma relação "pessoal" entre seus membros (dentro dos limites da virtualidade do fórum, obviamente)

Só acho que os autores deveriam ser conhecidos após resultado final. Apresenta-se as fotos 1, 2, 3 sem o nome dos devidos autores.

A escolha do tema, fica por conta da comissão julgadora.

Citar
a) Quais benefícios adicionais o ganhador receberia?
Para ver se entendi, o ganhador participa somente no júri do próximo desafio e não passa a fazer parte do mesmo.

Citar
d) Qual o nível de edição permitido?
Isso pode ser pré-determinado, caso positivo. Eu sugeriria ajustes básicos como corte, ajustes de níveis, contraste, cor.
Edição: Quanto ao P&B, sepia ... acho que isso deve ser pré-determinado pelo júri na hora de lançar novo concurso. Como exemplo o júri lança o tema: "Foto de Criança em P&B".

Citar
As fotos devem ser em 640x480 ou 480x640 com EXIF e tamanho entre 100 a 200 KB e sem borda
Postadas aqui. Se for isso, tem meu apoio, particularmente não gosto das miniaturas c/link.

Citar
Fase 3 - A Exposição.
O júri define isso, e fica como regra para os próximos desafios tb.

As outras respostas o Bruno mandou muito bem  :)

Pergunta:
O Júri pode participar do Desafio?

2ª edição: Pô cadê o Georges?
« Última modificação: 16 de Junho de 2005, 10:25:03 por Fabiano »

Basta se dedicar e mandar sempre fotos, pelo menos 1 vez por semana, com certeza você compra um corpo ZERO todo o ano!! Quer apostar?
Visite http://dicas-shutterstock.blogspot.com/
Dúvidas, mande MP!!


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #34 Online: 16 de Junho de 2005, 11:27:00
Citar
Postadas aqui. Se for isso, tem meu apoio, particularmente não gosto das miniaturas c/link.

Bom se forem postadas diretamente aqui os autores serão conhecidos e o impacto das fotos será diferente ;)
Sugiro a postagem fechada.
Quanto às miniaturas costumamos usar elas pois viabiliza a carga rápida da enquete, é mais uma questão técnica do que de visualização mesmo, carregar 4 fotos em resolução maior pode ser muito penoso para o usuário de conexão discada ou para as banda larga de menor desempenho.

Citar
O Júri pode participar do Desafio?


Obviamente que não :) O corpo de juri não poderia participar, pois seria até imoral :)



Um último comentário sobre o tamanho das fotos, não é viável limitar as 2 dimensões pois desta forma você definiria um padrão de corte, como sabemos existem câmeras com padrões de corte em 3:2, 4:3 e a possibilidade de panorâmicas, acho que o mais justo seria limitarmos o maior lado, ou seja o maior lado da foto tem que ter X pixels, lembrando que quanto maior a foto melhor para analisar possíveis erros de execução. :)


 
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


omutante

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 59
Resposta #35 Online: 16 de Junho de 2005, 13:39:40
adorei a idéia das chaves.

sou a favor de publicação fechada, sem nome do autor.

não acho que seja necessário dar regalias ou vantagens ao vencedor, uma vez que o concurso, na minha concepção, seria uma brincadeira, algo pra divertir e distrair e não pra gerar "vencedores", "perdedores" e todos os problemas de ego que acompanham estes personagens.

o moderador deve ser voluntário, sabendo que não poderá participar do concurso.

a decisão, a meu ver, deveria ser por voto, aberto a todos os membros , uma vez que os nomes não serão conhecidos. isso "liberaria" os possíveis jurados para que possam participar da brincadeira. e, mais uma vez, evitaria os problemas de ego relacionados à seleção de uma "comissão técnica".  


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #36 Online: 16 de Junho de 2005, 14:24:10
Citar
Para ver se entendi, o ganhador participa somente no júri do próximo desafio e não passa a fazer parte do mesmo.

Isso mesmo, a participação seria restrita ao próximo desafio. Ao menos enquanto prêmio pela vitória, o que não impede que em algum momento algum vencedor venha a ser incorporado ao Júri, mas aí por outros motivos que não a simples vitória em uma edição.

Citar
Bruno o esquema do ganhador escolher o tema do próximo está fora de cogitação, nos ultimos 6 concursos eu tive que contatar o ganhador mais de uma vez em 5 deles para que ele colocasse o novo tema e no último que eu não fiz isso o concurso simplesmente parou. Fora que a maioria dos temas acabava ficando bastante simpliste e generalista, o que não contribui em nada com o desenvolvimento fotográfico. Acredito que as opções para temas seria, a banca julgadora definir o tema ou propostas abertas ao final do concurso com votação popular para o melhor tema

Bom, diante disso concordo com a idéia de porposta de temas pela comissão e votação do público para decidir qual deles é mais "interessante". Também considero fundamental que a escolha dos temas seja algo bem pensado e sistematizado, pois a relação dos temas com as fotos deve ser parâmetro fundamental nas análises do material produzido pelos participantes.

Citar
não acho que seja necessário dar regalias ou vantagens ao vencedor, uma vez que o concurso, na minha concepção, seria uma brincadeira, algo pra divertir e distrair e não pra gerar "vencedores", "perdedores" e todos os problemas de ego que acompanham estes personagens.

Não considero que a oportunidade de participar do próximo Júri seja exatemente uma regalia ou vantagem. Acho que é mais um prêmio que traz consigo uma nova oportunidade de aprendizado. De qualquer forma, não considero que a existência desse "prêmio" seja fundamental.

Citar
a decisão, a meu ver, deveria ser por voto, aberto a todos os membros , uma vez que os nomes não serão conhecidos. isso "liberaria" os possíveis jurados para que possam participar da brincadeira. e, mais uma vez, evitaria os problemas de ego relacionados à seleção de uma "comissão técnica".

Como falei antes, acho que deve haver duas premiações. Não concordo que se deva abrir mão da avaliação dessa "comissão técnica", pois penso justamente que a análise técnica é a grande contribuição desse exercício que estamos tentando montar.

Citar
Acho que deveria permitir qualquer ajuste de cor como transformar em PB/sépia e afins, saturação, white balance, contraste, noise, sharpness pois estes são ajustes comuns existentes nas digicams, não pode adicionar ou tirar nada da foto, a não ser algum hotpixel ou “borrado” proveniente de sujeira na lente ou sensor.

Concordo.

Bom, acho que a coisa está tomando forma :)

Podemos continuar a coletar contribuições em cima desses eixos de discussão propostos sobretudo nas páginas 2 e 3 desse tópico, para que a discussão mantenha a sistematização que estamos conseguindo até aqui.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #37 Online: 16 de Junho de 2005, 15:23:11
Mais tarde farei uma compilação da forma para o pessoal ver o que acha.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #38 Online: 21 de Junho de 2005, 17:46:00
Leo, a idéia "morreu" ou é falta de tempo mesmo?


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #39 Online: 21 de Junho de 2005, 18:16:03
Heheheheh falta de tempo mesmo, essa tá sendo uma semana terrível em termos de tempo, mesmo porque a semana que vem vou passar toda fora.
:D
 
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #40 Online: 21 de Junho de 2005, 18:20:36
Tá que nem eu! Comprei a XT há umas duas semanas, mas até agora só tirei fotos dentro do apartamento!!! :lol:  :lol:  :lol: