Autor Tópico: Mais um pouco: Filme nao esta morto - by Kodak  (Lida 3736 vezes)

padu

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 444
  • Sexo: Masculino
  • I have ten fingers
    • Padu Casual Photography
http://www.flickr.com/photos/padu_merloti/ http://padu.merlotti.com <br />Sony Alpha 100, Minolta Maxxum 7, Toyo4x5  View Camera, Calumet 4x5 View Camera, 1942 US Navy 4x5 Combat Camera, Voighlander Bessa R, Canon Powershot SD800, Minolta Maxxum 7000 (aposentada), Zenit 12XP (aposentada)<br />San Diego, California


Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
Resposta #1 Online: 17 de Outubro de 2007, 07:13:24
pois é.

eu costumo dizer que eu nasci na época errada

era pra eu nascer na decade de 50, 60...
e curtir o "golden age" - como vc fala rs - do rock
rock australiano... e todos os sons 80's

e mesmo as maquinas!
imagina que maravilha um mercado só de filmes. na época que não tinha a fotog. digital.
devia ser muito bom pra achar os produtos... a preços mais em conta.

enfim...
=) força , filme!


Beto Eterovick

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.390
  • Sexo: Masculino
  • NOVO SITE: www.betoeterovick.fot.br
Resposta #2 Online: 17 de Outubro de 2007, 08:22:46
É a torrente do progresso e tecnologia, arrastando tudo que encontra pelo caminho!

Mas acho que o filme sobreviverá, para poucos mas sobreviverá!


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #3 Online: 17 de Outubro de 2007, 11:39:39
Interessante.. A Kodak diz que 3/4 usam filmes, mas as vendas cairam 65% nos últimos 3 anos...
Sabe o que isso quer dizer? Simples, 3/4 ainda usam filmes mas o consumo está caindo até mesmo entre os que usam Padu, isso não quer dizer que o filme tenha fôlego, muito pelo contrário, se 3/4 dos fotógrafos continuarem usando filme mas esporadicamente, de tal forma que o mercado caia a 0,2% do que tinhamos a 3 anos atrás o que irá acontecer será exatamente o mesmo destino. Na verdade isso é puro papo para tentar reviver a divisão podre da Kodak que é o que está gerando o maior impacto financeiro na mesma, nada além disso.
Só para ter uma idéia, eu ainda uso filme, estaria nesta contabilidade da Kodak, mas antigamente eu usava mais de 80 bobinas por mês, hoje uso umas 6 ou 7 por ano... ;)
De uma lidinha em um livro que chama Safari da Estratégia, é um livrinho barato e bem interessante para entender essas nuances estratégicas que muitas companias usam. ;)
« Última modificação: 17 de Outubro de 2007, 12:26:09 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #4 Online: 17 de Outubro de 2007, 13:16:38
Parece que, depois de fazerem pesquisas, eles desistiram de fechar o caixão antes da hora...  ;D

Nada como escutar o consumidor para saber o que ele quer antes de sair "achando". Bom, eu particularmente prefiro Fuji, mas acho bom a dona Kodak ver que esse mercado existe e manter investimentos nele.

Mas o importante é: vamos fotografar, cada um com sua mídia preferida.

Abraços,

José Azevedo


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 17 de Outubro de 2007, 14:37:55
Bom, acho que isso só mostra que profissionais inteligentes somam, ao invés de dividir e se agarrar a uma metade do bolo, seja ela qual for.


BACAMARTE

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 430
Resposta #6 Online: 17 de Outubro de 2007, 19:13:30
Eu já havia dito aqui que existem no mundo cerca de um bilhão de câmeras fotográficas analógicas, seguramente a maioria operada pelo público comum, que gosta apenas de bater uma foto ou outra, de vez em quando. Muita gente utiliza uma única bobina de filme ao longo do ano, então, seguramente ainda são produzido centenas de milhões de bobinas de filme em todo o mundo, principalmente no Terceiro Mundo. O filme não vai acabar tão cedo.
 :)


Apollonio

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #7 Online: 18 de Outubro de 2007, 00:37:04
O problema é que os 3/4 mensionados são de profissionais...
Mas, ao meu ver, a grande massa da população não mais utiliza maquinas convencionais. Não é dificil encontrar profissionais com máquinas de filme... Mas procure Cameras point and shot que nao sejam digitais... isso é uma tarefa complicada. Dai vem  a renda gigantesca com as compactas, que sony e cia limitada andam obetendo.
Posso estar enganado, mas é uma analise que acredito ser valida.
Infelizmente ou felizmente,a Kodak agora está optando por "sufocar" esse mercado, que alguns consideram ultrapassado. Acontece que ela pode até abandona-lo, mas sempre existirão outras empresas que consideram esse um mercado atrativo. Ser monopolista (ou quase) em um mercado, mesmo que "semi-ultrapassado", é bastante atrativo. Recursos para a fotografia analogica não faltarão, pelo menos nos proximos 5 ou 7 anos.
Bom, mas deve ter muito mais gente ai mais por dentro desse mercado que eu... mas é uma visão pessoal.

Abraços


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #8 Online: 18 de Outubro de 2007, 01:00:15
O problema é que os 3/4 mensionados são de profissionais...
Mas, ao meu ver, a grande massa da população não mais utiliza maquinas convencionais. Não é dificil encontrar profissionais com máquinas de filme... Mas procure Cameras point and shot que nao sejam digitais... isso é uma tarefa complicada. Dai vem  a renda gigantesca com as compactas, que sony e cia limitada andam obetendo.
Posso estar enganado, mas é uma analise que acredito ser valida...


Tava lendo o tópico e lembrando os meus diversos passeios por Shoopings, pontos turísticos e de vários amigos e conhecidos e só me lembro de ter visto uma máquina de filme com uma mulher. Me lembro que cheguei até ficar surpreso.
Tá todo mundo de digital.
Falta pouco para o pessoal começar a ter de fabricar os seu próprios negativos em casa.
Meu filho de 4 anos tá sempre fotografando com as minhas máquinas e meu celular e mês que vem ele vai ganhar uma digital compacta simples.

Em tempo: eu não quis comprar um celular com câmera!! Foi a operadora que deu numa promoção e todos sabem que cavalo dado não se olha os dentes...
« Última modificação: 18 de Outubro de 2007, 01:04:26 por Lúzio »
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #9 Online: 18 de Outubro de 2007, 01:05:23
Apollonio e Lúzio, minha visão é bem similar a de vocês, eu mesmo não tenho mais câmeras de filme de 35mm, só mantenho um corpo de médio formato com o qual fotografo só quando estou embalado para brincar com filme...
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #10 Online: 18 de Outubro de 2007, 01:13:14
Leo, não sei se você tava no fórum da FM (uns 3 anos atrás) quando eu disse para o pessoal começar a vender logo suas analógicas pois se demorassem iriam perder muito dinheiro. No mesmo tópico disse que o filme não tava morto, mas moribundo/ estado terminal...
Disse que a maioria dos que tavam defendendo o filme em 5 anos estaria de digital e inventando desculpas para tal
Me chamaram de louco e me apedrejaram até quase a morte...
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #11 Online: 18 de Outubro de 2007, 01:42:25
Bom tá ai hoje...
Eu não freqüentava o FM, mas também era algo que eu recomendava a uns 3 ou 4 anos atrás, deve ter até uns posts meus perdidos aqui nos quais eu não recomendava a compra de equipamentos analógicos naquela época... Masss esse tipo de resistência sempre irá existir Lúzio... O ser humano teme a mudança, uns mais e outros menos, os que temem menos acabam sendo pioneiros e os que temem mais lutam até o último minuto, é parte da índole humana, assim como a própria mudança... Isso é algo que daria uma tese, o ser humano busca a inovação ao mesmo tempo teme esta inovação, vai entender rs...
« Última modificação: 18 de Outubro de 2007, 11:35:07 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #12 Online: 18 de Outubro de 2007, 10:55:07
Hoje penso o seguinte sobre o filme:

Gosto dele, gosto das cores, mas não colocaria dinheiro maior em um sistema de filmes. Tenho quatro câmeras de filme funcionando, não me desfarei delas, mas são câmeras de valor baixo e boas, e me darão o uso eventual que tornou-se. Creio que o filme hoje é para isso, para ter boas câmeras compradas baratas e divertir-se com elas, mas sem perspectiva de futuro.

Toda vez que fotografo com filmes fico irritado com o dinheiro gasto na revelação e escaneamento e com as falhas de revelação e de escaneamento.


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #13 Online: 18 de Outubro de 2007, 13:13:11
Para mim, o filme é tudo. Assim como uns se agarram com todas as forças ao seu setup Nikon ou Canon, eu abraço a causa do filme. Eu vejo os equipamentos fotográficos assim:

Existe Fuji, Nikon, Canon, Pentax, Sony e... filme, que é uma tecnologia de sensores intercambiáveis (fantástico, não?) :P

Eu faço fotografia digital também (predominantemente, já que quase nunca imprimo as fotos), só que com uma etapa a mais de processamento, chamada "revelação do sensor". É mais caro, mas eu gosto da flexibilidade dos sensores intercambiáveis e da latitude privilegiada deles. Está certo, produzem um pouco mais de ruído que os equivalentes digitais, mas é mais ruído de luminância do que o ruído cromático, então é bem tolerável.

Apesar de a fotografia com sensores intercambiáveis ser mais cara, você acaba não fotografando muita bobagem, então o custo sai elas por elas. Além disso, uma Canon FD 85mm F1.2L custa $600,00 na seção de usados da B&H, enquanto uma EOS (claro, nova e usm) custa $1750,00 ou quase o triplo.

Assim, escolhendo direitinho o sistema que se vai adotar, gasta-se mais com sensores, mas menos com equipamento. E tem outra coisa: nas câmeras de sensor fixo (vulgarmente conhecidas como câmeras digitais), vejo a galera trocando de câmera (e às vezes até de mount) a cada 1 ou 2 anos... no fim das contas a diferença de custo entre uma tecnologia e outra não muda muito.
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


m.oreste

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 759
  • Sexo: Masculino
    • Flickr.com
Resposta #14 Online: 18 de Outubro de 2007, 15:57:51
é muito bacana filme sim, cada vez me emociono mais  ;D

mas quando dá aquela vontade de adotar completamente o filme fica aquela coisa... vou ter que comprar um bom scanner pois armazenar filme tb deve ser complicado depois que passar dos R$ 100 rolos de filme, ainda mais que no digitalizar o filme já descartaria fotos ruins ou que simplesmente não são interessantes.

mas pelo jeito vou seguir com filme + digital...
Marcelo - POA/RS