Autor Tópico: Mais um pouco: Filme nao esta morto - by Kodak  (Lida 3755 vezes)

padu

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 444
  • Sexo: Masculino
  • I have ten fingers
    • Padu Casual Photography
Resposta #15 Online: 18 de Outubro de 2007, 15:58:42
Francisco, bom ponto.

Sobre a materia, eu concordo um pouco com o Leo, realmente tem um belo tom de marketing, mais pro final da materia, mas debaixo desse marketing, existe uma mensagem bem interessante...

Antes, um parentesis sobre a kodak. Acho que aqui ninguem eh iludido com a kodak, e eu acredito que se ela nao lucrar ou nao tiver uma previsao de lucro, ela nao vai continuar fabricando filme. O que nao significa que ela vai simplesmente jogar no lixo decadas de tecnologia e patentes. Alguma outra empresa menor vai acabar comprando a divisao de filmes da kodak e vai acontecer igual o que aconteceu com a ilford. A kodak eh uma das empresas mais selvagens no sentido capitalista da palavra. Por exemplo, de todas as empresas nos EUA, ela esta em 5o lugar no ranking das mais poluentes.

Fechado o parentesis, a mensagem que eu vejo desse press release eh a motivacao para fazer tal pesquisa, o que esta ligado diretamente aa decisao sobre a continuidade do filme (dentro da kodak). O grande problema eh que a kodak sabe que filme nao eh e nunca mais sera a vaca de lucros que sempre foi, mas por outro lado, a kodak ainda nao se achou no mundo digital...

A noticia do press release onde a maioria dos fotografos profissionais ainda fotografa com filme (nao discuto o volume), nao eh novidade. Ja fui em varias palestras por aqui de fotografos comerciais, e nenhum deles abandonou filme ainda. Fotografo de casamento por outro lado...
http://www.flickr.com/photos/padu_merloti/ http://padu.merlotti.com <br />Sony Alpha 100, Minolta Maxxum 7, Toyo4x5  View Camera, Calumet 4x5 View Camera, 1942 US Navy 4x5 Combat Camera, Voighlander Bessa R, Canon Powershot SD800, Minolta Maxxum 7000 (aposentada), Zenit 12XP (aposentada)<br />San Diego, California


Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
Resposta #16 Online: 18 de Outubro de 2007, 18:09:05
Assim, escolhendo direitinho o sistema que se vai adotar, gasta-se mais com sensores, mas menos com equipamento. E tem outra coisa: nas câmeras de sensor fixo (vulgarmente conhecidas como câmeras digitais), vejo a galera trocando de câmera (e às vezes até de mount) a cada 1 ou 2 anos... no fim das contas a diferença de custo entre uma tecnologia e outra não muda muito.
bom.
quando eu fui comprar a minha Camera (independente do que ela fosse: binario ou filme), entre diversos fatores, eu também pesei isso.

eu sou um amante da tecnologia. Adoro meu computador e tal... e não estou vendo a hora de pegar meu monitor de 21' ^^
mouse e teclado wireless...
enfim, eu gosto muito do mundo da tecnologia.


mas ... eu parei e pensei.

eu não vou fotografar muito. tipo, nem todo fim de semana eu vou estar disposto pra sair e fazer fotos.
Muitas vezes, quando viajo, eu acampo em algum lugar.
bom, um lugar aqui no rio é uma praia SUPER deserta. longe de tudo. Outra. quando vou pra ilha grande nas férias e passo uns dias lá, uma semana. E acampo em locais sem eletricidade, sem nada...
sabe eu ADORO esse fator "sem nada". hehehe
uma de filme automatica me serviria? LOGICO, sempre me serviu.
Só que como fiz um curso de fotografia, puxa.. isso expandiu muito meu conhecimento sobre foco, luz, harmonia, exposição...

ai eu falei. PRECISO(!) de uma maquina que me dê essa liberdade.

aí, então, ... esse foi um dos fatores que eu tive que pesar pra escolher uma camera.
depois de escolher a mídia.
eu, pensei, vou pegar uma que seja igual a chevete!
daquelas que todo mundo conhece, é bem falada, num é cara (nem barata), se eu levar pra consertar o cara ja vai ter tido experiencia com outras da mesma marca/modelo. A não ser que tenha problema na cortina, o resto tudo se resolve. enfim...

ai, ainda no curso, ponderanto tantas coisas... me indicaram a Nikon FM2.


é uma maquina que eu tenho amor.
ADORO passar filme com o polegar e rebubina-lo manualmente.
adoro o fato de não ver o que estou fazendo na hora. passa-se uma semana pra ver o resultado.
adoro o anel do foco manual... e os aneis da lente.

assim. pra mim é ideal isso tudo.
e eu fotografo pra relaxar... distrair a mente... tirar as preocupações da faculdade. hehehe


-----
me prolonguei demais. o topico nem era sobre isso.
mas, enfim, um prosseguimento a msg do Francisco.

abraços!


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #17 Online: 18 de Outubro de 2007, 19:20:21
Pedro, eu também fotografo para relaxar, mas não descarto a hipótese de cobrir casamentos e formaturas (valendo dinheiro, porque de graça eu já cobri formaturas e aniversários). Não é o equipamento que tem me limitado, mas ainda não estou seguro com a minha técnica. Já presenciei erros cruciais de fotógrafos profissionais (com DSLRs boas e lentes top) e não gostaria de cometê-los. Eu mesmo já cometi erros em eventos que eu cobri, mas como eu ainda estou em ensaiando os primeiros passos nesse mundo, tudo bem.

A fotografia de eventos sociais tem uma coisa interessante que é o lance "social" da coisa. O fotógrafo ao mesmo tempo que está registrando o evento, ele interage com as pessoas, pede um sorriso, pede para mudar de posição, conta alguma piadinha para o casal ficar mais descontraído, atende a um pedido de foto, etc. Uma sombra de flash na parede ou uma superexposição de um ou dois pontos no rosto de alguém é feio, mas ainda é melhor do que perder um momento importante. Então existe uma união entre a técnica do fotógrafo e a sua empatia.

Bom, mas o que eu quero dizer com isso? É que o filme não me impede de fazer bons trabalhos com fotografia. O que me impede é a minha limitação técnica. Os mesmos problemas vividos por um fotógrafo de eventos com uma DSLR são idênticos aos de uma ASLR ou FSLR: fotometria com flash, profundidade de campo, composição, interação com o público, etc. Os problemas são essencialmente os mesmos e são resolvidos com experiência, conhecimento sobre o equipamento e a técnica, empatia, etc.

O que acontece com as câmeras modernas é que a inexperiência do fotógrafo é mascarada com autofoco, fotometria TTL com flash, possibilidade de ver o resultado na hora e apagar. Mas no caso da fotografia de eventos, um momento perdido é um momento perdido, mesmo que possa apagar para fazer de novo.

Enfim... o filme só vai acabar por falta de informação, porque justificativas plausíveis para que seja considerada uma tecnologia dispensável ainda não existem.
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
Resposta #18 Online: 18 de Outubro de 2007, 19:50:49
=)

ah vc consegue sim. tenho certeza disso =)
tem cara de ser dedicado hehe

eu ja "não gostaria" de ganhar dinheiro com foto não. Ou melhor, não me vejo fazendo isso.
;)
ou , se um dia fizer, é sem compromisso. Só mesmo pra "brincar".


Eu gostaria mesmo é de ir em choppadas que tenham show.
eu fui em uma, aqui na UNIRIO, bem bacana.. e fiquei bastante motivado a fazer umas fotos do palco e do show.
mas eu tava com ISO 100.

Tem um jeito que minha professora me ensinou pra trocar o filme, estando ele no meio.

é ver a pose que está. rebubinar... tirar. Usar outro... daí quando for usar o que estava pela metade, colocar a camera com tampa na lente e virada para um travesseiro (fecha a lente, aumenta a velocidade)
dai vc vai batendo as fotos até chegar àquela exposição que vc tinha parado. ou umas 2 depois (para não correr risco de dupla-exposição)

então.
me senti atraido e com liberdade pra fotografar o show.
mas não deu =\ sem ISO alto e sem tripé, não deu. hehehe tentei umas 4 ou 5 fotos... mas só isso mesmo.


pois é
particularmente, eu nao tenho planos pra tirar fotos por algum serviço.


abraços Francisco!


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 18 de Outubro de 2007, 21:02:02
Pra quem se desanima com a Kodak, há a Fujifilm, que continua investindo em filmes (como com o recente relançamento do Velvia 50) e mantém um site só para os fotógrafos que usam analógica, com distribuição de prêmios para melhores fotos e etc:

http://choose-film.com/

Mantenho uma galeria lá e já tive algumas fotos selecionadas para a newsletter deles.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #20 Online: 18 de Outubro de 2007, 23:12:49
Francisco, bom ponto.

Sobre a materia, eu concordo um pouco com o Leo, realmente tem um belo tom de marketing, mais pro final da materia, mas debaixo desse marketing, existe uma mensagem bem interessante...

Antes, um parentesis sobre a kodak. Acho que aqui ninguem eh iludido com a kodak, e eu acredito que se ela nao lucrar ou nao tiver uma previsao de lucro, ela nao vai continuar fabricando filme. O que nao significa que ela vai simplesmente jogar no lixo decadas de tecnologia e patentes. Alguma outra empresa menor vai acabar comprando a divisao de filmes da kodak e vai acontecer igual o que aconteceu com a ilford. A kodak eh uma das empresas mais selvagens no sentido capitalista da palavra. Por exemplo, de todas as empresas nos EUA, ela esta em 5o lugar no ranking das mais poluentes.

Fechado o parentesis, a mensagem que eu vejo desse press release eh a motivacao para fazer tal pesquisa, o que esta ligado diretamente aa decisao sobre a continuidade do filme (dentro da kodak). O grande problema eh que a kodak sabe que filme nao eh e nunca mais sera a vaca de lucros que sempre foi, mas por outro lado, a kodak ainda nao se achou no mundo digital...

A noticia do press release onde a maioria dos fotografos profissionais ainda fotografa com filme (nao discuto o volume), nao eh novidade. Ja fui em varias palestras por aqui de fotografos comerciais, e nenhum deles abandonou filme ainda. Fotografo de casamento por outro lado...


Agora estamos começando a falar línguas parecidas rs...
Na verdade eu já havia dito no outro post que acredito que vai virar coisa elitista, mas mesmo assim tenho tentado achar informações para produzir filmes coloridos, não deve ser muito complexo este processo e pode até ser que consigamos comprar ou contruir máquinas simples para isso... :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


padu

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 444
  • Sexo: Masculino
  • I have ten fingers
    • Padu Casual Photography
Resposta #21 Online: 19 de Outubro de 2007, 19:29:38
Nao sei de quando eh esse video, mas eh funny

http://www.youtube.com/watch?v=Sz6XjXu-oT8

Se for recente, e for mesmo da kodak, e for serio, eh sinal q ela ja perdeu o barco...
http://www.flickr.com/photos/padu_merloti/ http://padu.merlotti.com <br />Sony Alpha 100, Minolta Maxxum 7, Toyo4x5  View Camera, Calumet 4x5 View Camera, 1942 US Navy 4x5 Combat Camera, Voighlander Bessa R, Canon Powershot SD800, Minolta Maxxum 7000 (aposentada), Zenit 12XP (aposentada)<br />San Diego, California


IdezioJr

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #22 Online: 23 de Outubro de 2007, 14:00:23
Não sei por quanto tempo, mas tenho certeza que o filme continuará. Por que? 1-Porque já existe uma base instalada de milhões de câmeras de filme, que no final do ciclo de compra e venda(pequeno mas ainda existente), ficarão guardadas no armário. Se tornarão numa constante tentação para os amantes de filmes, experimentarão um rolinho pb hoje, outro colorido amanhã. 2-Porque as indústrias continuam produzindo escaners, produtos químicos e papéis(uma olhando para outra, tipo "vai continuar produzindo?Sim?Então eu também!".3- Porque enquanto o custo de produção do filme permitir uma escala lucrativa, os filmes(embora mais raros e em poucos pontos)continuarão a serem vendidos. E dependendo do comportamento da curva de venda/custo os preços poderão estabilizar e até baixar. É mais fácil baixar do que subir, dada a possibilidade de estabilização dos custos. Se subir reduzirá mais ainda o mercado, a turma entende disso muito bem. Repetindo: tudo isto será possível por causa da grande quantidade de câmeras disponíveis no mundo. Mas será um mercado limitado aos amantes dos filmes. Mas há uma possibilidade de nada disso acontecer, se a índustria conseguir produzir resultados digitais iguais ou muito semelhantes aos filmes. Não podemos duvidar disso. Idézio
Idezio Junior


Rodrigão

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 245
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 24 de Outubro de 2007, 10:31:52
Eu particularmenete acho muito gostoso fotografar com filme, devido ao suspense que tem até vc revelar e ver os resultados...até pq na digital, o fotógrafo acaba ficando preguiçoso e faz tudo na base da tentativa, até acertar. Quantas pessoas a gente vê aqui, que vende o fotômetro pq na digital, visualisa até alcançar o desejado...diferente de antes, que usava-se de fato toda a tecnica, os macetes para compor uma foto.
Lógico que o filme ira virar objeto de museu um dia, mas ainda levará algum tempo, pq existe muito fotógrafos da velha guarda que não aderiram ao digital, e restará poucas coisas aos apaixonados por fotografia, a preços altos...claro.
Mas acredito que ainda levará algum tempo...ou acham que a Ilford vai parar do dia pra noite...
Rodrigo Bovo - Sorocaba-SP


BACAMARTE

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 430
Resposta #24 Online: 29 de Outubro de 2007, 12:16:04
"se a índustria conseguir produzir resultados digitais iguais ou muito semelhantes aos filmes". Bem, ainda que isso ocorra, se é que já não ocorre, não significa que as pessoas irão migrar para a fotografia digital só por causa disso. Particularmente, eu só uso filme e estou muito satisfeito com o resultado da fotografia que faço com os meus filmes. E conheço inúmeras pessoas que pensam igual, amigos. Como hobista, não preciso mais do que isso. Basta-me.  ;)



mauricio alexandre

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 117
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 05 de Novembro de 2007, 16:37:11
Na minha cidade a febre das digitais ta tao difundido q um dia cheguei no laboratorio pra comprar 3 filmes pra minha NIKON F2 e todos meus colegas ficaram espantados.
Explico: Um cliente só queria o trabalho em filme.(coisa de justiça)