Autor Tópico: Curso - Alguém Sabe?  (Lida 5635 vezes)

Lu Garcia

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Online: 18 de Outubro de 2007, 11:46:01
Olá,

Sou novatissima aqui e gostaria muito de saber onde posso fazer um curso legal.

Moro em Salto, tenho as opções de fazer o curso em Campinas, Sorocaba ou SP.

Alguém pode me indicar um bom curso e local???

Obrigada pela atenção de todos os membros !

Beijo,
Lu
Lu Garcia


Miliandre Garcia

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Resposta #1 Online: 18 de Outubro de 2007, 12:01:16
Em São Paulo tem muitos cursos, inclusive graduação e especialização em fotografia.
Cursos presenciais têm os do Senac que são bem elogiados, mas também têm outras escolas tão boas quanto.
http://www.sp.senac.br/jsp/default.jsp?template=971.dwt&testeira=995&theme=109&type=NONE&unit=NONE

Cursos não-presenciais têm o de "Fotografia Avançada", do Leo Terra, que é moderador do fórum, em parceria com a Teia do Conhecimento.

Tem também um tópico no fórum só com comentários de cursos e muitas escolas.


« Última modificação: 18 de Outubro de 2007, 12:02:21 por M. Garcia »


Leo Terra

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Resposta #2 Online: 18 de Outubro de 2007, 13:03:48
Só para constar o site da Teia é: www.teiadoconhecimento.com
:)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



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musashi

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Resposta #3 Online: 21 de Outubro de 2007, 08:33:54
Caríssima Lu, o que é afinal um bom curso de fotografia? Respondo eu mesmo: Um curso objetivo, pragmático (não é prático, por favor) cujo professor tenha uma didática de conteúdo profundo mas coloquial na forma, onde seja evitado a qualquer custo o enciclopedismo e a exacerbaçao de conceitos teóricos, onde seja ensinado ao aluno o total domínio de seu equipamento (o que não acontece em 99% dos cursos de fotografia - incluindo o Senac) e, acima de tudo, respeito pelo aluno [só conheço um professor, que ministra, sózinho, cursos de fotografia há 16 anos que "acompanha" os alunos - inclusive pelo telefone - pelo resto da vida!]. E tal curso deverá ser rápido sem contudo ser superficial. Eu só conheço em todo Brasil um curso que preencha todos esses quesitos; o meu, e o professor citado acima sou eu mesmo, Lu, porém geograficamente talvez fique difícil para você pois resido e dou aulas em Niterói, R.J. o que não impediu que alunos viessem de Minas Gerais, São Paulo e até mesmo Amazonas para faze-lo. Saúde e paz para vc. De qualquer forma meu e-mail é sergiomoreira85@hotmail.com *A propósito, professor tem q fotografar bem ñ é? Dê uma olhadinha em algumas de minhas fotos no FLICKR, meu nome lá é Imageghost rider.

   *Em tempo, dou aulas apenas nos finais de semana e caso vc tenha um lugar p/ ficar no Rio - Niterói fica a 15 minutos de carro pela ponte Pres. Costa e Silva - posso dar aula individual p/ vc num sábado e domingo "full-time" [no sábado manejo de câmera, luz, composição, técnica, etc, o dia todo, e no domingo aula prática ao ar livre, também o dia todo].
« Última modificação: 21 de Outubro de 2007, 08:53:59 por musashi »


Leo Terra

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Resposta #4 Online: 21 de Outubro de 2007, 10:26:56
Sergio nem vou falar da Teia, porque fui eu que fiz, mas o objetivo é transmitir domínio completo sem podar a criatividade e a linguagem individual, No Senac SP temos um professor excelente que é o Clício, que por si só já justifica fazer um curso em SP, porque o domínio técnico do clício é impecável e ele também é bastante didático.
« Última modificação: 21 de Outubro de 2007, 10:29:05 por Leo Terra »
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Miliandre Garcia

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Resposta #5 Online: 21 de Outubro de 2007, 10:41:02
Os professores da especialização, que pesquisei com mais cuidado, também são muito reconhecidos nas suas respectivas áreas. Segue lista abaixo.
Os professores do curso de formação técnica, com duração de dois anos, também.
Imagino que os dos cursos de curta duração também.

Eu não sou sócia do Senac, mas já fiz muitos cursos de formação profissional e é uma escola com credibilidade. Se não fosse não indicaria. Mas, como disse, pesquisei no Senac porque tenho informações, mas tem outras escolas em São Paulo bem respeitadas e com corpo docente também gabaritado.

O curso do Leo Terra não vou dar palpito porque ainda não fiz, mas quem fez recomenda também.

Mais informações:
http://www.sp.senac.br/jsp/default.jsp?newsID=DYNAMIC,oracle.br.dataservers.CourseDataServer,selectCourse2&course=113&template=1053.dwt&unit=NONE&testeira=995&loc=1
« Última modificação: 21 de Outubro de 2007, 16:09:29 por M. Garcia »


musashi

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Resposta #6 Online: 21 de Outubro de 2007, 11:14:03
 ??? ??? ???Sra.(ou srta.) Maria Garcia, com todo o respeito que a sra. (ou srta.) me merece, a sra.(ou srta.) tem namorado?  :o Acho uma tremenda perda de tempo e de energia gastar preciosos momentos da vida compilando currículos tão estapafúrdios como os mencionados pela sra. (ou srta.), pois aonde já se viu um professor de fotografia ter de ser ao mesmo tempo filósofo, arquiteto, decorador,sociólogo, cabelereiro, pós-doutorando, maquiador, chefe de cozinha, inseminador artificial,regente de banda escolar, carnavalesco, etc, etc, etc. Perdoe-me mas isto está mais parecendo o samba do crioulo doido do saudoso Stanislau Ponte Preta (o grande jornalista Sérgio Porto) lembra-se? Estou até desconfiado que trata-se de uma conspiração para afastar a jovem Lu da fotografia, pelo amor de Deus! >:( >:( >:( >:(
 8) Em tempo, eu gostaria imensamente de conhecer vosso trabalho fotográfico que, se consonante com vosso conhecimento holístico do abstracionismo metafísico-existencialista, deve ser, digamos,...um xarope? :-\
« Última modificação: 21 de Outubro de 2007, 11:25:08 por musashi »


Ivan de Almeida

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Resposta #7 Online: 21 de Outubro de 2007, 11:27:36
O que se ensina em um corso?

Por exemplo, no curso de arquitetura que fiz, ensinava-se arquitetura?

Sim e não. Ensinava-se História da Arquitetura, ensinava-se Teoria da Percepção (pouca), ensinava-se a desenhar, ensinava-se a representar as coisas, ensinava-se técnicas de perspectiva, havia cadeiras sobre estabilidade das construções, etc. Mas arquitetura mesma, que é a reunião de todas essas coisas aplicada, essa era desenvolvida, não ensinada exatamente.

Não por acaso inexistia uma cadeira chamada Arquitetura. Havia Planejamento de Arquitetura, que em outras faculdades é chamado de projeto, mas nenhum professor podia ensinar como o aluno criaria o Partido de um projeto (partido é a semente da arquitetura, isto é, o conjunto de idéias, princípios, intenções que governa um projeto e o vertebra).

O mesmo acontece com a fotografia. Podemos ensinar tudo, a fotometrar, a escolher a exposição com base na fotometria, a fazer um panning, a fazer um contraluz, uma silhueta, os princípios de composição, etc. Mas ninguém pode ensinar a alguém aquele ato de escolha que determina ser algo um bom assunto e que determina qual a abordagem daquele assunto. Tudo o que podemos ensinar é a copiar.

Por que? Porque basicamente esse ato capital da fotografia que corresponderia ao partido no Projeto de Arquitetura (e por isso os arquitetos vaorizam tanto o croquis, pois no croquis o Partido mostra-se puro) não é exatamente um aprendizado fotográfico, mas uma decorrência de toda a cultura e de toda a formação do indivíduo que o faz valorizar certas coisas em detrimento de outras e que o faz interpretar certas coisas de um modo e não de outro.

Essa dimensão da fotografia, que é a dimensão poética, é que separa a fotografia comum da fotografia de fato extraordinária. E isso não é ensinado nas escolas de fotografia, pois sequer é sabido por quem ensina.

Nenhuma escola ensinou o Oscar Niemeyer. Ele aprendeu com vários arquitetos, mas sua obra ele aprendeu sobretudo com sua cultura e seus valores.

Nenhuma escola ensinou o Henry Cartier-Bresson. Ele estudou pintura e artes plásticas, e o conjunto de valores dele faz sua fotografia.

Eu diria o seguinte: para aprender a operar uma câmera e fazer vários tipos de fotografia, um curso técnico é a solução. Para ganhar uma dimensão maior, esqueça isso (tão logo saiba, é claro) e dedique-se a estudar arte, literatura, filosofia. São esses os motores da poética.
« Última modificação: 21 de Outubro de 2007, 12:35:11 por Ivan de Almeida »


musashi

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Resposta #8 Online: 21 de Outubro de 2007, 12:23:26
Sem dúvida, Ivan, a parte intrínseca da fotografia (criatividade envolvendo emoção, sensibilidade e intuição) já nasce com o indivíduo. Quando muito ela se desenvolve através da cultura! E quanto à Lu, ela deve procurar "O Professor" e não necessariamente um curso onde há, infelizmente, vários professores - se de fato o forem - com interpretações diversas entre si sobre um mesmo texto, digamos, uma apostila.


Miliandre Garcia

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Resposta #9 Online: 21 de Outubro de 2007, 16:06:23
Pensei que a Lu estava a procura de um curso para aprender a manusear a máquina e o equipamento, já que disse que era novata na fotografia. Mas veja Sergio Moreira você também pensou porque indicou o seu curso de um final de semana. Mas acho que errei de novo. Vejo que só dou bola fora nesses tópicos. No de ecologia eu pensei que era sobre representação do mundo animal nas imagens de um fotógrafo e nesse eu achei que a Lu queria aprender a manusear seu equipamento e tirar dele um bom proveito e detalhe nas cidades de São Paulo. Talvez se eu me concentrasse em discutir nazismo, regimes autoritários/totalitários, "O Capital", marxismo, comunismo, governo Lula, política econômica ou até quisesse arrumar um "namoradinho", como já vi você discutindo e também procurando aqui, pisaria menos em falso, disso eu não tenho dúvida.
(Como não gosto de falar sem embasamento:
http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=18781.0
http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=18891.new;boardseen#new)

Bem, achei que Lu procurava um curso técnico e por isso indiquei os cursos do Senac, uma escola reconhecida por formação técnica. Mas, claro que não indicaria um curso técnico a um artista (que nasceu artista, que acha que é artista ou que pretende ser artista).
Bem, como só dou bola fora e o rumo da conversa mudou radicalmente, vejo que não tenho nada a contribuir, então encerro minha participação por aqui, pois a conversa caminha em outra direção e meu interesse no fórum é exclusivo em fotografia.

P.S.:
Caro Sergio Moreira, não só conheço "Samba do criolo doido" como conheço muito bem Sérgio Porto, vulgo Stanislaw Ponte Preta. Aliás, se lhe interessa saber já escrevi até um artigo sobre ele. Mas, claro, aqui é um fórum de fotografia e não é obrigação de ninguém saber, nem a minha de falar, o que eu faço fora dele. Se lhe interessa saber tem tudo no google.

Respeito muito a formação e o trabalho dos profissionais citados acima.

Sergio Moreira, copiar e colar textos e links aqui no fórum é muito fácil, não se perde tempo algum, nem precisa ser artista e menos ainda fazer um curso técnico. É só selecionar o texto na página de origem, apertar as teclas CRTL + C (juntas), ir na página que deseja postar o link e apertar as teclas CRTL + V (juntas). Moleza né? Espero que lhe ajude.
http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=18793.0


« Última modificação: 22 de Outubro de 2007, 08:09:44 por M. Garcia »


Ivan de Almeida

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Resposta #10 Online: 21 de Outubro de 2007, 16:14:58
Milandre;

Eu acho que como não se pode ensinar a parte poética, os cursos devem ser técnicos mesmo. Concordo com isso.


LeandroFabricio

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Resposta #11 Online: 21 de Outubro de 2007, 16:59:28
 Seria bom saber o que se quer aprender.

 Aprender a usar a câmera = qualquer curso básico.
 Pode ser na Techimage, Focus, Riguardare... etc
 
 Moda? Talvés Danilo Russo ou Clício.

 Eu sou um pouco contra os cursos básicos, muito do que se aprende neles pode ser aprendido lendo o manual da câmera e depois alguns tópicos de qualquer um dos foruns de fotografia existentes. Sem falar no "Santo Google". Isso aliado a MUITA prática e análise de resultados.

 Nos cursos mais avançados eu até hoje, olhando a lista do que será passado, não encontrei um que me seria interessante pois, a maioria iria "me ensinar" coisas que já sei apenas com alguma "dica" a mais sobre o que já sei e uma pequena base sobre as coisas que não sei.

 Até mesmo os cursos específicos nem sempre são interessantes. Já ví muitos de fotografia de moda que fica focado muito em técnica e pouco na linguagem da fotografia de moda. Oras, pra aprender a fotometrar/enquadrar e clicar eu não preciso de um curso de foto moda.

 Todo cuidado é pouco ao escolher um curso. Veja bem se ele irá realmente somar conhecimentos importantes.
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LeandroFabricio

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Resposta #12 Online: 21 de Outubro de 2007, 17:08:14
Outra coisa importante.

ATUALIZAÇÃO.

Muitos cursos e professores ainda estão na era do filme e máquina de escrever. Hoje em dia é importante aprender a parte técnica com alguém que domine elas o que inclui conhecimento profundo do meio de captura e também do workflow.

Você pode aprender muito sobre olhar/linguagem/estética com um velhinho com sua Pentax K1000. Mas não espere aprender como estrair o máximo da uma DSLR com um professor assim.
São Paulo - SP


Leo Terra

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Resposta #13 Online: 21 de Outubro de 2007, 17:10:23
Milandre;

Eu acho que como não se pode ensinar a parte poética, os cursos devem ser técnicos mesmo. Concordo com isso.

Sem dúvida nenhuma, concordo com a Mili e contigo Ivan, os cursos devem ser técnicos e respeitar a visão do aluno, no máximo buscando mostrar a história para que forneça subsídios consistentes. Na verdade todos os cursos que tenho planejado seguem esta vertente, de fornecer subsídios técnicos para que o fotógrafo possa executar seus planos e não ficar montando planos...
Concordo com a Mili que os cursos do SENAC também são bem elaborados neste quesito e que os professores de São Paulo são muito bem capacitados e realmente conhecem os assuntos que estão tratando (o que é muito importante, acho difícil discutir foto de arquitetura sem entender nada de arquitetura e assim por diante).
Acredito que os cursos devam ser focados no entendimento das reações do equipamento e na física da luz oferencendo os fundamentos responsáveis pela formação da imagem e os sacrifícios inerentes a cada um desses fundamentos, só assim o curso irá possibilitar que o fotógrafo tenha subsídios para executar suas idéias da forma mais adequada possível.
Para mim os cursos de fotografia dependem basicamente de respeito pela idéia do aluno e por viabilizar uma maior maturidade da execução e para isso são necessários professores que realmente conheçam a física envolvida na fotografia, tanto no lado da luz como no lado do equipamento.

Também concordo contigo Leandro, o Universo digital é extremamente amplo, a questão da latitude, por exemplo, não é dominada pela maioria esmagadora dos fotógrafos, que ainda pensam em tons como elementos ligados à exposição, no digital este desmenbramento é extremamente mais relevante do que nos filmes e observo que muitos fotógrafos ainda carregam essa herança dos filmes... Isso é só um exemplo, mas a miaoria dos conceitos precisam ser tratados de forma mais ampla no digital do que no filme. Outro dia peguei um livro de fotografia do Martin Taylor e comparei com os princípios físicos que envolvem as normas atuais e notei que quase nada do que ele falava sobre a reação da mídia era aplicável ao universo digital e mesmo às películas atuais. Sem saber como cada fator afeta a sua imagem, é impossível saber os resultados que você deve esperar... Por isso concordo contigo que a atualização é fundamental.
« Última modificação: 21 de Outubro de 2007, 17:19:44 por Leo Terra »
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Resposta #14 Online: 21 de Outubro de 2007, 17:16:40
    >:(Olha aqui dona M. Garcia, PELO AMOR DE DEUS basta de auto-indulgência, pô! Você tem mais é que AUMENTAR a sua auto-estima e parar de se justificar a toda hora pra todo mundo, [--- EDITADO - REGRA 2.1. ---] :D
« Última modificação: 21 de Outubro de 2007, 17:19:04 por Leo Terra »