Autor Tópico: Teste de impressao: HPz3100 vs Minilab Frontie  (Lida 5977 vezes)

jeanpaulo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 186
Online: 19 de Outubro de 2007, 21:44:58
aqui ta um teste inicial da minha maquina hpz3100, se for preciso eu faço um mais elaborado. em cada arquivo eu coloquei a foto original do computador e tirei uma fotografia da impressao da hpz3100 e de uma revelacao em minilab frontie.
imprimi e revelei o mesmo arquivo, e pedi para o laboratorista nao mexer em nada das cores nem da luz, para q o arquivo saisse o mais parecido com o arquivo original no computador.

lembrando q a boca dela é de 110cm, entao posso revelar de 10x15 a 1mx2m ou ate mais comprido!

---------------
o q eu posso falar: " bom é o seguinte, ao vivo as cores da foto impressa na hp sairam exatamente igual ao do meu monitor, levemente mais bonita, pela primeira vez na vida eu vi uma foto em papel com o contraste e as cores q sempre vejo no monito, e arrisco ate melhor. simplesmente parece q tem uma luz atras da foto iluminando ela, para ela ficar tao viva assim. tirei as duas fotos com as mesmas configuracoes na maquina. e se sairam as da hp, um pouco diferente da original, é pq a camera muda alguma coisa, mais mudou tanto nas da ho quanto nas do minilab. o que eu quero mostrar realmente é a q diferença é gritante, do mesmo jeito q da pra perceber a diferenca aqui nesses arquivos da p notar mais ainda na realidade. isso é so p vcs terem uma ideia. p entender mesmo so vendo ao vivo.
a gama de cores é incrivel, reproduz no minimo o triplo de cores a mais q um minilab. vejam essa foto das conchas, no por do sol. vejam o degrade de cores saindo um pouco do laranja e vindo p amarelo. a hp reproduziu isso fielmente, na revelacao frontie, so fica o mesmo tom, so um laranja so, isso mata toda a granca da foto. vejam como na frontie ela sai de um laranja e chega com o mesmo laranja. nao consegue reproduzir todos os tons de amarelo q a foto requer.
na foto do nascer do sol, azul, vejam como ele distingue os tons escuros, da barraca, e o contraste do mar, na frontie simplesmente na area mais escura, da barraca, ela nao mostra os detalhes da barraca q se confunde com a areia. e o mar perde o contraste, isso pq nao existe tanta cor assim na frontie, ela nao reproduz os minimos tons, so o grosso. a gama de cor é bem menor.
o mais gritante q axei foi nos verdes, na foto da cachueira. simplesmente a vejetacao some. foi onde a frontie mais sofre, sendo assim eu diria q a cor de menor quantidade de cores seria o verde. na hp ficou muito vivo o verde, assim como é no arquivo original. simplesmente some tudo na frontie. eu pedi para eles revelarem outra foto tentando clarear mais a foto, p ver se a vegetacao vinha a tona, mais nao deu certo, pois o preto ficou mais claro, e o verde ficou com uma cor morta. procurem na foto da frontie a vegetacao atras da cachueira? e do lado direito? alem do q a agua teve uma invasao de rosa, na foto da frontie e nao aconteceu isso na hp, mais esse detalhe eu nao notei aqui nessa foto de demonstracao, mais ao vivo isso fica muito nitido"

bom essas foram minhas conclusoes iniciais.
tirem as suas.
e quem quiser fazer algum teste pode mandar uma foto p mim q eu revelo ai vc compara com um minilab normal.









Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #1 Online: 19 de Outubro de 2007, 22:05:01
Jean me tira uma dúvida, é frontier com qual papel????
Como está a calibragem do registro de cores da impressora e do minilab?
Porque aqui eu consigo o mesmo resultado no minilab e no monitor, mas nesses seus testes está dando muito diferença no registro de cores e principalmente na vivacidade das cores.
A sua impressora realmente parece estar com o registro de cores bem melhor calibrado.. :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Beto Eterovick

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.390
  • Sexo: Masculino
  • NOVO SITE: www.betoeterovick.fot.br
Resposta #2 Online: 19 de Outubro de 2007, 23:48:33
Léo, acho que vou ter que mandar minhas fotos para sua cidade, porque em Belo Horizonte ninguém, mas ninguém até hoje de um lab quis me disponibilizar o perfil de cores deles. E na maioria dos lugares, mesmo os famosos, eles mal fazem idéia do que seja isso! aff...

As lojas de minilabs precisam urgente se adequarem à era digital. Na maioria dos lugares o pessoal é da antiga e não dá a mínima pra isso! Descaso mesmo. Pelo menos em BH é assim! Passo muita raiva! O jeito é ir calibrando no olho mesmo! aff de novo!!!

desculpe o desabafo aqui, jeanpaulo,  não tem muito a ver com seu tópico!

Agora voltando ao seu tópico, Jeanpaulo, a impressão da hp ficou muito boa! Que papel usou?
« Última modificação: 19 de Outubro de 2007, 23:50:30 por Beto Eterovick »


jeanpaulo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 186
Resposta #3 Online: 20 de Outubro de 2007, 00:35:46
o grnade lance da minha impressora é um espectofotometro integrado. ela mesmo gera um perfil para cada papel e isso garante a perfeicao e fidelidade de cores. em qualquer lugar do brasil q vc mandar imprimir uma foto num hpz3100, as fotos vao sair exatamente iguais... daqui a um ano se vc imprir dinovo vai sair igual novamente.

aqui em minha cidade, se eu for no mesmo laboratorio e revelar uma foto segunda feira e revelar a mesma foto no mesmo laboratorio na sexta, a foto ja vai dar diferenca. imagine se eu colocar uam foto em cada minilab diferente...


Leo, eu nao sei o papel q foi impresso a foto do minilab, so sei q foi kodak, depois posso fazer outro teste e pergunta ao laboratorista (o impressionante é q nem todos sabem).


eu concordo com o Beto quanto aons minilabs, so vejo é gente reclamando de minilab... é muito raro ter um onde os profissionais saibam de alguma coisa. tente conseguir o perfil de cores na maioria deles??? os caras vao pensar q vc ta xingando ele. pelo menos por aqui é assim, e ja vi muita gente reclamando por sp tambem. ate de grande laboratorios renomados...

Beto, eu usei o papel brilhos hp 270g. ta chegando uns papeis q pedi e varias amostras, tomara q chegue esse semana. eu vou trabalhar com qualquer tipo de papel q vcs quiserem e precisarem, de papeis fotograficos, fosco e brilhoso, a papeis de algodao livre de acidos, passando por canvas etc...


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #4 Online: 20 de Outubro de 2007, 00:41:29
Beto não é questão de disponibilizar o perfil de cores, o perfil de cores da impressora não serve para nada para a elaboração da foto, ele é usado apenas na saída, quem tem que ter esse perfil perfeitamente calibrado é o Lab, você precisa é de um monitor calibrado (de preferência em escala Pantone) e de uma saída calibrada na mesma escala (a maioria dos dispositivos de calibragem trabalham com Pantone). Quem tem que ter o perfil da impressora é o Lab, você precisa do perfil do monitor...
Para conseguir bons resultados você precisa calibrar o monitor e achar um dispositivo de saída calibrado na mesma escala, neste caso seu monitor teria um perfil para ele (e não o da impressora, pois nesse caso você teria erro de registro no monitor, porque ele estaria aferindo para a saída da impressora e não do monitor) e o Lab tem que ter um perfil para ele.
Aqui em Ribeirão a Fuji 23 trabalha com o Lab calibrado na escala Pantone, eu uso o Mônaco calibrando também na escala Pantone, então o que eu vejo no monitor é exatamente o que terei na saída, salvo se houve limitações na capacidade de reprodução de um dos dispositivos (por exemplo um dispositivo não ser capaz de reproduzir o mesmo número de cores que o outro), mas isso não dá nem para ser percebido a olho nesses dispositivos de 16Mi de cores.

Aqui em casa eu estou com uma R270, peguei um colorímetro para calibrar a impressora com um amigo meu e ficou espetacular, o colorímetro que usei é da Colorvision, mas ele também é Pantone, então ficou tudo 100%, ajusto no monitor calibrado pelo mônaco e imprimo na R270 ou no frontier também calibrados em Pantone, o que observo é que os contrastes do frontier são incríveis.

Eu acho um tremendo pouco caso os labs não calibrarem suas impressora periodicamente, um colorímetro para isso custa barato perto da melhora no resultado que ele proporciona (meu amigo pagou R$ 700,00 do dele). Aqui em Ribeirão a grande maioria dos Labs também usam um perfil padrão (que até funciona, mas não é o ideal, porque se você trocar o papel para um que não seja padrão do Lab já arrebenta com tudo) ou imprimem de qualquer maneira. Até hoje só achei um Lab em Ribeirão que faz as calibragens direitinho para cada um dos papéis...

Uma dica é ligar nos labs e perguntar se o Lab é calibrado para os papéis usados, se falarem que é pergunte se é escala Pantone e se você tem garantia, deixe claro que seus monitores são calibrados na mesma escala com colorímetro, porque ai o cara vai pensar duas vezes antes de te falar que é corretamente calibrado sem ser... ;)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #5 Online: 20 de Outubro de 2007, 00:46:29
Jean isso é legal, a impressora já gerar os perfís constantemente a partir de um colorímetro embutido dá uma confiabilidade muito legal para a impressão mesmo, se você trabalhar com monitor calibrado na mesma escala fica show. Ela trabalha em escala Pantone direto???
O que observo é que muita gente vai começar a sair fora dos Labs por conta desse pouco caso.
Eu estou com a R270 que é A4 e estou dando um tempo em Lab por conta do preço, porque o único que trabalha corretamente calibrado por aqui cobra R$8,80 por uma 20X30cm, os mais baratos estão esculhambando na qualidade e pode esquecer reprodução de cores confiáveis. Agora tenho pensado em comprar uma Epson A3 para fazer formatos maiores, o problema é o de sempre, o pessoal aqui no Brasil esculhamba no preço, a impressora que custa US$ 399,00 nos EUA custa R$ 3000,00 aqui no Brasil ai é muito complicado rs...

A sua é de grande formato não é???
« Última modificação: 20 de Outubro de 2007, 00:48:20 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #6 Online: 20 de Outubro de 2007, 01:11:47
O meu monitor é calibrado no olho e os resultados obtidos no Frontier são bem semelhantes. Uma curiosidade: Mandei ampliar uma foto em 70x55 e o serviço foi feito em uma HP, mas não sei dizer o modelo. O resultado em termos de cores ficou semelhante ao obtido no frontier e tal qual meu monitor. A diferença maior é a impressão de maior brilho, mas cores e contraste semelhantes.
O frontier do Lab que uso é sempre bem calibrado e nunca tive variação digna de nota nas minhas ampliações.
Agora tem o seguinte: Usar papel KODAK no frontier já me parece coisa de Lab "meia boca", pois acredito que ele deva ser otimizado (e ajustado de quando em quando) para papel Fuji...
Jean, uma foto sua ampliada aqui no Lab que uso deve ficar certinha.
Outra coisa é o uso de papel brilhoso, que deixa a foto com aparência mais "VIVA" mesmo.
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


jeanpaulo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 186
Resposta #7 Online: 20 de Outubro de 2007, 01:33:28
eu errei no titulo do topico a maquina é noritsu e nao frontie


jeanpaulo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 186
Resposta #8 Online: 20 de Outubro de 2007, 01:39:53
pois é Leo, legal sempre legal sua explicacoes!
a minha tem boca de 110cm.

e se vc nao quiser gastar na comprar de uma impressora e quiser virar clinte será uma boa. ficaria muito feliz. to trabalhando nun site p otimizar tudo, o mais descoplicado e simples possivel, p mandar as  fotos pagar e receber em casa. terminei uma tabela provisoria e nela a foto 20x30 custa cerca de 4 reias, bem melhor q a do lab de qualidade da sua regiao...

ate o final da proxima semana eu posto uma tabela provisoria p vcs. geralmente quem tem essas impressoras nao trabalham q impressoes de fotos pequenas, so com grandes ampliacoes.
eu vou trabalhar com tudo. ate 3x4 se alguem quiser. o mais legal é q será possivel fazer qualquer formato, tipo 2:3, 2:1, 16:9, 1:1 etc, o cliente escolhe e se o formato nao tiver na tabala, e for personalizado rapidamente eu faço o calculo de forneço o orcamento. assim cada um pode inventar seus padroes. eu nunca faço fotos 2:3, sempre crio um formato diferente, os q mais gosto é 16:9 e 2:1.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #9 Online: 20 de Outubro de 2007, 02:20:07
Ahhh tá, ai dá diferença mesmo, Lab Noritsu tem um monte de probleminhas, o primeiro é permitir o reaproveitamento de químicos, diferente dos Frontier, isso gera muita inconsistência, principalmente em labs menos sérios, porque o químico começa a ficar velho e ocorrem desvios significativos em decorrência deste envelhecimento...
O frontier também é mais contrastado, o que gera um resultado que eu particularmente prefiro, parece que as impressões são mais vivas...
Legal essa boca A0 heim??? Cara dependendo dos seus preços para A0 minha namorada tem interesse em imprimir alguns trabalhos de arquitura, hoje ela imprime em um HP convencional, A0 também, porém ela quer começar a imprimir volumetria em papel fotográfico, no que ela usa até fica legal, mas dependendo do que você fizer em termos de $$$ pode ser que ela se interesse. ;)
Me manda um PVT depois, porque não pode anúncio comercial aqui no fórum sem ser patrocinador... ;) Mas eu tenho interesse sim, dependendo dos preços (principalmente das grandes ampliações) eu posso começar a fazer contigo. Eu não tenho muito fluxo de impressão, a maior parte de meu trabalho é entregue em CD e maus 20x30 a R270 faz lindamente rs.... Mas o que eu tiver de maior por aqui eu me interesso sim... Você faz adesivos e tal?
« Última modificação: 20 de Outubro de 2007, 02:23:53 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Beto Eterovick

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.390
  • Sexo: Masculino
  • NOVO SITE: www.betoeterovick.fot.br
Resposta #10 Online: 20 de Outubro de 2007, 02:28:06
Eu entendo Leo, que preciso é arrumar um lab que periodicamente calibra seu equipamento e que com o perfil deles não adiantará muito! Mas com meu monitor calibrado e com o perfil deles, posso simular como ficará na saída (papel) e assim chegar a resultados melhores do que venho tendo! Os testes que eu fiz em labs com meu monitor calibrado ficaram sofríveis.

Vou fazer o que você sugeriu! Ligar para o lab e conversar sobre a questão de ser pantone o padrão de calibração, etc...

Quando você vai fazer as cópias, como fica seu arquivo de saída? JPG, Tiff? e a cor na hora de salvar? ADOBE RGB? Ou a cor do seu perfil de calibragem?


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #11 Online: 20 de Outubro de 2007, 02:50:17
Beto eu trabalho em Adobe e TIFF, mas mando o arquivo final em JPG, sRGB... JPG porque o arquivo é menor e mais fácil de mandar por e-mail ou outras mídias sem maiores dores de cabeça e a diferença na qualidade da impressão é mínima (eu que sou exigente nunca notei maiores diferenças, principalmente em impressões menores como as 30x45 da vida), sRGB porque se o cara não tiver um software compatível com adobe ele pode fazer besteira na hora de converter, então prefiro não correr o risco e já enviar convertido, mesmo porque a diferença no espaço influencia mais na hora do tratamento mesmo.

Com os dispositivos calibrados você não deve fazer simulação, na verdade se seu monitor for calibrado Pantone e o dispositivo de saída também for você deverá usar a prova do PS com o perfil de calibragem do monitor, que irá te dar uma representação compatível com a escala Pantone. ;)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Beto Eterovick

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.390
  • Sexo: Masculino
  • NOVO SITE: www.betoeterovick.fot.br
Resposta #12 Online: 20 de Outubro de 2007, 09:49:34
É Léo, o jeito é achar um lab que me satisfaça e que manteha seu nível de qualidade constante. Tem um que está me agradando em BH mas ainda não sentí firmeza mesmo! Tenho que mandar mais fotos para copiar lá. Pelo menos eles tem o papel Endura, maravilhoso por sinal! Você conhece este papel?


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #13 Online: 20 de Outubro de 2007, 11:06:05
Conheço sim... :) Mas pode parecer incrível, eu gosto mesmo é do baratíssimo Fuji Crystal Paper... :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


jeanpaulo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 186
Resposta #14 Online: 20 de Outubro de 2007, 14:25:58
falando desses papeis, pq vcs gostam mais de um do q do outro?